América do Sul — uma estrela cadente
Dois acontecimentos
que se sucederam no mês de agosto, num lapso de apenas dez dias, poderão se
transformar em datas de referência da história futura da América do Sul. Um,
mais divulgado e discutido; o outro, mais discreto e silencioso.
O primeiro foi a
ratificação, no dia 22, pelo Tribunal Superior de Justiça da Venezuela, da
vitória de Nicolás Maduro na eleição presidencial do dia 28 de julho de 2024, e
sua confirmação, portanto, como presidente eleito da Venezuela. Uma decisão que
foi contestada pelo principal candidato de oposição e pelos Estados Unidos, e
mais dez países latino-americanos, mas foi reconhecida pela China, Rússia e
alguns outros países do próprio continente.
Esta decisão encerra o
processo jurídico interno de contestação do resultado das eleições e, portanto,
já não há como alterá-lo ou revertê-los, a não ser através de um ato de força
ou intervenção externa. Nicolás Maduro parece contar com um esquema de sustentação
interna muito sólido, e uma intervenção externa não contaria com o apoio do
Brasil e da Colômbia. Portanto, o mais provável é que Nicolás Maduro venha a
ser o presidente da Venezuela, entre 2025 e 2031.
Como consequência, o
que se deve esperar é que os Estados Unidos intensifiquem seu cerco econômico e
aumentem o cerco, o boicote, e as sanções econômicas que vêm impondo à
Venezuela desde o Golpe de Estado de 11 de abril de 2002, contra o presidente
Hugo Chávez, que fracassou apesar de contar o apoio dos norte-americanos.
O segundo
acontecimento a que nos referimos, foi a reunião da South American
Defense Conference, ou SOUTHDEC 2024, na cidade de Santiago do Chile, entre
os dias 27 e 29 de agosto, patrocinado pelo U.S. Southern Command e
pelo alto Comando das Forças Armadas do Chile. O tema central da conferência
foi “como desenvolver novas tecnologias voltadas para a defesa da Soberania
Hemisférica”, e contou com a presença da comandante-em-chefe do Comando Sul dos
Estados Unidos, general Laura Richardson.
Ao dirigir-se aos
participantes na abertura do evento, a general Laura Richardson referiu-se ao
público como parte de um “time de democratas” que estão decididos a enfrentar e
derrotar os “governos autoritários e comunistas que estão tentando aproveitar de
tudo o que eles podem aqui do Hemisfério Ocidental, sem respeitar as leis
nacionais ou internacionais”, numa referência mais ou menos explícita à
iniciativa chinesa da Nova Rota da Seda.
Em seguida, referiu-se
aos “Estados malignos que se utilizam de tecnologias avançadas para perpetrar
corrupção, desinformação, abusos contra os direitos humanos….”, numa alusão à
Rússia e ao Irã. E concluiu sua fala denunciando as eleições presidenciais venezuelanas
do dia 28 de julho de 2024, que chamou de “antidemocráticas”. Uma fala que não
deixa lugar a dúvidas: os Estados Unidos consideram que a Venezuela de Nicolás
Maduro faz parte da grande guerra — militar e econômica — que os americanos
estão travando, neste momento, contra a Rússia, a China, o Irã e todos os seus
aliados.
E ao mesmo tempo
consideram que o envolvimento da América do Sul com o projeto chinês da Belt
and Road, ou com o grupo do BRICS, afronta os interesses estratégicos
norte-americanos. Muitos poderiam considerar o tom do discurso da general Laura
Richardson como arrogante e impositivo, mas na verdade ele faz parte de uma
longa tradição de relacionamento hierárquico entre as Forças Armadas
norte-americanas e os militares sul-americanos, e ainda entre os agentes da
política externa dos Estados Unidos e as elites políticas e diplomáticas da
América do Sul.
Relembremos
rapidamente a história passada do Continente: depois da sua independência, e
durante todo o século XIX, o continente sul-americano foi tratado pelas grandes
potências do Atlântico Norte como uma mera extensão demográfica e cultural
europeia. E ao longo do século XX, como um protetorado militar norte-americano,
sobretudo depois da Segunda Guerra Mundial.
Além disso, os países
sul-americanos serviram, muitas vezes, como laboratórios de experimentação e
vitrines de propaganda de iniciativas econômicas promovidas pelos Estados
Unidos. Como foi o caso do Chile, após o sangrento Golpe Militar de 1973,
patrocinado pelos Estados Unidos e depois transformado em laboratório de
experimentação pioneira das políticas neoliberais que foram difundidas por todo
o mundo.
