A
mídia privada adora fazer escarcéu com as denúncias de corrupção envolvendo
empresas estatais e órgãos públicos. O objetivo, que apenas os “midiotas” não
percebem, é induzir a sociedade a defender a privatização do patrimônio público
e o chamado “Estado mínimo” – com menos gastos para as áreas sociais e mais
grana para os rentistas e os ricaços. Quando um escândalo atinge a “competente
e eficiente” iniciativa privada, a mídia venal trata logo de escondê-lo. Até
porque, ela se alimenta da fortuna destes anunciantes. Isto ocorreu
recentemente com a Volkswagen, que fraudou os dispositivos antipoluição de mais
de 9 milhões de veículos em todo o mundo. A mídia abafou! Até na Páscoa, a
corrupção privada está presente, mas não é destaque na mídia corrompida e
venal.
Na
terça-feira (22), a Fundação Procon de Porto Alegre informou que vai apurar a
responsabilidade das fabricantes Nestlé, Garoto e Lacta na redução do peso dos
ovos de chocolate. Segundo o órgão de defesa do consumidor, as empresas
diminuíram o peso, mas mantiveram o mesmo preço do produto, sem o aviso devido
ao consumidor. Os ovos de Páscoa fabricados neste ano pelas três marcas tiveram
o volume reduzido entre 10% e 15% em relação ao ano passado. O Procon irá
autuar as empresas, que terão dez dias de prazo para apresentar defesa sobre as
irregularidades. As fabricantes poderão ser multadas e até mesmo ter a venda
dos produtos suspensa até a adequação das embalagens.
De
acordo com Cauê Vieira, diretor-executivo do Procon-Porto Alegre, além de
notificar as empresas, o órgão também irá investigar uma alteração de padrão na
fabricação. “A notificação é mais ampla do que somente a falta de comunicação
ao consumidor. Questionamos também o motivo das empresas retirarem a
padronização dos ovos entre os fabricantes, pois até o ano passado eles eram
numerados, mas a partir desse ano, com a redução do peso, isso ficou variável
entre as empresas", afirmou. Desde 2002, a Portaria nº 81 do Ministério da
Justiça estabelece que os fabricantes que diminuírem a quantidade de produtos à
venda ao consumidor devem informar a redução de modo claro e ostensivo nas
embalagens.
O
apresentador de tevê Celso Russomanno, que adora posar de “xerife do
consumidor” e é candidato à prefeitura paulistana neste ano, nada falou sobre
as fraudes da Nestlé, Garoto e Lacta. Talvez aguarde algum apoio financeiro
para a sua campanha eleitoral. Já as emissoras de rádio e televisão, que se
lambuzam na publicidade destes fabricantes de chocolate, também não alertaram
os consumidores sobre a fraude nos ovos de Páscoa. E ainda tem gente que
acredita no coelhinho da Páscoa e na imparcialidade e neutralidade da mídia.
Haja inocência ou imbecilidade!
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