sexta-feira, 31 de julho de 2009

ÉTICA. É O QUE PRECISAMOS


Acredito que já está passando do momento para que os nossos políticos sérios, e sei que ainda existem muitos, de se revoltarem e promoverem um evento a nível nacional, com a presença da sociedade organizada, mas todas, não as escolhidas a dedo, para discutir amplamente a ética na política brasileira.

A situação atual está a exigir que medidas sejam tomadas com o objetivo de estancar a crise que hoje está levando a população a não acreditar mais nos nossos políticos. Infelizmente.

Temos que reunir o que ainda resta de sério no meio político, os sindicatos, associações de classe e de moradores, representantes estudantis, para que seja estabelecido critérios de forma que a população sinta o retorno da Etica na política nacional, como valor intrínseco àqueles que queiram exercer mandatos.

Está na hora de darmos um basta nestes políticos que fazem do serviço público um pêndulo para as suas maracutaias, transformando-a em cabide de emprego para familiares, amigos e cabos eleitorais. Chega de políticos que se utilizam da prerrogativa do forum privilegiado, excrecência que já deveria ter sido extinta, para roubar o erário público e junto com os seus amigos financiadores, transformar o patrimônio público em bem privado.

Está na hora de acabarmos com este conflito de interesses e se elaborar um Código de Ética onde repouse os interesses da população, identificando os atos considerados lesivos a nação e a sociedade. Os nossos políticos tem que ser vistos como pessoas que tem os mesmos valores e os mesmos direitos e deveres de qualquer cidadão. Chega dos superhomens engravatados com nome de político, a quem é dado cometer todo tipo de delito e nada lhes ocorrer. Chega de Conselhos de Ética, composta por amigos e parceiros daqueles que deveriam ser expurgados da vida pública.

Está na hora de se dar um basta ao forum privilegiado. Que privilégio é este que permite roubar, matar, ameaçar, faltar com o decoro e nada acontece. Basta se ter um mandato e pronto, nada mais me atinge. Que privilégio é este que autoriza a utilizar dos bens públicos como se fossem privados, de transformar o serviço público em cabide de emprego e utilizando-se da função para obter vantagens e nada acontece.

Até quando a nossa população irá suportar tanto desvios de personalidades se fazendo passarem por políticos, acoitados por nossos partidos políticos e por nosso judiciário que nunca os julgam. Só para lembrar, temos deputado federal que já se encontra no terceiro ou quarto mandato e até hoje as suas roubalheiras cometidas quando foi prefeito não foi julgado o mérito. Sempre se candidatam escundado em liminares concedidas pela justiça. Aí ela é ágil. Mas porque não os julgam com a mesma rapidez? Quatro mandatos significam 12 anos. Onde está a nossa justiça?

É claro que também somos autores e culpados por este lamaçal que hoje se abate nas principais cassa legislativas, executivas e até o judiciário, somos responsáveis dessa impostura porque hoje passamos, pois fomos nós, com o nosso voto, que colocamos estes senhores que só fazem macular o mundo político nacional.

Portanto o que se pede neste momento, é que todos aqueles que ainda tenham o mínimo de dignidade acordem para a realidade e os políticos sérios comecem a agir antes que seja tarde. Nada diferencia o nosso mundo político ao submundo da marginalidade, aliás, atualmente estão muito parecidos, são quase irmãos siameses.



Um comentário:

www.eduardoleite.blogspot.com disse...

E como precisamos.Infelizmente não sei se contamos com tantos políticos que estejam aptos a serem engajados num processo de implantação da ética em seus respectivos partidos.