quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Estado paralelo e Estado profundo

Quando o banditismo se torna uma conceituação política, sistêmica e sistemática, sem contar a corrupção institucional, é o sinal de que talvez tenhamos ultrapassado a linha de qualquer nível de segurança razoável. Se países latino-americanos enfrentam ataques diretos à soberania nacional, à sua segurança nacional, no Brasil, em curso para um destino desalentador, é a segurança jurídica quem dá os primeiros sinais de abalos sísmicos. Como se diz, os ameaços, achaques e ataques tanto ocorrem no plano real quanto no mundo digital.

A própria noção de segurança jurídica, aos poucos, se esfacela diante da perda da autonomia e da soberania estatal no escopo das relações digitais. Isso porque, na criação de identidades na internet o direcionamento algorítmico constrói bolhas que são capazes de minar a democracia. Os referenciais de direitos humanos, devido processo legal e racionalidade deliberativa são solapados pela intolerância global que os sistemas democráticos exigem (Appadurai, 2019, p. 29).

Vão por terra, portanto, as perspectivas impostas pelo Estado democrático de direito, especialmente quanto à edificação de uma República menos injusta, não-privatizada, mais pública. Tanto quanto se desfaz no ar a democracia, ainda mais a que se tem sob a ideia de que contém o pluralismo, a diversidade, o diálogo, a inclusão, por base conceitual.

Do ponto de vista mais técnico, o abalo sísmico está diagnosticado na fratura exposta da chamada “dominação racional-legal” (algo como o corolário do princípio da legitimidade – para além da legalidade estrito senso) e, aprofundando-se neste quesito, há iminência de que se rompam as estruturas civilizatórias do “monopólio legislativo” e, por conseguinte, do “uso legítimo da força física”.

em outras palavras, é para este desiderato, do ataque ao coração do princípio civilizatório, que nos chama atenção a ministra Cármen Lúcia do Supremo Tribunal Federal (STF), ao concluir que: “Esse cenário é “bastante grave”. “Especialmente considerando a ousadia do crime de querer ser o formulador de leis. Há um risco real de que esse comportamento se estenda às instâncias estaduais e até nacionais. É grave esse atrevimento criminoso”, ressaltou.

O posicionamento da excelentíssima ministra Cármen Lúcia ainda nos indica a ação, não só atenção, do Estado-Juiz, frente ao “atrevimento” do crime organizado em se posicionar como legislador. O fato é, sobretudo, grave, se pensarmos que a própria regulamentação do Poder Público estaria à mercê. E, de forma bastante cínica (em relação ao mesmo poder público), está a possibilidade de que o crime organizado – no solar da legislatura – indique-se e a seus métodos (tribunal do crime) não apenas como elementos de normatização, mas sim de normalização, de controle social.

O que nos traz ao título, antes de avançarmos na indicação sistêmica e conceitual, pois, apesar de não serem nomenclaturas siamesas são bem aparentadas. Se por Estado profundo podemos entender a existência de grupos, famílias (dinastias) e até indivíduos que manipulam as cordas do andaime social brasileiro, por Estado paralelo subentende-se a presença pujante de organizações criminosas, mafiosas, no interior da máquina pública.

É em relação ao Estado paralelo que nos dedicaremos mais um pouco. Se ainda é fato que não é possível legislar claramente contra o Estado democrático de direito – em virtude de que ainda restam ofendículos aos projetos claramente anticonstitucionais –, são evidentes as possibilidades de que buscam atingir o coração do Estado brasileiro. Novamente citamos a ministra Cármen Lúcia: “Inclui-se, no devido processo legislativo, a observância dos princípios da moralidade e da probidade, voltados a “impedir que os dispositivos constitucionais sejam objeto de alteração através do exercício de um poder constituinte derivado distanciado das fontes de legitimidade situadas nos fóruns de uma esfera pública que não se reduz ao Estado”. (Info 998 – STF, ADI 4887/DF, rel. Min. Cármen Lúcia, julgamento virtual finalizado em 10.11.2020)

Por outro lado, pode-se facilmente manipular o orçamento público a fim de que as verbas públicas não abasteçam os aparelhos repressivos do Estado, envolvidos na fiscalização e no afrontamento a este mesmo crime organizado que almeja o controle executivo e legislativo. Na quebra de todas as balizas, efetivamente, a segurança pública se converteria em segurança nacional – como se vê no Equador, em El Salvador e no México: um dos precursores do chamado narco-Estado.

Aliás, quando se imiscuem segurança pública com segurança nacional é dado outro alerta, é acionado o sinal de algum tipo de Golpe de Estado – foi assim no Brasil do pós-1964 e é assim no Equador e em El Salvador. Em seguida, projeta-se um looping de exceção, um golpe dentro do golpe, cada vez mais limitando direitos fundamentais e cada vez mais requerendo a adição de poder absoluto.

Se o crime organizado tem um banco, como é que se pode dizer que o sistema político-jurídico está imunizado? Não está, notadamente se pensarmos que os recursos também são aplicados no financiamento de campanhas para o Executivo e para o Legislativo.

Nosso objetivo não é defender um Estado-gendarme ou o Estado penal, mas destacar as mais sérias e graves ameaças que agora se chocam contra a pacificação social, a própria justiça social, no liame do quebradiço contrato social. Até porque, de acordo com Wacquant (1998), o Estado penal constitui-se numa guinada das políticas penais e na dizimação das políticas sociais. Ou seja, há uma diminuição abissal daquilo que é tido como direito fundamental sob o vértice das liberdades individuais, das conquistas sociais e das práticas solidárias e um abrupto incremento das políticas penais sob o ângulo da punição.

Não defendemos um Estado que se preste unicamente ao controle social e à repressão criminal, inclusive ou sobretudo porque a lei do mais forte, do capital de barbarismo social habita o Brasil em suas profundezas, tanto quanto move o Estado profundo – o poder público privatizado por oclocracias e plutocracias. A não ser que apontemos para a elite do crime organizado, em parte já condicionada em presídios federais de segurança máxima, é possível predizer que o Brasil não tem elites, mas sim plutocracias em defesa de interesses sociopatas.

É nesse sentido que o Estado paralelo e o Estado profundo se posicionam como espécies do gênero Estado inconstitucional, pois habitam em seus núcleos todo o paralelismo e a profundeza de uma crise de “abusos inomináveis” (Bonavides, 2009, p. 41) que abalam o fundamento do Estado de direito: a legalidade e a legitimidade.

Se o art. 37 da Constituição Federal de 1988 estatui os princípios-regras da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência que são de observância obrigatória para a aplicação dos mecanismos de garantia de ordem social e segurança, as figuras paralelas e profundas de Estado depõem a lógica do poder de polícia, da vigilância estatal e da fiscalização, transformando as instituições em reféns da reorganização que cresce ao lado, na árvore antijurídica.

A saída, sem dúvida, estaria na fruição dos pressupostos e das diretrizes do Estado democrático de direito, no cumprimento e promoção dos direitos humanos, na fruição dos direitos fundamentais. Este conjunto, no seguimento de outras composições, corresponde ao princípio do não-retrocesso moral/social: socialmente, a fome, a miséria, o analfabetismo, nos comprovam o quanto estamos distantes da justiça social; ao passo em que a intolerância, as discriminações, a exclusão social, a busca pelo crime organizado pela hegemonia legislativa nos remetem ao retrocesso moral. E são nesses dois pontos que o crime organizado investe seus capitais, a fim de alavancar a disrupção social e disfunção institucional.

Para finalizar, basta-nos imaginar (ainda que não exista uma “imaginação política”) em que bases, como se organizaria, com quais fins seria apresentado o que se denomina de poder extroverso, inerente ao poder público como instituição regulatória e como organismo de persecução social – se estivesse sob o jugo do crime organizado.

 

•        A perda da funcionalidade democrática. Por Tarso Genro

Como os governos conservadores eliminaram, com a destruição do Orçamento Participativo, a co-responsabilidade entre estado e sociedade, para a tomada das grandes decisões públicas na órbita do município, os próprios governantes — pessoalmente — são responsáveis pelas visões e omissões que nos levaram à situação dramática que nos encontramos em Porto Alegre.

No mundo inteiro se mostrava, e ainda se mostra, aquela experiência como o mais edificante processo de renovação e avanço da democracia liberal feita no mundo nesta cidade que hoje é governada para atender os interesses de poucos grandes empresários da área imobiliária, que fizeram da prefeitura sua gerência especial de grandes negócios.

O homem com fome na novela de Knut Hamsun, Fome, vai ao porto e pede ao capitão de um navio que lhe embarque. E lhe diz: “posso fazer qualquer coisa” (…) ”fazer mais se for necessário, posso suportar.” O capitão lhe responde que está bem, mas que se a “coisa não vai bem podemos nos separar na Inglaterra”. A aceitação do empregado precário da época moderna, marca o tipo de subjetividade dos que se despedem das suas vidas passadas e jogam-se na incerteza: “toda a claridade” — diz o personagem que se despede — “brilhava nas janelas de todas aquelas casas, de todos aqueles lares”.

O narrador, no início da novela de Knut Hamsun, diz “que era o tempo que eu vagava, com o estômago vazio” (…) nessa “cidade singular que ninguém pode abandonar sem levar impressa a sua marca…”. É um subúrbio libertário da capital dinamarquesa, que foi ocupado por movimentos alternativos anticapitalistas em 1971, talvez como uma homenagem instintiva às famílias famélicas que, em outras épocas, por ali transitavam buscando uma oportunidade de resistência para as suas vidas bloqueadas pela fome.

