América Latina: Dessensibilização diante a
barbárie?
Frente as
encruzilhadas e revezes históricos que acompanhamos na América Latina dos
últimos tempos, há debates e discussões sobre dilemas inúmeros, sejam eles
políticos, sociais, culturais ou econômicos. No entanto, inertes perante o
neofascismo que avança a passos largos, parece que não conseguimos dominar e
propor qualquer argumento ou diálogo possível, muito menos enfrentá-lo com a
clareza e coerência como deveríamos.
Algo está se passando
nos poros das sociedades latino-americanas para além dos acontecimentos
triviais do cotidiano. Um bafio arcaico do passado está unindo-se às ruínas
fabricadas no presente.
A América Latina não
está isolada do restante do mundo, tendo em vista que a ameaça real e presente
do fascismo – ou do neofascismo – alavancada pela extrema direita global atinge
não apenas o Sul, mas a Europa e os Estados Unidos.
O fenômeno, para além
da desestruturação do Estado de Bem-Estar Social (ou o que resta dele), do
ataque frontal contra o que poderíamos elencar como “resquícios civilizatórios”
e os mais básicos direitos humanos, atrela-se ao universo virtual das redes sociais
e a sua toxidade sem fronteiras, alterando a maneira como nos portamos,
reagimos, atentamos e dialogamos com a realidade concreta – e, principalmente,
com os outros sujeitos que dela fazem parte.
Quando nos debruçamos
no “sujeito latino-americano” contemporâneo, as questões que precisamos nos
fazer são as seguinte: com o advento do neoliberalismo, nós latino-americanos,
transformados em “laboratório” ainda na década de 1970 através de sua implementação
no Chile de Pinochet, do rastro de sangue deixado pelas ditaduras militares e a
implementação do Consenso de Washington nas estruturas burocráticas e
econômicas região, teríamos nos tornamos sujeitos mais apáticos, brutos, e por
vezes mais reativos e violentos do que supúnhamos? Não obstante, a emersão do
fascismo como movimento popular em terras tropicais (hibernado por algumas
décadas) estaria ganhando contornos mais brutais que no restante do mundo?
Problemáticas como
essas precisam ser levantadas quando nos voltamos às nossas dinâmicas e
conflitos históricos. Olhar para trás como forma de compreender, minimamente,
os dias que correm é urgente.
Neste continente foram
erigidas estruturas arcaicas de poder, controle e vigilância advindas do
processo de colonização, da escravização de negros africanos e do genocídio
permanente dos povos originários das mais diferentes regiões, somados as
tentativas de modernização conservadora – levadas a cabo por regimes militares
autoritários –, além do desenvolvimento desenfreado e a exploração contínua e
brutal dos recursos naturais.
Esses processos não
deixariam o sujeito latino-americano ileso, aquém de modificações profundas em
suas subjetividades, imaginários e experiências. Para além dos sedimentos
passados que se acumulam, de nossas heranças coletivas traumáticas (muitas
delas não resolvidas), quatro regressões brutais no presente combinam-se,
modificando o sujeito contemporâneo, e em especial, o latino-americano.
Na esteira do
neoliberalismo da periferia, da plataformização e precarização da vida, da
captura dos sentidos e reações pela virtualidade da tela, instrumentalizados
pela extrema direita, estaríamos experimentando uma profunda dessensibilização
dos sujeitos, de suas afetações sobre os acontecimentos que se desenrolam no
mundo e na sua relação com o “outro”. Uma apatia generalizada que, vez ou
outra, emerge em explosões, atos e movimentos extremos.
Se o fenômeno
histórico – e inédito – da ‘onda progressista latino-americana’ (1998-2016)
avançou na resolução de dilemas específicos de nossas sociedades, realizando
políticas de redistribuição, ampliação de espaços de cidadania e uma maior
integração econômica das classes e grupos subalternos, o que ocorre com o debacle deste
fenômeno é a emergência de figuras e movimentos vinculados à extrema direita
mundial após a dita ‘ressaca conservadora’ – momento em que personagens ainda
ligados à direita oligárquica e rentista ‘preparam o terreno’ para o que
estaria por vir.
Esse fracasso
evidencia a crise de representatividade nas democracias liberais e seus pactos
conciliatórios. As dificuldades de se estabelecer um diálogo, uma troca,
argumentações e pactos políticos, hoje, dominam o cenário latino-americano.
Poderíamos dizer que a
característica primeva das lideranças progressistas eram o diálogo e a
argumentação, e com elas a construção de “pontes”, a fiação de pactos e redes
de comunicação – inclusive com setores conservadores e reacionários quando
necessário. Dessa conjuntura controversa e paradoxal brotaram as crises
contemporâneas que acentuam-se no continente. Como previsto, não haveria mais a
possibilidade de uma repetição histórica – uma ‘segunda onda progressista’ –
por mais que almejem ideólogos e politicólogos de esquerda.
No entanto, algo se
move nos ‘poros sociais’ da América Latina.
Se existe um projeto
estético e político do neofascismo – e ele existe! –, o qual seria a construção
de uma “máquina paranoica da gestão do medo”, como conceituou Vladimir Safatle,
ele estaria, hoje, se fortalecendo. Em seu âmago a fabricação de uma “outra
cultura”, muito além do esvaziamento dos Estados nacionais (apelando para o
nacionalismo e o militarismo arcaicos), do obscurantismo intelectual e da
precarização do cotidiano: há no horizonte projetos fascistóides que travarão
uma batalha mais profunda, aquela pela formação de nossas sensibilidades, da
maneira como sentimos o mundo e as pessoas.
Como se não bastasse,
estamos anestesiados pela repetição das telas, dos fatos políticos que não se
alteram, não modificam o que deveriam, da falta de projetos e construções
utópicas de outros futuros, etc., ao mesmo tempo que estamos nos constituindo
como “seres bélicos” dentro de um presente perpétuo de emergência. As
sociedades latino-americanas estão fraturadas por uma polarização crescente. O
que não poderia deixar de ser.
Safatle, ao comentar
sobre a ascensão dos movimentos neofascistas, explica que a mobilização social
que incitam a partir de uma estética militar, a estética da guerra de todos
contra todos, é de total indiferença perante o outro – o outro fragilizado, marginalizado
– a “outra cultura” que ganha terreno de maneira irrefreável por uma simples,
mas não simplória razão: o espectro político e ideológico que produziria o
contra-ataque – as esquerdas – não está apenas na defensiva, mas na completa
apatia, confusão e desorganização generalizada.
Como diz Safatle,
quando fala sobre o “poder”: “as sociedades se reproduzem a partir da produção
do que é possível ou não sentir”. Nessa esteira, quando pensamos a partir do
continente latino-americano, o filósofo escreve que “pensar a América Latina é
algo que exige saber operar com paradoxos e contradições sem superação”
(Safatle, p.18). Por isso o neofascismo latino-americano abraça a sua herança
oligárquico-latifundiária, extrativista e dependente, historicamente violenta,
com o intuito não apenas de regredir, “conservar” poderes e privilégios de
classe, raça e gênero, mas no intuito programático de aprofundá-las de maneira
com que parcelas significativas da população pereçam. Sejam extintas.
O que me parece é que
a dessensibilização que formata os sujeitos contemporâneos promoverá a completa
incapacidade de sentirmos a realização deste absurdo ético, político e moral.
Nessa guerra de todos contra todos, de paranoia e ressentimento constantes,
milhares perecerão mental e fisicamente.
Aprofundadas pelo
individualismo crescente e a implosão do tempo social provocadas, a ruptura das
relações sociais, do ato dialógico, do simples fato de colocar-se na situação
alheia – de dores, sofrimento, miséria, fome, etc. – deixariam então de existir.
Não acredito ser uma
pretensão ou ato de soberba ou revisão comungar das ideias de Florestan
Fernandes a respeito do fascismo latino-americano, sim, mas ir adiante,
inseri-lo em sua temporalidade e, com ato político e intelectual, avançar na
interpretação de nossa realidade a partir dos instrumentos teóricos que
estabeleceu em seus textos do início da década de 1970.
Quando Florestan
escreve que na América Latina, o “baixo nível de autonomia da ordem política
impede, em toda parte, a eclosão de formas extremas de fascismo”, como aquelas
observadas na Alemanha e na Itália da década de 1930, não relega a premissa de
que neste território, e nessa mesma condição “se acha a raiz da extrema difusão
de traços e tendências fascistóides e especificamente fascistas, em diferentes
tipos de composição de poder” (p.36) – as correntes advindas da Argentina de
Milei e do bolsonarismo, no Brasil, evidenciam isso.
As novas formas de
sujeição social (as transformações ocorridas na psique, nos sentidos, e por
conseguinte, nas ações e discursos dos indivíduos) estão na forma e no conteúdo
dessas tendências fascistóides descritas pelo sociólogo. Se, para Florestan, o fascismo
latino-americano abraça o “desenvolvimento com segurança” (na década de 1970),
poderíamos dizer que essa perspectiva permaneceu, por certo, acrescida com a
formulação de Safatle, como uma “máquina de inscrição social do desencanto”
(Safatle, p.34) – e do medo, acrescentaria. As questões que ficam, e que
sabemos as respostas, é desenvolvimento e segurança para quem, quais classes e
sujeitos…
Não pretendo evocar
respostas e caminhos para seguirmos na direção contrária, na “utopia contrária”
desse continente sobre a qual discursou o romancista colombiano García Márquez
na década de 1980, no entanto, tomarmos consciência do que se passa em nossos
dias parece ser um bom começo. Sobre essa utopia que parece tão distante,
achincalhada perante a barbárie, o autor concluiu ser ela “uma nova e
avassaladora utopia da vida, onde ninguém será capaz de decidir como os outros
morrerão, onde o amor provará que a verdade e a felicidade serão possíveis”.
Por certo não sabemos
como construí-la, mas sabemos que precisamos agir, e rápido, pois a distopia
neofascista avança, consumindo tudo e a todos.
¨
Por que os EUA
apreenderam um avião oficial usado por Maduro?
Autoridades dos
Estados Unidos confiscaram um avião utilizado pelo presidente da
Venezuela, Nicolás Maduro. A
aeronave, que se encontrava na República Dominicana, foi levada para o sul da
Flórida.
O Departamento de
Justiça americano especificou que o avião foi apreendido a pedido dos Estados
Unidos, devido a "violações das leis de controle de exportação e sanções
dos EUA".
"Esta manhã (2 de
setembro), o Departamento de Justiça apreendeu um avião que alegamos ter sido
comprado ilegalmente por 13 milhões de dólares através de uma empresa de
fachada e contrabandeado para fora dos Estados Unidos para ser usado por
Nicolás Maduro e seus capangas", disse o procurador-geral Merrick B.
Garland, de acordo com nota do Departamento de Justiça.
Garland acrescentou
que as investigações continuarão "evitando que os recursos dos EUA sejam
usados para minar a segurança nacional dos EUA".
A apreensão ocorre
pouco mais de um mês depois das eleições de 28 de julho, nas
quais Maduro foi proclamado vencedor, sem apresentar as atas de votação e
apesar das denúncias de fraude por parte da oposição.
O governo do
presidente Joe Biden não reconhece a vitória de Maduro, depois que o candidato da oposição, Edmundo González, e a
líder María Corina Machado, publicaram 81,7% das atas, que apontam para a
vitória da oposição.
·
'Compra ilegal'
A declaração do
Departamento de Justiça dos EUA detalhou que no final de 2022 e início de 2023,
"indivíduos associados a Maduro supostamente usaram uma empresa de fachada
com sede no Caribe para esconder sua participação na compra ilegal da aeronave
Dassault Falcon 900EX de uma empresa com sede no sul da Flórida".
Depois, em abril de
2023, o avião teria sido exportado ilegalmente dos Estados Unidos para a
Venezuela por meio do Caribe.
O avião chegou a
Caracas depois de passar por Kingstown, em São Vicente e Granadinas, segundo
dados do site Flightradar24, informou a BBC News.
Não está claro quando
o avião chegou à República Dominicana. Os dados disponíveis sobre as rotas do
voo indicam que ele decolou na segunda-feira do aeroporto de La Isabela, perto
de Santo Domingo, e chegou pouco depois ao aeroporto de Fort Lauderdale, na
Flórida.
"Desde maio de
2023, o Dassault Falcon, com código de cauda T7-ESPRT, voa quase exclusivamente
de e para uma base militar na Venezuela e tem sido usado para beneficiar Maduro
e seus representantes, incluindo o transporte de Maduro em visitas a outros
países."
Em agosto de 2019, o
então presidente dos EUA, Donald Trump, emitiu a Ordem Executiva 13.884, que
proíbe os americanos de se envolverem em transações com pessoas que agiram ou
pretenderam agir direta ou indiretamente para ou em nome do governo da Venezuela,
inclusive como membros do grupo Maduro.
·
'Uma mensagem clara'
"Que esta
apreensão envie uma mensagem clara: aeronaves adquiridas ilegalmente nos
Estados Unidos para o benefício de autoridades venezuelanas sancionadas não
podem simplesmente voar até o pôr do sol", disse o subsecretário de
Controle de Exportação do Departamento de Comércio, Matthew S. Axelrody, de
acordo com a nota de o Departamento de Justiça.
"Não importa quão
sofisticado seja o jato privado ou quão poderosos sejam os funcionários,
trabalharemos incansavelmente com os nossos parceiros aqui e em todo o mundo
para identificar e devolver qualquer aeronave contrabandeada ilegalmente para
fora dos Estados Unidos", acrescentou.
O procurador federal
do Distrito Sul da Florida, Markenzy Lapointe, disse que a apreensão foi
possível com a colaboração do governo da República Dominicana, país com o qual
Maduro rompeu relações após as controversas eleições em julho.
Esta não é a primeira
vez que Maduro ou o governo da Venezuela são alvos de autoridades federais dos
EUA por suposta corrupção.
Em 2020, o
Departamento de Justiça acusou Maduro e 14 outras autoridades venezuelanas de
narcoterrorismo, corrupção e tráfico de drogas, entre outros crimes.
Fonte: Por Luís Felipe Machado de Genaro, em Outras Palavras/BBC News Brasil
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