Turismo religioso movimenta a capital e o interior da Bahia
O Turismo Religioso é forte na Bahia, estado de
todos os santos e devoções. A atividade movimenta em diferentes épocas do ano a
capital e o interior em eventos tradicionais de expressão de fé e de
mobilização popular, que atraem entre fiéis e curiosos, moradores próximos e
visitantes de outros estados e países.
Tradição do povo de santo e filhos do axé a Festa
de Iemanjá, no Rio Vermelho é uma expressão genuína e popular com mistura de fé
religiosa e variada programação profana.
Embora aconteça em pleno verão, quando a cidade
geralmente já está cheia de turistas, a festa se destaca no calendário atraindo
um público específico, que valoriza o festejo essencialmente soteropolitano.
A capital é a cidade com maior aproveitamento da
programação religiosa para movimentar o setor turístico em todo estado. Os
maiores eventos católicos são as festas do Senhor do Bonfim, de Santa Bárbara,
Santa Dulce dos Pobres e Conceição da Praia, dentre uma infinidade de
manifestações.
No entanto, o turismo religioso vai além das festas
e neste contexto foram lançados roteiros católicos através de um trabalho
desenvolvido em parceria entre a Secretaria Estadual de Turismo e a Pastoral do
Turismo da Arquidiocese. Denominado de Os caminhos da Fé na Cidade de Salvador,
cujo circuito inclui igrejas, conventos, mosteiros e santuários.
No interior do estado a maior concentração acontece
em Bom Jesus da Lapa, 777 km de Salvador, cidade que cresceu em torno do morro
calcário com diversas grutas, que foi transformado em santuário pela igreja
católica. A estimativa é que o local receba aproximadamente dois milhões de
visitantes por ano nas diversas romarias.
A principal peregrinação é dedicada ao Bom Jesus,
em agosto, mas em setembro tem a celebração pela Nossa Senhora Soledade e em
julho a Romaria da Terra e das Águas, dentre outras que aquecem a economia
local, fortemente influenciada pelo turismo religioso.
A Festa do Bom Jesus da Lapa foi reconhecida este
ano pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do estado (Ipac) como
Patrimônio Imaterial da Bahia, título que a Festa da Boa Morte, em Cachoeira,
112 km de Salvador, possui desde 2010.
Caracterizada pelo sincretismo religioso com fortes
elementos e rituais seculares do candomblé e da tradição católica, o festejo
organizado pela confraria das mulheres pretas lota também hotéis e pousadas na
vizinha São Félix na primeira quinzena de agosto.
• No
sertão baiano
Na RMS o destaque é a comemoração de Nossa Senhora
das Candeias, no mês de janeiro e na Zona Turística Caminhos do Sertão, o
movimento acontece em Monte Santo, 367 km da capital, na semana que antecede a
Páscoa. Neste caso, a devoção religiosa e a relevância histórica da região que
foi cenário da sangrenta Guerra de Canudos, são fortes atrativos turísticos.
# Municípios com turismo religioso:
- Salvador
- Bom Jesus da lapa
- Cachoeira
- Candeias
- Monte Santo
Negócios
garantem o fluxo turístico durante todo o ano
Salvador voltou a ser o terceiro destino de
congressos internacionais, de acordo com a Salvador Destination. Além da
capital baiana, em municípios como Porto Seguro, Ilhéus e Mata de São João, o
turismo de negócios e eventos tem atuado como um importante suporte para a
superação da sazonalidade, garantindo fluxo turístico durante todo o ano. O
governo estadual, através da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-Ba) já
garantiu apoio, este ano, a mais de 15 grandes eventos nas áreas da cultura,
esporte, comunicação, saúde, meio ambiente e agropecuária, nas 13 zonas
turísticas, com a expectativa de trazer à Bahia 50 mil visitantes.
