segunda-feira, 11 de outubro de 2010

SOMOS REALMENTE UM PAÍS LAICO?

Reza a Constituição Federal ser o Brasil um País laico, onde todos podem expressar livremente a sua religiosidade, respeitando o seu próximo.
Hoje, em pleno século XXI, diante da campanha orientada por segmentos religiosos, com o apoio de setores do PSDB/DEM, contando com a coordenação do candidato a vice e pela esposa do candidato a presidente, jamais se assistiu, tanta mentira e falsidade, além de um sórdido ataque a um candidato em campanha eleitoral, como no atual pleito eleitoral.
Diante do que está sendo veiculado por parte da imprensa e na internet por alguns segmentos religiosos, fico a me perguntar se assim agiu Jesus quando esteve entre nós, ou seja, para alcançar os seus objetivos, difundiu a intriga, a mentira, o ódio? Como será que os responsáveis por tanta calunia tem dormido? Será que está a espera do perdão para recomeçar tudo de novo?
Entre as baixarias da campanha da direita, estão tentando imputar a candidata do PT todo tipo de temas e crimes, desde o aborto, passando pelo casamento entre pessoas do mesmo sexo e terminando com o extermínio das criancinhas. Lembram-se das campanhas contra os comunistas? Comunistas comia crianças.
Portanto estão sordidamente e mentirosamente explorando temas, colocando a pecha em Dilma Roussef, identificada com as lutas feministas, blindando os seu difusores o candidato Serra, esquecendo estes mesmos caluniadores que foi Serra quem regulamentou o aborto pelo Sistema SUS.
Com esta blindagem, este acabou se beneficiando da polêmica travada.
Interessante é que estes segmentos contrários ao aborto e que justificam a sua defesa em razão do crime perpetrado contra quem não pode se defender, são os mesmos que endeusam a sociedade americana, porém, esquecem eles de se pronunciarem quando pessoas são enviadas às câmaras de gas, condenadas a morte. E aí, também não é crime? São os mesmos segmentos que criticam a segurança em nosso País, e esquecem de dizer que nos EUA, maior país evangelico, são onde ocorrem os crimes mais hediondos e assassinatos em série. E que lá também é o maior consumidor de drogas do mundo. Logo se vê que não é unicamente pelos caminhos e fundamentalismos religiosos que teremos os melhores dos mundos.
O jogo está tão sujo e pesado, que estes segmentos tem se utilizado de entidade sérias, para em seu nome difundir as mentiras que a toda hora são vinculadas a ponto de pela internet, um culto da Igreja Batista de Curitiba, mostrar cenas fortes de fetos mortos e despedaçados, e o pastor pedindo que não se vote na petista, que “defende o aborto e o casamento gay”.
E esta onda de mentiras difundidas, apesar de todo estrago causado na campanha de Dilma, devem todos reconhecer que foi uma das mais perversas campanhas jamais ocorrida em nosso País, com inverdades sobre o que pensa a candidata.
O que se esperava nesta campanha é que temas nacionais fossem discutidos, mas o que se viu foram coisas menores, como a questão do aborto ser utilizada para fins eleitorais.
Muitas coisas, mais importantes fugiram dos debates. Como o porto seguro que se transformou a candidatura do PSDB/DEM para os setores mais reacionários da nossa sociedade, como a TFP, composta de líderes religiosos obtusos e direitistas, que a toda hora enaltecem a ditadura militar, alem, de elitistas e diseminadores de preconceitos contra a população pobre, e de difundir o racismo e o machismo entre os seus membros.
Aliado ao que há de pior em nossa sociedade, está também a candidatura do PSDB/DEM ancorada nos segmentos empresariais que defendem a privatização a todo custo, com a doação do patrimonio nacional às multinacionais de quem são seus representantes. De assessores importantes que já defendem a privatização do Pré – Sal, da extinção do bolsa família, entre tantos outros programas sociais, que tem alcançado significativo resultados, principalmente para a população pobre.
Não asistimos discutir o Brasil que se quer e sim promessas faraônicas, que todos sabemos jamais serão cumpridas, principalmente pela candidato do PSDB, o qual não é muito afeito a cumprir promessas de campanha.
Infelizmente, o que estamos assistindo é a utilização da fé, julgando-se os seus caluniadores no direito de condenar todos aqueles que ousar discordar de suas opções políticas.
E aí é que vem a dúvida: estamos realmente em um país laico?
Esta dúvida tem sentido quando vemos pseudos líderes religiosos, se utilizar dos meios de comunicação para querer impor as suas crenças e seus dogmas. Quando assistimos “lideres religiosos aculturados” transvestidos de pastores para difundir a mentira, a calúnia e a infâmia contra o seu próximo, e depois subir ao púpito e ir pregar a palavra de Cristo. Estes mesmos “líderes” que se acham o todo poderosos e inatingível. Estes mesmos segmentos religiosos que criticam o candomblé, mas em suas igrejas utilizam dos seus ritos para venderem o ceu as suas ovelhas. Que criticam o espiritismos, mas que nos seus cultos dão passes magnéticos para afastar os males das pessoas. Enfim, são segmentos religiosos fanáticos que se utilizam dos rituais daqueles que criticam em benefícios próprio, ou seja, para o enriquecimento ilícito.
E o pior é que as suas mentiras, falsidades e calúnias ainda encontram eco em nossa sociedade e contam com o apoio de pessoas para difundir.
Aí é onde mora o medo. Pois não é este o Brasil que queremos. Queremos sim, um Brasil para todos e não apenas para as elites. Um Brasil que todos possamos sonhar por um dia melhor. Um Brasil que sinalize para sua juventude um futuro alvissareiro, não aquele Brasil do passado recente, onde sucatearam com a educação pública, extinguiram com as escolas técnicas e sucatearam as universidades, de cujo grupo e equipe de trabalho o candidato Serra faz parte e foi um dos mentores.
Está na hora de se dar um basta na mentira e no ódio difundido por uma minoria encastelada na direita, que infelizmente ainda existe e resiste em nosas terra. Não queremos e nem devemos voltar ao passado.

6 comentários:

Andre disse...

Quer dizer que a Dilma é uma santa?? Ai! Até dói.

Nota-se que ela está ganhando nas pesquisas de intenção de voto só porque tem um forte cabo eleitoral que em 8 anos de governo, não contribuiu nem um pouco para o SUS nem pra educação. Ou será que os ricos deste país já cancelaram os planos de saúde e já matricularam os filhos nas escolas públicas?

Por que afinal os petistas não respondem essas perguntas? É surpreendente.

O Lula é nada mais nada menos do que um político de direita, populista. Assim como o FHC, aproveitou os mandatos pra viajar por todo o Globo com a desculpa de que estava trazendo investimentos ao país. Trouxe o quê?

No mínimo deveriam dar uma chance ao Serra que embora não seja um político de grande destaque, poderia mudar alguma coisa. O que não se pode é continuar nessa mesmice governada pelo PT, sem expectativas de uma saúde pública melhor, educação, salários, habitação, diminuição de pobreza.

Sim, é claro, não sou utópico a ponto de acreditar que ele vai fazer milagre, mas um pouco já seria suficiente.

This is who I am disse...

concordo que esses discursos petistas de elites liderando, de que o Brasil melhorou com Lula, de que os pobrinos versus riquinhos não colam mais! eu sou a favor da Democracia e da alternancia de poderes, vc diz no texto sobre mentiras ditas sobre a candidata do pt, no entanto ignora as mentiras que o PT fala ao povo o tempo todo e finge de surdo de mudo! Se o Brasil continuar como esta...nao ir´[a avançar, irá retroceder!A ditadura bate a nossa porta disfarçada de "lideres coitadinhos" que usam a s bolsas do governo, para angariar votos

Francklin Sá disse...

Caro Professor.
Um páis que tem origem, a construção de princípios morais baseados em dogmas religiosos, nunca será um país laico. Como podemos registrar em períodos eleitorais sempre vêm a tona os construidos no mundo das igrejas. No entanto, preocupante é a crescente apropriação dos conceitos calvinistas através das igrejas evangélicas.
José Carlos Felix

Palavra de Sa disse...

Franklin,
Sempre leio tudo o que você escreve e me manda, e como você pediu que se comentasse a respeito do nosso país ser laico ou não, eu pesquisei na Internet e só agora achei um cara que embora vigarista de carteirinha, estudou teologia e o diabo a quatro, e mesmo tratar-se de um dizimista convicto, ele estudou o assunto no curso de teologia, e fala do mesmo em um vídeo que não aceita (o vídeo) que se jogue em "Meus Documentos" e depois em anexo. Portanto, se você quiser ouvir o gajo, digite no Google:

Pastor Malafaia sobre o 2º turno

o 2º está assim em algarismo. É o vídeo dele de camisa, e não de paletó.
Um abraço.
Floriano Lott

não abandone seu melhor amigo disse...

Sr. Francklin, não creio nem por um segundo que Dilma Rousseff seja uma santa. Sabemos bem o que esta por trás da mascara implantada pelos botox e plásticas que nós os truxas pagamos.
Na hora de buscar votos, todos viram santos. Pode até ser que o PSDB e O DEM tenham agido errado, mas mostrar a verdade precisava ser feito. Quem assina e concorda com a imundice ue o PNHD3 representa e vem agora dizer que é contra isso e contra auilo, não merece meu voto. Estamos cercados de imundice e o sr. sabe disso. Ninguem é santo, nenhum dos dois lados, mas nesta história, Dilma é
falsa, muito falsa.
Quem tem dignidade, não volta atras de suas palavras hoje, apenas para se eleger e enganar o povo para ficar mais quatro anos roubando e defendendo bandidos e mensalões.
Chega de mentiras, fraudes e mensalões, chega de Casal Civil sendo dominada por bandidos, chega de levar a bancarrota empresas como a nossa Varig, chega de Dossies e defender corruptos como José Sarney e tantos outros.
Dilma é santa? Tudo mentira?
Vote nela e ganhe Collor e a cambada de ladróes por mais alguns anos.
Se ela é contra ou a avor do aborto ou se tem um pacto com o diabo, que deve ter, isso não me interessa,me interessa é ue parem de roubar e se mudem para Cuba definitivamente.
Um abraço
Siegmar

Palavra de Sa disse...

Como evangélica preciso me pronunciar. Meu coração está angustiado com pastores de mídia, que têm os pés na política através de parentes próximos que os representam na Câmara e no Senado, e que, vergonhosamente estão usando o projeto de Lei 122 para favorecer a campanha do Serra.
Por quê, a exemplo da Glória da Peres, há anos atrás, não fizeram um movimento sério, conforme prevê a Constituição, colhendo assinatura de fiéis em quatro ou cinco estados brasileiros para criarem um projeto de lei que abolisse os abusos da tão polêmica lei? Não sabem que esse mecanismo existe? Duvido.

Por quê só esta e outras questões só são trazidas no apagar das luzes das eleições? E sempre pelos mesmos pastores de mídia, que influenciam seus seguidores?
Não é para RESOLVER, é para TIRAR PROVEITO PRÓPRIO.

Não sou petista MAS SOU DILMISTA com plena convicção dos meus 58 anos, e peço a todos os meus amigos que me conhecem que leiam o PRONUNCIAMENTO DA ALIANÇA DE BATISTAS DO BRASIL, profundamente esclarecedor.

Vejo defeitos no governo Lula sim, mas sei que foi o melhor até agora e tenho certeza que Dilma dará continuidade ao combate a pobreza.

Isabel Alves
Centro de Apoio de Defesa da Cidadania-RJ