domingo, 17 de junho de 2012

SONHOS QUE O PT NEGOU

O ideário neoliberal traz no seu bojo graves ameaças as conquistas sociais historicamente obtidas, pelo fato de privilegiar o mercado ao pleitear um desenvolvimento econômico com um único viés,  através da desregulamentação da economia, cujos fundamentos representam grande possibilidade de liquidar as conquistas sociais duramente conquistada, acarretaando em aumento ainda em maior nível e de forma alarmante as desigualdades sociais. 
As propostas daqueles que são contra esse modelo, a  nova esquerda brasileira, tem como ponto de partida a manutenção, ampliação e defesa dos direitos sociais, aliado a obtenção de novas conquistas e de novos progressos em termos de justiça social, de forma que se possa construir uma nova economia mais humana, menos desigual, menos injusta socialmente e com uma melhor distribuição de renda. 
Que fique claro, o sonho das esquerdas é o de apontar para um novo modelo econômico, independente do ideal socialista, este um sonho a ser alcançado em longo prazo. É um modelo que  aponta alternativas à modernização, como caminho alternativo ao modelo neoliberal, seja no âmbito de partidos políticos ou dos movimentos sociais. Pena que o PT, partido que lidera uma coligação que vai da direita a esquerda, não tenha entendido o recado e passe para a história, como o partido que acuou as esquerdas, ao dar uma guinada de 180º graus para a direita, jogando no lixo tudo que plantou no passado. 
Caberia ao PT coordenar ações que levasse a convergência entre as múltiplas forças políticas que está ao seu redor e apontasse para um caminho onde imperasse a justiça social em lugar da imposição do mercado como atualmente, desconsiderando totalmente os ideais de justiça social. 
Pelo simples fato do PT ter emergido através de uma coligação a qual historicamente tinha os partidos de esquerda como primeiro e fortes aliados, esperava-se ao assumir o Poder a apresentação de uma inovadora conjuntura sociopolítica, a qual expressasse um novo modelo, onde a política econômica ganhasse um novo contorno e priorizasse os ideais de justiça social, acarretando em um novo um processo de reformulação e revisão do pensamento e do discurso político da direita de um novo colonialismo implantado através da política neoliberal. 
A ascensão do PT ao Poder se deu fundamentada nos princípios dos ideais de justiça social, que sempre orientou o pensamento da esquerda brasileira e que população assimilou. 
Porém, o que se vê, é uma administração não tem expressado esses ideais, dando a essa luta um novo formato, através da continuidade a uma política econômica estabelecida pelas elites desde que o País foi colonizado, acrescido de alguns programas sociais, aceitos pelos neoliberais, sem permitir, no entanto, que se ampliem as conquistas e a justiça social, de forma que a desigualdade continue e que a injustiça social campeie em nossa sociedade. 
Hoje, o que se busca, é a redução do fosso das desigualdades. Um caminho onde seja implantada uma sociedade mais humana e menos desigual, bastante diferente do modelo defendido pelos atuais ideólogos petistas. Pena que o PT não entenda ou não queira participar deste sonho. 
Na realidade, o mais importante no momento é garantir a manutenção das garantias e dos benefícios sociais e trabalhistas já conquistados, hoje bastante ameaçados pela política neoliberal implantada, para num segundo momento lutar para obter, conquistar e ampliar os direitos e progressos em termos de justiça social para as camadas mais baixas da sociedade. 
Caberia ao PT liderar essa nova esquerda brasileira, atuando ativamente no cenário político e social com o objetivo de mobilizar a sociedade, principalmente as camadas populares. Infelizmente o PT abriu mão deste sonho e caiu nos braços neoliberais, deixando as esquerdas acuadas, sem maiores argumentos, para se contrapor aqueles que consideram o neoliberalismo como o sistema ideal e “socialmente mais justo”. 
O PT, desta forma, pode ser considerado o responsável pela derrocada dos sonhos e ideais da esquerda, uma vez que não implementou as transformações estruturais impostas pelo sistema capitalista, de forma que pudesse superar e que permitisse o País respirar uma nova ordem social e política. 
Essas foram bandeiras e lutas relegadas após a ascensão do PT ao Poder, que tem se mantido na defensiva, em lugar de ser mais ofensivo, de forma que pudesse se contrapor ao ideário neoliberal. 
O sonho de construir uma sociedade menos desigual deixou de serem prioridade, e o que se observa é a cada dia uma maior aproximação da manutenção da política econômica encontrada e implantada, relegando os ideais de justiça social. 
O que está claro para a sociedade é a derrocada dos ideais pregados no passado e que, as transformações estruturais do sistema econômico capitalista, junto com a criação de um Estado de justiça social já não são prioridades, estando superados, apesar de alguns entenderem que os sonhos da esquerda ainda estão adormecidos, mesmo que essas transformações para serem alcançadas e operacionalizadas o sejam de forma gradual, sem o radicalismo apregoado no passado. 
É preciso que saibamos, que em pleno sec. XXI, a direita continua aí e  um dos motivos e o incentivo obtido tem vindo do deslocamento do PT da esquerda para o centro – direita e ao optar por se aliar ao que há de mais podre no cenário político nacional, convivendo lado a lado com políticos que fizeram e fazem da administração pública o seu trampolim para ilícitos e enriquecimento, encurralou a esquerda, deixando-a momentaneamente sem discursos ou argumentos. 
Mesmo vendo seu eleitorado minguando, a direita continua viva, e buscando sobreviver. Para enganar a população muitas vezes utilizam do discurso do centro - esquerda, chegando a defenderem investimentos no social. Hoje defendem uma máquina governamental menos inchada, logo eles que fizeram do serviço público o seu cabedal de empreguismo, de enriquecimento ilícito e de manutenção do Poder. 
Portanto, torna-se necessário que as reformas tragam no seu conteúdo um conjunto de medidas e políticas econômicas que busquem não apenas o Estado ideal e possível de justiça social, mas que procurem instaurar um modelo de desenvolvimento global, fundamentado e alicerçado num amplo programa de distribuição de renda e, em uma efetiva e eficiente reforma agrária, de forma o desenvolvimento proposto seja um agente estimulador e de incentivo, não apenas para o crescimento econômico, mas que efetivamente, ocorra uma valorização e crescimento dos salários e que estimule a participação dos salários na renda nacional, acarretando, como isso, o aumento do poder aquisitivo dos trabalhadores.

10 comentários:

Renlam disse...

Os idosos e aposentados podem desbancar o PT e INTERROMPER A EVOLUÇÃO DO CÂNCER POLÍTICO.

O POVO BRASILEIRO ESTÁ DORMINDO, ATÉ AS CORES DA BANDEIRA OS BANDIDOS QUEREM MUDAR ATÉ AS CORES DA BANDEIRA JÁ PERDEBERAM OS LOGOTIPOS? ESTÃO AVERMELHANDO O AMARELO-OURO.



A nossa salvação, independente de partido, está nos votos dos aposentados e idosos. Custa-nos apenas,
divulgar, maciçamente o que está sendo divulgado: A REVOLTA DAS BENGALAS E DAS CADEIRAS DE RODAS. “A NOVA ORDEM DOS IDOSOS”: MOBILIZAÇÃO NACIONAL.

OS CONDENADOS VÃO DERRUBAR OS SEUS CARRASCOS.

Geraldo Almendra disse...

A FOTO DE LULA COM MALUF E HADDAD VALE POR MIL PALAVRAS OU EQUIVALE
AOS PIORES ADJETIVOS PEJORATIVOS PARA QUALIFICAR
SERES HUMANOS DESPREZÍVEIS QUE AJUDARAM A
TRANSFORMAR O BRASIL EM UM PARAISO DE
PATIFES.

m.calil disse...

É verdade, Macluf: "os crimes foram legalizados pela ilicitude das provas".
Isso é fruto da Constituição de 88 e das leis decorrentes que exacerbaram os "direitos humanos" dos criminosos. E a estatistica confirma a "patologia da normalidade": os crimes apurados no Brasil, em todas as áreas, constituem uma infima proporção. Para a população, a corrupção se transformou numa coisa normal. E a democracia se transformou num sistema que legitima o crime. Devidamente ajustado à realidade, o PT se alia a Maluf sem o menor constrangimento. Nada mais normal...

Marcos Bastos disse...

A aliança de Lula com Maluf não agradou à maioria.
Deputado campeão de votos no DF, Chico Leite (PT) desabafou no Twitter contra a “abominável” aliança Haddad-Maluf em São Paulo. “Posso até perder todas as eleições, mas jamais perderei a dignidade”.
Deputado campeão de votos no DF, Chico Leite (PT) desabafou no Twitter contra a abominável aliança Haddad-Maluf em S.Paulo. "Posso até perder todas as eleições, mas jamais perderei a dignidade"
Desta vez Lula deu mancada grossa!

Karl Santos disse...

Cada um com sua visão da coisa.

Eu já acho que foi o Maluf que passou dos limites corruptivos ao se aliar ao PT.
Sempre soube que era corrupto mas nunca que desceria ao nivel mais baixo.

A que ponto um corrupto pode chegar!

Franklin Ferreira Netto disse...

Na verdade, o PT nunca conquistou qualquer direito trabalhista, e nada fez pela justiça social. Apenas se apoderou do discurso da esquerda, e incluía nesse discurso condenação ao trabalhismo histórico.
O PT foi criado estrategicamente pelo serviço secreto da Direita, para dividir e enfraquecer o movimento social.
Sua atuação está coerente com as razões ocultas de sua criação.
A esquerda autêntica precisa acordar e romper de vez com o PT e seu arco de coligação, que são o Lobo em pele de cordeiro.
São 10 anos de governo e a concentração de renda aumenta, sem nada ser feito para frear as desigualdades sociais. Programas compensatórios, sem levar os beneficiados à emancipação, servem de ópio do povo.
É melhor ficar fora do governo com dignidade, do que ser conivente com os governantes mascarados.
Franklin Ferreira Netto

M.CALIL disse...

o passado dizia-se que a esquerda era burra. Hoje pode-se dizer que está enlouquecendo, para alegria da direita cujo código de ética não considera que a miséria é algo muito importante...

O PSB fez hoje um apelo à Erundina para ela não desistir da Vice-Prefeitura.

ASSIM, A FALTA DE VERGONHA NA CARA DOS POLITICOS BRASILEIROS VAI SE MESCLANDO COM A LOUCURA.

E O POVO VAI VOTAR PARA ASSIM CUMPRIR O SEU "DEVER CIVICO" E ELEGER CORRUPTOS PROGRESSISTAS OU CONSERVADORES.

Roberto Bisotto disse...

.. esquerda ... centro ... direita ... isto nunca foi o real motivo pelo qual se usa política e ideologia. Trata-se de chegar ao poder a qualquer custo. Esta é a natureza humana (que poderia ser evoluída, mas é preciso estar um passo adiante do inconsciente para domesticar o egoismo).
Abraço.

José Araujo disse...

O PT ESTÁ QUEIMADO COM OS IDOSOS, APOSENTADOS PROFESSORES, MÉDICOS, FUNCIONÁRIOS PÍBLICOS, MILITARES (INCLUINDO A POLÍCIA MILITAR E COPRO DE BOMBEIROS,E PELOS TRABALHADORES QUE PENSAM NNOS SEUS FUTUROS COMO APOSENTADOS.

fernando amaro disse...

A mim nunca me enganou odeio esses vagabundos do pt e vou
sempre odiar