domingo, 7 de junho de 2009

A Copa é Nossa. Será?


Governos e torcedores vibraram e soltaram foguetes após o anunciado pela FIFA escolhendo Salvador como uma das sedes (ou sub - sede?) da Copa do Mundo a ser realizado em 2014. Muitos dos que vibraram, talvez nem vivos estejam até lá.

Pobres torcedores, já que a Copa não é para o nosso povo e sim para turistas, só para jogar um pouco de agua fria na fervura da nossa população, o preço do ingresso (sem cambista) já está estimado a preço de hoje, em torno de R$ 250,00. Portanto, os baianos ficarão longe da festa, a não ser que inicie de imediato a poupar.
Quanto as vantagens, apregoam os governantes que só trarão beneficios e que não serão investido recursos públicos em sua organização.
Se voltarmos um pouco ao tempo, este discurso foi amplamente difundido quando o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar o PAN. No final, o que assistimos foi o Governo ter sido obrigado a investir, e investir pesado (cujas contas estão até hoje sob suspeição do Tribunal de Contas da União).
Agora pergunto: passado o PAN, como está o Rio de Janeiro? Claro continua lindo, mas as favelas, foram humanizadas e contidas? O tráfico diminuiu? A segurança está uma maravilha? E a saúde pública e educação? Reflita. Quais beneficios efetivos o PAN trouxe para a população carioca?
É preciso que todos tenham consciência que a iniciativa privada investe apenas naquilo que dá retorno imediato (hotéis, restaurantes, espaços de lazer, etc), cabendo ao Governo a parte de infra-estrutura. Ou alguem acredita que a iniciativa privada irá investir na construção do metrô, das vias estruturantes, na reconstrução da Fonte Nova? Quem irá investir na melhoria dos hospitais de saúde pública? Nos centros de treinamentos? A iniciativa privada? Como diziam os mais velhos, é mais fácil galinha criar dente ou boi voar, não acha?
Estes investimentos serão bancados por nós, pobres contribuintes a quem não nos será dado o direito sequer passar por perto.
E como os nosso governantes irão efetuar as obras necessárias e exigidas pela FIFA? Assistimos a toda hora o Governador dizer que o Estado não tem recurso para melhorar a educação, a saúde pública, a segurança, os salários dos seus servidores. A Prefeitura? Esta cujo prefeito só vive de pires na mão, pois, falta recursos para tudo? Olha que estamos falando de bilhões de reais que serão aplicados, sem considerarmos o famoso superfaturamento.
Seria ótimo termos uma Copa do Mundo se tivéssemos uma educação pública de qualidade com professores bem remunerados e escolas bem equipadas; se tivéssemos uma saúde pública que oferecesse um atendimento humanizado ao invés de como ocorre atualmente, levando a quem dela necessita a humilhação; uma segurança pública que garantisse o direito de IR e VIR, como apregoa a nossa Constituição, e não deixassem a sua população encarcerada em suas casas, reféns dos marginais; que os nosso governantes se preocupassem oferecer uma qualidade de vida compatível com o elevado imposto arrecadado; que tratassem os seus servidores de forma que estes sentissem orgulhosos em seres servidores públicos; que os governantes tivessem a honradez e cumprissem as promessa feitas em campanha, não virando as costas para a população após eleitos, fazendo da promessas feitas como palavras levadas ao vento.

Nenhum comentário: