“Transformações
agrárias de mãos dadas com a sociedade urbana organizada”, diz agrônomo
Carlos
Carballo é engenheiro agrônomo formado pela Faculdade de Agronomia da
Universidade de Buenos Aires (FAUBA), professor e pesquisador. Como membro da
Comissão de Direitos Humanos da FAUBA desde o início dos anos 2000, ele
promoveu, junto com outros, a criação de uma Cátedra Livre de Soberania
Alimentar dentro dessa unidade acadêmica.
• Por que uma Cátedra Livre de Soberania
Alimentar? O que significa e em que contexto é criada?
A
Cátedra Livre foi incorporada ao Estatuto da Universidade Argentina após a
Reforma de 1918. Os reformadores daquela época consideravam que muitas das
demandas sociais e avanços na ciência, arte e cultura não estavam incluídos nos
currículos dos programas universitários. Por isso, pensaram nas Cátedras Livres
ou Cátedras Abertos, com o objetivo de incluir no currículo universitário as
disciplinas que estavam surgindo na sociedade, mas que ainda não estavam
formalmente contempladas.
A
primeira Cátedra Livre de Soberania Alimentar foi criada na Universidade
Nacional de La Plata em 2003, no contexto da grande crise alimentar pela qual a
Argentina estava passando.
Foi
somente em 2011 que estabelecemos a Cátedra Livre na Faculdade de Agronomia da
Universidade de Buenos Aires. Não foi, de forma alguma, um processo simples.
Como resultado de nosso progresso, o curso de Nutrição da Faculdade de Ciências
Médicas também conseguiu criar sua própria cátedra, graças ao trabalho árduo do
Centro de Estudantes. Desde então, elas têm se multiplicado em todo o país.
Atualmente,
há mais de 60 coletivos, cátedras livres e abertas que, com diferentes graus de
formalidade institucional, abordam a questão da soberania alimentar. Em muitos
casos, tratamos também de outras questões relacionadas, como agricultura
familiar, agroecologia, sociedade, meio ambiente e nutrição, entre outras.
• Quem são os membros das Cátedras Livres?
O
Estatuto da Universidade não estabelece uma composição obrigatória, portanto,
em cada caso, ela é diferente. Na maioria dos casos, é formada por professores,
graduados e estudantes da mesma e de outras universidades. Em muitos casos,
também participam representantes de organizações comprometidas com a
agricultura familiar, organizações de produtores, organizações de
trabalhadores, coletivos de consumidores e coletivos ambientais. Ela é
concebida como um espaço democrático, pluralista e intersetorial. Em outras
palavras, não reproduz os níveis hierárquicos das cátedras universitárias
tradicionais.
Em todo
o país, há cerca de 500 a 600 pessoas que fazem parte da rede Cátedras Livres,
com uma média de 15 a 20 pessoas por cátedra. São pessoas que estão envolvidas
de forma ativa e permanente, com responsabilidade, trabalho e vínculos com o
território. E trabalhamos com dez coletivos e organizações locais, provinciais,
regionais ou nacionais que mantêm um intercâmbio permanente com as cátedras.
• Como esses cursos se encaixam no ciclo
educacional de um aluno?
Cada
cátedra elabora sua própria estratégia, de acordo com seu grau de inserção na
universidade e com os espaços que considera mais necessários ou favoráveis.
Alguns
de nós oferecem cursos anuais sistemáticos e opcionais, que concedem créditos
acadêmicos a quem os frequenta. Há também cursos que permitem a participação de
diferentes atores sociais, mesmo que não sejam alunos ou façam parte da
comunidade universitária. Em outras palavras, são cátedras abertas. Entretanto,
não tem sido fácil obter o reconhecimento institucional disso. Na FAUBA, por
exemplo, estamos passando por esse debate.
Em
2012, apresentamos a proposta da Cátedra Livre ao Conselho de Curadores. Ela
foi rapidamente aprovada, como uma disciplina voltada para a comunidade
universitária, com os mesmos critérios das demais disciplinas. Mas quando
propusemos que representantes de organizações sociais, produtores e outros
atores da comunidade também pudessem participar como alunos, a resposta foi
totalmente negativa.
