sexta-feira, 21 de março de 2025

Giuseppe Savagnone: Era uma vez o direito internacional

direito internacional ainda existe? A questão pode parecer abstratamente teórica, mas na verdade é muito atual. Os eventos tumultuados que abalaram a ordem relativa do mundo ocidental, criados após a Segunda Guerra Mundial, forçaram os observadores a concentrar sua atenção nos fatos e suas implicações imediatas.

Em particular, as duas guerras que eclodiram na Ucrânia, após a invasão russa de 24 de fevereiro de 2022, e na Palestina, com a reação israelita ao ataque do Hamas, em 7 de outubro de 2023; então a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos e a mudança sensacional que ele trouxe para a política americana, deram ímpeto a inúmeros comentários, até mesmo de sentido oposto, que destacaram a gravidade do que estava acontecendo e as consequências que disso derivavam.

Procuremos elevar o olhar para um horizonte mais amplo e questionar o significado que estes acontecimentos têm no que diz respeito à forma de conceber as relações entre os Estados e ao papel do direito internacional.

·        O significado do direito internacional

Essa expressão geralmente se refere ao conjunto de regras que vinculam legalmente o comportamento daqueles que atuam no cenário político internacional. Onde o ponto essencial é que o ser humano não pode contentar-se em inspirar suas relações públicas ao princípio da força pura e aceitar submeter suas escolhas a limites ético-jurídicos precisos. Um Estado, portanto, deve ser capaz de distinguir entre o que pode fazer e o que tem o direito de fazer.

Para traduzir essa visão em realidade, foi criado em 1945 o Tribunal Internacional de Justiça, órgão da ONU responsável por julgar disputas entre Estados, e em 1998 o Tribunal Penal Internacional, que nasceu de um tratado entre um certo número de países e que tem a tarefa de julgar quaisquer crimes de guerra cometidos por governos.

A própria existência do direito internacional implica que a esfera das ações humanas, mesmo no nível público, não é governada pelo jogo dos instintos, nos quais se baseiam as relações entre animais não humanos, mas pela razão, a única capaz de estabelecer a diferença entre o verdadeiro e o falso, entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto.

Não por uma mortificação masoquista do livre jogo dos impulsos vitais, mas no reconhecimento de que esses impulsos, abandonados a si mesmos, levam o ser humano a trair sua identidade e acabam se transformando, de expressão de vida, em energias destrutivas de morte. Para todos e, portanto, não apenas para aqueles que são vítimas, mas também para aqueles que se iludem acreditando que podem se afirmar abandonando-se a elas.

Mais fundamentalmente, o direito internacional também aplica aos Estados a ideia de que o senso de limites é fundamental para os seres humanos. Sejam religiosos ou não, é essencial que tenham consciência de que não são Deus, porque o que n'Ele – para aqueles que admitem Sua existência – é a expressão de Sua real absolutidade, em indivíduos da espécie homo sapiens seria uma pretensão ridícula, em contraste com sua identidade real, sempre relativa a miríades de condicionamentos, e, se levada a sério, transforma-se em um trágico delírio de onipotência.

·        Dos princípios à realidade atual

É preciso reconhecer que essa autolimitação nunca foi aceita, de fato, por todos. Em alguns casos nem mesmo por direito. É significativo que alguns estados, incluindo Rússia, China, Estados Unidos e Israel, não tenham aderido ao tratado que cria o Tribunal Penal Internacional.

No entanto, permaneceram alguns pontos de referência comuns, em primeiro lugar a ONU (Organização das Nações Unidas), organização fundada em 1945, que hoje reúne 193 Estados (incluindo aqueles que não reconhecem o Tribunal Penal Internacional), cuja finalidade é manter a paz e a segurança internacionais; desenvolver relações amistosas entre as nações, com base no respeito à igualdade de direitos e à autodeterminação dos povos; promover a cooperação internacional em questões econômicas, sociais e culturais; respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais.