2024. Na Argentina, um maluco é eleito democraticamente com a autorização para “destruir“ o Estado, como aconselhou o fantasma do seu cão morto, para levar 51% da população aos níveis mais inferiores de miserabilidade e abandono social. Na Faixa de Gaza, o governo homicida de Benjamin Netanyahu desloca multidões famintas — perseguidas a ferro e fogo no seu território, sem qualquer obstáculo sério dos países e empresas que, fundidas em todas as operações militares, lucram e acumulam reservas paras as próximas guerras já em produção.

Multidões famintas fogem do governo dito “socialista” de Nicolás Maduro, que recebeu recomendações de um passarinho, que incorporou o presidente Hugo Chávez, numa alegre manhã do seu mandato autoritário e desastrado. Lembremos, todavia: Javier Milei não é mais legítimo que Nicolás Maduro, que não é menos legítimo do que Benjamin Netanyahu que, por seu turno, não é menos legítimo do que Donald Trump, que tentou um golpe de Estado nos Estados Unidos, que está solto e que já reafirmou, por seu turno, que gosta muito de Vladimir Putin.

É que os Estados de direito, “liberais” ou autoritários, perderam a vergonha de esvaziar seus padrões de legitimação do seu tecido constitucional, desgastado pelo descumprimento das suas promessas de igualdade e liberdade, que se escoaram pelos ralos dos neoliberalismos e enriqueceram os mais ricos, consagrando no alto da sua pirâmide, suas guerras e privilégios. Segue.

Vladimir Putin, produto da destruição disruptiva da burocracia soviética, tem relação com grupos fascistas internos, que apoiam o seu Governo que — por sua vez — também se opõe aos nazistas e fascistas que controlam o Ministério do Interior de Volodymyr Zelensky. Este, que chegou ao poder através de um golpe de Estado — como aliado aos EUA — construiu sua legitimidade na guerra e na servidão aos seus patronos americanos.

Estes, por seu turno, interessados em acostar-se, provocativamente, nas fronteiras das Rússia para ameaçar a sobrevivência daquele país, fazem crescer sua indústria armamentista, que aumenta o volume do PIB, no seu país cada vez mais desigual.

As instituições democráticas tradicionais vêm perdendo dois elementos centrais, necessários para que a cidadania confie na comunidade (na “vida comum”) a qual pertence, e através da qual o Estado forma a nação. O primeiro elemento em perda é o da legitimidade política das instituições, por dentro das quais se dão as lutas de interesse, identificam-se os dissensos mais estruturais e se negociam pactos de “coesão” política mínima, com as regras do jogo sendo respeitadas pelas maiorias.

O segundo elemento em processo de perda é o da funcionalidade democrática (transparência e eficácia) das instituições fundamentais da República, que estão submetidas a rituais concebidos durante a Segunda Revolução Industrial, época em que o ritmo da vida era dado pelas indústrias, ferrovias, tecelagens, telefones e telégrafos, comunicações não comutativas, longas carta de amor e romances datilografados.

Dois exemplos são suficientes para mostrar o grau de perigo à democracia liberal, até agora reinante, em decadência acelerada. Primeiro exemplo: a brutal separação entre o representado e o representante numa sociedade de massas fragmentadas e classes muito ricas, cada vez mais perversa e excludente. Segundo exemplo: a superfluidade e a provisoriedade das emoções provocadas “de fora” dos meios sociais que as pessoas diariamente vivem, cujas consciências individuais, se não reagem, tornam-se depósitos de detritos culturais sem autenticidade definida.

A exemplo do que ocorre aqui no nosso país e no Rio Grande do Sul, a crise de humanidade, inclusive da socialidade afetiva em momentos de catástrofe; a crise da política democrática, da solidão não pervertida em sociopatia; a crise do “bem” pela igualdade social e da solidariedade humana, pela rejeição das catástrofes, todas se combinam com a explosão da questão climática que bate a nossa porta. A ausência de propostas consensuais mínimas para enfrentá-la nos leva a beira de um abismo sem fim: e se tiver fim, ali encontraremos o ovo da serpente.

Se estas eleições não punirem os responsáveis mais próximos pela potencialização da catástrofe que nos abateu em Porto Alegre — pelos menos — os responsáveis ficarão mais livres para promover suas omissões e manipulações e todos nós ficaremos mais presos nos anéis das serpentes. E já dentro do abismo que eles construíram.

 

Fonte: Por Vinício Carrilho Martinez e Vinícius Scherch, em A Terra é Redonda

 

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