Por que os argentinos inundam as ruas
O ajuste [promovido
pelo presidente argente Javier Milei] não é algo apenas no futuro, sobre o qual
se pode prever seus impactos e calcular seus efeitos. O dramático do ajuste é
que ele se conjuga também no passado e no presente. A inflação, como sabemos, é
o ajuste por outros meios. O ajuste é o que já aconteceu, o que está
acontecendo e o que virá.
Por isso, falar do
ajuste futuro é entrar em terreno pantanoso. Antes, é necessário partir de como
se enfrenta o ajuste atual para só então tentar pensar como a intensificação
dele afetará as estratégias cotidianas de sobrevivência. No entanto, não há mera
continuidade: há uma mudança de intensidade e velocidade que pode ser decisiva
em termos de legitimidade política.
·
Resistir com dívida
Uma primeira forma
difundida e praticada de resistir ao ajuste tem sido o endividamento dos lares.
Ou seja, substituir ou complementar os rendimentos em queda livre com dívida.
Isso não aconteceu de um dia para o outro. Como escrevi no Le Monde
Diplomatique em junho de 2015, a expansão do endividamento nos setores
populares fez da dívida simultaneamente um contrapeso e um complemento à
precariedade laboral: “um código capaz de traduzir a heterogeneidade do mundo
do trabalho (de trabalhos temporários a microempreendimentos, de trabalhos
formais por temporadas a atividades autônomas, de empregos formais que duram
pouco a informais que podem se estabilizar) em relações mais homogêneas entre
credores e devedores”.
O dispositivo
financeiro da dívida conseguiu o que antes o salário fazia: homogeneizar o que,
do ponto de vista das identidades laborais, se fragmentava e multiplicava sem
fim. Claro que naquela época, no final do segundo governo de Cristina Kirchner,
esse dinamismo do endividamento ocorria no contexto de formas de reativação
econômica e de ampliação do consumo. Ocorria também graças a uma articulação
pioneira — ainda em vigor — entre planos sociais e bancarização individual dos
beneficiários, que colocava o Estado como garantidor final dessas dívidas.
Essa foi uma das
chaves para pensar o que chamei de “neoliberalismo de baixo para cima”, para
explicar como o neoliberalismo se enraíza nas subjetividades que, para
progredir, são obrigadas a lutar em condições críticas, de despojo da
infraestrutura pública, e que, além disso, devem fazer isso sem capital. Não
ter estabilidade no emprego nem ter capital, mas querer progredir (ou seja, um
progresso desvinculado do salário e do capital), é o que produziu a fórmula que
hoje se tornou um Ministério: o capital humano.
Nesse desejo de
prosperidade popular, de viver melhor, ocorre a composição estratégica de
elementos microempresariais com fórmulas de autogestão, que monta a capacidade
de negociação e disputa de recursos estatais, vizinhais e comunitários na
sobreposição de vínculos de parentesco, laborais e de lealdade ligados ao
território. A dinâmica neoliberal se conjuga de maneira problemática e efetiva
com esse vitalismo persistente (expresso como desejo de prosperidade) que
sempre se agarra à ampliação de liberdades, prazeres e afetos. Isso me levou a
rastrear como as noções de liberdade, cálculo e obediência mudaram na vida
cotidiana, projetando uma nova racionalidade e afetividade coletiva.
Faço essa digressão
para destacar o seguinte. Primeiro, entender que sobre essa subjetividade
política e produtiva é que as finanças aterrissaram e souberam reconhecer a
capacidade de gestão, esforço e vontade de progresso das pessoas. Esses fluxos
de endividamento foram criando uma espécie de delta de irrigação por baixo, que
depois permitiu responder ao ajuste do período macrista — algo que estava na
oferta eleitoral de Macri em 2015 e que fez discurso político com algo que
hoje, com Javier Milei presidente, já parece senso comum: que o neoliberalismo
é uma forma de governar através do estímulo às liberdades.
As finanças
incorporadas à precariedade construíram uma rede capilar capaz de fornecer
financiamento privado caríssimo para resolver problemas da vida cotidiana,
derivados do ajuste e da inflação. Tudo isso, como eu dizia, se acentuou a
partir da crise do último trecho do governo macrista.
Como demonstramos com
c, a dívida se voltou para pagar alimentos, medicamentos e, a partir da
pandemia de 2020, para bancar o aluguel. Com esta genealogia, quero destacar
algo que é fundamental para entender o passado e o presente do ajuste: as
finanças, através do endividamento, têm ajudado a evitar a escassez de outros
momentos históricos. Dito de forma mais direta: por que, em dezembro deste ano,
em vez de saques aos supermercados, como em 2001, vimos filas de pessoas
comprando? O contraste indica que a equação escassez/saque foi evitada graças a
dois fatores: as redes financeiras, às quais já nos referimos, e as redes da
economia popular organizada.
A consolidação da
economia popular que sustenta de modo organizado a reprodução dos setores mais
pobres é outro fator que ajuda a entender como o ajuste tem sido suportado. A
organização La Garganta Poderosa afirma que 10 milhões de pessoas se alimentam graças
aos restaurantes populares, mantidos principalmente pelo trabalho das
cozinheiras comunitárias que fazem milagres com recursos escassos.
Ambas as redes se
entrelaçam. Como já mencionei, um exercício constante de endividamento e compra
parcelada é dedicado a alimentos, gerenciado através de uma variedade de
cartões de crédito, empréstimos de carteiras virtuais e locais de crédito
comunitário. A consolidação dos setores baixos e médios empobrecidos não é
novidade. Ficou evidente durante a pandemia, quando o Ingreso Familiar de
Emergencia (IFE) foi demandado por muito mais pessoas do que originalmente
previsto. A pandemia funcionou como um verdadeiro laboratório financeiro que
explica muitas das dinâmicas que permitiram atravessar o ajuste durante o
governo de Alberto Fernández. Citando algum filósofo do dinheiro: até quando a
dívida conseguirá gerenciar a paciência do empobrecimento?
·
Todos somos
proprietários
A dívida interpela
esse conjunto de trabalhadores empobrecidos. Fala com eles enquanto
consumidores livres. Ativa um senso de poder e produtividade, não de pessoas a
serem “ajudadas” ou “subsidiadas”. Enquanto o mundo do trabalho — e da
representação política — muitas vezes não reconhece o atributo da liberdade e
propriedade sobre si mesmos (são subtrabalhadores ou trabalhadores subsidiados,
não registrados como tais), as finanças o fazem. Portanto, essa subjetivação
financeira antecipa e treina o que uma direita mais versátil saberá convocar
nesses mesmos setores: a noção de liberdade e formas de propriedade que se
afirmam em contextos de despojo.
A dívida, articulada
ao impulso do empreendedorismo (condição totalmente compatível com o trabalho
subsidiado), permite aos trabalhadores de plataformas (desde feirantes virtuais
até entregadores), por exemplo, comprar seus meios de produção (comunicação e
transporte): celulares, bicicletas, motos.
A situação se inverte.
Os trabalhadores precisam ser proprietários dos meios com os quais produzem.
Claro, estamos falando de meios baratos usados especialmente no setor de
serviços ou em espaços de venda informal e cooperativa. Mas, ainda assim,
trata-se de uma modalidade que se expande pelos setores mais empobrecidos, que
se potencializou durante a pandemia e que também atinge os setores médios: por
exemplo, com os créditos aos professores para comprar computadores e trabalhar
em home office. A aquisição desses meios de produção é possível graças, mais
uma vez, ao endividamento, contendo sob um esquema proprietário (serei dono do
que compro) a desapropriação radical.
O mesmo ocorre quando
somos obrigados a monetizar propriedades preexistentes sob uma lógica de
ajuste: o quarto não utilizado (ou “subutilizado”) que pode ser alugado em uma
plataforma imobiliária de aluguel temporário ou o carro que pode se tornar um
Uber. O ajuste é, para uma subjetividade já treinada em anos de neoliberalismo,
um mandato de otimização e monetarização de recursos próprios.
·
Inflação e sacrifício
A explicação sobre a
causa da inflação, que por sua vez explica o ajuste, é uma batalha política. Às
explicações monetaristas clássicas, centradas na emissão monetária, costumam-se
somar argumentos conservadores que caracterizam a inflação como uma doença ou
mal moral da economia. Ou seja, não se trata apenas de explicações técnicas e
economicistas, mas de argumentos relacionados às expectativas de como viver,
consumir e trabalhar.
Por exemplo, o
sociólogo estadunidense Daniel Bell afirmou que a ruptura da ordem doméstica da
família tradicional era a principal causa da inflação na década de 1970. Também
Paul Volcker, chefe do Federal Reserve dos Estados Unidos entre 1979 e 1987, conhecido
por sua proposta de disciplinamento da classe trabalhadora como método contra a
inflação, introduziu o tema como uma “questão moral”.
Para aprofundar esse
tipo de explicações morais sobre o problema da inflação, a pesquisadora
australiana Melinda Cooper dedicou-se a estudar como neoliberais e
conservadores criticaram com especial virulência, no contexto de suas críticas
aos gastos do Estado, um programa de apoio a mães afro-americanas solteiras.
Por que eles se enfureciam com um programa de baixo orçamento? A resposta é que
esse subsídio expressava a desobediência às expectativas morais de suas
beneficiárias. As mães afro-americanas solteiras produziam uma imagem que não
se encaixava na ideia da família tradicional. Do ponto de vista conservador,
aqueles que recebiam o subsídio eram “premiados” por sua decisão de ter filhos
fora da convivência heteronormativa. A inflação refletia a inflação de suas
expectativas sobre o que fazer de suas vidas, sem nenhuma contraprestação
obrigatória.
Ao argumento
neoliberal clássico de que a inflação se deve ao “excesso” de gasto público e
ao aumento dos salários por pressão sindical, os conservadores adicionam uma
torção: a inflação marca um deslocamento qualitativo do que é desejado, dos
modos de vida legítimos. Mais recentemente, ambos os argumentos se aliaram de
forma decisiva.
Apenas entendendo a
força moral com que a inflação é investida (uma espécie de castigo das forças
celestiais) é que se permite seu descontrole como última cena de sacrifício e
purificação. Este ponto crucial tenta sustentar a “cruzada inflacionária” de Milei,
suas promessas de encerrá-la e apontar para a dolarização como projeto final.
·
O choque que se
avizinha
As formas de contenção
diante do ajuste passado e presente — capilarização financeira, economia
popular organizada e monetização de recursos preexistentes — parecem prestes a
colapsar diante do nível de virulência dos aumentos de preços que dispararam desde
que Milei assumiu o governo.
Dizíamos que o ajuste
não é novidade porque já foi terreno fértil para a modificação da subjetividade
política (“a sociedade ajustada”, como a chama o coletivo Juguetes Perdidos).
Agora, com a desregulamentação completa proposta pelo Decreto, não estamos
apenas diante de uma mudança quantitativa (em números e velocidade) do ajuste,
mas também qualitativa. Sobretudo porque se expressa como um projeto político,
ao qual chamamos de “a vingança dos donos”. Uma maneira de “sincronizar”,
contra a contenção proprietária nas camadas sociais mais baixas, quem são os
verdadeiros donos.
A escolha da data de
20 de dezembro [quando, em 2001, o governo argentino reprimiu com força
manifestantes que protestavam contra o corralito] para anunciar o
Decreto não é casual. Augusto Pinochet anunciou a privatização do sistema de
aposentadorias em 1º de maio, destacando o caráter de revanche histórica.
Carlos Menem assinou seu decreto limitando o direito de greve em 17 de outubro
[Dia da Lealdade na Argentina]. Acontece que o ajuste atual tem como objetivo
uma modificação radical das formas de vida, algo que já vem ocorrendo, como
demonstra o sucesso das propostas de Milei. Mesmo assim, a lógica da explicação
não pode ceder à lógica da justificação. As mutações no nível da subjetividade
política não se traduzem de maneira estável. Elas não são ontologicamente de
direita.
A questão é se o
ajuste atual poderá ser enfrentado, como no passado, com o endividamento futuro
nas casas, sustentado puramente pelo trabalho comunitário e redes emergenciais.
O cansaço que Milei soube canalizar, envolto em promessas de estabilização e punição
aos que enriquecem sem trabalhar, pode voltar-se contra ele na medida em que o
ajuste torne impossível a sobrevivência dos que o elegeram. Se isso acontecer,
apenas os verdadeiros donos serão leais a Milei, para quem essa
desregulamentação é realmente a tomada do poder como nunca imaginaram.
Fonte: Por Verónica
Gago, no Le Monde Diplomatique Argentina | Tradução: Editora Elefante
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