Os EUA não podem vencer a indústria chinesa
Em meados deste mês, a
guerra comercial e tecnológica lançada pelos EUA contra a China em 2019 intensificou-se
novamente. A Casa Branca anunciou uma nova série de medidas protecionistas
sobre produtos chineses importados pelos norte-americanos. O imposto de
importação sobre veículos elétricos (VEs) chineses, quadruplicou, atingindo
agora 100%. A tarifa sobre céulas solares duplicou e a que incide sobre
baterias de íons de lítio para VEs mais que triplicou. Estas tarifas incidem
sobre mais de 18 bilhões de dólares anuais em produtos chineses, além dos 300
bilhões de dólares anteriores impostos por Trump.
As novas tarifas visam
especificamente os «produtos verdes», sobretudo os veículos elétricos, mas as
tarifas sobre baterias de ´ions de lítio, minerais essenciais e células solares
também serão substancialmente aumentadas. As medidas deverão entrar em vigor
este ano (com exceção do grafite, onde o domínio chinês
é mais forte, motivo pelo qual as tarifas começam em 2026).
A China é líder
mundial na produção e inovação de VEs. Os veículos elétricos chineses são agora melhores e mais baratos do que os seus homólogos
ocidentais. A intenção de Biden é afastar a concorrência chinesa e, ao mesmo
tempo, estimular o
fornecimento doméstico de VEs. Mas as importações de VE da China representam
apenas 2% do mercado dos EUA. E todos os bens sobre os quais estas novas
tarifas foram impostas constituem apenas cerca de 7% do comércio EUA-China. O
que isto mostra é que até o governo dos EUA reconhece que o país ainda depende
fortemente das importações de produtos chineses e não podem eliminá-los todos.
A guerra tarifária e
tecnológica não visa apenas proteger a cambaleante indústria automobilística
dos EUA. A China é totalmente dominante na fabricação de VEs porque também
domina a fabricação de baterias (células), a fabricação dos produtos químicos
que entram nessas células (catodos e anodos) e o refinamento dos materiais
usados na nestes produtos químicos.
A China expandiu
rapidamente as suas indústrias verdes. Atualmente produz quase
80% dos módulos solares fotovoltaicos do mundo, 60% das
turbinas eólicas e 60% dos veículos elétricos e baterias. Num único ano – 2023
– sua capacidade de gerar energia solar cresceu mais do que toda a capacidade instalada nos EUA.
Para evitar o impacto
demedidas anteriores de Washington, as empresas chinesas têm redirecionado as suas cadeias de abastecimento para terceiros países,
que mantêm acordos de comércio pré-existentes com os EUA – Marrocos , México e Coreia destacam-se.
Isto permitiu o acesso “pela porta dos fundos” ao mercado americano. Mais de
80% das células solares importadas para os EUA vêm agora
através do Vietnã, Malásia, Tailândia e Camboja.
Os EUA tentam agora
quebrar este canal. Na sua decisão sobre “Entidade Estrangeira de Preocupação” , os fabricantes de automóveis dos EUA não poderão receber
créditos fiscais do governo se qualquer empresa na sua cadeia de fornecimento
de baterias tiver 25% ou mais do seu capital, direitos de voto ou assentos no
conselho de propriedade de um governo chinês.
Estas medidas
protecionistas funcionarão? Embora as decisões tarifárias anteriores tenham
reduzido o número de painéis solares chineses que chegam aos EUA (uma queda de
86% entre 2012-2020), os bilhões em subsídios, primeiro com Obama, mais tarde
com Biden, não revitalizaram a indústria solar dos EUA. Pelo contrário, a
presença norte-americana na indústria solar diminuiu consideravelmente desde que
as tarifas originais foram impostas – de 9% em 2010 para 2% hoje. Enquanto
isso, a participação da China no setor aumentou de 59% para 78%. Não há razão
para acreditar que o recente aumento tarifário irá reverter esta tendência. Há
ainda menos esperança de que ajude a impulsionar uma indústria doméstica de
veículos elétricos.
A nova política de
muitos governos do Norte Global é a chamada “política industrial”. Em vez de
deixar tudo nas mãos dos “livres mercados”, os governos devem agora intervir
para subsidiar e orientar o financiamento e a regulamentação, a fim de
impulsionar indústrias-chave e reduzir o impacto da concorrência estrangeira. A
Lei de Redução da Inflação (IRA) de Biden é um exemplo disso. A IRA prevê quase
400 bilhões de dólares em subsídios (através de subvenções, empréstimos e
créditos fiscais) destinados a impulsionar o setor das “tecnologias limpas” dos
EUA.
Os EUA tentam pintar a
China como uma nação desonesta, que recorre a “práticas não mercantis”
para “manipular o sistema”. A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen,
visitou a China e afirmou que o país “não cumprindo
as regras, no sentido de que tem enormes subsídios em áreas críticas da
produção avançada” e “[Biden] quer ter a certeza de que o
estímulo fornecido por meio da Lei de Redução da Inflação apoia essas
indústrias ”. Parece que a política industrial de subsídios da China
está a “jogar contra sistema”, enquanto a política industrial dos EUA de
subsídios semelhantes apenas “protege” a indústria dos EUA. Este argumento é acompanhado pela afirmação ridícula de que a
China vende seus produtos no mercado mundial abaixo dos custos porque tem
“excesso de capacidade”.
Há uma grande
diferença na natureza da “política industrial” na China e na dos EUA. De acordo
com um estudo não publicado da OCDE, a ajuda estatal de Pequim às empresas
chinesas é nove vezes maior que a ajuda estatal nos países da OCDE. As empresas
chinesas beneficiam-se de subsídios governamentais equivalentes, em média, a
3,7% das suas receitas. Isto compara-se com a ajuda estatal média de apenas
0,4% das receitas dos países do “mundo rico”.
Esta ajuda pode
assumir a forma de subvenções diretas dos governos, para apoiar uma empresa ou
ajudá-la a construir uma fábrica; impostos especialmente baixos cobrados de
empresas ou setores específicos e empréstimos com taxas de juros inferiores às
do mercado.
Há dois pontos aqui.
Em primeiro lugar, a ajuda estatal da China consiste principalmente em
empréstimos de baixo custo à indústria, enquanto na OCDE consiste
principalmente em concessões fiscais. Isto é importante porque, no caso da
China, os bancos estatais podem direcionar recursos e manter o controle da
alocação; no caso da OCDE, as concessões fiscais simplesmente deixam ao setor
privado fazer o que quiserem.
Em segundo lugar, a
ajuda estatal da China visa impulsionar os setores da indústria de
transformação e das exportações, e não proteger as setores fracos e em
dificuldades devido à concorrência estrangeira. No caso dos EUA, as medidas de
política industrial, como as tarifas e o IRA, visam fazer o oposto. Um estudo recente realizado pelos economistas do FMI, Cherif e
Hasanov, concluiu que a última abordagem de
“substituição de importações” prejudica o crescimento a longo prazo, uma vez
que cria “indústrias excessivamente mimadas e ineficientes”.
Não é, portanto,
nenhuma surpresa que, enquanto o governo dos EUA tenta bloquear as importações
chinesas de veículos eléctricos por meio de tarifas, as empresas
norte-americanas desejam recapturar o mercado de veículos elétricos
licenciando a tecnologia
superior de empresas chinesas líderes! A Ford (em Michigan) e a Tesla (em
Nevada) estão fazendo parceria com a chinesa CATL para fabricar baterias. A CATL afirma que
estruturou seu acordo de licenciamento com a Ford para que esteja em
conformidade com as regras de “entidade estrangeira de interesse”. Por sua
vez, a Tesla já utiliza células BYD chinesas na
Alemanha; Ford e GM usam baterias BYD .
Mesmo Trump não gosta da ideia de um “grande muro” contra o investimento direto
externo (IDE) chinês nos EUA. Falando num
comício em Ohio, em março, ele sinalizou abertura às empresas chinesas que
construíssem fábricas “no Michigan, no Ohio, na Carolina do Sul” –
desde que estivessem preparadas para empregar trabalhadores
norte-americanos.
Além disso, a
imposição de tarifas por Trump e Biden corre o risco de dificultar a adoção de
tecnologias de baixas emissões pelas empresas e consumidores norte-americanos.
Muitos setores empresariais dos EUA estão preocupados com o fato de não só os
objetivos climáticos estabelecidos pelo governo falharem, mas também os custos
dos fatores de produção aumentarem com o aumento dos preços de importação de
componentes-chave. Isso reduzirá a lucratividade. E os aumentos de custos
poderiam ser transferidos para o consumidor, conduzindo a uma maior pressão
inflacionária para os estadunidenses, sem qualquer garantia de que a indústria
local será impulsionada. O Instituto de Gestão de Abastecimento dos EUA avalia
que haveria um grande aumento nos custos para as empresas pararem de
abastecer-se na China. “Se a indústria não tivesse feito essas grandes
mudanças há 25 ou 30 anos, não teríamos a qualidade de vida que temos hoje nos
Estados Unidos”, disse o economista do ISM, estimando que muitos
insumos de produtos poderiam custar até 30- 40% a mais. “Isso teria
tornado os bens de uso diário muito mais caros para os norte-americanos.”
E aqui chegamos ao
panorama geral. A indústria dos EUA não regista crescimento de produtividade há
17 anos. Isto torna cada vez mais impossível para os EUA competir em
áreas-chave. A “política industrial” de Biden não conseguirá obter resultados a
menos que consiga pôr fim a essa estagnação. O setor industrial da China é hoje
a força dominante na produção e no comércio mundiais. Sua produção excede à dos
nove maiores países que se vêm a seguir, juntos.
Ao mesmo tempo, a
liderança dos EUA em tecnologias digitais essenciais está sendo rapidamente
minada pela China. Por trás da guerra comercial sobre tarifas está a guerra dos chips. Ela começou em 2018, quando o então presidente Trump proibiu as agências dos
EUA de usarem quaisquer sistemas, equipamentos e serviços da Huawei, gigante
chinesa das telecomunicações. Mais tarde, em 2020, as autoridades chinesas e
seus familiares imediatos foram impedidos de entrar nos EUA. E Trump proibiu
todos os investidores institucionais e varejistas dos EUA de investirem ou
comprarem empresas chinesas e impôs sanções contra várias empresas na China por
fornecerem redes militares à Rússia. Em 2022, o governo Biden anunciou limites às
vendas de novos semicondutores para a China.
Os microchips são o
novo petróleo – o recurso escasso do qual depende o mundo moderno. Hoje, o
poder militar, econômico e geopolítico baseia-se em chips de computador.
Praticamente tudo, desde mísseis a microondas, de smartphones ao mercado de
ações, funciona com chips. Até recentemente, os Estados Unidos projetavam e
construíam os chips mais rápidos para manter a liderança como superpotência.
Mas no século XXI, sua vantagem foi minada por concorrentes em Taiwan, na
Coreia, na Europa e, acima de tudo, na China. Agora, a China gasta mais
dinheiro todos os anos na importação de chips do que na importação de petróleo
e está investindo dezenas de bilhões numa iniciativa de construção de chips
para alcançar os EUA.
Sob Biden, o governo
dos EUA introduziu a Lei dos Chips como parte de uma série de medidas
destinadas a enfraquecer as capacidades tecnológicas e a influência global da
China. O principal objetivo era fornecer 52 bilhões de dólares em subsídios à
produção e investimento em pesquisa, e oferecer um crédito fiscal de 25% para
produtores de chips nos EUA. Mas qualquer entidade que utilize financiamento
para chips está proibida de “se envolver em qualquer transação
significativa que envolva a expansão material da capacidade de fabricação de
semicondutores na China” . Os EUA planejam mais sanções, incluindo uma
proibição de exportação de equipamentos de produção de semicondutores para
chips de memória NAND com mais de 128 camadas. O objetivo é que, ao bloquear a
maior empresa NAND da China e as fábricas de chips de memória de propriedade de
empresas estrangeiras no país, os fabricantes estrangeiros de chips de memória
tenham que se localizar fora da China, como o principal fornecedor mundial, a
TSMC, está fazendo agora.
A China ainda está uma
geração atrás dos atuais chips de 3nm de última geração. Mas a lacuna
tecnológica está diminuindo. Pequim lidera a investigação de alto impacto em 19
destas 23 tecnologias e tem uma liderança dominante em hipersônica, guerra
eletrônica e em capacidades submarinas chave.
A hegemonia dos EUA
sobre a indústria, o comércio e a tecnologia está se enfraquecendo. A posição
do bloco imperialista das nações do G7+ no PIB global é agora apenas duas vezes
maior que a da China, em comparação com 300 vezes em 1970.
Podemos medir a
mudança relativa nas posições econômicas dos EUA e da China ao longo dos
últimos 40 anos em termos de valor. A teoria econômica marxista olha primeiro
para a composição técnica do capital (TCC) para ver essa relação. O TCC mede a
quantidade de ativos fixos (máquinas, estruturas, etc.) em termos monetários
por trabalhador empregado. No início da década de 1990, a TCC da China não
ultrapassava 3% da economia dos EUA. Agora, de acordo com as minhas últimas
estimativas, é superior a 38%. Ainda longe de estar no mesmo nível, mas aos
ritmos atuais a China preencheria a lacuna dentro de mais 20 anos, no máximo.
Quando uma economia
tem uma enorme vantagem tecnológica nas suas indústrias sobre outra, a teoria
econômica marxista argumenta que no comércio mundial ela pode obter uma
transferência de valor de países com os quais comercializa e que possuem
tecnologia inferior (TCC). Dados os preços internacionais para o comércio
global, as economias com liderança tecnológica podem ganhar com uma troca
desigual de valor.
Os EUA registam um
enorme déficit comercial de bens com a China porque importam muitos produtos
chineses a preços competitivos.
Mas isso não tem sido
um problema para o capitalismo dos EUA até agora, porque o país obtém uma
transferência líquida de mais-valia da China, apesar de ter um déficit
comercial. Utilizando tabelas mundiais de insumo-produto, Rémy Herrera, Zhiming Long, Zhixuan Feng e Bangxi Li concluíram
que “a desigualdade operou no comércio
EUA-China durante o período entre 1995 e 2014. No total, as transferências de
valores internacionais ocorreram em grande parte em benefício dos Estados
Unidos. Expressa em dólares correntes, no final do período, esta “redistribuição”
aproximou-se dos 100 bilhões de dólares, ou quase 0,5 por cento do valor
acrescentado dos EUA.”
Contudo, à medida que
o “déficit tecnológico” da China em relação aos EUA começou a diminuir no
século XXI, os ganhos dos EUA na UE começaram a desaparecer. “A
China conseguiu, de fato, reduzir significativamente a importância desta troca
desigual, com a sua desvantagem na transferência de riqueza
diminuindogradualmente: a proporção desta transferência desfavorável no valor
agregado chinês caiu de -3,7% para -0,9% entre 1995 e 2014 Na verdade, a China
teve de trocar cinquenta horas de mão-de-obra chinesa por uma hora de
mão-de-obra norte-americana em 1995, mas apenas sete em 2014.”
O estudo de Herrera et
al foi baseado em dados “estáticos” de entrada-saída e só vai até 2014. Em
2021, G Carchedi e eu fizemos um estudo semelhante usando um modelo “dinâmico”
de UE até 2019. Encontramos um queda semelhante na transferência negativa de mais-valia
da China para os EUA à medida que o fosso tecnológico diminuía. Durante os anos
pós-Grande Recessão (o que chamei de década da Longa Depressão), a perda de
valor da China nas trocas desiguais caiu 40% em percentagem do PIB da
China.
É este lucro, que
desaparece rapidamente do comércio com a China, o verdadeiro motor do ataque
dos EUA à economia chinesa, às suas exportações e à indústria de
semicondutores. Os EUA perdendo a extração de lucros imperialistas do comércio
com a China e vão sendo cada vez mais expulsos dos mercados mundiais pelos
produtos chineses.
O declínio da
hegemonia dos EUA no comércio e na produção repete o que aconteceu com a
hegemonia do Reino Unido no século XIX. Em 1885, Friedrich Engels salientou que
quando uma economia capitalista é dominante a nível mundial, é a favor do
“livre comércio”, como o foi a Grã-Bretanha entre as décadas de 1840 e 1870.
Mas o livre comércio gera rivais e, após a experiência da depressão da década
de 1880, a política britânica mudou de “livre comércio” para medidas
protecionistas para o seu império colonial. Engels identificou perspicazmente
que foi a depressão da década de 1880 que quebrou a hegemonia britânica. “O
monopólio inglês do mercado mundial está sendo cada vez mais destruído pela
participação da França, da Alemanha e, acima de tudo, dos EUA no comércio
mundial.” (Veja meu livro, Engels 200) .
Engels também afirmou
que mesmo que a Grã-Bretanha mantivesse a sua hegemonia no século XIX, não
haveria saída para o capitalismo britânico. “As crises comerciais
continuariam e tornar-se-iam mais violentas, mais terríveis.” Esta é
uma lição para agora também. Mesmo que os EUA conseguissem enfraquecer e conter
a ascensão dos seus principais rivais econômicos, as crises na sua economia
capitalista ainda assim persistiriam.
No emergente
capitalismo norte-americano do final do século XIX, havia motivos para
proteção, considerou Engels. “É também o único aspecto positivo do
protecionismo – pelo menos no caso da maioria dos países continentais e dos
Estados Unidos.” Por outro lado, a proteção não seria boa se
impedisse uma economia de se tornar competitiva nos mercados mundiais.E, de
fato, em períodos de crescimento capitalista saudável, houve uma aceleração na
globalização do comércio (e dos fluxos de capitais), como no período 1850-70 e
mais tarde, a partir de meados da década de 1890, e, claro, a partir da década
de 1980. Mas em períodos de depressão, o protecionismo torna-se o grito de
guerra, especialmente se o poder hegemônico estiver sob ameaça, como estava o
da Grã-Bretanha na década de 1890 ou o dos EUA agora.
As últimas medidas
tarifárias não serão as últimas. A elite dos EUA está determinada a estrangular
a economia chinesa, não só para “proteger” os seus sectores industriais
enfraquecidos, mas também para, ao fim, provocar uma “mudança de regime” na
própria China. Os EUA consideram que ainda há tempo, uma vez que a China e os
chamados BRICS ainda estão bem atrás do poder econômico e financeiro do bloco
imperialista liderado por Washington.
Mas o custo para a
economia dos EUA e para a rentabilidade da indústria norte-americana será
considerável. Ainda mais grave será o prejuízo mais para os rendimentos reais
dos norte-americanos.
As agências
internacionais como o FMI e a Organização Mundial do Comércio estão preocupadas
com o futuro das principais economias capitalistas. Os economistas do FMI
consideram que uma “fragmentação severa da economia global, após
décadas de crescente integração econômica, poderia reduzir a produção económica
global em até 7%”, ou cerca de 7,4 trilhões de dólares em dólares
atuais. Isto equivale à dimensão combinada das economias francesa e alemã e a
três vezes a produção anual de toda a África Subsariana. “As perdas poderão
atingir 8-12% em alguns países, se a tecnologia também for dissociada”. Mesmo
uma fragmentação limitada poderia reduzir agora 0,2% do PIB global.
Mas a elite dominante
dos EUA considera que esse custo vale a pena, se colocar a China de joelhos. A
luta entre as potências imperialistas emergentes no final do século XIX
terminou em duas guerras mundiais no século XX. A tentativa do imperialismo
norte-americano de destruir o poder econômico e político emergente da China
representa o mesmo risco.
Fonte:
Por Michael Roberts com tradução de Antonio Martins, para
Outras Palavras
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