segunda-feira, 7 de abril de 2025

Impopular na França, Macron tenta se passar por líder mundial

O retorno de Donald Trump e o choque causado pela reviravolta de Washington na Ucrânia reavivaram a liderança de Emmanuel Macron — quase como se ele tivesse esquecido a instabilidade no âmbito nacional. A França entrou em “uma nova era”, disse o presidente francês durante um recente discurso televisionado à nação pedindo o rearmamento, mas também que a população tome uma posição diante das ameaças internacionais. “Faltam quinze minutos para a meia-noite, mas ainda estamos no controle”, Macron alertou recentemente.

Por várias semanas, a comitiva presidencial tem lembrado à imprensa que Macron há muito apoia uma defesa europeia mais forte e uma soberania europeia independente de todos os outros poderes. Macron já havia enfatizado essas ideias em seus simbólicos “discursos da Sorbonne” quando apresentou sua visão sobre a Europa após chegar ao poder em 2017. Desde o choque no Salão Oval entre Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, seus assessores nem precisam mais enfatizar a importância desse ponto de discussão.

Em meio à desordem internacional na qual os compromissos militares dos EUA parecem estar diminuindo, os países europeus estão tentando encontrar novas maneiras de continuar apoiando a Ucrânia. Mais e mais políticos querem usar os € 210 bilhões de ativos congelados do Banco Central da Federação Russa para financiar uma ajuda militar à Ucrânia. Uma resolução para esse efeito foi adotada pela Assembleia Nacional Francesa, mas continua dividindo o campo de Macron, com alguns temendo que isso ameace a estabilidade financeira da Europa. Economistas apontaram que apreender ativos soberanos de terceiros países em euros corre o risco de desencorajá-los de manter reservas na moeda europeia. Isso poderia desencadear uma venda de títulos denominados em euros, o que aumentaria suas taxas de juros e depreciaria a moeda.

Quero deixar claro aos estadunidenses que o desligamento da Ucrânia não é do interesse deles”, insistiu Macron, que também propõe abrir uma discussão sobre o papel da dissuasão nuclear francesa e europeia diante do desligamento dos Estados Unidos na guerra na Ucrânia. Macron já disse no ano passado que a possibilidade de enviar tropas ocidentais para solo ucraniano no futuro não deveria “ser excluída”.

O presidente francês tem estado constantemente ativo na questão da Ucrânia ao longo das últimas semanas. Ele convidou os líderes de sete países europeus para Paris em 17 de fevereiro para uma reunião de emergência sobre assistência à Ucrânia. Então, dois dias depois, organizou outra cúpula de emergência com onze países antes de ir a Washington para se encontrar com Trump. Macron também deu as boas-vindas a líderes militares de cerca de trinta países que se reuniram em Paris para uma conferência sobre defesa e segurança.

No entanto, podemos nos perguntar se a França ou a União Europeia (UE) podem desempenhar algum papel material no conflito — ou se não é mais provável que Trump imponha a solução independentemente das decisões dos europeus. Isso é especialmente verdadeiro, dado que divisões significativas permanecem dentro da UE sobre o envio de tropas para a Ucrânia ou sobre esforços de guerra e gastos militares.

Macron também quebrou os códigos tradicionais de comunicação presidencial ao se dirigir aos franceses diretamente nas redes sociais sem passar por uma grande mídia. Durante um vídeo ao vivo nas redes sociais em 20 de fevereiro, por quase uma hora Macron respondeu a perguntas de espectadores sobre o papel da França no conflito ucraniano.

Macron buscou afirmar sua posição mostrando que está pronto para pesar no debate político até 2027, o ano das próximas eleições presidenciais. Seu partido, Renaissance, pode nunca ter difundido seu nome tão bem, pois essa posição internacional está de fato ajudando os números de Macron nas pesquisas. Uma semana após seu discurso aos franceses sobre a Ucrânia, o índice de confiança de Macron aumentou seis pontos em um mês, um dos maiores aumentos desde o início de seu primeiro mandato em 2017.

·        Imagem restaurada

Voltar todos os olhos para o cenário internacional é, de fato, uma estratégia que o presidente francês vem adotando há vários meses — primeiro, com uma forte presença na mídia internacional. Na CNN, ele fez um tour pelo Palácio do Eliseu, residência oficial da presidência, e falou sobre arte; já no Financial Times, ele descreveu o retorno de Donald Trump como um “eletrochoque”.

