segunda-feira, 30 de abril de 2012

INVEJA, UM SENTIMENTO QUE NÃO ORGULHA

A inveja é um dos sentimentos mais torpes utilizado pelo homem e difícil de ser extirpado por quem têm nesta arma o meio para se dá bem e prejudicar o outro. Tem origem no apego pelos bens materiais, transformando-o em ato de cobiça a fim de alcançar seus objetivos a qualquer custo, sem respeitar ninguém.
A partir desse objetivo, a inveja se sobressai, e como urubu na carniça, transforma os pensamentos e o caráter daquele que traz este sentimento dentre de si. A cobiça passa ser a sua meta e o objetivo a ser alcançado.
O invejoso, tal qual um cão de guarda, está sempre alerta, pronto para atacar. Basta alguém se destacar em qualquer área de atuação, que um invejoso estará sempre por perto, tentando minimizar o seu feito através de críticas e ações destrutivas, sempre traiçoeiras, procurando diminuí-lo e menosprezá-lo.
Nada há de errado a pessoa trabalhar honestamente para ao final alcançar o conforto e às condições materiais que lhes propicie a oportunidade para que possa se aprimorar em busca de melhorar a sua eficiência na atividade exercida, desde que estes objetivos alcançados não causem prejuízo ao próximo.
Nada é mais gratificante o indivíduo traçar objetivos claros e ir à luta em busca do bem-estar ou de mais conforto para sua vida. Em contrapartida, nada é mais vergonhoso ao ser humano, obter através da inveja e da traição algo que não fez juz em prejuízo do próximo.
É triste ver objetivos alcançados ou obtidos movido por ações e atos mesquinhos e destrutivos, através de uma formulação mental elaborada de forma doentia, onde o invejoso se considera mais digno do que aquele que alcançou os seus objetivos de forma honesta e ética. Mais triste ainda é observar que para alcançar o que planejou, destruiu relações de amizade e respeito entre pessoas. Aquele que tem a INVEJA como prática traz sempre dois outros grandes sentimentos, imorais e de falta de ética: a VAIDADE e o ORGULHO. Juntos, formam um trio que transforma o homem em ser mesquinho, de cujos atos e ações aqueles que os conhecem passam a não dá a mínima credibilidade. Em razão desses sentimentos mesquinhos, é comum vermos no ambiente de trabalho a formação de grupos e subgrupos - as chamadas “panelinhas”-, organizadas por aqueles que nada de útil praticaram, exceto puxar o saco dos superiores. São grupelhos que vivem a promover fofocas e semeiam mentiras. Aproveitam da ausência prara criticar as pessoas, malhando-as, desmerecendo o trabalho realizado, promovendo intrigas, tudo por causa da inveja que traz dentro de si.
Como normalmente é incompetente, o invejoso se utiliza de todas as armas que dispõe a fim de prejudicar aqueles que ocuparam o espaço que ele considerava como sua propriedade. Assim, passa a boicotar e através de fofocas, mentiras e com atitudes de servilismo estrategicamente montado, busca desmerecer o trabalho dos demais realizados honestamente, procurando enaltecer as “atividades” por elas realizadas, de forma a ludibriar aquele que considera seu superior. Este é o princípio que norteia o Invejoso e esta é uma das facetas que o conduz ao extermínio, ao transtorno mental e a destruição de si mesmo.
Um dos locais mais propícios à propagação da inveja e dos invejosos é no ambiente de trabalho, onde as pessoas estão mais expostas e mais vulneráveis.
 Lá que deveria ser o ambiente propício para que os mais competentes fossem reconhecidos e valorizados pela sua atuação, muitas vezes ocorre o inverso, onde as pessoas são abatidas fruto da inveja.
É neste ambiente onde o invejoso encontra o local propício para disseminar o seu veneno incitando a injustiça. Principalmente se ele sente que o seu superior é afeito e gosta deste tipo de atitude, valorizando as pessoas que fazem desta pratica o seu modo de viver.
Não devemos nos enganar. Sempre irá existir em qualquer ambiente colegas invejosos.
Porém, a inveja por ser um sentimento medíocre e nojento, se torna difícil das pessoas “digeri-lo”, principalmente quando alimentado pela desigualdade e falsidade.
O pior é saber que este ser humano abjeto semeia este sentimento com tanto fervor, que não percebe o tamanho da destruição que está causando em sua vida. Quando acordar já será tarde, não mais será aceito.
Não sabe o invejoso que este é um sentimento tão perverso, que obscurece a sua própria vida, impedindo-o de se desenvolver ou crescer não só profissionalmente, mas como gente, como ser humano. Ele, em função de viver mais preocupado com o próximo, em criar maledicências, esquece-se da sua vida. Passa a viver como um verme. As vantagens obtidas serão transitórias e pouco confiáveis.
É triste perceber que ainda existem pessoas que transformam a sua vida num celeiro de preocupação com a vida do próximo, apenas de olho no sucesso do outro. Funcionam como verdadeiros “cães de guardas”, da vida alheia.
Não sabem aqueles que cultivam dentro de si a inveja, cujo sentimento anda lado a lado e de braços dados com a traição, que enquanto eles estão a se preocupar com o outro, a sua própria vida por falta de capacidade e competência tende a ficar estagnada, cujo caminho e destino em médio prazo serão transformados em um caos, pois assim está sendo conduzida.
O que é lamentável em tudo isto, é que há quem a alimente e que normalmente convivemos com este tipo de pessoa. Estão sempre bem perto de nós e, por não comungarmos deste mesmo sentimento, muitas vezes não o percebemos e, quando descobertos ou quando a máscara cai, o mal já está consumado, até porque, se apresentam de forma humilde, buscando adquirir a confiança, chegando a comungar da nossa vida e participar das nossas confidencias, partilhando de tudo. De repente, vem à decepção.
E o que dói é saber que o invejoso não luta para melhorar, desenvolver ou crescer a si próprio, mas a ele o que importa é está em permanente “plantão” preocupado com o que o outro tem ou possui, visando construir caminhos que o leve a destruição, motivado por um sentimento que tudo deseja mesmo aquilo que não tem.
Mas uma coisa o INVEJOSO jamais irá conseguir obter, que é o conhecimento técnico e intelectual. Este é um patrimônio que ele por mais e maiores intrigas que trame, jamais obterá, já que dentro do seu egoísmo, ele faz da sua vida um aprendizado de angústias, deixando de viver e ou de se preparar para que possa conviver em sociedade.
O invejoso é um ser intragável, onde ninguém o suporta mesmo em seu meio de convivência, uma vez que ele não consegue transmitir confiança e ou conspirar o bem para o outro. É um indivíduo que não sabe compartilhar e nem se alegrar com os demais.
Por fim, o invejoso, essa triste figura digna de pena, não passa de um medíocre, transformando a sua vida em atos e sentimentos estéreis, como se fosse um ator e o mundo o seu palco, cuja peça representada é vazia de conteúdo, sem qualquer brilho, e como ser humano tende a ficar estagnado, correndo o risco de não se desenvolver vindo no futuro a morrer bebendo do próprio veneno.

7 comentários:

Marcos Oliveira disse...

O POVO BRASILEIRO FOI TRANSFORMADO EM UMA CAMBADA DE MORTOS-VIVOS: OS IDIOTAS QUE AINDA NÃO ESTÃO ACÉFALOS CONTINUAM EMBEVECIDOS COM AS BRAVATAS DOS BANDIDOS, SUPOSTAMENTE HERÓIS, DE ANTIGAMENTE QUE SÓ QUERIAM SENTAR-SE EM CIMA DO PODER E DO DINHEIRO DO TRABALHADOR.

Giorgio Rapponi disse...

Francklin
O mal é muito antigo, não começou com o mensalão, nem continuou com o Carlinhos Cachoeira. O imortal Zé Ribamar já deu prejuízo ao
erário público muito maior e continua dando. O FHC foi o campeão dos delapidadores da Nação e deveria ser erguida uma estátua dele na praça dos
3 podres poderes para lembrar as futuras gerações sobre este "herói" tão esperto, mas são tantos que não cabem aqui. Julgar uns e deixar os outros
de fora, ainda muito pouco no combate à corrupção. O certo seria voltarmos aos tempos do tronco e chicote.

Vilma Silva disse...

Perplexos ficam os cidadãos que desejam encontrar o caminho da ordem e da justiça, em busca da salvação da humanidade.

A falsidade é crescente entre os que deviam ser acreditados. A sociedade, por sua maioria, está abandonando a esperança de dias melhores na condução política em geral. A marginalização domina as gerações das proles da miséria instituída pela corrupção instalada no país.

Muitos políticos vivem momentos fabulosos comparados àqueles que os sustentam.
Sorridentes ficam os políticos, frente às câmeras de TVs, enquanto morrem crianças, gestantes, homens nos campos e nas cidades, resultado da omissão permanente dos parlamentares e executivos públicos. A vida é bela para quem? Direito de viver é único e exclusivo deles.

Marcos Pinto Basto disse...

A Politicalha é tão nociva à Nação que só temos uma solução: UMA REVOLUÇÃO QUE DE IMEDIATO CONFINE TODOS OS POLÍTICOS DOS ÚLTIMOS 50 ANOS EM COLONIAS PENAIS AGRÍCOLAS ENQUANTO SÃO AVERIGUADOS, JULGADOS E CONDENADOS!
Temos que abrir os olhos deste Povão que é tangido como um rebanho de bois mansos para o matadouro!
E antes que me esqueça: A INVEJA É UMA MERDA!

Acelino dos Santos disse...

Infelizmente, sempre colocamos no Congresso e demais postos eletivos a pior raça de político, que se possa imaginar: sem escrúpulos e corruptos. E êles determinam quase tudo o que a Presidente pode ou deixa de fazer ...

Sergio Oliveira disse...

Não podemos dar trégua a esses marginais anormais políticos e judiciais, tudo tem que vir a tona, o escândalo tem que atingir a todos os envolvidos sem piedade, repasse e divulgação é de necessidade vital, a vingança é doce nessa hora; vou fazer minha parte...

Thomaz Aguirre disse...

Engana-se o povo descaradamente, construindo dois ou três judas para malhar, e esconder o grosso da corrupção. Este é o tipo de situação que precisa acabar, senão este pais nunca será um país desenvolvido. Parodiando a propaganda do governo: País desenvolvido não é aquele que não tem pobreza, é aquele que não tem corrupção, pois é esta a condutora da pobreza.

Nessa hora o que fazem as entidades e pessoas que defendem e atuam no combate a corrupção?

É preciso que essas entidades e pessoas se mobilizem para que não ocorra mais uma farsa, o povo seja enganado e mais uma vez comprado por facilidades em suas vidas que tentam esconder a corrupção que assola este país.