segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

CORRUPTO X CORRUPTORES: Faça a sua parte


O assunto mais falado no momento, quando se discute a relação do ser político com o dinheiro público é a corrupção que hoje campeia pelo Brasil, diante dos incontáveis escândalos que envolvem aqueles que deviam está zelando por sua correta aplicação.
Desta forma, não seria exagero enquadrar a corrupção em mais uma praga das milhares existentes no País, e tem sido um mal tão resistente, que ainda não encontraram antídoto que a combata, por mais que a sociedade busque debelá-la.
Acredito que ninguém agüenta mais ouvir falar. Todos estão a se perguntar quando é que deixaremos de ouvir ou vê alguém praticar subornos, desvios de verbas, caixa 2 e fraudes: a praga da corrupção.
E o pior é termos a consciência que somos nós quem a alimentamos via tributos.
Cabem a nós, como membros desta sociedade dita organizada ficar atentos a essas práticas, para que, no momento oportuno possamos expurgar totalmente da vida pública esses vampiros do patrimônio nacional, como maus brasileiros que são.
Acredito que este momento se avizinha, com a chegada de 2010.
Ocorre com a corrupção, uma situação bastante curiosa, pois se observarmos atentamente os únicos criticados e execrados são os corruptos, estes quando são políticos, ou então os corrompidos, porém, aquele(a) que oferece ou proporciona a vantagem ilícita, desta ninguém ouve comentar, nem se falar de atos de execração ou até mesmo ações investigatórias são amplamente divulgados pela grande imprensa, e quando o fazem, normalmente é em defesa destes, que, tal qual o corrompido , fazem parte da mesma moeda.
Veja o exemplo de Brasília. Os estudantes e a população foram as ruas invadiram a assembléia, pedindo a saída dos corruptos corrompidos. Fizeram a sua parte. Mas estaria completo se tambem pedisse a cabeça dos corruptores, dos empresários que abasteceram o caixa 2, cujos recursos foram desviados de atendimento à população, não acha? Ou estes estarão perdoados e podem continuar abastecendo outros caixa 2?
Não há o corrompido sem o corruptor, como não haveria traficantes se não houvesse o consumidor.
E agora eu faço uma pergunta a você eleitor, que tanto critica os políticos e a corrupção que hoje impera. Você já recebeu alguma benesse para voltar no político de sua preferência? Quem sabe, um carguinho, aquele cargo tão desejado e obtido através do empurrão, e que empurrão, que o político deu? Será que agindo desta forma não estaria estimulando e contribuindo com a corrupção eleitoral, ao eleger aquele que o comprou e em nenhum momento o respeitou, ao ofendê-lo ao trocar o seu voto pelo cargo. Ou não é compra?
Consta da Constituição Federal, que todos os brasileiros deveriam ter direito a educação, saúde, moradia, trabalho, boas estradas, higiene, transporte, entre outras coisas, todas dignas e de qualidade.
Todos os serviços acima relacionados são diretamente afetados pela ação praticada pelos corruptos.
Acompanhe os relatórios do TCU e veja quantas obras não foram concluídas, ou tem que ser suspensas em razão dos escândalos do superfaturamento, entre outras maracutaias.
Observe os projetos de desenvolvimento para o Norte e Nordeste, veja o volume de recursos entregues a empresários e empreiteiros inescrupulosos e compare com o “progresso” que levaram para as pessoas carentes. Visite os Centros Industriais localizados naquela região e veja quantas estão ainda lá. Só esperaram acabarem os incentivos para fechar as portas.
E não podem reclamar, porque dinheiro recebeu de parte dos governos.
Agora fica uma pergunta no ar: para onde foi esse dinheiro que deveria viabilizar estes projetos? E as famílias que continuaram na miséria por causa da falta de desenvolvimento local o que acontecerá com elas?
Uma frase que ouvi e que posso afirmar que ela deveria ser analisada com certa profundidade foi: "a corrupção é uma das mais amplas formas de violação dos Direitos Humanos”.
E realmente não só violação, mas deveria ser considerada como crime hediondo, pois quando uma criança morre desnutrida é porque alguém desviou os recursos para desenvolver a área onde ela reside. Quando uma pessoa morre nos corredores de um hospital público, por falta de atendimento, ou de vaga ou de medicamento, tenha a certeza que este crime teve como causa o dinheiro que alguém desviou da saúde pública. Quando assistimos ocorrer um acidente em uma estrada por causa de um buraco ocorrida em uma rodovia que deveria ter sido pavimentada com qualidade tenha a certeza que isto ocorreu porque alguém ficou com o dinheiro, que deveria produzir um pavimento de boa qualidade. É
É comum, vermos hospitais completamente desequipados como também está se tornando corriqueiro a existência de equipamentos estocados sem que seja destinado a qualquer hospital.
Hoje existe em nosso País milhões de pessoas vivendo próximo à linha da pobreza, porém todos sabem que recursos existem e se não são suficientes é porque grande parte é desviada pelos corruptos.
Hoje temos envolvidos não só os maus políticos, mas também empresários, associações, sindicatos, ONG’s e até entidades religiosas.
Todos se utilizam de projetos de fachadas, tais como, projetos de capacitação de trabalhadores, por exemplo, que ninguém sabe onde é feito e quem são os beneficiários, o que se sabe é que o dinheiro sai, mas ninguém é treinado.
Todos os fundamentos econômicos comprovam que a corrupção interfere no desenvolvimento econômico, portanto podemos concluir que pelo andar da carruagem temos uma situação hoje preocupante, pois tudo começa e termina neste País na corrupção.
O resultado então é que, pelo menos, 10% de tudo o que é produzido no Brasil vai para as mãos dessas pessoas.
Portanto, o valor produzido e desviado tem sido causador da miséria a milhões de pessoas carentes e esses recursos se destinados ao seu fim original causaria uma grande reviravolta na vida de milhões de pessoas pobres.
Desta forma fique alerta para quando chegar a hora pense bem o número que vai teclar.

Nenhum comentário: