sexta-feira, 24 de julho de 2009

ESTÁ EXPLICADO. É A CERTEZA DA IMPUNIDADE QUE MOVE A CRISE NO NOSSO PARLAMENTO


Como nas demais crises que surgiram, a certeza da impunidade é o motor que alimenta a crise do nosso parlamento. Estão lembrados do caso da espionagem do painel de ACM? Do Caso Jader Barbalho? O de Renan Calheiros? Só para lembrar dos mais recentes. Portanto é acreditando na impunidade que o Presidente Sarney se sente fortalecido.
Porém o que tem surpreendido a todos é a insistente defesa do presidente Lula a este político que já deveria ter sido aposentado a muito tempo, que sempre se utilizou dos bens públicos para fazer o seu patrimonio político e talvez financeiro, além de ser o maior exemplo de de um sistema abolutista onde não consegue separar o patrimônio público do seu.
Porém como ele, existem muitos em nosso parlamento, pois, por incrível que possa parecer, os nosso políticos ainda se acham pequenos "nobres", sobretudo aqueles que se consideram os coroneis da região e agem como se fossem donos do patrimonio público.
As conversas gravadas pela Polícia Federal e que foram divulgadas comprovam claramente total falta de decoro do atual presidente do Senado, apesar de Lula, o que em um parlamento onde houvesse a mínima dignidade, este senhor já estaria afastado, até para preservar o bom nome da Casa, se é que ainda tem.
Importante esclarecer, que transformar o bem público como se fosse propriedade sua, não é uma prerrogativa do sr. Sarney. Nos Estados isto também ocorre e principalmente nos municípios, e quanto mais pobre este, mais fica caracterizado. Porém, o que estarrece no caso Sarney é a disfarçatez e o cinismo como a coisa era feita, onde usou de sua influência para manipular a máquina do executivo federal em favor da família e amigos.
O pior é que, para não se tomar a decisão que seria a mais correta e praticada em qualquer casa parlamentar do mundo, ou seja, a destituição da presidencia e cassação do mandato, os parlamentares que o apoiam e os do PT usam o desgastado argumento da GOVERNABILIDADE para empurrarem o problema com a barriga.
Se observarmos as propostas e projetos enviados de interesse do governo, este sempre contou com a boa vontade da oposição, tanto é que tudo que tem enviado tem sido aprovado. Pergunto: onde está o risco da governabilidade? A não ser que Lula e o PT deva algo a Sarney que nós brasileiros não sabemos e com este apoio, com certeza está jogando fora o apoio do povo a sua candidata a presidente.
É bom que todos lembremos deles no próximo ano, e pensemos que Senado que queremos a partir de 2011, que infelizmente pelo andar da carruagem, continuará a ter este senador entre os seus pares

Nenhum comentário: