sábado, 12 de abril de 2025

Como decifrar as angústias das crianças: 'Dificuldade em matemática pode ser ansiedade com contas da casa'

Há muitos caminhos que levam crianças pequenas à terapia, na busca por um lugar confiável e seguro em que podem entrar em contato com seus incômodos, medos e angústias — tema da terceira reportagem da série da BBC News Brasil sobre a saúde mental de crianças e adolescentes.

A mudança no comportamento é um fator chave para os pais e outros cuidadores identificarem um sofrimento na crianças, diz a psicóloga Louise Madeira, especialista em Terapia Familiar e de Casais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e idealizadora do podcast New Me.

As crianças pequenas chegam aos consultórios também encaminhadas por profissionais que os acompanham nas suas escolas.

Rosa Maria Marini, doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento pela Universidade de São Paulo (USP), diz que algumas escolas fazem isso porque são mais sensíveis e atentas às dificuldades vividas por seus alunos, enquanto outras buscam confirmar um diagnóstico.

Os problemas mais comuns que levam as escolas a fazer isso, segundo Adela Stoppel de Gueller, doutora em psicologia clínica pela PUC-SP e professora do curso de Formação em Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae, estão as dificuldades de aprendizagem, a falta de interesse em aprender, comportamentos disruptivos, dificuldades de socialização, agressividade, roubos de pequenos objetos e mentiras.

Mas são as dificuldades de aprendizagem a queixa central nos encaminhamentos de crianças que chegam ao psicanalista Alexandre Patrício de Almeida, autor de Por uma ética do cuidado (editora Blucher) e de Psicanálise de boteco: O inconsciente na vida cotidiana (editora Paidós).

À primeira vista, uma criança ir mal na escola pode parecer ser um problema cognitivo, relacionado ao conhecimento ou a alguma fragilidade neurológica, aponta Almeida.

E pode ser isso mesmo em alguns casos, diz o psicanalista, mas escutar o que estas crianças têm a dizer pode revelar que outra coisa possa estar acontecendo com elas.

"Muitas vezes a criança vem porque está com dificuldade de aprender matemática. Mas não é isso que está acontecendo", diz o especialista, que é doutor em psicologia clínica pela PUC-SP.

"Essa criança está tão ansiosa, preocupada com o divórcio dos pais ou com a situação financeira da casa — por incrível que pareça, crianças e adolescentes preocupados com o amanhã é algo que aparece muito na clínica", prossegue.

"A criança está tensa e não consegue se concentrar; preocupada, ela não consegue prestar atenção na aula." Ou seja, dificuldade com as disciplinas na escola pode ser, na verdade, resultado de uma angústia com as contas da casa ou com brigas entre os pais.

Mas o psicanalista ressalta ser importante que os pais ajustem suas expectativas em relação ao tratamento e ao resultado.

"Muitos pais procuram analistas com a expectativa de ajudar o filho a passar de ano, a melhorar a dificuldade em uma matéria. Mas não é isso que a psicanálise faz", diz Almeida.

"Essas queixas de aprendizagem estão muito relacionadas às questões emocionais. Na clínica, lidamos com o inconsciente, as emoções, conflitos internos e angústias dessa criança. Indiretamente, o tratamento surte um efeito sobre a atividade cognitiva, mas esse não é o propósito."

Belinda Mandelbaum, professora titular do Departamento de Psicologia Social da USP, aponta que toda situação de crise tem profundo impacto na vida das crianças.

O motivo do problema podem ser questões internas na dinâmica da família ou fatores externos, como desemprego, separação, doença ou morte.

As crianças têm um vínculo de dependência dos pais, ficam atentas às emoções deles e sentem o sofrimento da situação. Ela recomenda que os cuidadores fiquem atentos a isso.

"É muito importante conversar com a criança sobre o que está acontecendo, na linguagem e na medida das possibilidades de entendimento dela", diz a psicanalista, que é autora de Trabalhos com famílias em psicologia social e Desemprego: uma abordagem psicossocial (ambos pela editora Blucher).

"Para transmitir que a situação está sendo cuidada, que os pais estão atentos a ela. O silenciamento é sempre pior."

•        Sofrimento 'herdado' dos pais

A angústia de uma criança pode refletir um conflito que, na verdade, pertence à história de vida dos pais.

Em seus atendimentos e nas pesquisas sobre os vínculos, Mandelbaum nota que muitas vezes a família leva uma criança ou adolescente ao tratamento com a ideia de que o profissional vai resolver o problema da criança, sem levar em consideração a participação psicológica dos pais, dos cuidadores ou dos familiares na origem e em como os sintomas aparecem.

Os pais dizem que estão bem, sem problemas; é a criança que está se comportando mal.

"Muitas vezes, a criança começar a melhorar, a se libertar de um certo sintoma, e os pais tiram da terapia. É como se a família precisasse da criança naquele lugar, de portadora do sintoma, da doença, do que não vai bem", diz a psicanalista.

Por isso, é fundamental envolver a família no tratamento. "Enquanto de alguma maneira os pais não cuidarem de seus próprios conflitos, da sua própria história infantil, sua relação com os próprios pais, a criança não vai poder ser libertada desse lugar de portadora de um sintoma", destaca Mandelbaum.

"É como se os pais transferissem para a criança isso que nunca puderam elaborar."

No acompanhamento com os pais, a psicanalista Rosa Maria Marini, doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento pela USP, trabalha a importância de eles sustentarem a difícil posição de ser uma figura de autoridade.

"Uso o seguinte exemplo: os pais não querem que o filho coma pipoca depois da aula no pipoqueiro em frente à escola. Eles então pedem que a escola proíba a venda da pipoca, porque eles não conseguem proibir seu filho de comer", diz Marini, que é organizadora dos livros Gênero e sexualidade na infância e adolescência: reflexões psicanalíticas e A vivência da morte e do luto na infância e adolescência (ambos pela editora Ágalma)

Segundo ela, as principais questões que trazem as crianças ao consultório são as dificuldades com a lei e as regras, indicando tanto uma fragilidade das crianças em renunciar ao prazer para se submeter às exigências da vida (realidade), quanto uma dificuldade de seus adultos cuidadores (pais e escola) em sustentar a autoridade.

Ela lembra o quanto é difícil para uma criança parar de executar uma tarefa prazerosa para executar uma atividade necessária, como fazer a lição, arrumar o quarto ou parar de brincar.

De acordo com Marini, é preciso sinalizar para os pais que o legado mais importante que eles transmitem ao filho é a interdição, pois só assim essa criança se tornará capaz de enfrentar os "nãos" que vai receber ao longo da vida.

Durante o tratamento dos filhos, ela diz que convida os pais a revisitarem a própria infância para poderem retomar como era exercida a autoridade sobre eles enquanto crianças.

"Quando filhos se tornam pais, eles reatualizam sua experiência de infância, mas em uma outra posição", diz Marini.

"Esta outra posição carrega muitas questões, como 'vou ser o pai que não tive', 'vou ter um filho que não fui'... Resgatar a autoridade das gerações anteriores não significa reproduzi-las, mas, sim, reconduzi-la como elemento essencial do ato educativo ao longo das gerações."

•        Os desafios da era das telas e das redes sociais

Para Marini, o exercício da autoridade dos pais é decisivo em uma queixa bastante familiar: o uso excessivo de telas. Cabe aos pais definir o tempo de contato com elas.

A psicanalista faz a ressalva de que o uso das telas, em si, não deve ser um algoz, mas diz que elas estão aprisionando e desamparando quem as usa, seja uma criança, adolescente ou adulto, em vez de viver a vida que há fora delas.

"Preferir as telas ao convívio com os humanos terá como consequência a profunda dificuldade em viver em sociedade e de se submeter às experiências típicas da realidade não virtual, tais como frustração e renúncia ao prazer", ela adverte.

Com a digitalização da vida e a internet, a relação com o tempo ficou complicada inclusive para os adultos. No caso das crianças, essas consequências aparecem, por exemplo, na aprendizagem e na socialização, que se tornam ainda mais desafiadoras.

"O tempo hoje é simultâneo, fazendo com que a criança não consiga viver experiências de espera, renúncia, paciência", destaca Marini.

"O espaço se sobrepõe ao tempo, onde passado, presente e futuro se amalgamam em um bloco que impede os tempos necessários de ver, compreender e concluir um acontecimento vivido. A criança, assim, sofre, pois não tem consistência psíquica para suportar tais experiências."

Um tempo que sofre alteração expressiva é o da infância, que começa a se precipitar no mundo adulto, isto é, elimina-se a fase em que as coisas podem não ser sérias, lamenta Adela Stoppel de Gueller, uma das autoras de Intoxicações eletrônicas: o sujeito na era das relações virtuais (editora Ágalma).

Não raro, crianças vivenciam problemas com autoimagem, ficam ansiosas com o fim do mundo e brigam por causa de política. "Hoje, as crianças têm que performar na escola de modo equivalente aos adultos no trabalho", diz Gueller.

"Ser levada 'a sério' é inicialmente sedutor para a criança, ela quer ser como os adultos. Mas um boletim escolar não pode ter o mesmo peso de um informe no escritório", prossegue.

"A infância deve poder preservar o tempo de perder tempo, do ócio, do inútil. Nossa fonte de criatividade se gesta nesse laboratório das brincadeiras sem sentido, com bobagens e que não têm utilidade nenhuma."

•        O que a criança vai ser quando crescer?

As identificações são fundamentais e formativas para as crianças, destaca Gueller. Elas prestam muito mais atenção nas escolhas, atos e preferências dos pais do que as coisas que eles dizem. Para elas, fazer é dizer. E ficam atentas às contradições, tropeços e falhas de saber dos pais.

As redes sociais participam significativamente do processo de identificação. "Elas são, hoje, a via privilegiada onde as crianças encontram heróis e heroínas, ídolos com quem se identificam ou tentam imitar. Em outro momento foi na televisão, na escola ou na vizinhança", pontua Gueller.

A psicanalista acrescenta que os personagens parecem estar mais próximos e acessíveis; muitas vezes, são semelhantes à criança, mas, de uma hora para outra, viram celebridades que não têm nenhum valor especial além de ser famosas e ganhar dinheiro, com nenhum talento particular.

O que esse sucesso comunica às crianças, que ainda estão aprendendo a se situar no mundo?

"Como a fama pode ser conquistada em um passe de mágica, tudo aquilo que comporta esforço, estudo ou treino fica desqualificado. Quer dizer que os ídolos podem não ter nenhuma qualidade particular", pontua Gueller.

Em se tratando da saúde mental das crianças, é tentador, para muitos, pensar que "a culpa é dos pais" ou "a culpa é da escola" ou "a culpa é da cultura".

Então, como um tratamento pode engajar uma criança de forma mais ativa, mesmo que o que a afete tenha relação com ações dos outros ao seu redor?

É preciso diferenciar culpa e responsabilidade, indica Marini, porque a culpa é sempre paralisante.

"Fora casos muito específicos e graves, os pais educam seus filhos sempre visando o melhor. Só que eles educam como eles podem, e não como os manuais querem. Nesse sentido, não há uma culpa."

O analista, ao trabalhar tanto com os pacientes quanto com seus pais, busca que eles reflitam de que modo se posicionam nas dificuldades das quais se queixam. No caso das crianças, elas podem falar disso, brincar sobre isso, desenhar isso.

"Mesmo que as dificuldades de uma criança sejam respostas a sintomas familiares ou parentais, ela levantou o dedinho para encarná-las, enunciá-las ou denunciá-las", diz Marini.

"Então, cabe a ela levantar mais uma vez o dedinho para se ocupar delas, naquilo que é possível."

 

Fonte: BBC News Brasil

 

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