sábado, 9 de agosto de 2014

Artigo: “Pesquisas eleitorais: um jeito político de fazer políticos!


Terminado o espetáculo da Copa do Mundo, o Brasil entra agora no espetáculo midiático do processo eleitoral. Dentre a série de variantes desse espetáculo, é dada extrema relevância às pesquisas eleitorais. Toda semana é encomendada uma dada pesquisa eleitoral a um dado instituto para que a população engaje, de alguma forma, em alguma das candidaturas preferencialmente fabricadas pela grande mídia burguesa. Isso não é casual. As pesquisas eleitorais funcionam também como um jeito político de promover-legitimar-fabricar políticos dentro do processo.
Sabendo-se da cultura popular acrítica que vota em candidatos favoritos para não “desperdiçar” o voto, a mídia burguesa joga bem com as pesquisas eleitorais no intuito de induzir-inculcar-promover-construir, via repetição exaustiva, os nomes dos políticos preferidos para disputar um provável segundo turno. No Brasil, o grande esforço da mídia burguesa, com suas pesquisas eleitorais encomendadas, passa, por exemplo, por construir o favoritismo das candidaturas presidenciais alinhadas com a manutenção do sistema capitalista, como Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).
Ao mesmo tempo em que a mídia burguesa, através das pesquisas eleitorais, no caso das eleições para Presidente, constrói as candidaturas supostamente confiáveis ao sistema capitalista, a mesma mídia também tenta potencializar simulacros de possível segundo turno entre Dilma Rousseff e Aécio Neves ou entre Dilma Rousseff e Eduardo Campos, buscando, ao agir com essas simulações de segundo turno, polarizar o país entre o atual governo petista e as oposições supostamente “viáveis” e “confiáveis” que, segundo olhar da burguesia capitalista brasileira e internacional, são as únicas legítimas, afora o atual governo, que poderiam governar.
Cabe lembrar, entretanto, que existem outros candidatos inscritos na disputa do processo eleitoral, como os partidos da esquerda socialista, a quem, criticamente, apoiamos, como PCB , PCO, PSOL, PSTU, mas, dadas as regras das eleições republicano-burguesas, estas candidaturas serão escondidas pela grande mídia até que o espetáculo das pesquisas eleitorais semanais já tenham pavimentado o caminho para não haver nenhuma surpresa indesejável ao sistema capitalista de plantão.
Portanto, não há pesquisa eleitoral inocente, a serviço do esclarecimento do povo: trata-se de um jeito político de fazer políticos.


Por: Gílber Martins Duarte – Militante Socialista Livre do CSL/CAEP – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.

Nenhum comentário: