As influencers de 'corpo perfeito' criadas
por IA e patrocinadas por marcas esportivas
Uma modelo e
influenciadora chamada Aitana Lopez, gerada por inteligência artificial (IA),
está ganhando milhares de dólares por mês em contratos com marcas e patrocínios
para seus criadores baseados em Barcelona, na Espanha.
Lançada há um ano,
Aitana tem mais de 330 mil seguidores no Instagram, o que faz dela a mais
popular de uma nova onda de influenciadores realistas criados por inteligência
artificial.
A jovem de vinte e
poucos anos, de cabelo rosa, é apresentada como uma pessoa saudável apaixonada
por fitness — e que tem um corpo perfeito no estilo 'hollywoodiano'.
Mas os críticos estão
preocupados com a mensagem que isso envia às meninas, especialmente porque
Aitana está sendo patrocinada por marcas esportivas e de nutrição, mas ela não
existe.
Seus criadores são a
agência The Clueless, que começou a fazer experimentos com inteligência
artificial generativa, porque queria ter mais controle sobre os modelos que
usava para campanhas publicitárias.
A agência convidou a
BBC para uma sessão de fotos de produção, na qual eles mostraram como criam
imagens para o perfil do Instagram de Aitana, assim como vídeos curtos para
seus Stories na plataforma.
"Pretendemos
sempre tentar fazer com que seja o mais parecido possível com o que um
influenciador faria", explica Sofia Novales, da agência.
"Tiramos uma foto
comigo na imagem, e temos que substituí-la por inteligência artificial, então
temos que brincar um pouco com luzes e sombras para torná-la o mais real
possível."
De volta ao estúdio,
os designers mostram como é fácil inserir Aitana nas paisagens.
Com apenas alguns
cliques, eles são capazes de apagar Sofia e, em seguida, solicitar ao gerador
de imagens de inteligência artificial que adicione Aitana.
Poucos segundos
depois, o programa de computador apresenta cerca de uma dúzia de imagens de
Aitana — em poses diferentes e com roupas diferentes.
Sofia acredita que o
sucesso de Aitana não se deve apenas às imagens realistas, mas também aos
Stories e às legendas.
Eles dão a impressão
de que Aitana é uma influenciadora de verdade, com um estilo de vida
glamouroso.
A agência não rotula
rotineiramente as imagens individuais como criadas por inteligência artificial,
mas a conta é classificada como uma criação de IA de acordo com as regras do
Instagram.
Há muitos outros
influenciadores e modelos gerados por IA inundando o Instagram desde o início
do boom da inteligência artificial generativa.
Com apenas algumas
frases de texto, os geradores de imagens de IA podem desenhar qualquer imagem
que o usuário desejar.
Muitas das modelos
criadas por inteligência artificial que estão sendo geradas são diretamente
voltadas para o público masculino, com imagens altamente sexualizadas de
mulheres.
Alguns críticos, como
Danae Mercer, uma influenciadora americana do amor-próprio, advertem que as
modelos transmitem uma mensagem errada para meninas e meninos.
"Vejo um grande
problema com o surgimento de modelos e influenciadoras criadas por inteligência
artificial", diz ela.
"Acho que elas
estão estabelecendo um padrão de beleza irrealista que está próximo o
suficiente de ser real, de modo que muitas pessoas que as seguem não percebem
que não são reais, especialmente adolescentes, meninas adolescentes."
Os criadores de Aitana
fizeram até anúncios publicitários para marcas esportivas e de nutrição com a
modelo posando em academias.
Perguntamos à agência
se era eticamente errado ou não fingir que Aitana frequenta a academia e é
cuidadosa com sua alimentação para ter um corpo esbelto.
A agência The Clueless
argumenta que esse tipo de conteúdo não é diferente da falsa perfeição vista em
modelos e influenciadoras reais do Instagram que usam filtros ou retoques.
"Você pode ver
isso em toda parte na publicidade. Se você comparar Aitana com o resto dos
influenciadores, ela tem a mesma aparência que os outros", diz Sofia
Novales.
Atualmente, a agência
está fazendo experimentos com modelos com mais diversidade criadas por
inteligência artificial, mas aparentemente elas não são tão populares entre os
clientes ou seguidores.
Fonte: Por Joe Tidy,
correspondente de cibernética da BBC News
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