O ponto fraco da
ultradireita latinoamericana
A
ascensão das novas direitas não produz mais surpresa. Confirma uma tendência
das últimas décadas, que inclui a captura de vários governos e sua presença
como um ator no sistema político. A onda de projetos reacionários canaliza
parte do descontentamento gerado pela globalização neoliberal. Captura, com
mensagens controversas, o desencanto causado por um modelo que multiplicou
desigualdade, desemprego e precariedade.
A
ultradireita acusa “os políticos” dos males que atingem a sociedade, mas se
exclui dessa responsabilidade. Polemiza contra presidentes, parlamentares ou
simples funcionários públicos, acobertando o poder econômico, judiciário e
militar que gera sofrimento popular.
Seus
dirigentes exibem um discurso demagógico que esconde sua cumplicidade com essa
regressão. Nunca resistiram à deterioração do padrão de vida popular imposta
pelo capitalismo neoliberal, nem lutaram contra a desestruturação social que
esse esquema gerou (Palheta, 2018).
Surfam
na erosão do sistema político, para lucrar com a descrença generalizada nos
partidos tradicionais. Promovem irritação contra as vítimas da crise, para
facilitar a perpetuação dos privilégios das classes dominantes.
·
Perfis, crenças e posições
A nova direita surgiu inicialmente na Europa
ressuscitando os discursos xenófobos do nacionalismo. Adotou as bandeiras da
soberania regressiva das regiões prósperas, que não querem dividir os recursos
fiscais com as regiões atrasadas.
Também
avançou com o renascimento das religiões, o retorno identitário e a nostalgia
das conquistas perdidas. Essa saudade de um passado melhor transformou-se em um
ódio persistente contra os setores acusados de causar as desgraças
atuais. A ultradireita não coloca nesse banco os capitalistas, mas sim os
segmentos populares mais desprotegidos. Concentra toda a sua artilharia nessas
minorias e sustenta que a sociedade harmoniosa do passado foi corroída pela
presença indesejada desses grupos (Forti, 2021).
Graças
a essa distorção da realidade, desculpa os poderosos e ataca os imigrantes que
fogem das guerras ou da espoliação agrária. Exige a perseguição das vítimas
dessas tragédias, criminalizando sua fuga desesperada com mais deportações,
campos de concentração e militarização das fronteiras.
A
extrema direita omite o uso hipócrita dessas desventuras pelo capitalismo, para
baratear a força de trabalho. Também silencia sobre a ineficácia das penas
promovidas para conter a explosão de refugiados gerada pelas guerras do
imperialismo. O número de desabrigados já ultrapassa 70 milhões (Larsen, 2018).
Os
ultradireitistas europeus substituíram o velho antissemitismo pela nova
islamofobia. Eles desencadeiam contra o mundo muçulmano a mesma fúria que seus
predecessores dirigiram contra os judeus. Nesta associação do estrangeiro com a
corrosão da identidade nacional, o hebreu bolchevique do passado foi
substituído pelo terrorista árabe (Traverso, 2016).
Nas
metrópoles, a direita reativa os velhos preconceitos do colonialismo.
“Denuncia” uma dramática substituição da população branca por outros grupos
étnicos, para impedir o acesso das novas minorias aos melhores postos de
trabalho do Estado. Por toda parte se espalha a mesma campanha de tensão, para
justificar políticas autoritárias contra os setores sufocados.
A
ultradireita comanda, além disso, uma reação neopatriarcal contra os direitos
conquistados pelas mulheres. Essa contraofensiva é proporcional ao sucesso do
feminismo e à traumática reestruturação contemporânea do ambiente familiar. A
nova direita anseia pela velha e abalada estabilidade do patriarcado (Therborn,
2018).
As
vertentes libertárias desse conglomerado tiveram protagonismo durante a
pandemia, em sua batalha contra vacinas e lock-down. Lançaram advertências
selvagens contra uma elite dominante satânica, que buscaria aterrorizar a
população mundial por meio de doenças imaginárias.
Esse
tipo de crença inusitada permeia toda a extrema direita do século XXI. Sua
avaliação da pandemia como uma mera invenção alimenta o negacionismo climático
e uma reação conservadora contra o movimento ambiental.
Mas
o que há de novo é a apresentação de sua cruzada como um ato de rebelião,
juntamente com uma intensa defesa dos princípios conservadores (Lucita, 2023).
Na verdade, eles retomam os velhos imaginários tradicionalistas com tom de
indignação e poses rebeldes. Flertam com o excêntrico para mascarar sua adesão
ao status quo…
Os
direitistas radicalizam os postulados do neoliberalismo na modalidade
inconsistente do anarcocapitalismo. Este conceito é uma contradição, pois
reivindica um ideal de liberdade plena, sob um sistema que funciona com regras
estritas de regulação estatal.
Mas,
nessa combinação de conceitos, a ultradireita nunca perde o fio condutor de sua
estratégia: culpar os mais despossuídos pelas desgraças sofridas pelos
assalariados e pela classe média. Essa política de inimizade com os humildes e
justificação dos poderosos é o plano B do capitalismo, diante da aguda crise das
formas convencionais de dominação.
Como
seus antecessores, os direitistas contemporâneos são atravessados por uma tensão
não resolvida entre aspectos extremos e tradicionais. As
correntes ofensivas disputam com as defensivas e os promotores da ação
virulenta competem com seus pares meramente transgressores (Mosquera, 2018).
Nessas dissidências, a conformidade com o status quo convive
com incursões ousadas e aventureiras.
A
tomada de prédios públicos por gangues mobilizadas é a operação mais
impressionante dos aspectos agressivos. O assalto ao Capitólio em Washington
(2021) e a ocupação da Praça dos Três Poderes em Brasília (2023) foram os atos
mais ressonantes de uma escalada, que incluiu também simulações do mesmo tipo
em Paris (2018), Berlim (2020) , Roma (2021) e Ottawa (2022) (Ramonet, 2023).
Essa
sequência indica um modus operandi compartilhado por um setor
que combina a mensagem reacionária com a exibição de força. A tomada, por
brevíssimo tempo, dos lugares mais emblemáticos do poder político é a antítese
das revoluções populares, que derrubaram monarquias, tiranias ou ditaduras nos
últimos dois séculos. Ao invés de coroar uma dinâmica de emancipação, eles
sustentam projetos conflitantes de opressão totalitária.
·
Parâmetros na Europa
A
nova direita obteve forte avanço eleitoral na Europa, mas até agora não
alcançou, por lá, status dominante (Löwy, 2019). O descontentamento gerado pelo
ajuste imposto pela unificação europeia generalizou uma frustração, que os
direitistas capturam ao desafiar Bruxelas. Aproveitam-se das reações
nacionalistas geradas pela gestação de uma nova estrutura continental, sem a
correspondente identidade europeia.
Mas
essa canalização do desconforto não é mais uma novidade. As correntes marrons
acumulam doze anos de governo na Hungria sob o comando de Orban, que
personifica a maior conversão de um líder liberal ao discurso de direita. Com a
bandeira do cristianismo e a promoção do pânico identitário, Orban corroeu os
direitos civis, multiplicou o autoritarismo e transformou Budapeste num centro
de peregrinação do conservadorismo mundial (Sánchez Rodríguez, 2020). Os
flertes com Pequim e Moscou não removem, no entanto, seus compromissos com a
OTAN, e suas diatribes contra a União Europeia não alteram sua dependência
financeira daquele órgão.
Essas
dualidades da extrema-direita húngara se estendem até a Polônia, onde se
consolidou um governo que corta direitos civis, ataca o Judiciário, bloqueia a
entrada de imigrantes e resiste à preservação do meio ambiente. Mas a retórica
inflamada de seus governantes não se traduz em medidas adequadas, quando o
apoio econômico de Bruxelas está em perigo. Os líderes da onda reacionária são
muito pragmáticos e adaptam sua gestão às demandas do establishment.
Essa
mesma adaptação ganha forma na Itália com a chegada de uma figura que
reivindica Mussolini. De fato, a ultradireita italiana foi totalmente incorporada
à gestão das cotas variáveis do
poder estatal. Desde a década de 1990, Berlusconi e Salvini precederam Meloni
nesse tipo de gestão (Trucchi, 2022). A Itália é a terceira maior economia da
União Europeia, é membro do G7 e atua diretamente na OTAN. Por isso, com
certeza a extrema direita encontrará uma forma de se adaptar ao roteiro
combinado de Bruxelas e Washington.
Essas
experiências de governo são muito ilustrativas do caminho percorrido pelos
partidos reacionários. Seu exercício de governo em alguns países fornece o
padrão do que pode acontecer em nações onde progridem (Suécia) ou sofrem altos
e baixos (Alemanha, Áustria, Espanha).
A
França é o principal candidato para um ensaio maior. Tem mais variantes do que
o resto do continente e abriga um conjunto exótico de celebridades e influenciadores nas
redes sociais (fevereiro, 2022).
Em
todos os países do Velho Continente, a extrema-direita enfrenta duas
contradições que não consegue resolver. Por um lado, apela à recuperação da
soberania monetária sem sair do euro e, por outro, propõe a restauração da
soberania militar sem abandonar a OTAN. Ambas as contradições retratam os
enormes limites dessas formações.
·
A centralidade do trumpismo
O trumpismo tornou-se o principal referente da nova
direita. Seus pares na Europa (Le Pen, Orban, Abascal Conde, Meloni) o adotaram
como inspiração para os próximos passos. Essa centralidade é consistente com a
contínua supremacia dos EUA no sistema imperial e com a pretensão dos EUA de
recuperarem a hegemonia internacional.
Os
associados de Trump até tentaram a formação de uma International Marrom para
ratificar essa liderança. A tentativa de Steve Banon falhou, mas não foi
arquivada e poderia renascer se a primazia de Washington e a subserviência de
Bruxelas persistirem (Conroy: Dervis, 2018). A extrema direita reproduz essa
assimetria da relação euro-americana, que se choca com a herança chauvinista e
o nacionalismo ostensivo dessa corrente do Velho Mundo.
Essa
primazia norte-americana se deve também ao maior manejo dos novos instrumentos
de manipulação do eleitorado. Eles têm mostrado grande capacidade de forjar o
novo ecossistema de comunicação da direita 2.0. Especializaram-se em espalhar
mentiras para convencer seus seguidores e neutralizar os oponentes.
Através
das redes sociais, exercem uma influência mental e psicológica sobre seus
adeptos muito superior à imprensa, rádio e mídia do século XX. Neste novo
universo, é mais difícil distinguir o que é verdadeiro do que é falso, a
realidade da ficção, ou o que é autêntico do que é manipulado. Nessa área, a
nova direita encontrou um ambiente favorável para espalhar mensagens delirantes
dos mais variados tipos.
O
ramo norte-americano também sustentou os experimentos da Cambridge
Analítica para dividir o eleitorado em nichos estratificados e
desenvolver estratégias de digitalização, com mensagens microdirecionadas a
cada segmento (Serrano, 2020).
Mas
nenhum desses instrumentos foi suficiente para evitar o fracasso da presidência
de Trump. A devassidão do magnata minou suas reivindicações autoritárias, e
essas falhas o levaram a sua tomada fracassada do Capitólio. O bilionário
também não conseguiu conter o declínio internacional dos Estados Unidos com
agressividade discursiva, mercantilismo tarifário e grosseria geopolítica. Na verdade,
ele evitou testar o poder reduzido da primeira potência e disfarçou essas
hesitações com bravatas pomposas.
Trump
também capturou uma massa de plebeus descontentes com as elites globalistas e
forjou uma base eleitoral duradoura em torno do Partido Republicano. Reúne
inúmeras variantes de uma direita que combina a manipulação institucional com a
pressão de milícias racistas. Conseguiu reciclar todos os mitos do
individualismo, revitalizando crenças absurdas na genialidade (ou
excepcionalidade) do povo americano.
Diante
da decepção com um presidente tão inaudível quanto Biden, Trump aposta em um
segundo mandato. Mas não conseguiu produzir a esperada maré republicana nas
eleições de meio de mandato, em 2022. Os democratas mantiveram mais cadeiras no
Congresso do que se imaginava e o padrão histórico de recuo do partido
governista nesse tipo de eleição foi quebrado. Não houve voto de punição,
apesar da decepção que Biden gerou no grosso de seu eleitorado (Morgenfeld,
2022).
Os
candidatos mais ferozes da extrema direita foram derrotados em seus distritos,
num quadro de grande reação democrática contra a cassação judicial do direito
ao aborto. Houve um alto número de eleitores em muitos distritos eleitorais
para apoiar essa conquista (Selfa, 2022).
Este
fracasso de Trump foi aproveitado por seus próprios rivais para desafiá-lo para
a próxima candidatura presidencial. São personagens do mesmo espectro
reacionário, com expoentes como o governador De Santis, que substituiu a
educação sexual nas escolas por um dia de oração pelas “vítimas do comunismo”.
Nesse cenário, o retorno da extrema direita à Casa Branca é muito incerto.
·
Singularidades latino-americanas
A influência do trumpismo é muito visível na extrema
direita latino-americana. O ressurgimento deste último setor ocorreu depois da
Europa e dos Estados Unidos e ganhou força durante a restauração conservadora
(2014-2019) que se seguiu ao ciclo progressista.
Como
em outras partes do mundo, a ultradireita consolidou sua pregação durante a
pandemia, com discursos de negação inconsistentes e objeções medievais às
vacinas. Ela compartilha com seus pares do Primeiro Mundo o comportamento
autoritário, a intolerância para com as minorias estigmatizadas e a recriação
de uma ideologia conservadora.
Também
importou as técnicas de manipulação das redes sociais, com uma agenda
reacionária de intrigas e fake news implementadas por
esquadrões de trolls . Transformou a conversa e o contraponto
de opiniões em engano, para manter uma audiência cativa. Dessa forma,
multiplica sua captação de audiência, viralizando discursos de pura
intolerância.
Com
esse instrumental a ultradireita conseguiu sair do confinamento de classe que
afetou seus antecessores elitistas e conseguiram enraizar parte de sua
atividade no campo popular. Atualmente disputa presença em setores sociais que
estavam fora de seu alcance, com posições demagógicas baseadas no ataque ao
sistema político (López, 2022). Com esses pilares, exibe uma presença de rua
maior do que suas contrapartes no mundo desenvolvido.
A
extrema-direita latino-americana tem determinantes muito específicos. Acima de
tudo, expressa a reação dos grupos dominantes contra as melhorias obtidas
durante o ciclo progressista da década anterior. Não se limita a canalizar um
descontentamento genérico com os efeitos do neoliberalismo, mas procura
subjugar a intensa mobilização social que impera na região.
Por
isso, também se confronta nas ruas com todos os movimentos, partidos ou figuras
ligadas a alguma ideologia progressista. Esse perfil reativo e vingativo é a
nota dominante da onda reacionária na América Latina (De Gori, 2017).
O
tom vingativo contra experiências revolucionárias (Fidel), radicais (Chávez,
Evo) ou progressistas (Kirchner, Lula, Correa) explica seu ódio à esquerda e
seu apego às modalidades clássicas do macarthismo. As diatribes contra a
“ameaça comunista” renascem com grande força no Novo Mundo e o discurso da
guerra fria repete-se com a mesma meticulosidade do passado.
A
direita regional também desenvolve sua própria agenda temática. A hostilidade
aos imigrantes ou a perseguição às minorias étnicas não ocupam tanto espaço
quanto as campanhas contra o crime. A demagogia punitiva, a exigência de dureza
policial e o apelo ao uso generalizado de armas são seus principais cavalos de
batalha, em uma região afetada por altos índices de violência social (Traverso,
2019).
A
América Latina tem ficado de fora de grandes conflitos armados, mas acumula
recorde de violência diária. Das 50 cidades mais perigosas do planeta, 43 estão
localizadas na região. O neoliberalismo gerou uma grande rede de criminalidade.
Acrescente aos velhos padrões de marginalidade urbana uma nova interação de
máfias e redes de tráfico de drogas controladas pelos Estados Unidos. A
mensagem de ordem repressiva busca reavivar a saudade de um passado mais
tolerável.
·
Nova cruzada com primazia do Norte
A
ultradireita latinoamericana repete a velha recitação conservadora contra os
“políticos ladrões”, escondendo suas próprias fontes de financiamento. Conta
com o apoio dos grupos capitalistas que se beneficiaram do ajuste neoliberal e
por isso aprova explicitamente o programa econômico desses setores. Não
compartilha do distanciamento formal de seus colegas europeus em relação à
ideologia neoliberal, nem de seu disfarce com ingredientes de xenofobia. Na
América Latina, defende formas extremas de abertura comercial, liberalização
financeira e desregulamentação trabalhista.
Seus
principais porta-vozes abjuram o velho nacionalismo de direita, que destacava
as virtudes do desenvolvimentismo e do intervencionismo estatal (Petras, 2018).
Esse abandono corrobora sua total sintonia com a restauração conservadora
exigida pelas classes dominantes.
Os
grupos reacionários contam também com o enorme apoio de muitas correntes
evangélicas. O crescimento vertiginoso dessa comunidade colocou a Igreja
Católica na defensiva e já tem fortes correlatos políticos. Realizam intensas
campanhas contra a igualdade de gênero (Gatti, 2018) e fizeram do Brasil o país
com a maior população pentecostal do planeta. Ungiram um presidente na
Guatemala e formaram bancadas de legisladores no Chile, México, Colômbia,
Paraguai, Peru e Equador.
A
subordinação ao trumpismo é uma característica generalizada em todos os
aspectos da região. A primeira tentativa de articulação da direita na América
Latina foi desenhada diretamente pelos assessores do magnata (Abrams, Rubio,
Pompeo), que criaram o efêmero Grupo de Lima . A relação
estreita e subordinada de Bolsonaro com Trump foi corroborada no refúgio
oferecido pela Flórida aos golpistas brasileiros.
O
evento organizado por dois grupos do conservadorismo americano (CPAC, ACU) no
México também retratou a primazia do Norte sobre seus pares na região (Majfud,
2022). Chegou-se a expor na capital asteca o mesmo discurso anti-imigrante que
propagam além da fronteira. O trumpismo não esconde suas demandas pela
subjugação total do quintal.
Os
reacionários da América Latina também buscaram uma articulação com o falangismo
do partido espanhol Vox, para recriar o eixo ideológico hispano-americano. Ao
discurso habitual contra o “perigo comunista”, acrescentam a reivindicação da
conquista colonial e a consequente validação do massacre dos povos originários.
Na estreia dessa cruzada, o levante franquista foi exaltado e adocicado com uma
alegre apresentação musical (“Vamos a volver al 36”).
Este
alinhamento concorre com os elos mais tradicionais da Ibero-esfera (termo
que substitui a fraca noção de Ibero-América ). Esta ligação é
impulsionada pelo Partido Popular Espanhol e pelos intelectuais ultraconservadores
do Novo Mundo (como Mario Vargas Llosa). Nesse tipo de entrelaçamento, os
direitistas latino-americanos retornam às suas raízes hispano-eclesiásticas,
confirmando a ausência de novidades substanciais.
·
Golpismo recarregado
A onda conservadora confirma que a direita não se
acalmou, nem se modernizou na América Latina. As ilusões de um comportamento
“civilizado” deste setor estão se diluindo, juntamente com a crescente
influência dos vetores extremos deste espectro (Campione, 2022).
A
direita tradicionalmente apoiou todas as formas de violência utilizadas pelas
classes dominantes para garantir seus privilégios. Essa função foi assegurada
pelo exército através de ferozes ditaduras.
Os
fracassos acumulados dessas tiranias e a forte oposição democrática ao seu
restabelecimento reduziram a viabilidade dessa receita. Para contornar essa
limitação, a nova onda reacionária sustenta formas substitutas do antigo golpe.
O
imperialismo norte-americano é o principal suporte dos regimes autoritários,
que a ultradireita reforça com sua ideologia, seus aparatos e suas lideranças.
Esteve particularmente envolvido nas conspirações do lobby de Miami contra Cuba
e Venezuela, mas ataca qualquer revolta popular genuína. Recuperou seu peso
como instrumento das elites para lidar com esses protestos.
Essa
funcionalidade de combater a resistência, silenciar militantes e aterrorizar os
descontentes é sua principal característica. A direita tomou nota dos levantes
sociais, que nos últimos anos levaram a vitórias eleitorais do progressismo na
Bolívia, Chile, Peru, Honduras e Colômbia. Ela também registrou as últimas
vitórias da mobilização popular no Equador e no Panamá e viradas políticas na
Argentina, México e Brasil.
A
extrema direita volta à cena para testar respostas reacionárias a esses
desafios. A restauração conservadora não conseguiu enterrar o ciclo anterior e
por isso tentou outros rumos, para desativar a persistente luta popular. Mas
diante de tantas variedades dessa contraofensiva, faz-se necessário também um
esclarecimento teórico sobre o significado desse espaço. Trataremos desse
assunto num próximo texto
Fonte:
Por Claudio Katz, na Jacobin Latinoamericana | Tradução: Antonio Martins, em
Outras Palavras
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