domingo, 9 de julho de 2023

5 Doenças mais comuns em crianças

Evitar que os pequenos fiquem doentes é impossível e a quantidade de vírus e outros agentes causadores de doenças são inúmeros. Mas quais são as doenças mais comuns em crianças? Separamos as 5 mais frequentes para ajudar você a descobrir e se possivel evitar.

·         1 Gripes e Resfriados

Inegavelmente estas são as doenças que a criança costuma contrair nos primeiros meses ou anos de vida. Entretanto, apesar de muito semelhantes, a gripe e o resfriado não são a mesma coisa.

De fato, a doença do resfriado é causado por um vírus chamado rinovírus e seus sintomas iniciais são facilmente confundidos com rinite alérgica. Ou seja, coceira no nariz que fica entupido, espirros e uma leve irritação na garganta. Contudo nem sempre vem acompanhado de febre, mas quando acontece tende a ser baixa.

Agora, a gripe é causada pelo vírus influenza que atua de forma diferente no organismo, pois os sintomas aparecem de forma repentina com dores no corpo, cansaço e febre alta. Além disso com o passar dos dias, os sintomas respiratórios como congestão nasal, tosse e espirros aumentam.  

E embora não exista um tratamento para ambas as doenças, o usual é aliviar os sintomas para amenizar o desconforto da criança. Geralmente o ciclo destas doenças costumam durar entre sete e dez dias, mas caso isso não aconteça é fundamental procurar auxílio médico.    

·         2 Alergias

Assim como as gripes e os resfriados, as alergias estão entre as cinco doenças mais comuns em crianças. Entretanto na maior parte das vezes pegam as famílias de surpresa pois são muitas as substâncias capazes de causar reações nos pequenos.

Por exemplo, os fatores alérgicos mais comuns são alimentar, pólen, fungos, pelos de animais, produtos de limpeza e certos medicamentos.

Portanto se seu filho, ao entrar em contato com algum destes itens, começar a apresentar um destes sintomas: manchas vermelhas na pele com coceira, falta de ar, diarreia, dores de cabeça, chiado durante a respiração, espirros, nariz entupido e coçando.

Com toda a certeza ele deve estar tendo uma crise alérgica e a melhor maneira de ter um tratamento adequado é levá-lo ao pediatra de sua confiança o quanto antes, pois reações alérgicas fortes podem ser muito perigosas.

Entretanto medidas simples como manter a casa sempre limpa, arejada, os bichos de pelúcia, tapetes e cortinas lavados com frequência e os produtos de limpeza, assim como os medicamentos longe do alcance das crianças são um começo para evitar problemas.

Tanto quanto evitar fumar perto dos pequenos, são atitudes capazes de evitar casos sérios de alergia, que apesar de não ser uma doença causada por vírus, é tão danosa quanto.

·         3 Rotavírus

Bem, em contraste com as doenças anteriores, o rotavírus é um pouco mais complicado para os pais manterem as crianças imunes, pois basta os pequenos colocarem as mãos contaminadas na boca para contrair a virose.

 Aliás, ao contrário das demais, a doença causada pelo rotavírus não vem de um agente patogênico, mas sim de três tipos de vírus diferentes.

Então se a criança apresentar sintomas como diarreia intensa, fortes dores abdominais, vômitos e febre, levando o pequeno a desidratação e fraqueza, provavelmente ele teve contato com rotavírus. Leve a criança ao hospital para que receba o tratamento adequado pois a desidratação é perigosa para os pequenos.

 Antes de mais nada, os profissionais vão passar todo o tratamento adequado e as orientações sobre higienização das mãos e dos alimentos, para evitar futuras contaminações.

·         4 Roséola infantil

Embora a roséola infantil seja uma doença comum em bebês e crianças até os 3 anos, nem todos os pequenos costumam contrair essa virose, causada por uma variedade do vírus da Herpes, o tipo HHV-6.

Desta forma nem todas as famílias conhecem essa doença e quando acontece o primeiro sintoma, costuma deixar a todos muito preocupados.

 Isto porque o primeiro sinal da Roséola é uma febre repentina e extremamente alta, podendo chegar a 40 graus e baixar tão repentinamente quanto subiu, durando dois ou três dias. Mas a maior preocupação são as convulsões que podem ocorrer nos pequenos devido a febre alta.

 Além disso, outros sintomas que acometem as crianças são irritabilidade, perda de apetite, surgimento de ínguas, e dores abdominais.

 Entretanto o último sintoma são pintinhas vermelhas, lembrando picadas de mosquito, que quando surgem, somente na parte superior do corpo, ou seja braços, peito, costas e rosto, traz  um certo alivio, pois a febre desaparece instantaneamente.

·         5 Catapora

Antes de tudo a catapora ou varicela é a mais contagiosa de todas e é causada pelo vírus varicela-zóster.

Tanto que a vacina para catapora é recomendada para todas as crianças aos 12 meses de idade, mas se sua criança não pode receber a vacina na época, ela pode tomar a qualquer hora, dividida em duas doses.

Isso sem dúvidas é muito importante, principalmente quando os pequenos vão para a escola pela primeira vez e, começam a ter contato com muitas crianças aumentando o risco de contágio.

Aliás, os sintomas iniciais da catapora podem facilmente serem confundidos com uma gripe, pois a criança apresenta febre alta, cansaço e desanimo.

 Entretanto em seguida pequenas bolhas cheias de líquido começam a aparecer na pele em todo o corpo, e geralmente, coçam ou ardem bastante. Agora infelizmente não existe tratamento para catapora, apenas medicamentos que aliviam os sintomas.

Por isso é fundamental que a criança fique isolada por 16 dias para garantir a segurança de todos, pois essa doença é muito contagiosa, podendo infectar outras crianças e até mesmo adultos que estiverem na casa.

 Além disso a catapora tem um tempo de duração que varia de 4 a 16 dias, então o isolamento precisa abranger o tempo máximo do ciclo viral, mesmo que o pequeno já sem sintomas.

 

Fonte: Mundo do Curioso

 

Nenhum comentário: