quarta-feira, 24 de julho de 2024

Eleições em Feira de Santana: governador questiona Zé Ronaldo sobre Colbert Martins: “É cria de quem?"

Depois da desistência do deputado Pablo Roberto (PSDB) para apoiar e ser vice de Zé Ronaldo (União Brasil) em Feira de Santana, o governador Jerônimo Rodrigues teceu críticas ao ex-prefeito feirense e ao atual gestor, Colbert Martins (MDB), questionando-os sobre feitos no município.

“É impressionante como foi o Zé Ronaldo, o ex-prefeito, que indicou o atual prefeito. É preciso que ele explique para a sociedade de Feira o que eles fizeram com a cidade. A cidade está maltratada, só tem um hospital. Agora anunciaram um hospital e eu perguntei se ele é verdadeiro ou é somente no período eleitoral. Se for, não serve. A gente não trabalha assim. Nós não estamos brincando com o povo. Eu já pedi para a secretária Roberta analisar e já vimos que é um hospital de 15 leitos. Para Feira de Santana? Não dá, é uma cidade rica e que tem condições de ter parceria com o Governo do Estado e criar um ambiente de UPAs e UBSs, que estão fechadas. Não se justifica. Depois eles vão para a imprensa dizer que a regulação não está boa", afirmou o governador.

Jerônimo disse ainda que pretende anunciar uma ampliação no Hospital Clériston Andrade em breve para atender ao município.

"Quem é de Feira e região sabe como era o Clériston e como está hoje. Eu quero muito fazer e acompanhar o debate de Feira de Santana sobre o que é que o pré-candidato Zé Ronaldo vai explicar para o povo de Feira e o que ele tem a ver com Colbert", disse

“É cria de quem? Quem foi que emplacou Colbert Martins para governar Feira de Santana? Eu quero ver o que é que ele vai criticar. Ele tem alguma crítica ao modelo do atual prefeito na saúde, na educação? Se ele explicasse isso, ia ser de bom tamanho. Mas vai ser um bom debate. Ele já emplacou dois prefeitos e saiu ileso. Agora vai sair ileso de novo?” - Jerônimo Rodrigues - Governador da Bahia

“Do lado de cá, eu quero muito dizer ao povo de Feira que eu como feirense da Queimadinha, professor da universidade, eu preciso de um prefeito que possa fazer as parcerias com o governo. Porque não tenho tido essa oportunidade", afirmou Jerônimo, que revelou ainda que Zé Neto fará anúncios importantes ainda nesta semana.

“Ontem eu fui almoçar com Zé Neto e alguns secretários. Ele vai convocar uma coletiva para anunciar algumas novidades. Sem spoiler, não é o nome do vice ainda. Isso só na semana que vem. Mas é uma novidade boa. Nós avaliamos um plano de intensificação da presença dele com movimentos de vereadores dentro do município de Feira de Santana e eu espero que a gente se sobreponha. Em uma última pesquisa realizada aponta Zé Neto quando candidato de Jerônimo, Rui e Lula ele abre uma distância de quase 15%. Eu espero que esses números se consolidem. Sabemos do desafio que é disputar contra uma máquina que é a de Feira de Santana. Mas do lado de cá temos uma expectativa muito boa de um cansaço", concluiu o governador.

•        Zé Neto diz que vai se afastar da Câmara para se dedicar à campanha em Feira

O deputado federal Zé Neto (PT-BA) decidiu se licenciar de seu mandato na Câmara, em Brasília, para se dedicar inteiramente à campanha para a prefeitura de Feira de Santana. O anúncio foi feito pelo parlamentar na manhã desta terça-feira, 23.

O afastamento de Zé Neto da Câmara tem um prazo de quatro meses, até que se encerre a campanha eleitoral de 2024. O petista deverá enfrentar, no pleito deste ano, o ex-prefeito José Ronaldo (União Brasil).

No seu lugar, assumirá o mandato em Brasília a atual secretária estadual de Política para as Mulheres (SPM), Elisângela Araújo (PT), que também é moradora de Feira de Santana.

Militante da reforma agrária, Elisângela teve apoio do senador Jaques Wagner (PT-BA) nas eleições de 2022, mas não conseguiu vaga direta na Câmara dos Deputados, ficando como suplente.

Com a saída de Elisângela da SPM, a princípio, quem assume o comando da pasta, de forma interina, é a atual chefe de gabinete, Aldinha Sena. O PT, porém, estaria avaliando a indicação de um quadro mais atuante no partido para o posto.

•        Pablo Roberto beijou a mão do chefe e agora será vice na chapa de José Ronaldo 

O deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) foi anunciado nesta sexta-feira, 19, como pré-candidato a vice-prefeito de Feira de Santana, na chapa que será comandada pelo ex-prefeito José Ronaldo (União Brasil).

O anúncio de Pablo como vice na chapa ronaldista completa uma reviravolta iniciada na quarta-feira, 17, quando o parlamentar tucano anunciou a retirada de sua pré-candidatura.

Crítico da polarização em Feira de Santana entre José Ronaldo e o deputado federal Zé Neto (PT), Pablo Roberto tinha, em sua pré-campanha, o mote de oferecer uma nova opção política à população da cidade, que estaria cansada dos mesmos nomes.

Apesar disso, após uma articulação de José Ronaldo junto às direções estaduais do PSDB e União Brasil, o deputado foi pressionado pelas principais lideranças tucanas da Bahia a retirar seu nome para apoiar a candidatura ronaldista.

Em compensação, Pablo Roberto foi alçado ao posto de vice, fortalecendo José Ronaldo na batalha eleitoral que deve ser realizada contra Zé Neto.

•        Jerônimo deve apoiar vice-prefeito de Quijingue contra nome do PT

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) deve ficar em lado oposto ao seu próprio partido em alguns municípios da Bahia. É o caso de Quijingue, na região sisaleira, onde o vice-prefeito Romerinho (Avante) deverá receber o apoio do gestor estadual para chegar ao comando da prefeitura local, na disputa contra Saulo da Arena (PT).

De acordo com apuração do Portal A TARDE, Jerônimo já chegou, inclusive, a gravar um vídeo em apoio a Romerinho, a ser utilizado pelo candidato da situação durante a campanha eleitoral.

A decisão do governador cumpre os princípios estabelecidos por ele mesmo nas reuniões do conselho político governista: apoiar aqueles que lhe apoiaram durante as eleições de 2022. Foi o caso do prefeito de Quijingue, Nininho Gois (Avante). Mesmo filiado ao PL na época, o gestor municipal bancou a candidatura de Jerônimo desde o início, ganhando moral no Palácio de Ondina e, consequentemente, suporte para a escolha de seu sucessor.

A clara preferência de Jerônimo gerou incômodos no PT de Quijingue, que sempre fez oposição a Nininho e Romerinho. Na Executiva Estadual do partido, porém, prevaleceu o entendimento de que o governador tomou a decisão correta, para manter sua aliança firme visando a reeleição em 2026.

As filiações de Nininho e Romerinho ao Avante, inclusive, ocorreram sob a orientação de Jerônimo, que segue trabalhando o fortalecimento da legenda liderada pelo ex-deputado federal Ronaldo Carletto (Avante). O ex-parlamentar tenta, por sua vez, se viabilizar como nome para a chapa majoritária governista nas próximas eleições estaduais, seja como candidato ao Senado Federal, seja como vice-governador.

<><> Aliança

Além do reforço de Jerônimo Rodrigues e de Carletto, a pré-candidatura de Romerinho tem o apoio também de legendas de oposição. O PL, carregado pelo deputado federal Jonga Bacelar (PL-BA), e o União Brasil, puxado pelos deputados estaduais Marcinho Oliveira (União Brasil) e Marcelinho Veiga (União Brasil), devem compor a coligação da situação contra Saulo da Arena.

O PP, influenciado pelo deputado estadual Niltinho (PP) — que está cada vez mais próximo do Avante —, também integrará a coligação de Romerinho.

•        Secretário de Jerônimo fala sobre eleições no interior: “Diálogo"

O secretário estadual de Relações Institucionais (Serin), Jonival Lucas, comentou na manhã desta segunda-feira, 22, sobre as eleições municipais nos interiores da Bahia e ressaltou que o “governo tem buscado fazer o entendimento com toda a sua base”.

“O principal sinal do governador tem sido tentar fazer todo o alinhamento possível em todas as cidades da Bahia, onde há divergências partidárias da base. Então, o nosso primeiro ponto é tentar ajustar para que a gente possa sair unido e não tendo essa possibilidade, é costurar para que a campanha seja, da melhor forma possível, conduzida dentro dos partidos da base. O governador também tem participado de algumas convenções, vai marcar ainda o calendário, [mas] nós estamos ajustando de acordo com as agendas marcadas no interior”, disse, durante evento de anúncio de ampliação do efetivo das forças de segurança do Estado.

O líder da pasta também reforçou que o governo tem dialogado com as cidades com mais de um pré-candidato da base que não conseguiram ainda entrar em um acordo para sair apenas um representante.

“Não há uma previsão de intervenção por parte do governo, é evidente que o governador está buscando a todo o momento que haja o entendimento da base, né? Nós estamos buscando diálogo, tem sido feito esses diálogos permanentes”, declarou.

Jonival também detalhou o processo da pré-disputa com mais de um candidato de base e citou como exemplo Juazeiro, cidade a 512,8 km de Salvador

“É evidente que cada pré-candidatos se sinta mais preparado para a assumir a prefeitura de Juazeiro, nesse caso específico, mas a ideia geral é de que a gente possa costurar o máximo possível, chegando à exaustão para que a gente possa ter um nome e aglutine todas as forças políticas ligadas ao governo no município de Juazeiro, não só lá como todos os outros municípios, a gente tem buscado fazer esse diálogo para que a gente possa ter uma base unida e que a gente possa fortalecer ainda mais a posição do governo nessa cidades. Nem sempre há possibilidade desse consenso, mas a ideia é que no geral a gente vá à exaustão nesses diálogos para que a gente possa afunilar cada vez mais a base do governo”, afirmou.

 

Fonte: A Tarde

 

Nenhum comentário: