segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Delegada é exonerada após desabafar sobre furtos de armas e munições em delegacia na Bahia

A delegada Patrícia Pinheiro Crisóstomo foi exonerada do cargo de titular da delegacia de Ituberá, no baixo sul da Bahia, nesta quinta-feira (7). A decisão foi publicada no Diário Oficial da Bahia após ser assinada pelo governador, Jerônimo Rodrigues, cinco dias depois da gestora gravar um desabafo sobre uma invasão que terminou com o furto de armas e munições na delegacia do município.

No documento, a Polícia Civil não explica o motivo da exoneração. Em nota, a instituição informou que exonerações e nomeações são atos administrativos que fazem parte da rotina do serviço público.

De acordo com a polícia, cargos de titularidade são de livre exoneração e a delegada será redesignada, continuando em atividade.

A delegacia do município de Ituberá foi invadida e teve armas e munições furtadas por suspeitos na madrugada de sábado (2). Ninguém foi preso.

Em um vídeo que circulou nas redes sociais é possível ver a delegada mostrar o local por onde os criminosos entraram. Eles conseguiram ter acesso à delegacia pelo telhado da unidade e quebraram o forro de PVC. Os homens invadiram a sala em que as armas de fogo estavam e as levaram.

Patrícia Crisóstomo relatou que estava de férias, passou pelo local por acaso e se deparou com a invasão da delegacia. Documentos foram revirados e uma caixa, com dinheiro falso apreendido, também foi mexida.

Ainda segundo a delegada, esta foi a terceira vez que a delegacia foi invadida e os crimes foram reportados ao Ministério Público da Bahia (MP-BA). Com relação ao arrombamento de sábado, ela pediu o apoio da Guarda Municipal de Ituberá, Polícia Militar e Polícia Civil.

"Eu tenho apenas um policial civil, um escrivão e um agente administrativo, colocado pela prefeitura. A unidade de Ituberá está extremamente vulnerável, exposta e é uma situação delicada porque foram levadas armas da Polícia Civil", afirmou Patrícia Crisóstomo.

O caso é investigado pela 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Valença), com apoio da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Depin).

Em nota, a Polícia Civil informou que a nova delegacia de Ituberá está em fase de construção. Disse ainda que a estrutura da unidade "obedece o novo padrão de segurança, conforto e eficiência das mais de 50 unidades inauguradas em diversas cidades da Bahia".

 

       Três vereadores de Tucano são expulsos do PT

 

Três vereadores de Tucano, município localizado a 225km de Salvador, foram expulsos do grupo de filiados do Partido dos Trabalhadores (PT).

Jeanne Santos de Jesus, Délcio da Mandaçaia e Neto do Herlon, deixaram o partido após uma reunião realizada na última quinta-feira, 7, na qual foi aprovada a resolução 0004/2023, que determinou a expulsão dos vereadores.

O vereador Neto do Herlon é licenciado e ocupa o cargo de secretário de Administração de Caldas do Jorro.

A expectativa para a possível expulsão ocorre desde o meio do ano. Na ocasião tinha como motivação a atuação de forma contrária às orientações do Partido e a atuação do trio na Câmara. A saída do partido não gera perda do mandato.

 

       Psicólogo acusado de estuprar criança autista é preso em Condeúba na Bahia

 

Um funcionário do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), do município de Condeúba, distante 648 quilômetros de Salvador, teve o mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão cumpridos por policiais da Delegacia Territorial (DT) da cidade, nesta sexta-feira, 8. Ele é acusado de estupro de vulnerável contra um paciente de 10 anos, com transtorno do espectro autista. Conforme as investigações, os abusos sexuais ocorreram durante 11 meses.

As apurações tiveram início após denúncias de familiares. O titular da delegacia de Condeúba, delegado Sérgio Fabiano, informou que diversos elementos comprovaram a materialidade dos delitos. “Laudos periciais, exames e depoimentos colaboraram para o esclarecimento do caso e a identificação do suspeito, bem como as circunstâncias em que ocorreram os abusos”, informou.

O homem está preso à disposição da Justiça e a vítima foi encaminhada para atendimentos médicos e para a rede de assistência psicossocial. O Conselho Tutelar também foi acionado. As investigações terão continuidade, com o objetivo de determinar todas as circunstâncias em que os delitos ocorreram.

 

       Guardas municipais que agrediram morador de rua são afastados, em Senhor do Bonfim

 

Cinco guardas municipais suspeitos de espancar um homem no município de Senhor do Bonfim, norte da Bahia, foram afastados pela corporação por tempo indeterminado. A agressão aconteceu na noite de quarta-feira, 6. A identidade da vítima não foi revelada.

Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver os agentes agredindo a vítima, na Praça Nova do Congresso, que está decorada para o Natal. Nas gravações, guardas municipais agridem o homem em cima de um canteiro, mas a vítima não esboça reação e, mesmo assim, os homens continuam com as agressões.

Caída ao solo, a vítima continua recebendo chutes dos agentes. Depois das agressões, os guardas municipais descem do canteiro e o deixam no local.

Servidores teriam acionado o Samu para socorrer a vítima, que foi atendida e liberada no mesmo dia. Até o momento, o caso não foi registrado pela Polícia Civil e nem pela Polícia Militar. Em nota, a Prefeitura de Senhor do Bonfim classificou o caso como “incidente” e informou que investiga o caso.

 

       Porto Seguro: Suspeito de matar chef e esposa usava propriedade para tráfico

 

O homem identificado como Eliandro Lourenço de Menezes, de 46 anos, suspeito de matar o chef espanhol David Capó, 53, e a esposa dele, Érica da Silva, 38, teria usado a localidade da Ilha dos Macacos, em Porto Seguro, de propriedade do casal, para o tráfico de drogas. A informação foi confirmada por um dos delegados responsáveis pela investigação do caso, Euler da Silva, ao Portal A TARDE, neste sábado, 9.

A Polícia Civil informou que o suspeito está foragido pelo crime de tráfico de drogas e tem mandado de prisão preventiva em aberto. Além disso, foram realizados mandados de busca e apreensão. A principal linha de investigação aponta que a motivação para o crime, que aconteceu em 24 de novembro, teria sido vingança.

O chef espanhol teria garantido uma parte da Ilha dos Macaco, que pertencia ao casal, para o suspeito, segundo investigação. A promessa teria sido feita pelo fato de Eliandro ter trabalhado como caseiro durante três meses na residência, enquanto o casal estava na Europa.

•        O caso

David Capó, da ilha turística de Mallorca, no Mediterraneo, e a brasileira Érica, nascida em Itagimirim, cidade que fica a 100 km de Porto Seguro, foram encontrados mortos no dia 23 de novembro, em Porto Seguro.

De acordo com a Polícia Civil, os corpos foram encontrados às margens de um rio, com perfurações de arma de fogo. A delegacia de Porto Seguro expediu as guias para remoção e perícia.

•        Restaurante famoso

Cercado pelo verde, “Os Ribeirinhos” fica a 4 km do cais do Porto Seguro e era muito conhecido na região. Como o acesso ao estabelecimento é feito pelo rio, o casal tinha um barco próprio para buscar os clientes e um píer para recebê-los.

O casal compartilhava o dia a dia e as belezas naturais da Ilha nas redes sociais. O local era bastante requisitado por famílias que estavam de passeio em Porto Seguro.

 

 

Fonte: g1/A Tarde

 

Nenhum comentário: