José Luis Fiori: ‘China, Taiwan e uma
virada tecnológica’
A competição
capitalista é a força mais elementar que move o processo das inovações
tecnológicas, e estas inovações são a chave do sucesso das grandes corporações
na sua disputa permanente por “posições monopólicas” e “lucros extraordinários”
em uma economia de mercado. A pesquisa tecnológica de “ponta” e as inovações
tecnológicas revolucionárias verdadeiramente disruptivas sempre contaram com o
apoio dos Estados nacionais, e foram orientadas por suas respectivas
estratégias de defesa e preparação para a guerra.
Essas inovações e
tecnologias não nascem da simples competição de mercado, e é por isso que elas
se concentram invariavelmente nos países que ocupam as posições de maior poder
dentro do sistema internacional, as chamadas “grandes potências”. Já os países
que ocupam as posições inferiores na hierarquia do poder internacional, por sua
vez, costumam acessar as novas tecnologias através da cópia, da importação ou
de pequenas adaptações incrementais, obtidas mediante pagamento de “direitos de
propriedade intelectual”. E é exatamente por isso que todos os países que se
propõem, em algum momento, a mudar sua posição dentro da hierarquia
internacional do poder, enfrentam resistências e bloqueios, sendo obrigados a
reorganizar seus sistemas nacionais de pesquisa e inovação.
Foi o que aconteceu
também com a China, que foi obrigada a deixar para trás rapidamente sua
estratégia de “cópia tecnológica” dos anos 70 e 80, e montar um novo sistema de
inovação tecnológica voltado para as “tecnologias duais”, pautadas, em última
instância, pelas necessidades de seu sistema de defesa.
Sobretudo após 1996,
quando os chineses foram obrigados a suspender suas manobras militares de
“protesto”, por dois porta-aviões norte-americanos enviados para o Estreito de
Taiwan, depois que o novo presidente da Ilha, Lee Teng, recém-eleito e
empossado, manifestou seu desejo de levar à frente o seu projeto de
independência de Taiwan com relação à China Continental.
A partir daquele
momento, a China mudou progressivamente sua estratégia de defesa e inovação
tecnológica, adotando um modelo similar ao norte-americano de pesquisa e
desenvolvimento de tecnologias “duais” orientadas – na maioria dos casos –
pelas necessidades estratégicas do país e utilizadas ao mesmo tempo por sua
economia civil. No caso do “modelo norte-americano”, a colagem dos sistemas de
inovação e de defesa aconteceu de forma definitiva durante a II Guerra Mundial,
com a criação do National Defense Research Council (NDRC), o grande responsável
pelo projeto Manhattan e pela reorganização da pesquisa cientifica nas
universidades e empresas privadas reunidas em um mesmo
“complexo-militar-industrial-acadêmico” estruturado a partir da competição
geopolítica e estratégica com a União Soviética.
Neste sentido, pode-se
afirmar que a Guerra Fria foi a força motora dos principais avanços
tecnológicos norte-americanos, da segunda metade do século XX, no campo
aeroespacial e da energia nuclear, nos setores da computação, das fibras óticas
e dos transistores, assim como da química, da genética e da biotecnologia. Em
todos esses casos, a estratégia militar dos Estados Unidos funcionou como a
bússola e o primeiro motor das novas tecnologias “duais” que revolucionaram a
economia mundial a partir dos anos 50. Hoje, a “Agência de Projetos Avançados
de Pesquisa em Defesa” (DARPA) – que responde ao Departamento de Defesa dos EUA
– conta com um orçamento de mais de 3 bilhões de dólares e financia
investigações em todo e qualquer setor considerado estratégico para a segurança
americana, independentemente do seu objeto específico, bastando se propor a
obter “inovações radicais” situadas, sempre, na fronteira do conhecimento
humano.
No caso da China, como
vimos, o novo modelo é instalado a partir dos anos 90, mas se acentua e
aprofunda radicalmente nas duas primeiras décadas do século XXI, quando os
chineses tomam consciência da necessidade de modernizar seu sistema de defesa
para poder assegurar sua soberania e competir dentro do seu novo habitat, o
“sistema interestatal capitalista” inventado pelos europeus. O passo inicial
foi dado com a criação da “Comissão de Ciência, Tecnologia e Indústria, para a
Defesa Nacional”, mas o verdadeiro salto aconteceu em 1990, quando foi criado o
“Programa 863” de financiamento à pesquisa de “ponta” e, em particular, em
2001, quando foi lançado o “Projeto de Segurança Estatal 998”, com o objetivo
explícito de desenvolver a capacidade chinesa de contenção das forças
norte-americanas no Mar do Sul da China.
Entre 1991 e 2001, o
gasto militar chinês cresceu 5% ao ano, e entre 2001 e 2010, 13%. Hoje a China
possui o segundo maior orçamento militar do mundo, mas o que importa, neste
caso, é que os gastos com a “defesa” já alcançam cerca de 30% de todo o gasto governamental
com pesquisa e inovação, e foram os grandes responsáveis pelo avanço dos
chineses nas três últimas décadas em todos os setores da economia
estrategicamente vinculados ao seu sistema de defesa. Mais à frente, o “Plano
de Desenvolvimento Nacional Científico e Tecnológico de Médio e Longo Prazo”,
para o período entre 2006 e 2020, aumentou a tônica nas tecnologias “duais”,
com o objetivo central de conquistar a autonomia econômica e a soberania
militar da China. E embora os chineses sigam utilizando as cadeias produtivas e
comerciais globais, a verdade é que eles obtiveram avanços notáveis nas últimas
três décadas.
Durante o governo de
Barack Obama (2009-2017), mais precisamente em 2012, a secretária de Estado
Norte-Americana, Hilary Clinton, apresentou a nova Estratégia dos Estados
Unidos voltada para a Ásia (“Pivot to East Asia”). Depois disto, a
administração de Donald Trump (2017-2021) declarou uma verdadeira “guerra
econômica” contra a China (através de sanções financeiras e bloqueios
comerciais), que prosseguiu durante o governo Biden. Simultaneamente, Joe Biden
intensificou o cerco militar da China, através de sua inciativa “Quadrilateral
Security Dialogue” – QUAD (com Japão, Índia e Austrália), e do seu “pacto de
segurança estratégica” – AUKUS entre os próprios Estados Unidos, a Inglaterra e
a Austrália. Um cerco econômico e militar que se somou ao impacto econômico da
Covid-19, elevando à enésima potência entre tecnológica as duas potências,
concentrando-se agora na tentativa de bloqueio americano e europeu do acesso
chinês às tecnologias de informação e comunicação indispensáveis para a
produção dos semicondutores utilizados no desenvolvimento da infraestrutura
digital da industrial civil e militar da China.
Muitos analistas
econômicos consideram quase impossível que a China possa alcançar e superar os
Estados Unidos, ou mesmo que possa apenas alcançar sua autonomia neste campo
indispensável para o desenvolvimento contínuo do seu sistema de defesa e
exploração espacial. O que a história nos diz, entretanto, é que depois de 30
anos de esforço concentrado, a China já é hoje a líder mundial em 37 das 44
tecnologias consideradas mais importantes para o desenvolvimento econômico e
militar do futuro, nos setores de defesa, aeroespacial, robótica,
microeletrônica, telecomunicação, energia nuclear, meio ambiente, química,
biotecnologia, inteligência artificial, materiais avançados e tecnologia
quântica. Por isso, não é improvável que mais cedo do que tarde a China logre
superar esta barreira fundamental para seu desenvolvimento econômico e militar
autônomo. Sabe-se, contudo, que os norte-americanos e seus aliados consideram
esta possibilidade como uma verdadeira “linha vermelha” na sua disputa com os
chineses pelo poder global.
¨ Navio do Canadá que atravessou estreito de Taiwan mina 'a paz e
a estabilidade' locais, diz Pequim
Pequim reagiu à
passagem da fragata canadense HMCS Montreal, que foi caraterizada por Ottawa
como "um trânsito rotineiro" a favor de um Indo-Pacífico "livre,
aberto e inclusivo".
Um navio de guerra do
Canadá atravessou o estreito de Taiwan, provocando uma reação negativa da
China, noticiou nesta quinta-feira (1º) a agência britânica Reuters.
Ottawa chamou a ação,
que ocorreu na quarta-feira (31), de compromisso com um Indo-Pacífico aberto,
com o Ministério da Defesa do Canadá dizendo que a fragata HMCS Montreal
"conduziu recentemente um trânsito rotineiro" pelo estreito. Bill
Blair, ministro da Defesa, disse que ação foi uma reafirmação do compromisso do
Canadá com um Indo-Pacífico "livre, aberto e inclusivo".
"Conforme
descrito em nossa Estratégia do Indo-Pacífico, o Canadá está aumentando a
presença da Marinha Real canadense na região do Indo-Pacífico", comentou
ele em referência ao plano do Canadá para a região anunciado em 2022.
Li Xi, porta-voz do
Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular (ELP) da China,
disse que a passagem da fragata canadense havia "assediado e perturbado a
situação e minado a paz e a estabilidade no estreito de Taiwan".
As tropas da China,
acrescentou ele, estão em alerta máximo o tempo todo e "prontas para
responder a todas as ameaças e provocações".
A China reivindica a
soberania sobre Taiwan, que considera um território renegado, e cuja
independência nunca reconheceu, o mesmo acontecendo com o estreito de Taiwan.
Enquanto isso, Taiwan e Estados Unidos declaram que o estreito de Taiwan é uma
hidrovia internacional, com Washington frequentemente destacando navios e
aviões na região para travessias justificadas com a ideia da "liberdade de
navegação".
·
Pequim abruptamente
troca comandante no mar do Sul da China à medida que tensões aumentam
A China colocou um
novo comandante do Exército para sua região sul, uma medida inesperada que
ocorre depois que confrontos recentes no mar do Sul da China inflamaram as
tensões com os Estados Unidos e seus aliados regionais.
O general Wu Yanan foi
nomeado para chefiar o Comando do Teatro do Sul do Exército de Libertação
Popular (ELP), de acordo com uma reportagem da mídia estatal chinesa, publicada
na quarta-feira (1º).
Wu substitui o
comandante anterior Wang Xiubin, de 60 anos. Embora não haja limites de mandato
para comandantes, os dois antecessores de Wang renunciaram na idade de
aposentadoria, que é de 65 anos.
Nenhuma razão oficial
foi dada para sua saída, nem próximos passos para o general. Wang foi
apresentado pela primeira vez como chefe do Comando do Teatro Sul em julho de
2021, quando estava sendo promovido a general.
Ele apareceu em
público pela última vez nessa função em abril, quando se encontrou com oficiais
franceses visitantes.
O presidente chinês Xi
Jinping pediu maiores esforços para construir um sistema de defesa de fronteira
em uma reunião nesta semana, em meio a disputas com a Índia e no mar do Sul da
China.
Na quarta-feira (31),
um navio de guerra canadense passou pelo estreito de Taiwan, no que Ottawa
chamou de compromisso com um Indo-Pacífico aberto, gerando uma repreensão da
China.
Em resposta, Pequim
disse que a passagem da fragata canadense havia "assediado e perturbado a
situação e minado a paz e a estabilidade no estreito de Taiwan", conforme
noticiado
¨ Pyongyang quer retomar negociações nucleares caso Trump vença,
diz mídia
A Coreia do Norte quer
reabrir as negociações nucleares com os EUA se Donald Trump for reeleito como presidente,
disse à mídia britânica um diplomata norte-coreano sênior que desertou
recentemente para a Coreia do Sul.
De acordo com a
Reuters, em sua primeira entrevista com a mídia internacional, Ri Il-gyu,
ex-diplomata norte-coreano que desertou para a Coreia do Sul fugindo de Cuba no
mês passado, afirmou que Pyongyang definiu a Rússia, os EUA e o Japão como suas
principais prioridades de política externa para este ano e posteriormente.
Segundo Ri, ao
reforçar as relações com a Rússia, Pyongyang estava ansiosa para reabrir as
negociações nucleares caso Trump vencesse a reeleição em novembro, e por este
motivo os diplomatas de Pyongyang estariam mapeando uma estratégia para esse
cenário.
Os comentários do
ex-diplomata sinalizam uma potencial reviravolta na posição atual da Coreia do
Norte com a possibilidade de diálogo com os EUA, diz a apuração.
Uma cúpula entre o
líder norte-coreano Kim Jong-un e Trump no Vietnã em 2019 fracassou devido às
sanções, pelas quais Ri culpou em parte a decisão de Kim de confiar a
comandantes militares "inexperientes e sem noção" a diplomacia
nuclear.
"Desta vez, o
Ministério das Relações Exteriores definitivamente ganharia poder e assumiria o
comando, e não será tão fácil para Trump amarrar as mãos e os pés da Coreia do
Norte novamente por quatro anos sem dar nada", opina ele.
Fonte: Outras
Palavras/Sputnik Brasil
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