sexta-feira, 21 de agosto de 2009

QUEM É INGRATO, GEDEL OU WAGNER?


Acompanhando as mudanças ocorridas na equipe que compõe o governo da Bahia, lemos desabafos do Governador, com palavras duras e fortes a respeito da saída do PMDB da base aliada, cujos termos mais educados foram ingratidão e deslealdade.
Não estou aqui para fazer a defesa do Ministro Gedel, até porque não comungo com os seus métodos de fazer política, cópia tupiniquim de ACM, só que com muito mais incompetência. Mas apenas vou lembrar ao Governador. Se Gedel o traiu, ele que com os milhões de defeito era contra o carlismo, imagine os aliados conquistados que continuam carlistas, apenas não sabem fazer política sem a posse da máquina, por isso aderiram ou estão aderindo? Ou o Governador acredita que José Rocha, Jairo Carneiro, Montenegro, Pedro Alcântara, Coronel, Eliana Boaventura entre outros, esqueceram de onde vieram e a quem são gratos por tudo que possuem? Imagine os seus indicados que sempre viveram saboreando do caviar do poder e das benesses oferecidas pelo carlismo nos últimos 16 anos, onde o bem público era tratado como propriedade privada?
Assim fico me perguntando, ao ler os desabafos nos jornais, teria o Governador Jaques Wagner autoridade política para tachar alguém de desleal e ingrato? Será que o governador tem sido leal e grato ao senador João Durval Carneiro, seu maior cabo eleitoral e um dos maiores responsáveis por sua vitória no último pleito? Tem sido leal e agradecido com seus companheiros e aliados vereadores, estes que mantêm contato diariamente com o eleitor dos seus municípios e quem mais conhece dos seus problemas e necessidades? Eles tem sido consultado nas decisões de governo que interesse a sua comunidade ou aos vereadores só cabe o ônus do seu (des)governo?
Aliás, estes coitados, os vereadores, tem colocado os seus mandatos em risco ao defender uma administração que está com os olhos voltados apenas para sua reeleição e eleição de alguns companheiros.
Voltando ao tema de lealdade e gratidão, está sendo Wagner leal àqueles que muito antes dele, já comiam poeira e sal (termo usado por ele) por esta Bahia afora com o objetivo de desbancar o DEM (antigo PFL) do trono em que se encastelara desde o golpe de 64? Onde estarão estes companheiros que em sua grande maioria, como eu, está decepcionada com os rumos dados ao seu governo.
Será Governador que é correto, com a desculpa estarrapada de que precisa de apoio para a governabilidade e para o sonho da reeleição, atrair, cooptar e manter nos cargos de ponta da administração estadual, as mesmas pessoas que sempre tiveram no poder durante a era carlista e que levaram todo este tempo mamando nas tetas do Poder? Será que eles não são responsáveis pela péssima situação com que o Estado foi recebido como dito por Wagner, onde a administração pública era só descalabro e total falta de prioridades? Em que mudaram estes "ex-carlistas"? Será que de repente ficaram tão competentes e honestos que o Estado não pode prescindir deles ou estão voltando para asfaltar a estrada do retorno de Paulo Souto?
Governador, se V. Exa. estivesse fazendo um governo como o que aparece na televisão e a altura das promessas feitas quando em campanha, não haveria necessidade de está se vendendo a políticos cuja ideologia é a de está sempre ao lado do Poder para aferir as benesses que ele oferece, o senhor teria sim a adesão do povo baiano, são eles que elegem é bom lembrar, muitos políticos até atrapalham, e seriam seus fiéis aliados se não tivessem sido traídos como foram e ainda continuam com estas adesões que com certeza não era resposta esperada por aqueles que o elegeram.
É uma pena Governador, pois o povo baiano não merece a traição que V. Exa. está praticando.
Portanto, se Gedel e o PMDB foi ingrato como afirma o Governador, o que não diria João Henrique, o prefeito de Salvador? Muito pior do que o praticado pelo PMDB baiano, V. Exa. tem feito com aqueles que confiaram em suas promessas e nos ideais do PT? E os vereadores aliados por este interior baiano, o que terão a dizer?
O que seu Secretário de Relações Interinstitucionais tem feito é um acinte e um deboche a todos aqueles que passaram 16 anos comendo poeira, pois nem o sal os carlistas deixavam consumir.
Para aqueles que me leem seria bom que guardassem o seu nome - Rui Costa (conhecido nas rodas políticas como Ruinzinho Costa) -, pois o mesmo é candidato a deputado federal e esperamos que o povo baiano lhe responda a altura, negando o seu voto pois ele nada tem feito para merecer.
Desta forma Governador, no meu entendimento V. Exa seria a última pessoa com moral política para tachar qualquer pessoa de ingrata, pois o seu governo não é só ingrato, mas tem cometido no dia a dia todo tipo de deslealdade e traição para aqueles que confiaram em você e que com a sua eleição estávamos dando os primeiros passos de independencia.
Agora, vendo as pessoas que estão ao seu redor, a equipe montada pelo seu governo, os partidos e políticos que estão sendo cooptados, posso afirmar que fui traído e como eu os pouco mais de 2 milhões de votos recebidos por V. Exa. que com certeza muitos estão com vergonha do voto dado, pela tão esperada mudança, que infelizmente no seu governo não aconteceu.
Entenda Governador, que este desabafo todos aqueles que tem sido humilhados, pisados, principalmente pelo seu Secretário de Relações Interinstitucional vem praticando, estão a espera da primeira oportunidade para fazer, eu apenas me antecipei.

Um comentário:

Francklin Sá disse...

Floriano Lott - Rio de Janeiro
A propósito:
Um advogado lá do interior das Minas Gerais se debandou para Brasília
a fim de fazer uma sustentação oral em processo que tramitava no STJ.
Na volta para casa, estando no aeroporto JK, deu aquela vontade
irrecusável de dar uma mictada. Virou-se em sua simplicidade matuta
para um homem próximo de si e fez aquele pedidozinho eventual:
- O moço... Toma conta do meu laptop um poquim aqui em cima da
cadeira, que eu vou ali no mictório e já volto num instantim.
O cidadão em epígrafe, terno Pierre Cardin, legítima casimira inglesa,
sapatos italianos, camisa de tricoline, gravata de seda, olhou
fixamente para "o do laptop" e soltou a pérola:
- Meu amigo...Eu sou um senador da República...
-Faz mar não. Mesmacim eu confio no senhor...