Deve-se recordar, de
forma muito particular, o período da Guerra Fria, após a Revolução Cubana, em
que os Estados Unidos abandonaram seu “desideratum democrático” do
pós-Segunda Guerra Mundial e patrocinaram ou promoveram diretamente os golpes
de Estado e as ditaduras militares que destruíram definitivamente a unidade e a
identidade dos povos sul-americanos. Estes foram divididos de forma profunda e
irreversível, com a subordinação de suas Forças Armadas à política
internacional dos Estados Unidos, numa dependência hierárquica e ideológica que
se mantém até nossos dias.
Foi com o objetivo de
reverter e superar esse quadro de fragilidade e submissão, que setores
tecnocráticos e políticos de vários países sul-americanos formularam, nos anos
1950 e 1960 do século passado, o projeto da integração sul-americana, espelhado
no exemplo da Comunidade Europeia. Esse projeto, entretanto, nunca chegou a ser
uma política de Estado dos países da região, indo e vindo na forma de uma
utopia sazonal que se fortaleceu ou enfraqueceu dependendo das flutuações da
economia mundial e das mudanças de governo no próprio continente.
Na primeira década do
século XXI, os novos governos do continente, alinhados em torno à crítica do
neoliberalismo e estimulados pelo crescimento das economias regionais, levaram
à frente várias inciativas integracionistas, como foi o caso do avanço do Mercosul,
liderado por Brasil e Argentina, e da ALBA, liderada pela Venezuela, e ainda da
UNASUL, do CDS (Conselho de Defesa Sul-Americano) e do CCS (Conselho de de
Saúde Sul-Americano).
Com a crise de 2008,
entretanto, este cenário mudou, estratégia que teve um sucesso transitório, mas
que ao mesmo tempo devolveu o continente às suas raízes primário-exportadoras,
cada país voltado para si mesmo e comandado por seus próprios interesses nacionais,
de costas para qualquer tipo de regionalismo. Um processo de fragmentação e
isolamento que foi radicalizado pela crise econômica provocada pela Covid-19,
que fez com que o continente recuasse cerca de 10 anos do ponto de vista de
seus indicadores econômicos e sociais, mas também de todos os seus ideais de
solidariedade e integração.
Todos os organismos
regionais de integração criados na primeira década do século XXI se dissolveram
ou foram esquecidos. Como consequência, na terceira década do século XXI,
frente às guerras da Ucrânia e de Gaza, ao esfacelamento em curso do sistema
internacional e ao deslocamento de seu eixo econômico do mundo na direção da
Ásia, a América do Sul dividida perdeu relevância geopolítica e geoeconômica
dentro do sistema internacional.
O mais provável é que
esse declínio se acentue na próxima década, na medida em que as economias
sul-americanas sigam sendo pequenas unidades “primário-exportadoras”, isoladas
e irrelevantes do ponto de vista geopolítico. Com a exceção do Brasil e da Argentina,
talvez, e da Venezuela, por possuir isoladamente a maior reserva de petróleo do
mundo. Além disso, na última década, aumentou a desigualdade socioeconômica
entre os países da região, e radicalizou-se a polarização política e ideológica
dentro de cada um deles.
Como consequência, a
América do Sul se apresenta hoje sem unidade e sem qualquer tipo de objetivo
estratégico comum capaz de fortalecer seus pequenos países e orientar a
inserção coletiva dentro da nova ordem mundial que está sendo gestada de forma
cada vez mais violenta e imprevisível. Nesse contexto, não é improvável que os
Estados Unidos voltem a meter os pés pelas mãos transformando o continente
sulamericano — uma vez mais — em um palco secundário de suas guerras globais,
utilizando-se agora da Venezuela para repetir o que fizeram durante a Guerra
Fria, quando utilizaram a Revolução Cubana como motivo para acabar com as
democracias sulamericanas.
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Usuários de Android na América Latina e na Rússia podem ser vítimas do trojan
Necro
Milhões de usuários de
dispositivos Android na Rússia e em alguns países latino-americanos podem ser
vítimas de uma nova versão do trojan Necro, informou a empresa russa de
segurança de computadores Kaspersky Lab à Sputnik.
"Milhões de
proprietários de dispositivos Android podem ser vítimas da nova versão do
trojan Necro. Usuários na Rússia e em outros países encontraram o trojan. O
Necro ainda pode ser distribuído através de sites não oficiais", alertou a
empresa.
A Kaspersky Lab
especificou que ataques com Necro foram detectados no Brasil, Equador, México,
Rússia e Vietnã.
Em agosto,
especialistas descobriram que o Necro havia infectado aplicativos móveis
populares da plataforma de distribuição digital Google Play e sites não
oficiais, incluindo versões modificadas do Spotify, WhatsApp e vários jogos
como Minecraft.
Em particular, o
trojan permite que outros componentes maliciosos sejam baixados e executados,
transformando os dispositivos em parte de uma rede proxy de bot. Segundo
especialistas do Google Play, o número total de downloads de aplicativos
maliciosos somente nesta plataforma ultrapassou 11 milhões.
¨ Argentina vai às ruas pela universidade pública
Estudantes,
professores e trabalhadores das universidades na Argentina estão se preparando
para várias semanas de mobilizações e
paralisações. Eles protestam contra o anunciado veto do presidente Javier Milei
à Lei de Financiamento Universitário, que destina os tão necessários fundos às
universidades. A comunidade universitária convocou uma greve para os dias 26 e
27 de setembro e uma mobilização nacional em massa no dia 2 de outubro nas
cidades de todo o país; em Buenos Aires, as pessoas marcharão até o Congresso
Nacional.
Sindicatos e
movimentos sociais de diversos setores também se juntarão a estudantes,
professores e trabalhadores universitários para defender a educação pública,
gratuita e de qualidade na Argentina e, mais uma vez, protestar contra o plano
de austeridade neoliberal de Milei, que tem impactado todos os trabalhadores na
Argentina.
Na quinta-feira, 12 de
setembro, o Senado argentino aprovou uma lei que atualiza o montante de
dinheiro que as universidades devem receber para manter o funcionamento ideal.
Isso inclui uma leve melhoria na alocação do orçamento para cobrir as despesas
correntes de ensino, pesquisa e funcionamento administrativo. De acordo com a
lei, o aumento orçamentário seria de apenas 0,14% do PIB.
Apesar disso, o
governo neoliberal de Javier Milei, que já fez tudo o que pôde para reduzir os
gastos fiscais, mesmo às custas da educação, anunciou que vetará a lei. Na
verdade, segundo algumas fontes oficiais, o governo planeja oferecer apenas 3,8
bilhões de pesos [menos de 22 bilhões de reais] às universidades nacionais,
quando, na verdade, de acordo com o Conselho Nacional Interuniversitário (CIN),
pelo menos 7,8 bilhões de pesos [quase 45 bilhões de reais] são necessários
para que as universidades do país funcionem adequadamente.
De acordo com Víctor Moriñigo,
presidente do CIN e reitor da Universidade de San Luis, “não há intenção certa
de ajustar os salários de docentes e não docentes para, ao menos, igualar a
situação de perda [de poder aquisitivo] diante da inflação. A única certeza que
emerge deste orçamento [proposto por Milei] é que os professores e não docentes
em 2025 terão os mesmos salários de hoje, sem sequer considerar a inflação,
estimada em 18%”.
Os sindicatos e
associações estudantis da Argentina alcançaram um acordo histórico e unidade
para realizar a mobilização planejada para o início de outubro. Carlos De Feo,
secretário-geral da Federação Nacional de Professores Universitários (CONADU), disse ao Página 12 que
tal acordo existe justamente porque o plano neoliberal de Milei não só pretende
afetar universidades específicas, mas busca transformar o modelo educacional
público do país em um sem financiamento e de menor qualidade.
A Federação Nacional
de Professores Universitários (CONADU), a Frente Sindical das Universidades
Nacionais e a Federação Universitária Argentina, compostas por dezenas de
associações e movimentos estudantis, vêm se mobilizando nos últimos meses para
que a Lei de Financiamento Universitário seja aprovada pelo legislativo. Elas
haviam convocado uma greve nacional da comunidade universitária em 23 de abril
deste ano, em defesa da educação superior pública. Agora, estão convocando
mobilizações para se posicionar contra o veto de Milei. Elas realizarão uma
coletiva de imprensa no dia 24 de setembro para informar sobre suas próximas
ações.
Em uma manifestação organizada por essas mesmas plataformas no dia 12 de
setembro, para exigir que o Senado aprovasse o projeto de lei, Francisca
Staiti, secretária-geral da CONADU Histórica, declarou: “Esse
anarcocapitalista [Milei] é um benfeitor… das grandes fortunas, ele é o
benfeitor das grandes empresas, e é esse modelo que devemos combater daqui, da
universidade, estendendo nossos braços em unidade, com massividade, com
organização… Abraçando todos os professores universitários e pré-universitários
de todo o país, que também estão se manifestando hoje, estendendo esse abraço a
todos; estamos indo com maior organização e maior unidade porque, se este
presidente, diante da aprovação da lei, vetá-la, estaremos nas ruas”.
Fonte: Por José Luís
Fiori, em A Terra é Redonda/Sputnik Brasil/Outra Saúde
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