O
argumento foi que “isso implica baixar o nível”. Para nós, essa participação
foi fundamental; dissemos: quem pode trazer a voz da agroecologia, se não
aqueles que a estão construindo no território? Quem pode trazer a voz, a
experiência e as demandas da economia social, se não a comunidade que a
constrói? Que graduação de nossa universidade pode trazer essas vozes? E isso
não reduz o nível, mas integra, favorece, multiplica.
Após um
ano inteiro de intensas discussões, o Conselho de Administração finalmente
aprovou nossa proposta. Os presidentes de conselho no resto do país seguiram
esse modelo e, em geral, tiveram menos problemas com a aprovação.
Desde
aquele ano, temos ministrado o curso continuamente, de forma presencial, com
exceções, como durante a pandemia de Covid-19, quando o mantivemos virtual. A
parte mais rica do curso é sua dinâmica participativa: dividimos os alunos em
grupos de trabalho, e cada grupo tem de visitar, analisar e refletir sobre uma
experiência específica de construção da soberania alimentar e da agroecologia.
Isso é então apresentado como um projeto final.
• Que conteúdo faz parte de uma cátedra
sobre soberania alimentar?
Em
geral, com nuances relacionadas à diversidade do território, partimos da
premissa de que as questões alimentares – e, portanto, a soberania alimentar –
não podem ser compreendidas sem considerar o sistema agroalimentar como um
todo. Portanto, incluímos conteúdo relacionado à produção, ao processamento e à
distribuição de alimentos. E há uma dimensão que trabalhamos com muita ênfase e
que consideramos fundamental: o consumo, relacionado à alimentação e à
nutrição. Esse último aspecto é fundamental para o nosso trabalho,
especialmente nas cadeiras de universidades de massa, que tendem a estar
localizadas em grandes cidades.
A
sociedade argentina é altamente urbanizada: mais de 90% da população é urbana.
Dessa urbanização crescente e da história da organização dos trabalhadores e
dos movimentos urbanos, emerge uma das ideias mais fortes que trabalhamos como
coletivo: as transformações agrárias estão profundamente ligadas à consciência
que pode ser construída por uma sociedade urbana organizada.
O
debate sobre alimentação-saúde – que inclui o debate sobre renda, ocupação,
subocupação, organização familiar, dinâmica de inserção familiar nos mercados
de trabalho, participação das mulheres, reorganização familiar – é fundamental
para os processos pelos quais estamos passando como sociedade.
• Você estava falando sobre como a questão
alimentar é atravessada por várias dimensões. No entanto, na Faculdade de
Agronomia, essa questão parece estar muito distante. Em sua opinião, qual é o
papel da interdisciplinaridade na abordagem dessa questão?
A
colaboração dos colegas da Cátedra Livre da Faculdade de Ciências Médicas foi
fundamental para isso, pois eles incorporam a dimensão de alimentos, nutrição e
saúde.
Atualmente,
duas das seis aulas do nosso curso são ministradas por membros do departamento
de nutrição. E no ano passado, em uma dessas aulas, um colega de classe fez com
que todos nós cozinhássemos. Fizemos isso na cantina da faculdade, e cada
pessoa trouxe sua tábua de cozinha, seu avental e seus utensílios de cozinha.
Preparamos a comida enquanto debatíamos.
Essa é
uma das práticas mais ricas e mobilizadoras que fazemos: que todas as
atividades incluam alimentos compartilhados. Ou seja, incluir a experiência.
Todos nós trazemos comida e compartilhamos o que trazemos, por que trazemos, o
que significa, como preparamos.
Recuperamos
um espaço de reunião em torno dos alimentos e dedicamos alguns momentos para
refletir sobre isso, que nos leva a refletir sobre algo fundamental: quem
produz nossos alimentos? De onde eles vêm? Como são produzidos? E então
nomeamos os alimentos que usamos: “Este arroz é produzido por tal e tal
organização, com tais e tais características”, “Este vegetal é produzido por
Maria e sua família com tais e tais práticas”. Isso nos aproxima do sistema de
produção agrícola e da vida rural, e nos torna mais conscientes e solidários
com as lutas e demandas dos setores agrários.
• A contribuição da universidade para as
necessidades atuais da sociedade está sendo discutida atualmente. Nesse
sentido, o que você acha que as Cátedras Livres em Soberania Alimentar
contribuem para os alunos como futuros técnicos e profissionais?
Em
minha opinião, os alunos que participam das Cátedras Livres sobre Soberania
Alimentar geralmente já têm algum tipo de preocupação, motivação e
sensibilidade. A universidade não gera isso para eles. A maioria dos
professores e profissionais não está comprometida com essa abordagem. Nem nas
carreiras de saúde, nem nas de nutrição, nem naquelas ligadas à produção ou
tecnologia agrícola.
Os
problemas que estamos tentando incorporar a essas cátedras vêm da marginalidade
e a luta a partir das margens. Incorporar áreas ou professores a essa reflexão
é nosso grande avanço.
Agora,
uma cátedra – por mais comprometida e bem pensada que seja – não pode mudar o
acúmulo que vem de todo o treinamento anterior, da abordagem dominante. É por
isso que sempre pensamos que temos que trazer a comunidade para dentro da
universidade. Lutando nos espaços disponíveis apenas nas palestras formais, não
conseguimos uma mudança real. É por isso que nos esforçamos muito para criar
uma feira dentro da estrutura da faculdade. Acreditamos que a participação dos
atores na feira, as organizações, as fundações, as associações de todos os
tipos, tamanhos e cores, com sua diversidade, podem mover mais estruturas do
que qualquer discurso acadêmico, por melhor que fosse.
Na
feira, há organizações de produtores agroecológicos e de economia social e,
para eles, esse é um espaço de comercialização muito valioso. É um coletivo do
qual participam cerca de 150 atores, com assembleias regulares. Esse coletivo
está passando por discussões, mas está vivo, é sustentado, é mantido, é
recriado e é uma proposta de enorme vitalidade que é reconhecida em toda a
cidade de Buenos Aires. Estamos convencidos de que esse é o caminho a seguir.
Mas, a
feira não é suficiente. Precisamos urgentemente de uma presença ativa, maciça e
concreta dentro da universidade, de todos os atores que estão construindo a
Soberania Alimentar. E isso não pode ser alcançado por meio de discursos, mas
por meio de ações.
As
Cátedras de Soberania Alimentar reconhecem nossa marginalidade, somos um espaço
de luta dentro da universidade, que tem a obrigação e o compromisso – que não é
fácil – de se articular com outros espaços de luta.
• O que você considera ser sua maior
conquista ao longo dos anos?
As
Cátedras trabalham em rede: desde 2022, criamos uma coordenação nacional, com
um representante de cada uma das regiões, que orienta os objetivos e as
estratégias. A principal ferramenta de articulação tem sido os Relatórios
Anuais sobre a Situação da Soberania Alimentar na Argentina. Relatórios que
estamos construindo há três anos, a partir dos territórios, de baixo para cima,
com a participação de diversos atores e organizações sociais. Considero esses
relatórios uma de nossas conquistas mais importantes. Obtivemos grande
reconhecimento dos atores e organizações sociais. Demos nossa contribuição para
tornar a Soberania Alimentar mais visível, acompanhando os processos e as lutas
que já estavam ocorrendo nos territórios.
No ano
passado, apresentamos o Relatório de Situação sobre Soberania Alimentar na
Universidade Nacional de Jujuy, com presença das autoridades da universidade e
apoio do parlamento de San Salvador de Jujuy. Esse reconhecimento institucional
é outra conquista de nosso espaço.
As
autoridades universitárias estão presentes na inauguração de nossos cursos.
Apresentamos um relatório anual de nosso trabalho. As atividades que realizamos
têm o logotipo da Faculdade. Temos nosso próprio espaço físico. Uma de nossas
principais referências, Miriam Gorban, recebeu o título de Doutora Honoris
Causa de várias universidades.
Há um
reconhecimento formal da instituição. Mas isso precisa crescer.
Temos
que colocar o papel da universidade pública no centro do debate e, de certa
forma, estamos fazendo isso com o nosso espaço. Como a universidade pública
contribui para o conhecimento, a compreensão e o comprometimento com a questão
alimentar; e o que precisa mudar para responder a uma demanda social tão
importante.
Temos
um longo caminho a percorrer. E vamos fazer isso com os movimentos sociais
dentro da universidade, ou não vamos conseguir.
• Neste momento em que há uma transição no
sistema agroalimentar global, na forma como os alimentos são produzidos no
mundo, você acha que a agroecologia e formas mais sustentáveis de produção têm
a oportunidade de fornecer uma solução para o problema alimentar mundial?
O
problema alimentar é urgente e não é novo, mas é dramático e urgente. Temos que
criar acordos sobre como lidar com a questão alimentar de nossa população. Isso
não é uma opção, é uma obrigação. Mas é claro que não é fácil.
No caso
da Argentina, o debate central é a transição do modelo de produção. O que é
necessário, quais são as medidas para construir uma transição que desmonte um
modelo agroalimentar que se instalou no país nos últimos 50-60 anos, tanto
política quanto social e culturalmente. Houve avanços institucionais no
reconhecimento e na promoção da agricultura camponesa e da agroecologia. Mas o
problema estrutural dos recursos naturais permanece intacto, e o modelo agrário
argentino continua avançando na concentração de terras e na propriedade
estrangeira.
Há
companheiros na universidade, nos movimentos sociais, nos partidos políticos
que propõem que “o caminho a seguir é a reforma agrária”. Mas a questão é: como
chegaremos a essa reforma agrária? O que precisamos construir para chegar lá?
Um
passo fundamental é a transição agroecológica, e as áreas periurbanas são um
espaço central para essa luta e discussões. Porque são locais de encontro de
produtores e consumidores, de articulação entre as áreas rurais e urbanas, que
precisam aumentar em quantidade, qualidade e organização.
• Pensando no futuro, há uma grande
participação de jovens nesses espaços. O que você acha que os jovens trazem
para as cátedras e o que eles levam delas?
Os
jovens nos trazem vozes, demandas e formas de ver a realidade que são
diferentes em muitos aspectos. E eles recebem a possibilidade de participar de
um espaço pluralista e democrático, algo que não é nada comum na universidade.
Em outros espaços, eles nem sequer podem falar. E aqui eles falam, propõem,
questionam, discutem. Essa é a semente de uma universidade mais participativa –
e de uma sociedade mais participativa.
Os
livros, a universidade ou a internet lhes dão algumas coisas, mas o que eles
sentem, o que eles vivem, pelo que eles lutam, pelo que eles trabalham na
comunidade é fundamental para o treinamento, a compreensão e a participação
social. Isso ajuda a gerar um participante, um ator cujo papel fundamental deve
estar na sociedade e não na academia. Obviamente, isso contradiz a mensagem
dominante do meio acadêmico e é um dos pontos de atrito que temos.
Mas, me
parece que a tarefa das cátedras é fundamental. Elas reúnem grupos de alunos de
diferentes disciplinas, de diferentes idades, com outros atores sociais. Eles
trabalham juntos, passam pelo processo de aprender sobre experiências
produtivas e comunitárias de natureza diferente. É uma construção coletiva que
fortalece os vínculos organizacionais.
• Quais são os desafios futuros?
Temos o
compromisso de acompanhar aqueles que, em diferentes lugares, tanto na
Argentina como em toda a América Latina, estão trabalhando com a questão da
Soberania Alimentar. Essa é a nossa pequena contribuição, a partir da
Universidade.
Mas,
precisamos avançar de forma mais sistemática, na participação permanente das
organizações e movimentos sociais na Universidade. Para que a Universidade
construa respostas e contribuições para as demandas e necessidades da
sociedade. Esse é um dos muitos desafios que ainda temos pela frente.
Fonte
Portal Raízes

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