O que foi a Noite dos Cristais, que marcou o início da escalada de
violências dos nazistas contra os judeus
Revoltado por seus pais — um casal de judeus
poloneses, terem sido expulsos da Alemanha, onde
viviam desde 1911 — o jovem estudante Herschel Grynszpan, de 17 anos, resolveu
se vingar.
No dia 7 de novembro de 1938 (algumas fontes dizem
que foi dia 8), ele foi até a embaixada alemã em Paris — cidade em que havia se
refugiado e vivia ilegalmente — com a intenção de matar o embaixador do país de
Adolf Hitler.
Não conseguiu encontrá-lo, por isso matou o
diplomata Ernst vom Rath, encarregado de recebê-lo. Rath morreu no dia 9.
Foi o estopim do que viria a ficar conhecida na
história como a Kristallnacht ou a Noite dos
Cristais, numa tradução literal, ocorrida há exatos 85 anos.
“Foi uma noite de violências diversas
direcionadas contra os judeus, entre 9 e 10 de novembro de 1938,
incentivada pelos nazistas”, explica o historiador Vinícius
Liebel, professor de História Contemporânea, da Universidade Federal do Rio de
Janeiro (UFRJ).
Segundo ele, naquela noite houve uma onda de
depredação, saques e espancamentos de motivação antissemita, que seguiu uma
certa tradição de violências e expurgos contra judeus, conhecidos como pogroms.
“A origem do nome pelo qual ficou conhecida é o
aspecto das ruas das grandes e médias cidades da Alemanha no amanhecer do dia
10, totalmente salpicadas de vidro quebrado das janelas e vitrines destruídas”,
conta.
“A impressão que muitos tiveram era de que as ruas
estavam cheias de cristais.”
De acordo com um artigo do
site do United States Holocaust Memorial Museum, os ataques ocorreram em toda a
Alemanha, a qual já incluía a Áustria, anexada por Hitler naquele ano de 1938,
e a região dos Sudetos, na antiga Tchecoeslováquia.
“Centenas de sinagogas em todo o Reich alemão foram
atacadas, vandalizadas, saqueadas e destruídas”, diz o texto. “Muitas foram
incendiadas.”
Ainda de acordo com o artigo, os bombeiros
receberam instruções para que deixassem as sinagogas serem destruídas, mas que
evitassem que as chamas se espalhassem para as construções nas proximidades
delas.
“Os vidros das vitrines de milhares de lojas de
propriedade de judeus foram destruídas e suas mercadorias saqueadas. Os
cemitérios judeus foram profanados. Muitos foram atacados por membros das
Tropas de Assalto (SA). Pelo menos 91 pessoas foram brutalmente assassinadas
naquele massacre.”
Por coincidência, no dia da Noite dos Cristais
estavam sendo comemorados 15 anos do “Putsch da Cervejaria”, uma tentativa de
golpe realizada pelos nazistas na Baviera, em 1923, uma data importante para
eles. Segundo o texto do United States Holocaust Memorial Museum, a liderança
do Partido Nazista, reunida em Munique para a comemoração do evento, decidiu
usar a ocasião como pretexto para iniciar uma noite de ataques contra os
judeus.
Segundo o artigo, o ministro da propaganda alemão
Joseph Goebbels foi o principal instigador dos massacres da Noite dos
Cristais”, “sugerindo aos nazistas veteranos ali reunidos que o ‘judaísmo
mundial’ havia conspirado para que o assassinato de Vom Rath fosse efetuado.
Ele anunciou que "o Fuhrer decidiu que as
manifestações não deveriam ser preparadas ou organizadas pelo Partido, mas na
medida em que elas irrompessem espontaneamente, não deveriam ser impedidas’.
As palavras de Goebbels parecem ter sido
compreendidas como uma ordem para desencadear a violência.
“O massacre foi organizado para dar uma aparência
de espontaneidade”, reforça Liebel. “Explico: as altas instâncias do regime
deram um sinal para os órgãos repressores, polícia e partido, para que
eventuais mobilizações e manifestações antissemita não fossem coibidas. Com
isso, deram carta branca para a violência. Naturalmente, a notícia se espalhou
e as ruas foram tomadas pelos nazistas.”
O também historiador Carlos Zacarias de Sena
Júnior, do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia (UFBA),
diz igualmente que a violência da Noite dos Cristais foi incentivada por
dirigentes do Partido Nazista, mas faz ressalvas.
“Não se pode dizer que ela foi ‘organizada’ no
sentido que tomamos por organização”, explica. “Uma característica da violência
fascista é sua aparente espontaneidade, haja vista que estamos falando de um
partido de massas com tropas de choque, que funcionavam por dentro do Estado ou
a sua revelia.”
Para Sena Júnior, que é coordenador do Politiza -
Grupo de Pesquisa História Política, dos Partidos e Movimentos Contemporâneos
de Esquerda e Direita, da UFBA, levando em conta que não se pode controlar
massas que são permanentemente mobilizadas em torno de uma causa, ainda mais
quando são acionados dispositivos de afetos políticos, como o ódio que moviam
os partidários de Hitler, “é difícil definir o quanto de espontaneidade houve
nos acontecimentos e o quanto de organização”.
O certo é que, seja como for, os estragos foram
grandes. O historiador britânico Richard John Evans, relata alguns números das
violência da Noite dos Cristais em seu livro Terceiro Reich no Poder.
Segundo seus dados, algo entre 7.500 e 9.000 lojas
de judeus e 520 sinagogas foram destruídas – neste último caso, o número pode
ter chegado a 1.000, no entanto.
Entre perdas humanas, Evans escreveu que
oficialmente, 91 pessoas morreram, mas que esse número poderia checar mil.
Outras 30 mil pessoas foram presas e encaminhadas para os campos de
concentração de Dachau, Buchenwald, Sachsenhausen e alguns outros.
Foi a primeira vez em que o regime nazista prendeu
judeus em grandes números apenas por serem judeus, sem nenhuma acusação
criminal. A Noite dos Cristais marcou, assim, o início da escalada da violência
do Estado nazista contra os judeus, seu encarceramento em campos de
concentração e o consequente extermínio de milhões deles.
Tanto para Liebel como para Sena Júnior o
assassinato de Ernst vom Rath foi apenas o estopim — a desculpa para trazer à
tona algo mais profundo.
“Não há como desvincular a Noite dos Cristais de um
processo mais longo e estruturado, que vinha sendo implementado desde a
ascensão dos nazistas ao poder, em 1933, e mais particularmente desde 1935, com
a promulgação das Leis de Nuremberg”, diz o primeiro.
“Esse processo visava isolar os judeus da
sociedade, retirar seus direitos e sua cidadania no Estado alemão, torná-los
suscetíveis a violências diversas e, por fim, eliminá-los do espaço territorial
da Alemanha.”
Sena Júnior acrescenta que as razões mais profundas
da Noite dos Cristais podem ser remetidas ao ódio crescente mobilizado pelas
lideranças nazistas, que apontavam os judeus como causadores dos seus
sofrimentos.
“Há também questões que devem ser remetidas aos
efeitos da Primeira Guerra, como aqueles que impuseram um pesado ônus
territorial e financeiro à Alemanha, além da vergonha pela derrota”, explica.
“Mas atribuir as motivações do antissemitismo a outros que não sejam os
apoiadores das ideologias extremistas representadas pelo nazismo passa por ser
uma justificativa inconsistente.”
Liebel lembra ainda que o discurso antissemita e a
promoção do ódio racial já eram elementos presentes em parte da sociedade
europeia, mas os nazistas promoveram não só a sua instrumentalização para fins
eleitorais e políticos, mas também lograram a sua normalização.
“Eles alçaram o racismo a uma política de Estado,
condicionaram os direitos e a cidadania à raça e conduziram um processo de
progressiva escalada da violência contra aqueles que julgavam não pertencer à
sua ‘comunidade do povo’”, explica.
Sena Júnior, por sua vez, chama a atenção para o
fato de que a ascensão da ideologia nazifascistas em diversas partes do mundo
não levaram a consensos consistentes entre os historiadores.
“Eles têm se dedicado a entender as razões pelas
quais um país e seu povo se levantam em ódio contra o ‘outro’”, diz.
“Dessa forma, o que podemos dizer é que a ascensão
do nazifascismo responde a uma crise da democracia representativa e à
incapacidade das organizações socialistas, que fomentaram a revolução, de
oferecer alternativas imediatas a uma massa de desocupados, deserdados e
desmobilizados no período entre guerras."
Fonte: BBC News Brasil
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