Quem são os filhos que assumem o privilégio
de ter a carreira impulsionada pelos pais?
Apenas 48h para
executar algo que jamais imaginou fazer. Nascida e criada nos bastidores de
shows de grandes artistas nacionais e internacionais, Mariana Carvalho, já não
se assusta com mais nenhum pedido mais diferente na hora de montar um camarim.
Principalmente se essa artista for internacional e atende pelo nome de Beyoncé:
“Desde a barriga da
minha mãe estou acostumada com o universo artístico. Já tenho uma facilidade
por ter relações com os produtores e os mesmos se sentirem seguros com a minha
entrega. Mas confesso que fazer o catering de Beyoncé foi um desafio. Foi pedido
um chocolate específico da marca Dengo, toalhas da MMartan e taças de cristais.
Porém, não deixamos de inserir no cardápio nossas iguarias baianas na esperança
dela comer um pãozinho delícia e nunca mais esquecer”, lembra Mariana sobre a
passagem meteórica de 'Bey' em Salvador.
Naquela noite fatídica
e inesquecível para Mariana, muita gente duvidou se realmente Beyoncé vinha ou
não vinha, se era fake ou não. A mulher não só veio de surpresa lançar o
documentário sobre sua turnê Renaissance como também virou a chave do Catering Mari
Carvalho. “Nesse mesmo dia estávamos produzindo o camarim de Roberto Carlos na
Arena Fonte Nova. Duas entregas gigantes em tempo recorde. Tenho consciência
que sou privilegiada por ter oportunidades e feito relações através de minha
mãe. Mas para você permanecer no mercado a competência fala mais alto”.
"Tenho
consciência que sou privilegiada por ter oportunidades e feito relações através
de minha mãe. Mas para você permanecer no mercado a competência fala mais
alto" - Mariana Carvalho, filha da produtora Irá Carvalho
Eles são filhos de
pais e mães famosos ou que se tornaram uma certa referência no mercado. Por
conta disso, tem privilégios e acesso mais fácil às oportunidades e as conexões
profissionais quando seguem o caminho já traçado pela família. O termo ‘nepo
babies’ surgiu lá fora, viralizou, provocou polêmica e ganhou até definição no
dicionário Collings sobre os “filhos do nepotismo”, ao fazer referência a quem
segue uma carreira idêntica ou bem próxima a de um parente.
E não são só as seis
filhas de Silvio Santos, Sandy, Júnior e Xororó, Xuxa e Sasha, Gilberto Gil e
Preta Gil que figuram exemplos conhecidos de 'nepo babies'. A Bahia também tem
os seus, sobretudo, no segmento de entretenimento diante da terra festeira e
celeiro de eventos que aqui se tornou. Segundo dados da Associação Brasileira
dos Promotores de Eventos (Abrape), no último ano, os eventos e o hub setorial,
somaram 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, chegando a R$ 291,1
bilhões de faturamento anual. Mais de 6,6 milhões de pessoas estão envolvidas
em todo o hub setorial.
Mariana é filha de Irá
Carvalho, criadora da Íris Produções. Irá tem mais de 40 anos a frente de
eventos e shows de grandes artistas em Salvador, entre eles Legião Urbana,
Titãs, Cazuza, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Caetano Veloso, A-Ha,
Marina Lima e Marisa Monte. “Sempre participei efetivamente de tudo, portanto
acho que não teria outro caminho a seguir, além de me identificar muito. Porém,
na pandemia surgiu um interesse em tocar um novo negócio que hoje agrega à
empresa de eventos. Assim caminhamos lado a lado”, comenta Mariana.
O Catering Mari
Carvalho nasceu em 2021 e de lá para cá já foi responsável pela preparação de
mais de 300 camarins, entre eles o de Beyoncé, além de Djavan, Gilberto Gil e
família, Lulu Santos, Alcione, Thiaguinho e Carlinhos Brown. Mariana também tem
uma confeitaria, a Doces de Mari. O irmão de Mariana, João Paulo, é mais um que
atua no mesmo setor, só que tocando a JP Produções.
“Cada um faz e conduz
sua trajetória de acordo com as possibilidades. No meu caso, eu pude
profissionalizar meus filhos. A forma deles de empreender é diferente, por
exemplo: eu só trabalho com o que gosto de ouvir, eles não ficam presos a
ritmos e segmentos. Percebo que eles vão muito mais longe”, acrescenta Irá
Carvalho, que traz para a capital até o final do ano, as turnês de Natiruts,
Fábio Júnior em setembro, Zeca Pagodinho, Silva, Nando Reis, no mês de outubro
e Ana Carolina e Jota Quest, em novembro.
Já a próxima missão de
Mariana é além do catering, toda a operação do backstage da tour de despedida
do Natiruts, que acontece neste sábado (07), na Arena Fonte Nova. Serão 19
camarins e várias ativações de marcas. “Não adianta ser filha de Irá e não ser
e não ser competente. Agradeço as oportunidades, mas sou muito focada em fazer
meu negócio dar certo. O catering Mari Carvalho hoje atende a eventos de
pequeno e grande porte, já fomos de festivais a artistas internacionais e
estamos a cada dia mais inovando o mercado”, ressalta Mariana Carvalho.
De modo geral, a
indústria criativa é muito baseada nos relacionamentos construídos ao longo da
carreira. E sim, os nepo babys, não precisam começar do zero. Para o professor
da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio
Vargas (FGV Ebape), Jose Mauro Nunes, o fenômeno ganhou os holofotes, porém, é
natural.
“É normal que pessoas
que estejam no meio artístico elas tenham maior facilidade de prosperar, porque
conhecem as pessoas do meio, produtores, os próprios executivos, gravadoras.
Começam com uma vantagem em relação aos outros, contribuindo muito com o arranque
dessa carreira, justamente por essas conexões sociais, conexões de trabalho. O
Brasil é um país de relações pessoais, onde o capital social é muito importante
para que você faça qualquer negócio”, destaca.
"O Brasil é um
país de relações pessoais, onde o capital social é muito importante para que
você faça qualquer negócio" - Jose Mauro Nunes, professor da FGV
Ebape
No entanto, existe um
peso do legado. “Há um peso muito grande do sucesso, de ter que repetir em um
curto espaço de tempo o que seus pais conquistaram. Então, esse é o desafio. Há
também o próprio fato de culminar a herança do parente com atualização. Saber
explorar o legado, mas conseguir fazer uma carreira além dos pais. Não dá para
o 'nepo baby' repetir unicamente a obra que existe. E isso não é tão fácil
assim”.
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Portas abertas
Rafa e Pipo Marques
são mais um exemplo de quem já nasceu com o pai artista. Além de seguir os
passos do cantor Bell Marques, os filhos também são sócios 100% Você, uma marca
de suplementação que tem produtos como o Choco Energy.
“Acho que todo pai
sempre vai querer criar as oportunidades possíveis para seus filhos, o que
estiver ao alcance. É algo que eu faria sempre por eles. No começo, eu e Aninha
fomos resistentes com a ida de Rafa e Pipo para música, mas a partir do momento
que percebemos que eles estavam levando a sério e sabiam o que estava por vir,
nos tornamos os maiores apoiadores”, comenta Bell.
"Acho que todo
pai sempre vai querer criar as oportunidades possíveis para seus filhos, o que
estiver ao alcance. É algo que eu faria sempre por eles" - Bell Marques
cantor
Rafa não nega s
oportunidades que ser filho de Bell trouxe. “Aproveitamos cada uma dessas
portas abertas, mas não deixamos de correr atrás das nossas demandas também,
dos nossos espaços, dos nossos projetos. Acho que reconhecer esse privilégio
foi saudável no processo, não deixou a gente tirar os pés do chão”.
É uma responsabilidade
muito grande, como complementa Pipo: “A gente sabia desde o começo, inclusive,
que as comparações seriam inevitáveis, pelo menos até entenderem que não
queríamos imitá-lo ou ocupar o lugar dele, apenas seguir nosso caminho, fazendo
as coisas do nosso jeito, mas sempre tendo ele como inspiração”.
Ana Luiza Gagliano
também se reconhece como 'nepo baby'. Filha do diretor fundador do Grupo San
Sebastian, André Gagliano, ela se envolveu, recentemente, na produção e
marketing do projeto Pirâmide Salvador, que engloba os selos San Boate e
Amsterdam. Luiza também é afilhada de José Augusto Vasconcellos, o outro sócio
fundador do grupo.
“Quando comecei a
acompanhar e entender um pouco do ramo em que eles estavam inseridos, estando
presente nos eventos maiores e nas festas nos finais de semana da SAN e da
Amsterdam, quis participar mais daquele processo, tive vontade de agregar e
comecei a me arriscar a produzir minhas próprias festas no local. Além da
autenticidade, meu pai e meu padrinho nunca tiveram medo de arriscar”, afirma
Luiza.
O Grupo San acaba de
completar 15 anos. Além do Carnaval de Salvador, são cerca de quatro eventos
grandes de nível nacional por ano, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro,
Belo Horizonte. Por outro lado, André destaca a capacidade de renovação que a filha
está trazendo para o negócio. “Meu pai tinha bloco de Carnaval e eu amava ficar
do lado dele. Aprendi muito, minha escola foi essa. Ela agregou na empresa
porque veio com ideias novas, sangue novo, pensamentos novos. E com Ana Luiza,
vem uma galera da idade dela, da faculdade, da social dela, então ela consegue
renovar a boate com público jovem, descolado, moderno, sem rótulos”.
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Influência
Base sólida já
construída, uma reputação estabelecida e uma rede de contatos pronta para ser
aproveitada. Ainda que o setor artístico e de entretenimento seja um celeiro
fértil para os 'nepo babies', o professor do Núcleo de Negócios da Wyden,
Avanilton Marinho vê outros setores com oportunidades favoráveis.
“Fica evidente que os
pais podem abrir muitas portas. Porém, isso não deve ser visto apenas como uma
'vantagem injusta', mas como uma realidade que faz parte de muitos setores. Ao
mesmo tempo, também é importante reconhecer que essas oportunidades vêm acompanhadas
de uma pressão e expectativa enormes, o que pode ser um peso para quem está
começando. Setores, como moda, política e até mesmo em negócios tradicionais ou
qualquer área onde o capital social e a rede de influência tenham um grande
peso, é provável que os 'nepo babies' encontrem mais oportunidades”.
"Isso não deve
ser visto apenas como uma 'vantagem injusta', mas como uma realidade que faz
parte de muitos setores. Ao mesmo tempo, também é importante reconhecer que
essas oportunidades vêm acompanhadas de expectativa enormes" - Avanilton
Marinho, professor do Núcleo de Negócios da Wyden
Faz a diferença quem
entende o privilégio das portas que já estão abertas, mas também está disposto
a trabalhar para provar que merece estar ali por seus próprios méritos. “Ter
visão, ser inovador e não depender apenas do legado dos pais. Construir uma identidade,
inovar sem alienar a base que já foi construída. Também é preciso lidar com
críticas e com o julgamento de que o sucesso só veio pelo nome ou pela
influência dos pais. Ou seja, criar um caminho próprio, mesmo tendo partido de
um ponto já privilegiado”.
O sócio fundador da
2GB Entretenimento, Guto Ulm, iniciou agora o processo de inserção do filho
Lucca Ulm na empresa, após morar em São Paulo por dois anos. Sua função está
muito voltada a pesquisa de novas oportunidades de negócios. “Sem dúvida,
quando os pais têm uma trajetória de sucesso, isso cria uma oportunidade para
os filhos. No entanto, o efeito comparativo sempre será colocado em questão e o
sucessor precisa criar sua identidade na nova fase da empresa. Caso ele apenas
dê continuidade, sem implementar mudanças, vai encontrar dificuldades. Sempre
converso com Lucca nesse sentido”, diz Guto.
"Caso ele apenas
dê continuidade, sem implementar mudanças, vai encontrar dificuldades. Sempre
converso com Lucca nesse sentido". - Guto Ulm, sócio fundador da
2GB Entretenimento
A produtora tem mais
de 25 anos de mercado, com experiência, sobretudo, no carnaval. Guto também é
proprietário do Camarote Brahma. Entre os projetos para esse ano está a
realização do Pé na Areia Mali com Durval Lelys e o Réveillon Praia do Forte.
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Divulgação
“Os projetos que mais
me envolvo atualmente são os eventos na Arena Mali (Pé na Areia Mali e Samba da
Mali), No Rolê, e o Camarote Brahma, principal projeto da 2GB. Da Mali, faço
parte do quadro societário. Meu propósito na 2GB sempre foi rejuvenescer a
empresa, fazendo com que ela converse cada vez mais com o público jovem e se
mantenha atualizada no mercado que vem mudando constantemente”, reforça Lucca.
Coordenadora e
professora do curso de Gestão e Negócios da Universidade Salvador (Unifacs),
Emily Góes, reforça que herdar o legado, aumenta a exigência de inovação.
“Sabemos que podem surgir frustrações que são causadas pelas comparações entre
pais e filhos, mas não podemos esperar pessoas e estratégias empresariais
iguais, o tempo todo. Empresas que não se atualizam, não crescem e correm o
risco de retroagirem economicamente. Para os 'nepo babies', adequar isso é mais
fácil tendo em vista a época e o contexto de modernidade em que estão
inseridos".
Fonte: Correio da
Bahia

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