sábado, 13 de junho de 2009

A BANALIZAÇÃO DA VIDA


Todos os dias ao acordar somos bombardeados com notícias a respeito da quantidade de mortos em nossa cidade. São dezenas de famílias a chorar e a contar os mortos. Já não nos preocupamos mais com os roubos e assaltos, e sim que ainda estamos vivos.
Os agentes de segurança usam os mesmos e cansados argumentos para justificar a sua impotência e incapacidade. São acertos de contas das drogas.
Os governantes se vangloriam dos números de policiais efetivados e da quantidade de veículos comprados.
Mas uma coisa eles não dizem: onde estão os policiais, pois nas ruas onde deveriam está, ninguém os vê. Os veículos, onde se encontram? pois circulando pela cidade também, não. Aliás o mais comum é encontrarmos parados em oficinas. E me pergunto: quebrou como se ninguem ver as viaturas fazendo rondas?
E o nosso judiciário, que contribuição tem dado? Este é um Poder que há muito tempo vem revelando sua incapacidade de atender a comunidade, exercendo com firmeza, eficiência e presteza a sua missão institucional, acometido como se encontra deste mal crônico que tomou o seu corpo: A MOROSIDADE JUDICIAL.
Esta morosidade que na prática significa dizer que se alguém necessita de socorrer-se do Judiciário para solucionar as questões, instaurados os processos, estes ficarão eternizado em suas prateleiras, ficando o cidadão refém por longos anos de uma solução, quando não os prescreve.
Portanto, a MOROSIDADE da nossa Justiça, só tem beneficiado àqueles que cometem ilícitos, o que lhes dá uma sensação de IMPUNIDADE, levando ao cidadão que procura agir dentro da Lei em relação ao Poder Judiciário, ao descrédito e a impotência.
Diante dessa realidade triste e angustiante que vivemos nos dias atuais, do recrudescimento da violência e dos crimes de toda espécie, uma vez que o sentimento de impunidade, decorrente da morosidade judicial, cuja impunidade e sentimento de impunidade já está instalado no consciente coletivo, passando ao cidadão comum, a sensação de que os maus e os desonestos estão sempre "levando vantagem" em contraposição daqueles que se esforçam e se sacrificam agindo de conformidade com a moral, a ética e a ordem jurídica.
Assim agindo, a nossa Justiça passa a tomar um partido. Está a favor de quem comete atos ilícitos.
Acredito que está na hora de se dar um basta.

Nenhum comentário: