AGRONEGÓCIO:
À procura do Jeca Tatu
Em 1914, Monteiro
Lobato reportou a um jornal a sua indignação com o uso do fogo e o desmatamento
da Serra da Mantiqueira, em São Paulo. Em um conto, lamentou, por esse motivo,
a situação de “tortura e vergonha” pela derrubada de jequitibás e perobeiras milenares,
além das “velhas camadas de húmus destruídas; os sais preciosos que, breve, as
enxurradas deitarão fora, rio abaixo, via oceano; o rejuvenescimento florestal
do solo paralisado e retrogradado; a destruição das aves silvestres e o
possível advento de pragas insetiformes” e, premonitoriamente, “a alteração
para pior do clima com a agravação crescente das secas”.
Perguntou Lobato:
“Qual a causa da renitente calamidade? Quem foi o incendiário?” “Donde partiu o
fogo?
A sua resposta
caracterizou o “Nero”: uma “velha praga”, “um parasita, um piolho da terra”, um
ser avesso à mudança de vida, descrente da “Ciência”, de “dolorosa memória para
a natureza circunvizinha”. Uma espécie de homem “baldio, que vive na penumbra das
zonas fronteiriças, em terra “litigiosa”. Uma pessoa que, enquanto a “mata
arde, regala-se: – Eta fogo bonito!”
Diante dos fatos
questionou Lobato: “E agora? Que fazer? Processá-lo?”. Ao que respondeu: “Não
há recurso legal contra ele”.
Décadas depois, essas
perguntas continuam sendo feitas e as respostas poderiam ser as mesmas.
Monteiro Lobato falava do “caboclo” e do que viria a ser o seu sinônimo, o Jeca
Tatu. Atualmente se poderia falar dos grandes empresários, nacionais ou
estrangeiros, que desmatam para a produção agropecuária. Isso se forem
guardadas as devidas proporções, pois a área dos pequenos roçados de milho,
mandioca e feijão no Vale do Paraíba no início do século XX certamente foram
ínfimas se comparadas à das enormes plantações de soja e de pastagens na
Amazônia e no Cerrado no século XXI.
A comparação entre o
“sitiante” Jeca e o grande proprietário de terra tem fundamento na própria obra
de Monteiro Lobato. Em 1918, em passagem pouco lembrada, o Jeca foi
“ressuscitado” pelo autor após ser curado de uma verminose (“amarelão”):
“E Jeca já não
plantava rocinhas como antigamente. Só queria saber de roças grandes, cada vez
maiores, que fizessem inveja no bairro.
E se alguém lhe
perguntava:
— Mas para que tanta
roça, homem? ele respondia:
— É que agora quero
ficar rico. Não me contento com trabalhar para viver. Quero cultivar todas as
minhas terras, e depois formar aqui uma enorme fazenda. E hei de ser até
coronel…”
O Jeca “regenerado”
aderiu a “melhoramentos, progressos, coisas americanas”: adquiriu terras, um
caminhão Ford e um cachorro de raça, instalou eletricidade, rádios, equipamento
automático para alimentar os porcos e as galinhas e um telescópio. Contratou “feitores”
e “camaradas” para o trabalho. Ficou muito rico e sua fazenda tornou-se famosa
no país inteiro. O “coronel” Jeca aprendeu inglês para ir aos Estados Unidos,
mas não foi. Desistiu também da política para se “afundar” em Goiás e no Mato
Grosso para curar “jecas” de outros estados.
Mesmo o Jeca tendo se
tornado um de seus pares, os “senhores da terra” e o governo militar procuraram
se distanciar dele em vários momentos. Isso porque ele representaria o atraso
(“impenetrável ao progresso”), a “indolência” e a falta de conexão com a civilização
(no caso, a cidade), entre outros aspectos. O termo jeca passou a constar no
dicionário, inclusive como aquilo que revela mau gosto ou falta de requinte ou
então, como sinônimo de “brega” e “cafona”.
Desta forma, o Jeca
reuniu desde cedo características contraditórias, que em larga medida eram
também as ambiguidades do país na época. Adquiriu assim, várias representações.
Entre elas a que permaneceu mais em evidência foi a do “miserável caboclo” e não
a do seu contrário, o “rico e poderoso coronel”. São muitos os exemplos de
situações em que essa imagem esteve presente, com diferentes significados. Para
destacar alguns deles, podem ser citadas as poesias “A resposta do Jeca Tatu”,
de Catulo da Paixão Cearense, e “Juca Mulato”, de Menotti del Picchia, as
músicas “Tristeza do Jeca”, de Angelino de Oliveira, e “Jeca Total”, de
Gilberto Gil, os desenhos de humor e as caricaturas de J. Carlos e Belmonte, os
folhetos e almanaques com o Jeca Tatuzinho, os filmes de Amácio Mazzaropi e as
histórias em quadrinhos com Chico Bento, de Maurício de Sousa.
Para Matias Arrudão,
Monteiro Lobato teria “visto” o Jeca, mas não o “sentido”. E mais, teria o
visto de longe, com os “olhos de patrão, com todos os exageros decorrentes da
falsidade dessa posição, que por si só, já representa uma atitude na
sociedade”.
Mesmo que o autor
tenha feito um retrato parcial do Jeca, sem “contemplá-lo por dentro”, outras
características dele – que não as do trabalho – são visíveis nos textos, como
as “noções práticas da vida”, a afinidade com a ancestralidade indígena, as
ideias próprias de Deus e dos santos, o apurado conhecimento de plantas,
especialmente as medicinais, a habilidade para fazer utensílios com madeira ou
taquara, o gosto pela viola e pelo cateretê. Eles mostram também a preocupação
do Jeca de ser expulso (“tocado” como “cachorro importuno”) da terra pela
“justiça sumária” dos fazendeiros.
Monteiro Lobato
implorou formalmente desculpas ao Jeca logo após a primeira publicação sobre
ele. Afirmou que o Jeca não tinha culpa pela sua situação e que “a nossa gente
rural possui ótimas qualidades de resistência e adaptação. (…) [O pobre
caipira] é um homem em estado latente. Possui dentro de si grande riqueza em
forças. Mas força em estado de possibilidade. Disse textualmente: “O caipira
não ‘é’ assim. ‘Está’ assim”.
A ideia da mudança
social rural voltou a ser tratada por Monteiro Lobato em 1947, com a personagem
Zé Brasil, apresentado como uma pessoa “tal qual o Jeca Tatu” mas que se
engajou politicamente na luta por justiça para os trabalhadores, especialmente
pelo acesso à terra. A força simbólica de Zé Brasil e do seu algoz, o coronel
Tatuíra, porém, ficou restrita a uma parcela das associações e dos sindicatos
de lavradores e trabalhadores agrícolas, que estavam em processo de organização
e reconhecimento.
Em 1978, um “novo Jeca
Tatu” foi criado para o Almanaque Fontoura, editado por um fabricante de
remédios, como um símbolo de um País que havia “vencido as suas dificuldades”.
Mas a personagem não sobreviveu e o Jeca voltou ao formato original até 1988, cerca
de 40 anos após o falecimento de Monteiro Lobato.
O tema da mudança
social também aparece no período recente entre os que continuam tentando dar
adeus ao Jeca original e promover uma determinada visão de “ascensão social”. É
o caso do emergente Agronejo, que se autodefine como um estilo com vários ritmos
– muitos deles de origem tipicamente urbana – que procura valorizar as
“riquezas do campo e do agronegócio” em contraponto ao “caipira” e ao
“roceiro”, considerados termos pejorativos. Desde 2021, ele está impulsionado
por um conjunto de empresas em plataformas digitais e tem como uma das suas
principais características a apologia à competição exacerbada, à prosperidade
individual e a hábitos de consumo de bens de luxo (casas, veículos, roupas).
Essa visão confronta as ideias que tornaram o Jeca um “mito da mitologia
brasileira”, associadas a valores como a solidariedade, autenticidade, bons
sentimentos e simplicidade dos hábitos.
Em 1975, no disco
Refazenda, Gilberto Gil utilizou como referência o Jeca Tatu para fazer
reflexões sobre o presente e o passado, as mudanças e as permanências,
especialmente em relação às ideias de progresso. Essa é uma possibilidade
atual.
Mesmo que a categoria
(ou campo) do agronegócio não seja considerada homogênea e que existam dentro
dela posicionamentos com base científica e não negacionistas em relação ao
ambiente e à crise climática, é nítido que o uso intensivo do fogo e a expansão
do desmatamento no País estão fortemente relacionados a empreendimentos
agropecuários em grande escala. Existem vários estudos que revelam que mudanças
no uso da terra e da vegetação nativa são as principais fontes de emissão de
gases de efeito estufa no país e pela redução da biodiversidade, com sérias
implicações sobre os recursos hídricos e a vida de indígenas, quilombolas e
outros povos e comunidades tradicionais.
Isso estabelece uma
franca contradição daqueles que negam a sua identificação com o Jeca mas
praticam aquilo que motivou a sua existência literária. Mostra também que, ao
contrário da caricatura injusta da figura original do Jeca, o perfil do
agronegócio tem feições estruturadas e conscientemente predatórias. Nesse caso,
parafraseando Lobato, pode-se dizer que o agronegócio “é assim” e não “está
assim”. Ou então, a sua ideia inicial a respeito do Jeca (“Como és bonito no
romance e feio na realidade!”), pode-se dizer que o agronegócio é bonito nos
jornais, na TV, na internet e (muito) feio na realidade!
Embora Monteiro Lobato
tenha falhado ao nominar a “velha praga”, ele oportunamente deu visibilidade a
outras “pragas”, todas anteriores ao Jeca, e que, portanto, agora estão mais
velhas. São elas a “terra litigiosa”, a falta de “recurso legal” contra os infratores
ambientais e a manipulação eleitoral (o Jeca “vota, não sabe em quem”), todas
estreitamente relacionadas.
O pequeno conhecimento
sobre a posse e da propriedade da terra em grande parte do país e a
precariedade dos meios para controle de práticas irregulares sobre elas torna
mais difícil a aplicação das muitas normas que procuram responsabilizar os
criminosos ambientais. A propriedade ilegal também é motivo permanente de
conflito e violência no campo.
Gilberto Gil, trouxe,
por meio do Jeca Total, a ideia de que Jeca Tatu poderia ser representante do
povo e seu defensor no Senado. Em seguida, porém, perguntou se isso não seria
“mera ilusão”. Anos mais tarde, essa ideia foi realizada, pois em várias legislaturas
parlamentares alcançaram esse objetivo. Mas sempre foram minoria em relação aos
seus opositores, hoje reunidos pela maior frente suprapartidária do Congresso.
É relativamente
frequente ler que o Jeca é uma figura cada vez mais rara. Não é possível
contabilizar os “caboclos” e os “caipiras” de hoje. Ainda que parte expressiva
da população rural ainda não tenha acesso aos seus direitos e viva em más
condições, o Jeca, com todas as suas contradições, permanece como um símbolo de
resistência e transformação (o “doente curado”). Continua presente no momento
histórico, não como herói, mas como um “ente querido”, que se afirma como
pessoa humana, que sonha, desanima, espera e desconfia, e que, se preciso, tem
a coragem para dar um murro na cara de uma onça.
Fonte: Por Vicente P.
M. de Azevedo Marques, no Le Monde
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