quinta-feira, 12 de abril de 2012

NADA MELHOR QUE O VOTO PARA O ADEUS ÀS FICHAS - SUJAS

Devemos reconhecer e ser gratos a contribuição que os movimentos sociais têm dado para que ocorram mudanças qualitativas em nosso País.
Uma destas contribuições dada pelos movimentos sociais em conjunto com a população brasileira, cansados de tantos escândalos e falcatruas envolvendo a classe política brasileira, foi a proposta aprovada sob pressão popular pelo Congresso Nacional de iniciativa popular, a chamada Ficha Limpa, estabelecendo critérios bem claros, para que nossos homens públicos sejam pessoas ilibadas e sem condenação por crimes que atentam contra ao patrimônio público.
Foi um projeto de lei que contou com mais de um milhão e quinhentas mil assinaturas, sendo apresentado por membros da sociedade organizada, tendo a frente à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Associação dos Magistrados do Brasil-AMB, ONG Transparência Brasil e demais organizações.
É preciso entender, que este é mais um processo dentre outros, visando estabelecer a ÉTICA na política nacional, demonstrando toda insatisfação reinante no seio da sociedade, diante dos fatos escabrosos que envolvem a grande maioria dos nossos políticos, que tem início desde o candidato a vereador no mais longínquo rincão do interior brasileiro e refletindo diretamente no Congresso Nacional, Ministérios e demais Órgãos Públicos dos três Poderes.
Devemos deixar bem claro, que todo este movimento foi ocasionado por culpa exclusiva dos nossos representantes, que se utilizam da representatividade a eles conferida pelos eleitores, para em lugar de atuarem em defesa da sociedade, começam a legislar em causa própria, cometer crimes contra a administração pública através do desvio de dinheiro público e por último, se utilizam da imunidade parlamentar para assim ficarem impunes dos crimes cometidos, com a conivência do judiciário brasileiro.
Sabe-se que da proposta inicial apresentada a respeito da Ficha Limpa, impedia a candidatura daquele que tivesse qualquer tipo de condenação, mesmo se a condenação fosse em decisão monocrática, ou seja pelo magistrado de primeiro grau. Entenderam os nossos legisladores, que poderia ocorrer uma perseguição política de parte do magistrado de primeiro grau, o que poderia ocasionar injustiças com aqueles que não eram bem vistos por algum juiz e assim, procederam alteração neste artigo. Claro que assim o fizeram, mais uma vez legislando em causa própria, pois grande parte deles tem rabo de palha com justiça.
Desta forma, chegou-se a um meio termo, que a proibição ocorreria se o candidato já tivesse sido julgado por um colegiado, que objetivando ver o projeto aprovado a coordenação do movimento aquiesceu.
Outro artigo importante e cuja prática é muito comum principalmente nas cidades interioranas e ou na zona rural, é a compra de votos. No corpo do texto está mencionado que se o candidato for pego comprando voto, terá seu registro cassado e se for eleito será cassado seu diploma eleitoral. Pena que a nossa justiça seja tão lenta, que muitos casos quando julgados o mandato já expirou, ou está próximo a terminar. Assim, sendo flagrados e ou comprovada a compra de votos, não será preciso esperar que ação seja transitado e julgado, apenas o simples fato da comprovação será motivo de cassação.
No entanto, é preciso que a sociedade esteja consciente que a Lei da Ficha Limpa, por si só, não encerra a depuração da classe política e a implantação da ética na política nacional. Muito pelo contrário o Projeto Ficha Limpa é apenas o primeiro passo de muitos outros que a sociedade deve dá, entre eles, o de eleger verdadeiros representantes políticos, compromissados com os princípios elementares da nossa Constituição, que todos eles juram cumpri-las, mas assim que assume o mandato são os primeiro a rasgá-la. Ela é uma Lei que deverá se somar a outras lutas em prol da ética na política e não se devem temer os obstáculos que surgirão pela frente, já que muitos surgirão e tantos outros serão criados, principalmente pela classe política, se assim não o fosse, muitos não teriam recorrido a STJ reclamando da sua constitucionalidade.
É preciso que entenda, tanto o eleitor como a classe política, que a ÉTICA em qualquer atividade humana e, principalmente na política, deve ser a regra e não exceção como estamos habituados e acostumados a presenciar no dia a dia dos nossos homens públicos e no seu cotidiano.
Assim sendo, aplique a Ficha - Limpa, não apenas para aqueles que já estão eleitos ou no exercício do mandato cometeram faltas, mas através do seu voto não permita que candidatos neófitos, que exerceram cargos públicos e deles se locupletaram ou fizeram do cargo um trampolim político ao extremo de colocarem sucessores “laranjas”, não permitindo a sua eleição. Aí sim, você estará sendo um verdadeiro cidadão.
Portanto, é dever de todo cidadão fiscalizar, acompanhar e cobrar dos seus representantes uma conduta ilibada e ética, assim, estará dando sua contribuição e sendo mais um guardião da democracia em nosso País, que custou muito sacrifício para alguns e foi tão cara e penosa para o nosso povo.
Devemos sim, todos juntos não só cobrar, mas exigir que tanto o Poder Legislativo como o Judiciário, façam com que os nossos direitos sejam atendidos e respeitados.
É preciso que todos saibam distinguir quem faz política daqueles que se utilizam desta milenar arte para fazer politicagem. É importante que separemos o joio do trigo, antes que seja tarde.
O homem político é aqueles que faz valer os seus direitos mesmo sem mandato ou cargo público, é aquele que faz de sua vida um exemplo de correção e ética, bem diferente daquele que faz politicagem, que desconhece os limites do respeito e da responsabilidade.
É importante que entendamos que uma democracia não se impõe nem se afirma com o poderio de um único partido político e que apenas uma vontade impere. Muito pelo contrário a democracia se afirma quando tem uma oposição vigilante e sua população está atenta e consciente dos seus direitos e, sendo a lei da Ficha-limpa uma conquista da população brasileira, ela não pode nem deve ser jogada na lata de lixo, principalmente por nós que demos a nossa contribuição para vê-la efetivada.
Sabemos que grande número de nossos políticos está envolvido em algum tipo de falcatruas e maracutaias com o dinheiro público. Basta acompanhar os noticiários diários.
Hoje ser político no Brasil passou a ser sinônimo de ladrão, muitos acobertados pelo Judiciário, com os eternos argumentos de que o ocorrido foi realizado antes do mandato. Assim o vereador rouba, mas se eleito deputado está sem pecado. O prefeito rouba mais eleito deputado federal está imune. E assim por diante. Este é o País que os nossos juristas estão legando para as futuras gerações.
Foi com o objetivo de acabar com esta prática que já estava virando jurisprudência em nossos tribunais que a Lei da Ficha Limpa foi criada, como uma defesa republicana da representação coletiva, que objetiva ir de encontro ao sentimento de vale-tudo e de que tudo pode materializado na prática política que viceja nos Três Poderes brasileiros.
E nada mais justo que nós, de posse da única arma que possuimos, o voto, possamos dá a nossa contribuição para uma limpeza ética na forma de fazer política, rejeitando nas urnas aqueles que tem feito de sua vida apenas a arte do trambique e da maracutaia. Assim, só depende de nós, não elegendo candidatos que tem feito dos outros otário.

15 comentários:

Mario Silva disse...

A profissão que menos mente e engana, é a mais antiga.
O resto... é só falcatrua.

Silvio Silva disse...

O Brasil está infestado de gente que sonha

com a volta da monarquia, para poderem realizar

o maior sonho de suas vidas, que é o de prestar

vassalagem para um rei, imperador, príncipe,

ou para outro "sangue azul" qualquer.

Antonio Sergio disse...

IDIOTA É VOCÊ QUE DEFENDE OS LADRÕES DO DINHEIRO PUBLICO BRASILEIRO E OS ASSASSINOS DO POVO...ISSO É QUE É SER UM PERFEITO IDIOTA, PARA NÃO GASTAR MAIS MINHAS PALAVRAS...

marcoinis disse...

NÃO QUEREMOS VEREADORES REMUNERADOS!
VEREADORES NÃO DEVEM SER REMUNERADOS, QUANTO MAIS RECEBEREM MORDOMIAS E AUTOMÓVEL PARA TRABALHAR. ISTO VIROU UMA FARRA COM O DINHEIRO DOS IMPOSTOS, GASTANDO O QUE DEVERIA E DEVE SER APLICADO EM SANEAMENTO BÁSICO, EDUCAÇÃO PARA REMUNERAR BEM OS PROFESSORES, NA SAÚDE PARA BEM REMUNERAR OS MÉDICOS, ENFERMEIROS ETC.
LUTEMOS PARA QUE O REGIME DE TRABALHO DOS VEREADORES NO BRASIL INTEIRO VOLTE LOGO A SER COMO ERA ANTES DE 1970.
HOJE OS ALTOS SALÁRIOS ATRAEM AVENTUREIROS QUE SE INDIVIDAM PARA CONSEGUIR SE ELEJER E DEPOIS VIRAM LOBISTAS DE EMPRESÁRIOS SEUS PATROCINADORES, O QUE INDUZ AO SUPERFATURAMENTO NO FORNECIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS AOS MUNICÍPIOS PARA ASSIM OBTEREM O "POR FORA" QUE FINANCIA AS CAMPANHAS ELEITORAIS CARÍSSIMAS.
ANTES DE 1970 IAM SER VEREADORES PESSOAS DE BEM INTERESSADAS EM TRABALHAR POR SUAS COMUNIDADES, O QUE ERA UM FILTRO DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS. GANHAVAM ASSIM EXPERIÊNCIA POLÍTICA E DEPOIS SE CANDIDATAVAM A DEPUTADO ESTADUAL, DEPOIS FEDERAL, OU A PREFEITO, GOVERNADOR E PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

Ursula Silva disse...

Excelências:

"agora político sujo tá ferrado".



Segue endereço de um portal criado para termos acesso a todos os dados dos parlamentares em exercício (inclusive passagens pela justiça).

Basta clicar na cidade ou estado e fazer a busca.

Se buscarem sem digitar nada, aparece uma lista com todos os políticos da zona escolhida.

http://www.excelencias.org.br

Façam bom uso e COMPARTILHEM essa ferramenta, que é muito importante.

Jose Rouillon disse...

Iniciativas contra la corrupción: BRASIL
Gracias

Marcio Oliveira disse...

QUEREMOS VEREADORES QUE NOS REPRESENTEM, LUTANDO POR NOSSO

BEM ESTAR SOCIAL! VEREADORES QUE LUTEM POR SEU MUNICÍPIO COM

MUITA HONESTIDADE E ORGULHO DE REPRESENTAREM A VONTADE DE SEUS

CONTERRÂNEOS.

Juca da Silva disse...

SE o Cachoeira deu grana para um senador do DEM, imagina quanto não terá dado para a turma do governo......Essa CPI vai ser uma diversão só....tipo arquiva aqui, abafa ali...., esconde acolá. O Demóstenes está absolvido, sem dúvida, senão vão chegar, quem sabe, nos apartamentos do ex-ministro. E, aí, como se sabe, não dá! rss.Galvez.

Evaristo Oliveira disse...

Justiça chilena deverá julgar 1.500 ex-repressores da ditadura Pinochet.
Lá todos aplaudem e aqui?

Edilson Almeida disse...

"Compre produtos nacionais, proteja
nossa indústria, garanta seu emprego"
"Desemprego também é tortura"
"O espaço público também é seu: Preserve-o"
"Consuma somente o necessário, com responsabilidade"
"Cidade limpa! Povo civilizado"
"Faça sua parte, dê sempre um bom exemplo"

José Reis disse...

PARA DIVULGAR

"Projetar Brasília para os Políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores prá vocês usarem como pinico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de Camburão"
(Oscar Niemayer)

Nilson Andrade disse...

Quando o Papa João Paulo II veio ao Brasil pela primeira vez, nós estávamos em transição do regime militar para a democracia.

O Presidente era o General João Batista Figueiredo.

O Papa perguntou ao Presidente o motivo de ter tantos ministros, e obteve como resposta:

- Santidade, Jesus não tinha 12 apóstolos ? Eu tenho 12 ministros. (dizem que o fato é verídico)


Agora, quando o Papa Bento XVI retornar ao Brasil e perguntar à Dilma para que 38 ministros, ela, certamente, responderá:

- Veja bem, companheiro santidade . . . . . . . . . . . . Ali Babá tinha 40 ladrões e Eu estou quase lá ! ! !

José Reis disse...

O FILME FALA POR SI SÓ.

TRADUZINDO, SE QUERES CONHECER UM HOMEM, DA-LHE PODER.
A NINGUEM , NUNCA NESTE PAÍS, É DADO O DIREITO DE PROMETER.
O HOMEM QUE É HOMEM COM "H" MAIUSCULO CUMPRE O QUE PROMETE
SEM NECESSIDADE DE COBRANÇA.

MATOU A ESPERANÇA, ESQUECEU O QUE PROMETEU.
PERDEU A VERGONHA E SEPULTOU A CREDIBILIDADE EMTRE OS APOSENTADOS.
MENTIU, MENTIU, MENTIU COM A MESMA CARA QUE NÃO QUEIMA.

NÓS APOSENTADOS E PENSIONISTAS E PARENTES
VAMOS VOTAR NESTES TRAIDORES E SEUS APOIADORES?

PENSEM NISTO.
PT, TRAIRA.

Renzo Sansoni disse...

A sociedade brasileira não precisa
de mais Direitos Humanos.
A necessidade mais urgente,
menos política, e mais cristã,
é igualar esses
Direitos, que aí estão, para todos.

Plinio disse...

Me desculpe, não estou mais interessado nessa gandaia que é o brasil. Tenho mais com que me ocupar: minha família, minha empresa, meu lazer, meus amigos, enfim, tenho coisas muito mais interessantes do que ficar lendo sobre a decadência brasileira.