sábado, 9 de agosto de 2014

Artigo: “Israel tem o direito de “se defender”? Hipocrisia!”


Incrível como a direita capitalista, interessada em manter o Estado Policial Burguês de Israel como polícia dos negócios capitalistas no Oriente Médio, coloca-se no lugar de vítima para justificar os ataques brutais e assassinatos de centenas de inocentes na Faixa de Gaza. Barack Obama, governo capitalista dos Estados Unidos, apoiado pela imprensa burguesa internacional, faz o discurso de que “Israel tem o direito de se defender”. A imprensa burguesa brasileira, a exemplo da Revista Veja, também faz o discurso de que Israel está exercendo o direito de “se defender” dos “terroristas” da Faixa de Gaza. Ora, mas quem mesmo está sofrendo um pesado ataque? Israelenses ou os palestinos?
Em outros termos, a linguagem usada é para, discursivamente, criar a imagem de que o Estado Policial Burguês de Israel é “vítima” dos “terroristas” palestinos, logo, assassinatos de centenas de palestinos na Faixa de Gaza deveriam ser vistos como “legítimos”, “normais”, consequência de um direito de autodefesa realizada pelo Estado Policial Burguês de Israel. Entretanto, a grande pergunta é: quem aterroriza mais aquela região? Os mísseis não teleguiados lançados do território palestino, a maioria interceptados pela artilharia israelense, ou os bombardeios aéreos lançados pelo poderoso exército de Israel que sempre mata muitas pessoas?
O que temos visto nessa guerra estúpida, estupidez que é própria de todas as guerras, é que os palestinos mal conseguem se defender com seus foguetes frágeis comparados com o poderio das armas israelenses. Portanto, é bastante hipócrita o suposto “direito de defesa” atribuído à Israel pelos governos da direita capitalista e da imprensa burguesa. Quem está sob pesado ataque e quem está sendo assassinado brutalmente são os palestinos, logo, parece-nos que se o “direito de se defender” caberia a alguém nesse conflito, tal direito caberia à parte que literalmente está sendo esmagada. E quem está sendo esmagado? Os palestinos.
Mas a hipocrisia é uma das essências do capitalismo, pois, no fundo, o grande objetivo do Estado Policial de Israel no Oriente Médio, tendo sua fundação apoiada diretamente pelos governos capitalistas dos EUA, não é ser um fomentador da paz e guardião do povo judeu, ao contrário, esse Estado Policial foi criado ali para ajudar a controlar-administrar-garantir os altos lucros dos negócios capitalistas naquela região. Ou alguém acha que é casual que Israel tenha um dos exércitos mais poderosos do mundo? Esse exército poderoso foi criado para proteger o povo trabalhador judeu? Claro que não. Esse é só o faz de conta. Tal Estado Policial foi criado para proteger os negócios da burguesia capitalista-imperialista no Oriente Médio.
Como sair dessa longa e estúpida guerra entre judeus e palestinos? É preciso que os trabalhadores judeus e os trabalhadores palestinos parem com essa mortandade e se unam, em uma única luta, para construir o Estado Socialista Livre Único dos Trabalhadores do Oriente Médio, vivendo em paz e harmonia uns com os outros. Essa é a única e verdadeira luta política que faria sentido naquela região. A verdadeira defesa dos trabalhadores palestinos e a verdadeira defesa dos trabalhadores judeus está em se unir em um Estado Socialista Livre Único, sem exploração do ser pelo ser, sem opressão do ser pelo ser, sem guerras, massacres e terror entre os mesmos. Entretanto, enquanto perdurarem os ditames das burguesias capitalistas da região, esse sonho está distante.


Por: Gílber Martins Duarte – Militante Socialista Livre do CSL/CAEP – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.


Nenhum comentário: