domingo, 12 de julho de 2009

DÊ UM BASTA NA CORRUPÇÃO


A sociedade brasileira assiste a toda hora e momento, num misto de espanto e decepção a escalada gritante de corrupção praticados pelos diversos escalões das administrações do país e em todas as esferas de poder, seja Executivo, Legislativo ou Judiciário. E o que chega ser estarrecedor é que por mais provas se acumulem e as demonstrem, quando o corrupto é flagrado, nega e mente descaradamente...E o pior, no outro dia está desfilando nas ruas livremente, fruto das benesses da nossa justiça.

Hoje, mais que nunca está em vigor a famosa Lei de Gerson. Lembra-se? aquela em que o mais importante é levar vantagem em tudo?

Diante de tanta podridão acumulada, a corrupção está vindo à tona dos subterrâneos enlameados deste país, e sendo conhecida pelos brasileiros, em denúncias que explodem por vários cantos, mostrados pela imprensa, que Graças a Deus ainda é livre, apesar do nosso "brilhante" Supremo ter cassado a exigência do diploma para exercer a profissão e da forma que as coisas andam, não demora nossas editorias estarem cheias dos representantes destes homens que montaram uma verdadeira quadrilha para roubar o povo brasileiro, calando a última voz.

A contribuição que a corrupção traz para a sociedade é a da indicação de um comportamento sem ética que afeta diretamente o relacionamento entre as pessoas, condicionando-as também elas, de querer participar, ou seja, buscarem uma oportunidade de levar vantagem, já que está disseminado o espírito da impunidade pelos nosso tribunais.

O incentivo às pessoas na busca incessante de ter cada vez mais, com valores de vida distorcidos tem incentivado a buscar levar vantagens sobre as outras, com o objetivo de alcançar de modo fácil bens financeiros e em especial, bens materiais, não importando se para isso, elas precisem agir de modo desonesto, utilizando meios escusos e pouco éticos ou lícitos.

Resumindo, na forma como as coisas estão acontecendo, o "ser honesto" é um animal em extinção, pois já esta amplamente disseminado em nossa sociedade de que "ser desonesto, conseguindo vantagens, é ter mais valor, é ser mais esperto do que os outros".

Com esses valores de vida distorcidos, as pessoas começam a olhar para as outras e a se olharem como inimigos e adversários, um preste a engolir o outro.

Esse estado de coisas deve levar a sociedade humana a refletir e buscar condições de se transformarem em seres humanos mais equilibrados e saudáveis agindo com caráter, honradez e eqüidade, sem a necessidade de infrigirem as Leis, tendo a ética como meta das suas ações. Tem que ser buscado o equilíbrio, onde seja cultuado a máxima para a sociedade que ser honesto, ter caráter e agir com responsabilidade deve ser a regra geral para as pessoas e não a exceção.

Devemos pensar nas futuras gerações. Devemos transmitir a elas comportamentos que as levem a ter esperança de um mundo melhor, já que elas assumirão os postos de comando deste planeta no futuro.

Para que as novas gerações possam evoluir sem os vícios estabelecidos por esta sociedade podre e com características saudáveis de seres humanos, e se a nossa sociedade realmente deseja formar seres humanos sem os vícios de hoje, com mais responsabilidade, mais equilíbrio e honestos, com princípios éticos e onde não predomine o TER, substituindo-o pelo SER, é necessário repensar as mensagens e exemplos que está dando às crianças e jovens, e que formação está dando para as suas personalidades.

É importante que saiamos desta realidade, e que as pessoas tenham a coragem e sejam capazes de tomar a decisão certa e de fazer bem a sua parte, assumindo-a com responsabilidade, de forma que se transformem em agentes das mudanças para uma sociedade mais saudável e equilibrada, e isso inclui erradicar a corrupção.

É fundamental que cada um, independente da atividade ou função que exerça se transforme em um Agente de Mudanças. Se cada um fizer a sua parte, o melhor possível, certamente o país poderá chegar a ter uma sociedade mais equilibrada e ética, seguindo regras de convivência mais sadias e não mais seguindo a máxima da "Lei de Gerson".

Portanto, é preciso que cada um faça bem a sua parte, e isto inclui todos! É importante que iniciemos esta cruzada, e que a maioria, que ainda não está contaminada, colabore e ajude a parar com as ações daqueles seres humanos que acham que podem "levar vantagem", não votando mais em políticos corruptos, não pagando propina qualquer que seja o valor, não agindo sem ética. Cabe a você e a cada um de nós dá um basta na corrupção.

Nenhum comentário: