Candidatos indígenas e LGBT+ buscam abrir
espaço numa Santarém à direita
Uma é cacica Tupinambá
que luta para se tornar a primeira vereadora indígena em mais de 360 anos de
história não indígena de Santarém, no Pará. O outro é o primeiro vereador gay
da história do município – segundo diz, brincando, “o primeiro assumido” – que
batalha pela sua primeira reeleição.
Raquel Tupynambá, 34
anos, e Biga Kalahare, 35, ambos do PT, representam minorias que buscam se
firmar no cenário de Santarém como atores políticos para fazer o contraponto em
meio ao avanço do agronegócio e às pautas da direita.
A trajetória de
Tupynambá tem se tornado cada vez mais comum entre as jovens lideranças
indígenas no país. Elas saem para estudos sobre o mundo dos não indígenas e
retornam à sua terra de origem para trabalhar em torno das bandeiras do
movimento indígena. Nasceu na aldeia Surucuá, em uma terra indígena hoje
sobreposta à reserva extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns. Ainda adolescente,
aos 15 anos, foi estudar no Instituto Federal do Amazonas, em Manaus, onde se
formou em biologia. Em seguida emendou com um mestrado em botânica no Instituto
Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Em 2019, iniciou um doutorado em
antropologia social na Universidade de Brasília (UnB). Nesse tempo todo, deu
aulas dentro e fora da reserva extrativista.
Em 2021, seguindo os
passos de liderança da mãe, Maria do Rosário, que também foi cacica, Raquel se
tornou coordenadora do Conselho Territorial, entidade representativa dos
Tupinambá.
Sua pesquisa de
doutorado é sobre a origem do seu povo, que teve os primeiros contatos com não
indígenas por volta de 1700 na região de Santarém. Hoje somam cerca de 3 mil
indígenas em 28 aldeias. “Estamos aqui há mais de mil anos, no mínimo. Estudos
arqueológicos feitos na região mostram que ali, no nosso território, os
primeiros vestígios de povos indígenas são de cerca de 2 mil anos atrás”, disse
Raquel.
<><> Por
que isso importa?
• A Agência Pública está percorrendo a
BR-163, entre os estados do Mato Grosso e Pará, e o município de Santarém é um
dos locais dessa rota onde nossa equipe investiga como o tema das mudanças
climáticas e meio ambiente vem sendo discutido nas eleições municipais. A
região é extremamente marcada por fogo, conflitos e desmatamento, com cidades
que registram grande adesão ao bolsonarismo.
Um dado absurdo da
história é que essa mesma terra indígena, comprovadamente ocupada por indígenas
há centenas de anos, até hoje não está demarcada pelo governo federal. O
território sofre ameaças e invasões, mas ficou razoavelmente protegido graças à
ação dos Tupinambá. Ele hoje está sobreposto à Resex, com 647 mil hectares, que
data de 1996. Os indígenas reivindicam cerca de metade da Resex.
“A Resex também foi
criada como uma luta do povo Tupinambá. Porque nessa época, nos anos 1990,
havia duas madeireiras dentro do território que estavam tentando expulsar as
pessoas que ali moravam. Então o povo se juntou, se reuniu e naquele momento
entendeu que, junto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, talvez fosse a
melhor estratégia, a criação de uma Resex”, disse Raquel.
Assim como em toda a
região do Baixo Amazonas, a terra de Raquel também sente os efeitos da expansão
do agronegócio e da seca. Vários pontos do rio estão intransitáveis, o que tem
feito barcaças de grãos ancorar perto de aldeias. Ao mesmo tempo, começaram os
rumores de que os transportadores de grãos pretendem explodir rochas ao longo
do rio a fim de facilitar a navegação. “Os pedrais são locais sagrados e
berçários de peixes e quelônios. Isso está nos preocupando bastante. Vimos uns
barcos fazendo essas pesquisas, mas ainda não está oficializado”, disse a
candidata.
A exemplo de muitas
lideranças jovens indígenas, Raquel usa seus perfis nas redes sociais com
mensagens em defesa da preservação “das nossas florestas e dos rios” e para
“promover justiça climática para todos”.
Raquel disse que, logo
que começou a campanha, sofreu uma primeira onda de ódio no Instagram, no qual
tem 7 mil seguidores. “Inicialmente teve um ataque na rede, ‘ah, não é indígena
nem aqui nem sei onde’. Mesmo com todo esse estereótipo que eu tenho, teve
gente que teve a coragem de dizer que eu não sou indígena. A gente não ligou.
Hoje tenho sentido que tem menos ataques nas redes e tenho sentido uma adesão
das pessoas no sentido de que ‘você é indígena, vou votar em você porque acho
que você pode fazer diferente’.”
• Projetada na internet, a “bixa
santarena” alia humor ao trabalho
Biga Kalahare, o
vereador eleito em 2020 que tenta a reeleição, também defende a preservação da
Amazônia. No início de setembro, postou uma foto ao lado da ministra do Meio
Ambiente, Marina Silva. Alguns internautas xingaram a ministra, mas a
publicação teve mais de 2,2 mil curtidas.
A meteórica carreira
política de Biga – diminutivo de Abigail, nome social escolhido por Márcio
Adamos Lima Silva – é um fenômeno típico das redes. Nascido em Santarém, filho
de pais cearenses, em 2009 Biga se mudou para Manaus (AM), onde trabalhou como operário
de linhas de produção na Zona Franca da cidade. Retornou a Santarém em 2012,
onde foi contratado como frentista de um posto de gasolina.
Quando voltou, Biga
percebeu melhor as profundas transformações vividas na região de Santarém com a
chegada da monocultura.
“A nossa cidade sofre
uma destruição visual de impacto muito forte com a chegada dos sojeiros.
Subindo a BR-163, o que se via antes e o que se vê agora é totalmente
diferente. Territorialmente falando, a gente não vê mais quase mata. A gente vê
muita plantação. A gente vê muito esses grandes galpões, essas carretas. Isso
de 10, 15 anos para cá. A cada ano que passa, a gente vê menos mata. E isso eu
acho que financeiramente é bom, né?, mas eu acho que socialmente, não é legal.”
Ainda como frentista,
Biga começou a olhar com mais atenção para as possibilidades da internet.
Queria trabalhar com humor. Em 2016, postou no YouTube o primeiro de uma série
de vídeos em que se apresentava como “a bixa santarena”. Os vídeos, somados, tiveram
mais de 800 mil curtidas, a ponto de chamar atenção de um blogueiro já
conhecido na cidade. Era JK do Povão, exatamente o atual candidato a prefeito
bolsonarista e fortemente apoiado pelo agronegócio.
Biga trabalhou com JK
durante um ano. Atuava como repórter, indo a diversos bairros de Santarém, com
331 mil habitantes, a fim de mostrar os problemas da periferia e cobrar
soluções das autoridades. Ele começou a viralizar no Instagram e percebeu que
podia trilhar um caminho independente. Hoje ele tem 127 mil seguidores na rede
social.
Em 2018, houve um
ponto de virada quando ele comentou, no Instagram, que tinha sonhado que tinha
conversado por meia hora com um dos seus ídolos, o ator e comediante Paulo
Gustavo, morto pela covid-19 em 2021. Ocorre que o artista assistiu ao vídeo e
respondeu que falar com ele por meia hora “é só em sonho, porque na vida real é
só oi, oi, beijinhos e tchau”.
A brincadeira foi mal
recebida por muitos internautas, que pediram uma retratação de Gustavo. Biga,
porém, disse que entendeu a zoeira e passou a defender o seu ídolo. Depois, na
pausa de um show em Manaus, Gustavo se encontrou com Biga para conversar e tirar
fotos. Toda a celeuma rendeu milhares de visualizações para Biga, que virou uma
celebridade em Santarém.
Nos seus vídeos, Biga
também falava e fala de política, mas de um jeito próprio. “Em todos os meus
vídeos de crítica, eu faço engajamento pra galera rir e ao mesmo tempo ir no
gancho da crítica. Porque política é chata, né? A gente sabe que política é chata.
E pra gente fazer com que as pessoas fiquem no assunto da política ou tu tens
que ser muito safo pro conteúdo que tu estás mostrando ou tu tens que fazer
tuas maluquices pra poder fazer a galera ficar no assunto, entendeu?”
Em 2020, Biga decidiu
se lançar a vereador. Primeiro se filiou ao Novo, depois se acertou com o PT.
Foi eleito em penúltimo lugar, com 1.276 votos. No começo, foi mais difícil,
recebeu ameaças e ondas de ódio.
“A Biga de três anos
atrás não é a mesma Biga de hoje. Eu era um pouco imatura. Era uma nova
experiência, um novo território em que eu tava entrando. E aí eu fui afrontoso
mesmo. O pessoal me chochava [falava mal] muito. E aí eu gritava nas minhas
redes sociais. Que ‘agora vocês vão ter um vereador viado, um vereador bicha’.
E aí isso aí revoltou muito a galera tradicional. E tipo, meio que eu afrontei.
E aí eles vieram com o caralho pra cima de mim. A pior ameaça foi uma de que
‘se me pegassem na rua eu ia me dar porrada’. Falavam que eu era envolvido com
facção. Mentiras desse tipo.”
Com o tempo, contudo,
o ódio diminuiu, quase desapareceu. Biga disse que provou, no dia a dia da
Câmara, que pode recorrer ao humor nas redes e, ao mesmo tempo, ser sério na
hora do trabalho. Apresentou 42 projetos de lei e aprovou “três ou quatro”. Um
dos mais importantes foi o que obriga bares e boates a adotar a política do
“não é não”, isto é, instalar placas e cartazes com informações para os
empresários saberem agir no caso de um assédio sexual contra um cliente,
principalmente contra mulheres. A lei foi aprovada, mas ainda não entrou em
vigor.
Tanto Biga quanto
Raquel Tupynambá reconheceram que a militância do PT ficou “chateada” ou
“frustrada” com a aliança do partido com forças da direita que incentivam o
agronegócio na região, como o União Brasil e o próprio MDB, ao apoiar o
candidato Zé Maria Tapajós (MDB).
Biga foi consultado
pelo partido e disse que gostaria de apoiar o lançamento da ex-prefeita Maria
do Carmo, mas o comando do partido optou pela aliança. “Eu acho que – não diria
a coisa certa – mas eles fizeram o que eles acham que é melhor pra um futuro do
partido. Infelizmente, não adianta a gente querer que ela venha candidata e,
depois, perder. Eu não tenho a experiência política que eles [do partido] têm,
de anos. Então eu respeito muito o posicionamento dos mais experientes. E
explicaram a situação de que, às vezes, é melhor a gente dar um passo ou parar
um passo pra depois dar dois passos pra frente.”
Fonte: Por Rubens
Valente, da Agencia Pública
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