quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

QUE LEGADO HERDAREMOS?



A Copa do Mundo já bate na porta e a maquiagem das cidades que sediarão os jogos de forma que passe a impressão que estão “prontas” está a pleno vapor, mesmo diante das dificuldades naturais ocasionadas pelo abandono destes centros urbanos e as “fabricadas” para encarecer as obras, como forma de se “aproveitarem” dos recursos públicos, para injetarem mais dinheiro em suas contas bancárias.
Todos tem sua parcela de culpa, inclusive a imprensa que por se omitirem e não denunciarem, também se tornam cúmplices dessas sujeiras e passam para a sociedade a impressão de que tudo caminha as mil maravilhas e segue um roteiro bem planejado e traçado, de forma que tenhamos um evento grandioso e de alto desejo do povo necessitado.  
Olham apenas os interesses  dos empresários e empreiteiros. Para o povo ficará o “legado”, ou seja, as dívidas, os “elefantes brancos” a exemplo do que ocorreu no PAN-2007.
Enquanto isso, as áreas sociais básicas continuarão carentes, pela eterna falta de recursos, principalmente se considerarmos que esta é uma área que serve apenas de eterno trampolim eleitoral.
Observando as cidades - sede se vê situações tão ridículas quanto desastrosas que causariam enorme vergonha em países que tem na preservação dos valores relativos à boa qualidade de vida, como meta estabelecida.
Senão vejamos:
Possuímos um trânsito dos mais caóticos, com vias urbanas mal sinalizadas, mal iluminadas, sem a devida manutenção e esburacados, aliada a uma fiscalização deficiente e em alguns casos, omissa quando não corrupta. Caminhões fazem entrega a qualquer hora, em qualquer local, estacionam em frente às lojas fora dos horários permitidos.
Quando poder público resolve fazer qualquer obra de manutenção as efetua durante o dia, em horário impróprio, ocasionando ainda mais transtorno. A frota do transporte coletivo com veículos velhos, sucateados, apenas maquiados, com validade vencida há mais de 5 anos, estão por aí, transportando vidas inocentes, com riscos de ocorrer graves acidentes fatais.
As ruas intransitáveis e a tendência é piorar ainda mais, por falta de um transporte público seguro e de qualidade, a população assiste o aumento da frota de veículos circulando nas cidades com a chegada de novos veículos a cada mês. Isto em cidades em que claramente não há a mínima possibilidade de alargamento das principais vias, aliado a um planejamento falho e ineficaz no gerenciamento deste alto fluxo.
O metrô que deveria ser uma alternativa, aonde existe, por falta de uma melhor fiscalização, sofre pane elétrica constante e a opção férrea não existe, pois, por falta de visão sucatearam os trens ao longo de sua existência. E por aí vai.
São problemas similares em todas cidades-sedes, ficando a população à deriva em muitas ocasiões.
Na área de segurança, temos um contingente policial deficiente em treinamento e mal remunerado, não bastando a falta de equipamentos adequados e planejamento inteligente para combater os marginais, normalmente mais  bem armados, deixando todos,  nativos e turistas, nas mãos dos bandidos,  que se utilizam das cadeias, quando pegos e apenados, como escritórios do crime.  
Tudo isto sem falar no consumo e venda de drogas é realizado a céu aberto nas praças e  em cada esquina.
Com relação à saúde assistimos diariamente pessoas morrerem nas filas de espera por falta de senhas ou de atendimento. Morrem nas  ruas por falta de ter onde morar. Morrem nos postos de saúde e hospitais por falta de médicos. Morrem em enfermarias por falta de medicamentos ou ainda devido a exames que não podem ser realizados por que os equipamentos são obsoletos ou estão quebrados. Por se encontrarem insatisfeitos com o salário recebido médicos e enfermeiros deixam de prestar atendimentos adequados, como se a culpa fosse do paciente. 
Ou será que vão esconder os mendigos, como sempre o fazem?
Outra área em que a decepção é grande é na educação. Esta é a mais doentia de todas existentes. São professores mal pagos, desrespeitados pelas autoridades e pelos alunos, sem perspectivas de melhores dias, por uma visão arcaica e incompetente dos gestores, que apenas utilizam da educação como moeda de troca eleitoreira. Esta é a verdade.
Além de salários humilhantes, não lhes é oferecido  condições de poderem participarem de cursos para o seu aprimoramento profissional, diante disso ficam limitados e não  conseguem definir ou estabelecer programas adequados para formar bons cidadãos.
São obrigados a trabalharem em escolas em péssimas condições de manutenção, algumas prestes a desabar, com goteiras, equipamentos quebrados, falta de cadeiras, bibliotecas mofadas, sem sabão e papel nos banheiros, sem lanches para alunos e professores. Sem a mínima condição de trabalho.
E ainda falamos que estamos em desenvolvimento. Como? Desta forma?
Quanto ao aspecto das nossas cidades, estas mais parecem que se encontram abandonadas, sem administradores ou administradas por incompetentes.
São centenas de prédios históricos abandonados tanto centro como nos diversos bairros, esquecidos de sua existência. Dezenas de monumentos pichados e rabiscados, sem que qualquer atitude seja tomada.
São ruas alagadas com a mínima chuva que ocorra, resultado dos bueiros entupidos, quando tem. Canos de água potável furados desperdiçando líquido. São esgotos correndo a céu aberto desaguando nas praias que deveriam servir de beleza natural para quem nos visitam.
Possuímos uma sociedade sem que tenham um comportamento social adequado, que acabam urinando nas ruas, largando detritos nas praças já dominadas por mendigos e drogados.
Torcedores doentios e fanáticos que se agridem em volta dos estádios.
Os aeroportos subdimensionados e sempre lotados, sem que disponibilize uma frota de taxis suficientes que atenda demanda, com profissionais preparados para atender a quem deles precisem utilizar.
Enfim, são cidades que oferecem serviços de péssima qualidade por falta de organização e estrutura e que não tem demonstrado mínimo interesse em reverter a situação.
Pelo que estamos vendo o desenrolar da situação, não fica difícil imaginar o possível fiasco que poderá ocorrer em 2014, diante de tantos visitantes iludidos por propagandas enganosas sobre os bons serviços aqui prestados.
Com certeza, muitos deles não voltarão mais ao Brasil, em razão da Copa.
Para que façamos uma copa do mundo que impressione nossos visitantes não é necessário obras faraônicas e fantasiosas,  necessitamos sim de oferecer garantias aos filhos da terra e aos que nos visitarem de conforto e segurança por todos os lugares que andarem e que lhes permitam levar uma boa imagem de nossa terra, já bastante sofrida, sacrificada e maltratada pelos dirigentes políticos.
O brasileiro já esta acostumado,  resignado e consegue conviver lado a lado com a miséria moral e social  que nos envolve.
Porém é preciso que se entenda, que muitos daqueles que virão nos visitar, são de  países acostumados com a alta qualidade de vida, ansiosos por novas “aventuras” que lhes tragam satisfações.

5 comentários:

EuclidesJr. disse...

A herança que teremos será a deixada pelo Neoliberalismo Capitalista Burguês Financista e Apátrida. Vocês que são neoliberais é que sabem qual o quinhão lhes pertencerá.
Nós os Socialistas não queremos herança desse sistema, pois sabemos que ele se desfaz em si mesmo, não vira Espólio e se virar será Espólio sem bens.
Viva o Socialismo do Século XXI. Que está às portas, quem viver verá!

Thomaz Almeida disse...

Quando FHC deixou a presidência, a dívida era de 800 bilhões , hein !!!
Quando Lula deixou a presidência, a dívida era de 1,7 trilhões, hein !!!
Com dois anos de Dilma... já chegamos a 2,6 trilhões !!!
Nem Lênin conseguiria tanto... tão rápido !!!
Só temos a agradecer ao povo, que votou neste governo !!!
Obrigado!!! "de coração" !!!! Com certeza, seus filhos também agradecem!!

Valeria Santos disse...

Convém lembrar que a presidente foi eleita com 56,05% dos eleitores em face da coligação PT – PRB/PDT/PMDB/PTN/PSC/PR/PTC/PSB/ PC do B com 55.752.529 (56,05%).
Logo, a maioria é quem paga a conta.
O lamentável é que existe quem chame essa farsa de estado democrático de direito.

Silvia Coelho disse...

NÃO É PIADA NÃO, POBRE BRASIL REAL ! NO brasil maravilha DOS FARSANTES DA GERENTONA 1,99: Injeção de recursos no BNDES ajudou a crescer o endividamento em R$ 600 bilhões em 2 anos . Dívida bruta saltou de 53,4% do PIB, em 2010, para quase 60% no fim de 2012

Itabajara Azevedo dos Santos disse...

Caro Companheiro Francklin

Parabenizo pelo belo trabalho. Infelizmente no ramo político a quantidade de políticos mau caráter é grande.Mas vamos continuar lutando para dias melhores.

Forte abraço e 2013 cheio de realizações e muita saúde.