quinta-feira, 31 de maio de 2012

PORQUE É TÃO DIFICIL CUMPRIR O PROMETIDO

Inicio este nosso diálogo com uma questão, que sempre é discutida em qualquer roda de conversa que você se encontre: porque será que os políticos brasileiros não cumprem as promessas de campanha? Essa é sem dúvida uma pergunta que mereceria uma resposta, até para demonstrar o mínimo de consideração à pessoa humana. 
Da mesma forma que sempre ficamos estarrecidos quando ouvimos discursos inflamados de políticos de oposição ao denunciar daqueles que estão no poder, de utilizar órgãos públicos e programas, principalmente sociais, como forma de aliciamento de votos, como se ele quando se encontra na situação não fizesse o mesmo. 
Apenas para ilustrar o fato, vou narrar o ocorrido em uma Casa Legislativa (omitirei os nomes para não criar algum dissabor), quando o político foi a Tribuna e em um discurso bem elaborado fazia críticas a políticos que estavam utilizando do Programa Minha Casa Minha Vida para fins eleitores, e bradou ameaças que estaria se documentando para denunciar ao Ministério Público, dá os nomes aos bois, que iria criar um disque denúncia e por aí foi. Aí, alguém ao meu lado lembrou o quanto de incoerência estava ouvindo e sendo falado, pois, segundo o eleitor, enquanto o político tecia aquelas críticas, ele mesmo estaria apoiando um pré – candidato que como aqueles que ele estava acusando, estaria se utilizando de um órgão público, do qual foi chefe por algum tempo, com cerca de 600 cargos de livre indicação e todos passíveis de demissão a qualquer hora, pois não são concursados, para ter a sua candidatura alavancada. 
Logo nos veio à mente, tudo isso faz parte da encenação e do jogo político. 
Mas, voltando a pergunta inicial, tal qual aquela denuncia da tribuna, todos sabem que não há interesse do político em cumprir as promessas, pois se assim o fizer, não terá o que prometer nas próximas campanhas. 
Observe que as promessas são sempre as mesmas, quer esteja na oposição ou com o Poder na mão, sempre repetidas exaustivamente, em sua grande maioria as mesmas feitas no passado e ele no Poder ou fora dele, nunca as cumpriu e não será agora que cumprirá. 
E porque não as cumpre? Porque são promessas difíceis de serem realizada já que em sua grande maioria não dependem única e exclusivamente da sua vontade. É como dizia um antigo cacique político, nada é mais trabalhoso do que inventar uma promessa, por isso a sua repetição, fica menos cansativa. 
Vamos entrar em um novo período eleitoral e já antecipo as promessas principais de todos os nossos candidatos: POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE: SAUDE PÚBLICA PARA TODOS; MAIS SEGURANÇA PÚBLICA; GERAÇÃO DE MILHARES DE EMPREGOS; ACABAR COM A MISÉRIA E A FOME; CUIDAR DO DINHEIRO PÚBLICO E NÃO DEIXAR ROUBAR (esta é a primeira promessa que esquecem), entre outras. 
Agora pare e pense, estas promessas para se concretizarem dependem unicamente deles, ou exigirá envolvimento de diversos outros segmentos e da própria sociedade que deveria está organizada? 
Ora, seria bom que nós os eleitores deixássemos de sofrer da conhecida amnésia pós – eleitoral, já que esta doença é típica e faz parte do caráter de nossos políticos e, que as promessas feitas fossem cobradas diuturnamente, e não aceitássemos passivamente que ela só dure o tempo da campanha, permitindo que passada as eleições suma feito fumaça, levando-nos ao esquecimento. 
Poderíamos até querer entender que os “coitadinhos de nossos políticos” fossem tomados de uma amnésia repentina, tendo em vista, a forte pressão porque passam para ser eleitos ou reeleitos, e diante disso, os sintomas da doença se façam aparecer após as eleições. 
Poderíamos até entender que os efeitos da doença lhe acometa após a campanha e siga até a véspera da reeleição, onde eles humildemente nos relembrem as promessas feitas, quando justificam que 04 anos foram poucos para poder cumprir o prometido. 
Mas não dá para entender é porque nenhuma promessa ele pode cumprir. 
Não dá para compreender é porque ao assumir o mandato faz exatamente tudo o contrário do prometido. 
Será que só sobrou tempo para cumprir aquilo que estava fora do seu caderno de promessas? 
Aliás, o mais comum é executar as promessas a pedidos daqueles que nada contribuíram para o sua eleição, muito pelo contrário, tudo fizeram para derrota-lo. 
Como não dá para entender o discurso moralizante feito na Tribuna, criticando os adversários, quando está convivendo com correligionários que estão utilizando as mesmas práticas dos acusados, se locupletando nos cargos assumidos e fazendo dos órgãos públicos a muleta de amparo de suas candidaturas. Ou o pau que dá em Chico não dá em Francisco? 
Aí é que ninguém consegue entender. 
Mas para acabar com este mal que grassa na política nacional, só nós eleitores temos o antídoto para a cura dessa doença: o VOTO. 
Se soubermos prescrever o remédio na dosagem certa, se votarmos com consciência e passarmos a exigir que o paciente de tempos em tempos realize os exames periódicos de praxe, se cobrar regularmente que preste conta dos seus atos e o que tem feito para concretizar as promessas, estará fiscalizando com rigor este nosso paciente, exigindo respeito e que sejamos tratados com a mesma atenção que era dedicada no período eleitoral.

6 comentários:

Henrique Santos disse...

Por que será que as autoridades brasileiras
resistem à idéia de serem autoridades?
Por que não agem como autoridades?
Então, por que continuam como autoridades?

Helio Marconi disse...

Para resolver os problemas dos impostos (corretamente diria tributos) é necessário resolver os problemas dos gastos.
E para se ter clareza e avaliação, o orçamento deveria ser de execução obrigatória e nada de vinculações demagógicas e outros artifícios criativos.

Valdemir Meira disse...

[JAQUES WAGNER O PIOR GOVERNADOR DA HISTÓRIA DA BAHIA] Triste Bahia! Traída por um ditador do PT!
É o sentimento daqueles que residem do interior da Bahia

Eduardo Oozaru disse...

OS CRIMES DE WAGNER QUE A JUSTIÇA BAIANA NÃO VÊ:
1º corte de salários de grevistas é ilegal,
2º transformar salários em subsídios é outro crime,
3º esconder as contas do FUNDEB infringe a lei da transparência das contas públicas
4º fazer propaganda enganosa afirmando que os professores ganham em média 3.600 reais e
5º coagir publicamente em televisão que os salários apreendidos (ILEGALMENTE) seriam devolvidos se aceitassem ser submetidos ao primeiro e segundo crimes.
Isso sem falar em outro crime ao induzir as pessoas a erro dizendo que o dinheiro da educação é o mesmo que ele precisa para pagar diversas outras áreas e que "compromete o limite fiscal" dele. O que é um devaneio total.

aguiar disse...

O descompromisso é antecedente, pois sabem que o Processo Eleitoral, que os "elegerá", carece de seriedade. Visitem a página do VOTO SEGURO
ASOV-Aposentado solte o verbo!

Adelmar Badeca 100% pelos Trabalhadores e Aposentados disse...

Olá Caro Franklin Sá, sobre seu brilhante comentário; acho que é dificil os politicos cumprirem as promessas e obrigações, porque o povo está alienado com bolsas de favores, acreditando que no primeiro momento resolvendo as dificuldades parcial e individual, estarão resolvidos todos os problemas. Falta bolsa para ensinar e aprender a pescar. Ou seja, estudar e treinar. E também, despertar nos jovens a força da geração antiditadura.
Precisamos polemisar.
Grato,
Olá Caro Franklin Sá, sobre seu brilhante comentário; acho que é dificil os politicos cumprirem as promessas e obrigações, porque o povo está alienado com bolsas de favores, acreditando que no primeiro momento resolvendo as dificuldades parcial e individual, estarão resolvidos todos os problemas. Falta bolsa para ensinar e aprender a pescar. Ou seja, estudar e treinar. E também, despertar nos jovens a força da geração antiditadura.
Precisamos polemisar.
Grato,