O segmento de eventos de cultura e entretenimento
na Bahia, por sua vez, projeta um crescimento de 80% na movimentação econômica
e a geração de mais de dez mil empregos diretos e indiretos ao longo do segundo
semestre de 2023, de acordo com a Associação Brasileira dos Promotores de
Eventos (Abrape). Os dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais
da Bahia (SEI) são mesmo otimistas: o Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia
apresentou resultado positivo de 1,1% no primeiro semestre deste ano comparado
ao mesmo período em 2022.
O presidente da Salvador Destination, Glicerio
Lemos, destaca que a entidade também trabalhou para que a capital baiana
voltasse a ocupar a terceira posição no país na realização de eventos
internacionais na classificação da ICCA (International Congress and Conventions
Association). “Depois de chegar à sétima colocação no país, em 2022, Salvador
finalmente voltou a ser o terceiro destino de congressos internacionais. As
perspectivas para 2024 são bastante animadoras”, destaca gestor da entidade
idealizada, em 2014, pelo ex-secretário estadual de Turismo, Paulo Gaudenzi.
• Cidade
de eventos
Somente para o Centro de Convenções Salvador (CCS),
localizado na capital baiana, a Salvador Destination calcula que, em 2023, um
total de 50 congressos deverão entrar na pauta. Destes, 29 já foram
confirmados, enquanto que os outros 21 estão em fase de captação. São grandes
eventos, inclusive internacionais, previstos para acontecer no período de 2023
a 2027. Até dezembro de 2023, a expectativa é que 400 mil pessoas terão
circulado em 150 eventos no CCS, espaço da capital baiana administrado pela GL
Events Brasil. Somente congressos médicos e feiras deverão atrair, até o final
do ano, 60 mil pessoas. Para 2024, já estão confirmados 21 eventos com público
estimado de 280 mil pessoas. Outros 27 estão em negociação.
“A realização de congressos e feiras traz um forte
impacto em toda a cadeia produtiva do turismo, contribuindo, também, para o
aumento da arrecadação do município”, frisa o diretor geral do CCS, Ludovic
Moullin. Ele ressalta, ainda, que Salvador vem ganhando espaço como cidade de
negócios, ideal para abrigar grandes eventos de todos os segmentos da economia.
“Temos experimentado um crescimento na procura pela realização de eventos no
CCS. Inclusive, já assinamos congressos para 2028”, acentua.
O presidente do Conselho Baiano de Turismo, Roberto
Duran, destaca que o Litoral Norte, por conta da estrutura oferecida pelos seus
diversos resorts, também tem mostrado força no setor. “O turismo de negócios e
eventos vem tendo uma retomada muito efetiva, principalmente após a inauguração
do novo Centro de Convenções de Salvador e a reestruturação da cidade. Este
mercado vem crescendo cada vez mais, obviamente obedecendo as limitações
relacionadas à grade de voos e dos preços estipulados pelas companhias áreas.
Mas, fora isso, estamos em franco desenvolvimento e é um momento muito feliz
para a retomada do seguimento, que passou por uma fase muito delicada durante a
pandemia, ficando 18 meses proibido de exercer as suas atividades”, avalia.
Para contribuir com a retomada do volume de eventos
do setor, completa Duran, todo o trade envolvido e suas instituições correlatas
vêm trabalhando estratégias de divulgação do destino, com foco nas entidades e
empresas que organizam eventos de negócios. “Este é um empenho feito a muitas
mãos e cada vez mais precisamos do envolvimento das prefeituras de cidade como
Mata de São João e Camaçari, além de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, entre
outras, para que, junto à Setur-Ba fazermos um plano de divulgação e marketing,
visando desenvolver ainda mais toda essa cadeia produtiva”, pontua.
Bahia
se prepara para receber 7 mil turistas poloneses
Os voos fretados de Varsóvia, capital da Polônia,
para Salvador, começam a partir de 29 de outubro. As linhas vão funcionar até 7
de abril de 2024, sempre aos domingos, com estimativa de trazer para a Bahia 7
mil poloneses, injetando cerca de R$ 35 milhões na economia. As viagens serão
feitas em aeronave Boeing 787-900 da Lot Polish Airlines, com capacidade para
294 passageiros.
Para tratar dos últimos detalhes do início da
operação inédita, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) se reuniu, na
capital baiana, com a operadora de viagens Itaka, a maior do Leste Europeu,
responsável pelos voos. “A Bahia é o primeiro destino brasileiro a ser
comercializado pela Itaka. Para ampliar a atração de turistas, vamos realizar
uma ação promocional em Varsóvia, com a capacitação de agentes de viagens
locais sobre a nossa infraestrutura para receber os visitantes e os atrativos
das 13 zonas turísticas do estado”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício
Bacelar.
"A operação será um sucesso. Tenho uma
impressão muito positiva da Bahia e a hospitalidade do povo chamou a minha
atenção", completou o gerente de Contrato da Itaka, Tomasz Kaliszan.
O encontro teve a participação também da empresa de
receptivo AmahBrazil, parceira da Itaka, e da Vinci Airports, que administra o
aeroporto de Salvador. “Estamos prontos para receber os poloneses, em mais um
avanço do aeroporto da Bahia, onde desenvolvemos um trabalho conjunto com o
Governo do Estado, pela ampliação da conectividade aérea internacional ”, declarou
o CEO da Vinci no Brasil, Júlio Ribas.
Promoção
internacional do turismo baiano acontece na Argentina
A Feira Internacional de Turismo ( FIT) foi aberta,
sábado (30), no espaço La Rural Buenos Aires, na capital da Argentina, e segue
até esta terça-feira (3). O país portenho é o maior polo emissor de visitantes
estrangeiros para a Bahia, representada no evento pela Secretaria de Turismo do
Estado (Setur-BA), que promove os atrativos das 13 zonas turísticas baianas.
Autoridades do setor, operadores e agentes de viagens e o público, que vai à feira
em busca de novas experiências de lazer, são recebidos no estande da Setur-BA
por uma baiana típica, atração que gera fila para as pessoas receberem a
tradicional fitinha do Senhor do Bonfim.
“A baiana traz a atmosfera da cultura afro, um dos
fortes atrativos do turismo étnico em nosso estado, que tem investido no
incremento das atividades desse segmento, ligado à história e religiosidade do
povo baiano”, pontuou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.
O presidente da Agência Brasileira de Promoção
Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, visitou o estande da Bahia
e falou sobre a negociação entre os governos federal e estadual e a Aerolíneas
Argentinas, para a ampliação do número de voos de Buenos Aires para Salvador e
Porto Seguro, na alta temporada. “A empresa aérea argentina deve anunciar, em
breve, a ampliação de seis para oito voos semanais, ligando Buenos Aires à
Bahia, no verão. Este ano, o Brasil conseguiu aumentar em 40% o número de voos
internacionais, e vamos crescer mais”.
O estande da Setur-BA na FIT abriga também
parceiros do trade, que fazem rodadas de negócios, como a gerente regional de
vendas do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, Fernanda Moliterno. Ela ainda
comemora a premiação do hotel, localizado na Costa dos Coqueiros, eleito o
melhor resort de praia da América Latina, na edição 2023 do World Travel Awards
Caribbean & The Americas, iniciativa global que reconhece a excelência em
serviços turísticos. “O destino Bahia está sendo muito valorizado pelos brasileiros
e também pelo público internacional, com os novos voos para o estado. O Tivoli
continua investindo para manter a alta qualidade no atendimento ao hóspede, que
é feito em sua maior parte por trabalhadores do litoral norte baiano”.
Para Roxana Rivilli, CEO da operadora de turismo
Mediterránea, sediada na cidade argentina de Córdoba, “a Bahia é um dos estados
mais importantes no turismo do Brasil e o destino mais procurado pelos nossos
passageiros, que vão em busca da diversidade oferecida, desde a cultura do
Pelourinho às belezas naturais de Morro de São Paulo e outras praias, que estão
entre as preferências dos nossos clientes”.
Fonte: A Tarde/Tribuna da Bahia
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