Macron, que não poderá concorrer a um terceiro mandato consecutivo em 2027, está apostando no cenário internacional para impulsionar seu legado e garantir seu futuro, com possíveis outras ambições. “Os franceses me confiaram sua proteção”, disse Macron, durante suas saudações de Ano Novo ao exército francês. Defesa e diplomacia ainda são as raras áreas em que ele pode se mostrar influente.

Vimos isso durante a Artificial Intelligence (AI) Action Summit em Paris, em fevereiro, onde Macron anunciou um grande investimento de € 109 bilhões de euros para o desenvolvimento de IA, mas também durante sua viagem a Beirute após a eleição do novo presidente libanês, Joseph Aoun. Lá, Macron anunciou que realizaria uma “conferência internacional para a reconstrução” do Líbano em Paris.

Ele também recebeu líderes do mundo todo durante os Jogos Olímpicos do ano passado e a reabertura da icônica Catedral de Notre-Dame em dezembro, onde sua visão para reconstruir a catedral foi destacada. Ao mesmo tempo, ele também organizou uma reunião entre Trump e Zelensky.

Todo esse esforço parece estar dando resultado. Quase metade do país (49%) acredita que Macron representa bem a França no exterior, um aumento de seis pontos em um ano, de acordo com uma pesquisa da Odoxa-Backbone Consulting. Muitos fizeram a comparação com o ex-presidente francês de centro-esquerda François Hollande, que, após o desastre político da Loi Travail de 2016 (uma reforma liberalizante do mercado de trabalho que ocasionou fortes protestos), também se voltou para o cenário internacional para impulsionar sua posição.

“Ele deve encontrar sua guerra no Iraque”, disseram outros, ecoando a aura de outro ex-presidente francês, Jacques Chirac, que enfrentou os Estados Unidos em 2003 ao rejeitar a invasão — uma nota pungente dirigida ao presidente americano George W. Bush, que sonhava em derrubar o governo de Saddam Hussein em Bagdá. No exterior, Chirac continua sendo o presidente que disse não à guerra no Iraque, um “não” que fortaleceu sua popularidade no mundo árabe.

·        Ainda impopular

No entanto, a popularidade geral de Macron ainda está fraca. Na metade de seu segundo mandato de cinco anos, Macron atingiu um nível recorde de impopularidade: apenas 21% dos franceses dizem estar satisfeitos com suas ações, de acordo com uma pesquisa recente. De fato, nunca na história da Quinta República, fundada em 1958, um presidente atingiu tal nível de impopularidade.

Essa virada contra Macron é particularmente disseminada entre aposentados e idosos, uma parte importante de sua base. Os franceses ainda não entendem sua iniciativa de dissolver a Assembleia Nacional no ano passado após as eleições europeias. Longe de dar ao presidente e seus aliados um novo mandato, as eleições antecipadas levaram à instabilidade política, produziram um governo ainda mais frágil e quase levaram a extrema direita de Marine Le Pen ao poder.

Para escapar de um voto de desconfiança, o primeiro-ministro francês François Bayrou concordou em meados de janeiro em reabrir as negociações sobre a reforma da previdência para evitar outro colapso do governo. Essa reforma impopular, buscada por Macron, que aumentou a idade inicial para se aposentar de sessenta e dois para sessenta e quatro anos, provocou um poderoso movimento de protesto de rua e greves em 2023. Macron também poderia dissolver a Assembleia Nacional novamente, mas não antes de meados de 2025, devido à Constituição, que exige um ano entre cada dissolução. Mas não há garantia de que a votação legislativa resultante permitiria que novos equilíbrios de poder surgissem.

A França agora conta com medidas temporárias para evitar a paralisação do governo em meio a debates orçamentários para ajudar a reduzir o déficit da França e permitir despesas importantes, como gastos militares em meio à guerra da Rússia com a Ucrânia. A opinião pública aceitaria uma eventual necessidade de aumentar os gastos e a ajuda à Ucrânia quando, por exemplo, a raiva dos fazendeiros ainda é muito alta na França?

A onipresença de Macron no cenário internacional também desvia a atenção de um grande escândalo em curso envolvendo abuso sexual e violência contra alunos na escola particular Notre-Dame de Bétharram, no sudoeste da França. O caso se ampliou desde que o Mediapart destacou a relação próxima do primeiro-ministro, François Bayrou, com o caso. No Elysée, é reconhecido que, no “nível nacional, não é provável que muita coisa aconteça” no próximo ano devido às principais situações internacionais atuais.Macron anunciou planos para organizar um ou mais referendos este ano para recuperar alguma legitimidade, a mais de dois anos do fim de seu mandato de cinco. Os franceses podem ser consultados sobre a ratificação do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, representação proporcional nas eleições parlamentares, a lei do fim da vida ou imigração. O presidente deve, de fato, resistir até as eleições municipais em março de 2026. Depois disso, a corrida presidencial será aberta e todos os olhos se desviarão dele.

¨      Capital e trabalho nos países nórdicos. Por João dos Reis da Silva Júnior

A Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia parecem resistir às intempéries da exaustão do capitalismo contemporâneo. Muito embora, tenham trabalhadores do precariado, guardam muito do Estado de bem-estar-social. As semelhanças residem nesta cultura das relações capital-Estado-trabalho.

Nesses países nórdicos o acesso a serviços públicos de qualidade é universal e assegura assistência à saúde, educação e assistência social. A esfera do trabalho também é um ponto a ser destacado. Mercado regulado, sindicatos poderosos que, por meio do diálogo entre estado, capital e trabalho definem as políticas.

No cerne do pilar social está a parceria tripartite entre o Estado, trabalhadores e sindicatos que incentiva o diálogo social e a busca por soluções consensuais. Além disso, uma cultura de igualdade e confiança permeia as relações capital-trabalho, incentivando a responsabilidade social das empresas e o bem-estar dos trabalhadores.

As semelhanças se põem no que se pode ler anteriormente, concluindo que os acordos coletivos são sempre garantidos e respeitados. Há, contudo, diferenças notáveis. A posição do Estado é diferente em cada país. A Suécia parece favorecer uma intervenção mais ativa, já a Dinamarca e a Noruega adotam uma abordagem mais facilitadora.

O poder dos sindicatos também difere. Suécia e Finlândia apostam em maiores taxas de sindicalização. As negociações coletivas variam no grau de centralização e descentralização. O objetivo consiste em as políticas públicas refletirem as prioridades nacionais específicas, como a ênfase da Suécia na igualdade de gênero, a flexibilidade do mercado de trabalho dinâmico, a gestão de recursos naturais da Noruega e a importância crescente da Finlândia na inovação.

Frequentemente, essas políticas nacionais nórdicas em relação ao capital e ao trabalho assumem a forma de um acordo (decisão conjunta) entre o capital, o Estado e o trabalho. Assim, pode-se dizer que as relações entre capital e trabalho nesses países nórdicos estão mais ligadas a uma versão sociológica tripartite de parceria social, em que o estado, o capital e o trabalho desempenham um papel significativo na tomada de decisões e nas ações políticas. Este modelo é a base para grande parte da justificativa para políticas progressivas que visam criar igualdade e um mercado de trabalho forte.

Existem, no entanto, profundas divergências nessa ligação entre os seus países, refletindo as particularidades políticas, históricas e culturais de cada um. A ideia de um precariado nórdico é multifacetada, com diferenças que importam em cada um dos contextos nacionais. Apesar da reputação desses países por terem estados de bem-estar social bem estabelecidos e mercados de trabalho regulados, é inegável que existe uma classe social marcada pela insegurança no emprego, instabilidade, poucos direitos e instabilidade na vida. Ou seja, é reconhecido que há uma classe social que convive com a insegurança no emprego, poucos direitos e instabilidade na vida.

Na Suécia o precariado se realiza em razão da fragmentação do mercado de trabalho. Há setores cujos empregos têm direitos sociais e são bem remunerados. Por outro lado, se pode observar o contrário: muitos trabalhadores são temporários. Os imigrantes e os jovens compõem a maior parte do precariado sueco. Destaca-se, portanto, que apesar da herança do estado de bem-estar social, os trabalhadores suecos têm enfrentado cada vez mais as filas do precariado.

Na Dinamarca, a flexibilidade do mercado de trabalho, embora possa facilitar a entrada de trabalhadores, também pode levar à precarização, com contratos temporários e pouca segurança no emprego. Trabalhadores de baixa qualificação são mais vulneráveis ​​a essa situação, com dificuldades para encontrar empregos úteis e bem remunerados. A crise de habitação na Dinamarca, especialmente em Copenhaga, afeta os trabalhadores precários, que têm dificuldades para encontrar moradias acessíveis.