Infelizmente, a ONU tem cada vez mais destacado suas limitações, em grande parte devido às regras do Conselho de Segurança (composto por cinco membros permanentes e outros dez em regime de rodízio), que estabelecem que as resoluções só podem ser tomadas por unanimidade, o que significa que o veto de um dos cinco Estados permanentes é suficiente para bloqueá-las.

Contudo, desde a segunda metade do século XX, as violações dos direitos dos Estados e dos povos no plano internacional sempre foram denunciadas e condenadas como tal. É o caso da agressão da Rússia contra a Ucrânia e das crueldades cometidas pelo exército russo, que foram duramente condenadas e sancionadas internacionalmente, especialmente por todos os governos ocidentais, mas também por muitos outros. Uma sentença formulada não apenas em nome da política, mas da lei, como consta no mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional contra o presidente russo Putin por "crimes contra a humanidade".

Assim como em nome da lei, assim como da política, o ataque do movimento islâmico Hamas contra Israel foi universalmente condenado, com o terrível massacre de civis que ocorreu dentro dele.

·        A direita pisoteada

Os acontecimentos que se seguiram a 7 de outubro abalaram esta primazia de um critério ético-legal sobre as escolhas dos Estados.

Em nome do direito do atacado de se defender do agressor, que está efetivamente consagrado no direito internacional, o Estado judeu empreendeu uma campanha militar que teve como alvo não apenas os membros do Hamas responsáveis ​​pelo ataque, mas toda a população palestina que vive em Gaza, matando indiscriminadamente homens, mulheres e crianças, bombardeando casas de civis, hospitais, mesquitas, escritórios, estradas, bloqueando o fornecimento de alimentos, eletricidade e medicamentos, desalojando pessoas de seus locais de residência e trabalho de um dia para o outro, direcionando-as para "lugares seguros" que foram bombardeados de qualquer maneira. Os vídeos e fotografias obtidos dos locais de conflito, com o início da recente trégua, mostram, sem necessidade de comentários, os efeitos devastadores dessas operações militares.

O primeiro-ministro israelense Netanyahu – com o apoio de representantes das comunidades judaicas da diáspora, especialmente as italianas – sempre sustentou que elas foram realizadas em total conformidade com o direito internacional, porque as vítimas – 49 mil pessoas, a maioria mulheres e crianças – foram usadas como escudos humanos pelos terroristas e, portanto, constituíram “danos colaterais” em uma guerra justa contra eles.

Mas lançar 85 mil toneladas de bombas em quinze meses sobre uma área do tamanho de metade de Madri e povoada por mais de dois milhões de pessoas, fechar as passagens de fronteira que permitem à população obter necessidades básicas, explodir casas e infraestruturas civis com explosivos, não pode ser considerado um acidente involuntário, como é o caso dos "danos colaterais", mas sim um ato deliberado de destruição que visa transformar um território num "inferno", como o definiu o presidente Trump.

Com base nisso, o Tribunal Penal Internacional, após uma investigação completa, emitiu um mandado de prisão para os líderes do Hamas e Netanyahu e seu ministro da Guerra, mais uma vez por "crimes contra a humanidade".

Mas, diante dessa clara violação do direito internacional, a maioria dos estados ocidentais, que condenaram duramente a violência da Rússia contra o povo ucraniano, reagiram com tímidos (e inéditos) apelos à moderação, assim como o presidente Biden (que, entretanto, forneceu bombas de alto poder destrutivo a Israel); com um silêncio cúmplice, como o governo italiano, que, por duas vezes, em poucos meses, recebeu em visita oficial o presidente de Israel, Herzog, atestando sua amizade incondicional para com seu país, sem nunca mencionar o massacre do qual era responsável; ou mesmo, como fez o novo presidente dos EUA, planejando a deportação dos dois milhões de habitantes de Gaza e a criação, sobre os escombros, de um resort de luxo.

Até mesmo a decisão do Tribunal Penal Internacional foi rejeitada por estados como o Reino Unido, França, Alemanha e Itália, que assinaram o tratado submetendo-se à sua jurisdição. E agora eles não dizem nada, mesmo diante da última ação de Netanyahu, que, para forçar o Hamas a libertar os reféns, o chantageou explicitamente em um estilo tipicamente terrorista, matando de fome a população civil de Gaza até que o adversário cedesse.

·        Paradoxos e o futuro

Tudo isso, paradoxalmente, enquanto os próprios estados europeus apelam à lei para continuar a apoiar a Ucrânia contra Putin, que a violou desde o início. Opondo-se a Trump que, diferentemente de seu antecessor, chegou ao ponto de afirmar, contra todas as evidências da razão, que a responsabilidade pela guerra é da Ucrânia e que foi seu presidente Zelensky quem a iniciou.

Sem falar nas ameaças de agressão militar feitas pelo próprio Trump contra a Dinamarca, para tirar a Groenlândia, e contra o Panamá, para tirar o canal daquele estado. Colonialismo e neocolonialismo certamente não são nenhuma novidade. É, no entanto, a proclamação oficial de um projeto baseado exclusivamente nos interesses do mais forte, em nome da sua própria superioridade militar e econômica. A força substitui a razão e a lei e não só não faz nada para escondê-la, mas a assume como critério.

As guerras comerciais anunciadas e em parte implementadas pelo presidente americano contra estados que sempre foram amigos dos Estados Unidos, como o Canadá ou países europeus, se enquadram na mesma lógica.

Sem que haja aqui violação do direito internacional, as implicações violentas do slogan "Make America Great" também são evidentes neste caso, absurdamente compartilhado por representantes políticos de governos vítimas dessa lógica perversa, como no caso da Itália.

O direito internacional ainda existe? Mas talvez a questão precise ser mais radical: ainda há uma referência àquela racionalidade que transformou a original "lei da selva", onde a única lei é a da força, em uma comunidade humana?

Algumas semanas atrás, uma integrante do Partido Fratelli di Itália - FdI, durante um debate televisionado, em vez de falar para defender seu caso, começou a latir e gemer (por cerca de um minuto). É um episódio perturbador que pode se tornar um símbolo do atual ponto de virada. Queremos realmente que esse seja o nosso futuro?

 

¨      O ódio que comanda o mundo. Por Massimo Recalcati

"A carreira do ódio é, de fato, mesmo sob esse ponto de vista, destinada a não ter limites. Não é coincidência, portanto, que sua natureza ideologicamente fundamentalista e antilaica tenha voltado a inspirar em nosso tempo as dramáticas regurgitações de diferentes formas de totalitarismo e de tendências radicalmente antidemocráticas", escreve Massimo Recalcati, psicanalista italiano

Segundo ele, "não causa surpresa então, que nos atuais conflitos bélicos que dominam o cenário de nossa vida coletiva e angustiam as nossas vidas individuais, encontramos entre os principais protagonistas os fundamentalismos que invocam o nome de Deus para validar seu direito de exterminar o adversário. O ódio de Deus se torna um formidável aliado para reforçar o ódio do homem".

"A expressão autoritária-totalitária do poder - afirma o psicanalista - não é uma alternativa à arbitrariedade anárquica da vontade individualista, mas pode constituir sua máxima realização".

<><> Eis o artigo.

Os desconcertantes eventos geopolíticos atuais colocaram a paixão do ódio como protagonista indiscutível de nossa vida coletiva. É uma paixão que Lacan descreveu certa vez como uma “carreira sem limites”. De fato, não há limites para o ser humano em sua versão de Polemos, de deus da guerra. É por isso que Freud lembrava que a paixão do ódio sempre vem antes daquela do amor.

Ela gostaria de destruir tudo o que impede a vontade de afirmação do Um. Mas, ao contrário da agressividade, que é uma resposta reativamente imediata às frustrações impostas pela presença do Outro, a paixão do ódio aparece como uma espécie de paixão duradoura.

Ela não se consuma em uma reação impulsiva, como no caso da agressividade, mas tende a persistir, a se estabelecer como uma paixão “fiel” e “sólida”. Seu objetivo não é tanto responder violentamente ao que é percebido como uma frustração, mas planejar, com uma lucidez que pode até ser apática, a própria afirmação incontestável às custas do Outro.

Se na linguagem comum pode-se dizer que o ódio cega, é sempre bom lembrar que o ódio não é um simples tumulto emocional destinado a se desinflamar com o tempo, mas um impulso que visa negar o direito de existência àqueles que constituem o limite da nossa expansão individual ou coletiva.

Ao contrário da agressividade, que pode explodir em circunstâncias imprevisíveis para ser reabsorvida até num curto espaço de tempo, o ódio é uma paixão lúcida que se sedimenta e se alimenta com o tempo.

Isso porque, por meio do ódio, é possível buscar um ideal de solidez identitária. O ódio pelo judeu, pelo homossexual, pelo infiel, pelo negro, pela mulher, pelo palestino, etc., permite que a pessoa adquira uma própria consistência, uma própria natureza, um próprio ser.

ódio pelo impuro, de fato, é necessário para definir o ser daquele que quer se considerar puro. Por exemplo, é dessa natureza o ódio que anima a fúria moral dos aiatolás contra as mulheres iranianas. Nesse caso, não se trata de uma simples reação agressiva, mas de uma visão de mundo que se manifesta precisamente por meio da paixão do ódio.

Nesse sentido, o ódio nunca é uma alternativa emocional à programação ou planejamento de seus objetivos. Muito pelo contrário. Sua lucidez exige justamente a programação e o planejamento.

Basta pensar no caso extremo da “solução final” adotada pelos nazistas contra os judeus. Se a reação agressiva for consumida em uma explosão violenta, até mesmo até a perda de controle, na incandescência de uma passagem ao ato que também pode ser dramaticamente violenta, a lucidez feroz do ódio que quer impor a identidade do Um à do Outro traz consigo uma cota necessária de impassibilidade.

Por esse motivo, ao contrário do impulso agressivo, a paixão lúcida do ódio perdura no tempo. E ainda por essa razão, ele não tem como objetivo apenas a derrota do adversário e o triunfo pessoal, mas sua aniquilação, a humilhação, a negação de sua própria dignidade.

A carreira do ódio é, de fato, mesmo sob esse ponto de vista, destinada a não ter limites. Não é coincidência, portanto, que sua natureza ideologicamente fundamentalista e antilaica tenha voltado a inspirar em nosso tempo as dramáticas regurgitações de diferentes formas de totalitarismo e de tendências radicalmente antidemocráticas.

Se a experiência da democracia se estrutura na irredutibilidade do Dois - na impossibilidade da existência de um único povo e de uma única língua, como lembra a Torá com relação à empreitada delirante dos homens da Torre de Babel - , a dos totalitarismos e dos impulsos populistas antidemocráticos exige, em vez disso, a supressão do pluralismo do Dois em nome do fanatismo do Um.

Não causa surpresa então, que nos atuais conflitos bélicos que dominam o cenário de nossa vida coletiva e angustiam as nossas vidas individuais, encontramos entre os principais protagonistas os fundamentalismos que invocam o nome de Deus para validar seu direito de exterminar o adversário. O ódio de Deus se torna um formidável aliado para reforçar o ódio do homem.

Não é por acaso que o próprio magnata Trump invoca a mão de Deus sobre sua cabeça como inspiração para sua missão de restauração da glória perdida dos Estados Unidos da América.

No entanto, como ensina a psicanálise, a busca do Um sem considerar a impossibilidade de suprimir o Dois só pode gerar morte e destruição. A recusa em reconhecer a existência separada do pluralismo do Dois, a vontade férrea de reconduzi-la ao monolinguismo do Um, estrutura a ilusão de uma comunidade que se constituiria na anulação delirante das diferenças, como uma comunhão que exclui toda liberdade.

Esse é o sonho que inspirou a terrível temporada de totalitarismos ideológicos do século XX. No entanto, hoje podemos observar uma variação crucial desse tema que vem do próprio Donald TrumpPasolini a havia antecipado à sua maneira em seu Salò: a expressão autoritária-totalitária do poder não é uma alternativa à arbitrariedade anárquica da vontade individualista, mas pode constituir sua máxima realização.

 

Fonte: Setimanna News/La Repubblica

 

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