sábado, 1 de abril de 2023

O Brasil pode sofisticar sua relação econômica com a China?

O Brasil precisa ser pragmático e sofisticar a relação econômica com a China do ponto de vista comercial e de investimentos. Esta é a visão de especialistas que acompanham de perto a relação bilateral.

Em paralelo, precisará se equilibrar no balanço de oportunidades e riscos nos acordos com o parceiro asiático, que já compra 27% de tudo o que o Brasil exporta, respondeu por quase metade do superávit comercial de US$ 62,3 bilhões em 2022 e tem estoque de capital investido no país de US$ 70 bilhões (2007 a 2021), em variados setores.

O ex-secretário de Comércio Exterior do país, Welber Barral, sócio da BMJ Consultores, alinha três eixos de potencial interesse brasileiro. O primeiro é o aumento da renda nos países asiáticos, China inclusa, que impulsiona a demanda por commodities alimentares. A segunda, o surgimento de nichos de mercado em que o Brasil não atua e que podem ser atendidos por exportadores brasileiros, em razão da expansão da classe média chinesa. E, por fim, a área de investimentos.

"A grande verdade é que a China conseguiu ter um crescimento importante, por exemplo, em linhas de transmissão, mas tem muita coisa de infraestrutura onde o investimento chinês pode ser importante, desde o saneamento até energia no Brasil", explica Barral.

•        Exportações brasileiras dependentes da China

No contraponto dos riscos, ele aponta a potencial dependência do mercado chinês para as exportações brasileiras e diz que o Brasil deveria diversificar suas exportações.

O patamar da concentração das exportações para a China supera a de todos os principais parceiros do Brasil, segundo estudo conjunto do CEBC, Ipea e Cepal (Comissão Econômica para a América Latina). Esta concentração só fez crescer entre 2012 e 2021: os dez principais produtos respondem da ordem de 90% do que foi exportado para o país asiático no período.

Outro risco, prossegue Barral, é o embate ideológico entre China e os Estados Unidos e como o Brasil vai se posicionar.

"Nós vimos isso na questão do 5G, em que o Brasil conseguiu ficar em cima do muro. Provavelmente vamos ter outras situações de maior embate", prevê o especialista.

O edital do 5G no país criou uma rede privada para o governo, da qual a empresa de tecnologia Huawei não vai poder participar. Outro ponto de atenção é o direcionamento do governo chinês sobre as empresas. "Quando a relação bilateral é boa, os investimentos crescem. Mas quando houve uma relação diplomática não tão boa, como no governo anterior, foi visível a redução de investimentos. Qualquer estremecimento na relação bilateral acaba dificultando a relação econômica", acrescenta Barral – segundo ele, como ocorreu nos últimos anos.

O pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Marco Aurélio Mendonça avalia que investimento focado em infraestrutura é uma possibilidade para o Brasil – e provavelmente a China teria interesse. Mas indica que não deve haver preferência por investimento de um país específico. "O que interessa é o desenvolvimento, geração de emprego e dinamização da economia", diz.

Sobre eventuais riscos na parceria, comenta: "O Brasil é tão distante da China, não faz muito sentido se preocupar com ataque cibernético chinês ou algo do tipo. Mas é claro que em termos de relações internacionais uns países espionam aos outros."

A impossibilidade da visita presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, por motivo de saúde, joga mais para frente a definição de novos acordos bilaterais. Encontros empresariais foram mantidos. Autoridades brasileiras, como o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e a secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, seguem na China. Nesta quarta-feira (29.03), a ex-presidente Dilma Rousseff tomou posse na presidência executiva do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) realizou evento com empresários dos dois países e investidores chineses.

Para analistas, o atraso da visita presidencial abre espaço para o Brasil preparar melhor a viagem. "Pode ser uma oportunidade. Essa viagem não pode ser desperdiçada, precisa estar muito bem planejada", avalia o coordenador do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, Evandro Carvalho, professor em Direito Internacional na instituição.

•        Dificuldade de definir estratégia para a China

Enquanto a China tem a tradição de trabalhar com planos quinquenais para desenvolvimento econômico e social a médio prazo, o Brasil tem dificuldade de definir estratégia clara e perene para o relacionamento com o parceiro asiático, indicam especialistas.

"É também uma oportunidade de colocar na pauta a possibilidade de termos uma relação econômica mais sofisticada com a China, com maior atração de investimentos para o Brasil, diversificação das nossas exportações e mais projetos conjuntos na área de tecnologia", diz o diretor de Conteúdo e Pesquisa do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), Tulio Cariello. Ele avalia que há expectativas de acordos e novos projetos nos setores de energia, mineração e do agronegócio, além da área da sustentabilidade, ponto central do desenvolvimento da China.

Os números chineses são superlativos. O Produto Interno Bruto (PIB) soma US$ 18 trilhões e cresceu 6,4% ano passado, mais do que o dobro da expansão brasileira (2,9%). O PIB brasileiro é praticamente um décimo do chinês, equivalente a US$ 1,9 trilhão. Enquanto a taxa de investimento brasileira como proporção do PIB variou de 16,4% a 18,2% trimestralmente entre 2020 e 2022, o mesmo indicador chinês gira na casa dos 40%, mais precisamente 42% em 2022. A taxa de investimento determina a capacidade suportar crescimentos mais sustentáveis.

•        Vital para a economia brasileira

Mas o que explica a influência e protagonismo econômico da China hoje no Brasil? O estoque de capital investido e seu peso nas exportações são parte do motivo para essa importância. "Do ponto de vista comercial, a China é vital para a economia brasileira", afirma o diretor do CEBC. Ele explica que o parceiro asiático é principal destino de metade dos dez produtos mais exportados pelo Brasil, como soja, minério de ferro, carnes e petróleo. Em 2022, a China absorveu metade das exportações do agronegócio brasileiro.

"Persiste um desequilíbrio nas relações comerciais, já que nossas exportações para lá têm uma concentração de 74% em extrativismo e agricultura, enquanto os produtos comprados da China são quase que exclusivamente da indústria da transformação", informa Cariello.

Do ponto de vista dos investimentos diretos chineses no Brasil, eles foram principalmente em energia elétrica e petróleo, mas também em projetos como indústria manufatureira, tecnologia da informação, agricultura, infraestrutura e setor financeiro.

•        Direitos humanos fora do debate?

Nesse cenário, a geopolítica entra cena como pano de fundo da relação bilateral. O pesquisador associado ao Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre), Livio Ribeiro, sócio da consultoria BRCG, questiona até que ponto a reaproximação entre os dois países levará a um rearranjo geopolítico. "Tenho alguma preocupação de um movimento pendular, ir para outro lado e a percepção de alinhamento excessivo com o bloco China-Rússia, em contraposição ao bloco ocidental liderado pelos Estados Unidos. É um receio, mas não considero cenário central", pondera, ressaltando que a postura brasileira reforça a neutralidade geopolítica.

Outro tema, sensível à China, na perspectiva internacional, é a questão social, embora aparentemente fora do foco. "O tema de direitos humanos me parece absolutamente fora do debate. A gestão anterior tinha postura anti-China, que parecia excessivamente alinhado à administração Donald Trump. O grande mérito nessa viagem é botar o Brasil de volta no jogo. E esse jogo, dada a importância chinesa como recebedora de nossos produtos e potencial investidor no Brasil, passa necessariamente pela pauta econômica", analisa o pesquisador.

Em outubro passado, a China ganhou votação na Organização das Nações Unidas (ONU) que impediu debate sobre suposta violação dos direitos humanos no país asiático. Dezessete países votaram contra a China, vitoriosa com 19 votos. O Brasil se absteve de votar, junto a outros dez países, dentre eles os latino-americanos Argentina e México. O Paraguai votou a favor do agendamento do debate. Bolívia, Cuba e Venezuela decidiram favoravelmente à posição chinesa.

•        Como a China ganhou protagonismo no Brasil?

O avanço do protagonismo econômico chinês no Brasil vem, em especial, desde 2000, quando o país ingressa na Organização Mundial do Comércio (OMC) e passa a grande parceiro comercial no mundo. Em 2008, conquistou mais espaço global com a crise do mercado imobiliário americano.

No Brasil, torna-se principal destino das exportações em 2009, desbancando os Estados Unidos, para ultrapassar também a União Europeia em 2013. Em meados da década de 2000, o forte aumento dos investimentos chineses no exterior encontrou "solo fértil" no Brasil, resume o diretor do CEBC.

"Lidar com a China envolve dinâmicas de cooperação e competição, com complementaridades e assimetrias que remetem o Brasil à necessidade de repensar seu próprio caminho de desenvolvimento. A China desponta cada vez menos como competidora e ameaça e cada vez mais como referência e oportunidade, inclusive de como a ação governamental concertada pode estimular a transformação estrutural e a diversificação econômica", registra o estudo Bases para uma Estratégia de Longo Prazo do Brasil para a China, elaborado pela diplomata Tatiana Rosito.

O documento, feito há dois anos, reflete os desafios atuais. "Por suas particularidades, relacionar-se com a China demanda dedicação, paciência e esforços que requerem estratégia de longo prazo. O Brasil também tem muito a oferecer à China e isso é parte importante de uma estratégia", complementa a diplomata em seu estudo.

"A agenda brasileira é grande e complexa. Mas do ponto de vista de grandes projetos com grande impacto, o que vai surgir? Não sabemos ainda", diz Evandro Carvalho, destacando que Lula tem gosto pessoal pela diplomacia presidencial, o que poderá ajudar, quando a viagem acontecer: o governo brasileiro negocia atualmente com Pequim uma data entre 11 e 14 de abril.

 

       Lula deve negociar venda de até US$ 10 bi por ano em 'licença para poluir' à China

 

Quando finalmente se encontrar com o presidente chinês Xi Jinping em Pequim, o mandatário brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva deve tentar convencer a China a comprar o equivalente a até US$ 10 bilhões (ou R$ 51 bilhões) por ano em créditos de carbono gerados pelo Brasil. O gás carbônico é um dos gases responsáveis pelo aquecimento global.

Créditos de carbono são um mecanismo criado pelo Protocolo de Kyoto, em 1997, pelo qual países que emitem menos gás carbônico na atmosfera do que suas metas recebem créditos que podem vender a outros países com dificuldade em reduzir sua própria poluição. Na prática, é como se a China comprasse do Brasil uma espécie de licença para poluir um dado limite adicional à sua própria meta original de emissões.

A negociação entre Brasil e China se dá em um contexto no qual a pauta ambiental tornou-se uma prioridade na agenda internacional do novo governo Lula. Nos últimos anos, o Brasil viu sua taxa de emissões ultrapassar mais de 30% a meta estabelecida no Acordo de Paris e se tornou o quinto maior poluidor do mundo, atrás apenas de China (1o), EUA (2o), Índia (3o) e Rússia (4o). Mas diferentemente dos demais países na lista - cujas emissões são geradas por uso de combustível fóssil para energia, no Brasil, o desmatamento é responsável por cerca de metade do carbono liberado na atmosfera.

Ao mesmo tempo em que promete zerar o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030 - o que derrubaria os índices de carbono brasileiros, Lula já demonstrou frustração por não ver os instrumentos criados nos fóruns multilaterais, como um mercado internacional de carbono, serem implementados.

 “Uma das agendas do presidente Lula é o comércio de carbono entre os dois países. Essa relação de ‘parceria estratégica’ com a China deve gerar oportunidades como um acordo de enfrentamento da crise climática em que a China, que tem as maiores emissões, possa se juntar com o Brasil, país que tem a maior biodiversidade e nesta junção criarem o maior mercado de carbono do mundo, fundamental para esta transição para um modelo de produção e consumo descarbonizado”, afirmou, em Xangai, Jorge Viana, ex-senador e atual presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Após o cancelamento de sua viagem a Pequim por causa de uma pneumonia, o presidente brasileiro tenta remarcar a agenda com Xi Jinping para a primeira quinzena de abril. Partiu da diplomacia brasileira a iniciativa de incluir as mudanças climáticas como um dos temas centrais da reunião bilateral e há a perspectiva de criação de um inédito mecanismo ambiental bilateral de cooperação entre Brasil e China nos moldes daqueles já estabelecidos pelos brasileiros com os europeus.

“O Brasil tem hoje a oportunidade de trazer US$ 10 bilhões anualmente com a criação de um mercado regulado internacional de carbono. O Brasil presta serviços biossistêmicos para o mundo”, afirmou Pablo Machado, diretor-executivo da Suzano na China. Com o plantio de 1,2 milhão de mudas de árvores por dia, a empresa brasileira de celulose é superavitária em carbono e poderia se beneficiar da criação de um mercado internacional de créditos. Machado, no entanto, se recusou a estimar o tamanho dos ganhos da Suzano porque a empresa é listada em bolsa.

A companhia acaba de inaugurar um laboratório de inovação em Xangai. A China compra atualmente 45% de toda a produção de celulose de eucalipto da Suzano.

•        Novo eixo da relação

Embora seja atualmente a maior emissora de carbono do mundo, a China tem investido em soluções para adequar sua economia a um desenvolvimento mais sustentável. O país é líder mundial na produção de placas fotovoltaicas para geração de energia solar e na fabricação de automóveis elétricos. Em 2021, os chineses regulamentaram seu mercado nacional de créditos de carbonos (com 4 bilhões de toneladas de CO2), que já é o maior do mundo. Mas ainda não contam com um arcabouço internacional do gênero, algo que seria relevante para o país já que, apesar do esforço interno, a China segue dependente de uma matriz energética extremamente poluente, baseada em carvão e petróleo.

Em um seminário promovido pela Apex com empresários chineses, em Pequim, o embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, fez questão de anunciar, genericamente, o lançamento “de um novo eixo das relações Brasil-China”.

 “A construção de uma parceria cada vez mais forte para o desenvolvimento sustentável de ambos os nossos países, (com) parceria na transição energética, descarbonização, no mercado de créditos de carbono, combate à mudança do clima, desenho e compartilhamento de novas tecnologias, preservação da biodiversidade e estabelecimento de atividades econômicas que ofereçam alternativas de prosperidade em áreas ameaçadas por práticas danosas ao meio ambiente”, afirmou Galvão.

Empresários brasileiros ouvidos pela BBC News Brasil disseram reservadamente que, embora os chineses ainda não exerçam pressão semelhante a dos compradores europeus por uma produção limpa, essa já é uma preocupação do país, que compra matéria-prima brasileira para manufaturar e exportar para a Europa e por isso também está sujeita às regulamentações ambientais da União Européia.

“A China está adotando medidas muito fortes pra descarbonizar”, diz Viana, que defendeu na China que o Brasil não pode esconder seu recente passado de desmatamento, em uma declaração que desagradou representantes do agronegócio brasileiro, frequentemente relacionado a práticas de desmatamento.

Viana se desculpou por “qualquer mal entendido” provocado por suas declarações e afirmou que suas ponderações se referiam ao governo de Jair Bolsonaro, que “estimulou desmatamento no país”.

•        China dá as boas-vindas à Dilma

Nesta sexta (31/3), Viana teve uma reunião com a ex-presidente Dilma Rousseff, que recém assumiu a liderança do banco dos BRICS (bloco composto por Brasil, Rússia, índia, China e África do Sul) para propor que o total de financiamentos destinado para a produção agropecuária salte de US$ 200 milhões para US$ 500 milhões. A linha de financiamento, com juros de 7%, seria exclusiva para exportadores.

“Eu estou aqui para valorizar essas empresas (do agronegócio). Conversei com a presidente Dilma para que a gente busque ampliar ou trazer de volta uma carteira que o agronegócio tinha para o governo brasileiro. O Banco dos BRICS é uma oportunidade”, disse Viana.

Dilma assumiu o posto de presidente rotativa da instituição bancária que cabe ao Brasil até 2025 em substituição a Marcos Troyjo.

"Como país anfitrião, a China dá as boas-vindas a Rousseff para assumir seu novo cargo, continuará a aprofundar a cooperação geral com o NDB e a apoiará totalmente em seu bom desempenho de funções na China", disse nesta quinta, 30/3, o porta-voz do governo Mao Ning.

 

Fonte: Deutsche Welle/BBC News Brasil

 

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