Na Noruega, o setor de serviços onde trabalham muitos jovens e imigrantes, é caracterizado por baixas e condições de trabalho precárias. O trabalho temporário é comum, especialmente em setores como turismo e pesca, o que pode levar à precarização e à insegurança no emprego. Os altos custos de vida na Noruega, especialmente em Oslo, tornam difícil para muitos trabalhadores precários viver com um salário baixo.

Na Finlândia, o desemprego de longa duração é um problema que pode levar à precarização e à exclusão social. Jovens desempregados são um grupo vulnerável, com dificuldades para encontrar o primeiro emprego e iniciar uma carreira. As regiões menos dirigidas da Finlândia enfrentam problemas de precarização e falta de oportunidades de emprego.

Apesar das particularidades de cada país, alguns desafios são comuns a todos eles. A insegurança no trabalho é um problema generalizado, com muitos trabalhadores enfrentando contratos temporários, parciais e com poucos direitos. Os baixos salários são uma realidade para muitos trabalhadores precários, especialmente em setores como serviços, turismo e alimentação. A precarização do trabalho pode levar à exclusão social, com trabalhadores enfrentando dificuldades para participar da vida social e cultural.

O combate à precarização do trabalho é um desafio importante para os países nórdicos, que visa garantir um mercado de trabalho justo e igualitário para todos. As medidas a serem tomadas incluem o fortalecimento dos direitos dos trabalhadores, a promoção da igualdade de oportunidades, o combate à discriminação no mercado de trabalho e a regulação do mercado de trabalho para garantir que os trabalhadores não sejam explorados.

O aumento do precariado colocará em xeque o poder dos sindicatos, quebrando a relação tripartite. Conforme bem sabemos, os sindicatos jogam um peso grande nos momentos de negociação de acordos coletivos e na defesa dos direitos dos trabalhadores. Com a redução da taxa de sindicalizados, os sindicatos podem ter dificuldades para combater a precarização e garantir melhores condições de trabalho para todos.

Os algoritmos contestam literalmente não apenas a representação política, mas também a estrutura de produção bovina; o capital fictício está adicionando uma nova dimensão de complexidade à constante luta para combater a crise habitacional (enquanto também armazena valor) e a contestação do espaço público dentro do modelo nórdico.

O modelo nórdico atribui relevância na proteção dos trabalhadores, o que pode estar em desacordo com a perda de direitos e instabilidades ou a precariedade do trabalho, muitas vezes experimentada como norma agora na economia de plataforma, mediada por algoritmos.

A concentração de poder e riqueza nas mãos de empresas de tecnologia, impulsionada por algoritmos, aumenta a desigualdade social e econômica, desafiando a busca por uma distribuição mais igualitária de renda. O aumento do capital fictício, alimentado pela especulação algorítmica, pode gerar bolhas financeiras e crises econômicas, com impactos negativos para o mercado de trabalho e o bem-estar social, representando um risco para a estabilidade econômica almejada pelo modelo nórdico.

A crise de 2008 revelou o esgotamento do capitalismo e, assim, atribuiu aos regimes mundiais esse desafio, de modo que o modelo nórdico deve se adaptar a esses problemas. Investimentos em educação e requalificação são cruciais para permitir que os trabalhadores atendam às demandas revisadas do mercado de trabalho. É necessário para todos os trabalhadores regular a economia gig e o trabalho temporário para garantir que tenham alguns direitos trabalhistas básicos.

Capital digital e a tributação de corporações tecnológicas são necessários para financiar o estado de bem-estar social. É necessário fortalecer a parceria social tripartite com o objetivo de encontrar consensualmente maneiras de resolver os desafios do mercado de trabalho digital.

Estas breves notas sobre esses países nórdicos mostram que o precariado é uma fração de classe, por esta razão parece furar o legado do Estado de bem-estar social. Os algoritmos, além de atingir de chofre estes Estados, são fatores fundantes da vulnerabilidade do Capitalismo, eles contribuem para explodir o capital fictício na forma de ações, títulos, derivativos que jogam os lucros para o futuro e impõe a produção de valor no presente que cai nas costas do trabalhador. O precariado tem uma fonte inesgotável para tornar-se estrutural e em crescimento. Se nesses países nórdicos está assim, o restante do mundo não está melhor.

 

Fonte: Por Romain Chauvet – Tradução Pedro Silva, em Jacobin Brasil/A Terra é Redonda

 

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