segunda-feira, 29 de abril de 2024

O Ocidente está acelerando seu próprio declínio

O alcance estratégico do Ocidente em relação à Rússia não só está alienando grande parte do resto do mundo, mas também proporcionando uma sorte inesperada ao seu verdadeiro rival, a China. A menos que mude de rumo, o Ocidente provavelmente perderá a sua supremacia global, incluindo o seu domínio sobre a arquitetura financeira internacional.

Desde que a Rússia lançou a sua invasão em grande escala da Ucrânia, há mais de dois anos, o Ocidente tem procurado desesperadamente formas de punir a Rússia sem se prejudicar a si próprio no processo. Quase tudo falhou.

Até agora, nem mesmo sanções sem precedentes fizeram descarrilar a economia da Rússia, muito menos obrigaram o Kremlin a mudar o seu comportamento. Em vez disso, a Rússia orientou-se para uma economia de guerra: produz agora quase três vezes mais munições que a OTAN, incluindo mais mísseis do que produzia antes do início da guerra.

Grande parte do Ocidente, pelo contrário, enfrenta uma estagnação econômica, devido sobretudo à mudança da energia russa barata para fornecimentos mais dispendiosos provenientes de outros lugares. O Reino Unido está oficialmente em recessão e não tem havido crescimento na zona euro desde o terceiro trimestre de 2022, quando os preços do gás subiram, levando o Banco Central Europeu a começar a aumentar as taxas de juro para conter a inflação galopante. Os preços mais elevados dos combustíveis ajudaram a transformar a antiga potência econômica da Alemanha na economia desenvolvida com pior desempenho.

O crescimento europeu não é a única vítima das sanções ocidentais contra a Rússia. O dólar americano – que já enfrentava uma “erosão furtiva” antes da guerra na Ucrânia – parece ter perdido alguma da sua influência global, mesmo nos mercados petrolíferos, à medida que os países procuram alternativas ao dólar em resposta à decisão do Ocidente de transformar o financiamento em arma. Entretanto, o aumento das compras de ouro pelos bancos centrais na China, Turquia, Índia, Cazaquistão e Europa Oriental, juntamente com uma maior incerteza geopolítica, ajudaram a elevar os preços para um máximo histórico.

A decisão da Comissão Europeia de confiscar os lucros gerados pelos ativos congelados do banco central russo reforçaria estas tendências. Dada a centralidade dos bancos centrais no sistema financeiro global, os seus ativos têm sido historicamente considerados sacrossantos. Mas os ativos da Rússia – mais de dois terços dos quais são detidos pela câmara de compensação Euroclear, com sede em Bruxelas – foram congelados unilateralmente pelos governos ocidentais, sem autorização do Tribunal Internacional de Justiça ou do Conselho de Segurança das Nações Unidas, conforme exigido pelo direito internacional.

Agora, com a “fadiga da Ucrânia” a enfraquecer o apoio ocidental à continuação da ajuda militar e financeira, a Comissão Europeia quer começar a aproveitar os 3,25 bilhões de euros (3,45 bilhões de dólares) em juros anuais acumulados sobre os ativos congelados. De acordo com a sua proposta atual, a maior parte das receitas seria canalizada através do Mecanismo Europeu para a Paz, que reembolsa os estados da UE pelo envio de armas para a Ucrânia, indo o restante para o orçamento central da UE, para ser utilizado para reforçar a capacidade de produção de armas da Ucrânia.

Mas é pouco provável que tal medida ajude a mudar a maré da guerra na Ucrânia. O que a Ucrânia realmente precisa, mais do que armas e fundos, é de novos recrutas para reabastecer as fileiras das suas forças exaustas e esgotadas. Aqui, as suas opções são limitadas: nem mesmo as práticas draconianas de recrutamento foram capazes de compensar a crescente escassez de tropas.

O que confiscar os lucros da Rússia criaria um precedente perigoso no direito internacional e desferiria um golpe na credibilidade da Europa como defensora de uma ordem mundial baseada em regras; a “via legal” proposta pela Comissão equivale a guerra jurídica, pura e simples. Também sinalizaria a outros países que o seu dinheiro não está seguro no Ocidente, reforçando assim ainda mais o seu incentivo para procurar alternativas às instituições e moedas ocidentais. Se esta tendência continuar, o arsenal de sanções financeiras do Ocidente ficará consideravelmente enfraquecido. O uso rotineiro de sanções pelo Ocidente já está reduzindo o seu impacto.

Não só as sanções ocidentais não conseguem mudar o comportamento do governo visado, seja ele da Rússia, do Irã, de Myanmar ou da Síria; também promovem quase invariavelmente os interesses comerciais e estratégicos da China. Na verdade, nenhum país lucra mais com a invasão da Ucrânia pela Rússia – e com a resposta do Ocidente a ela – do que a China.

Para além de expandir a utilização internacional do renminbi, as sanções ocidentais contra a Rússia criaram uma oportunidade para a China garantir maiores fornecimentos baratos de petróleo, gás e cereais russos. Transportados ao longo de rotas terrestres seguras, estes fornecimentos provavelmente continuariam a ser entregues mesmo no caso de uma guerra com o Ocidente, aliviando uma importante fonte de ansiedade para a China relativamente aos seus desígnios em relação a Taiwan.

Além disso, a China mais do que duplicou o seu arsenal de armas nucleares desde 2020 e está expandindo as suas forças convencionais mais rapidamente do que qualquer outro país desde a Segunda Guerra Mundial. No entanto, o Ocidente está tão determinado a punir a Rússia que a China conseguiu evitar muito escrutínio, e muito menos resistência. O presidente dos EUA, Joe Biden, por exemplo, tenta agora “gerir a concorrência” com a China, colocando maior ênfase na diplomacia do que na dissuasão, com o seu último orçamento a subfinanciar lamentavelmente capacidades essenciais para o Indo-Pacífico e até mesmo a reduzir a meta de produção para a Virgínia. Não é de admirar que a China esteja silenciosamente a lubrificar a máquina de guerra do Kremlin. Para a China, quanto mais tempo o Ocidente permanecer distraído, melhor.

Não se enganem: a China representa uma ameaça muito maior aos interesses ocidentais e à ordem mundial baseada em regras do que a Rússia. Enquanto os desígnios da Rússia se limitam em grande parte à sua vizinhança, a China tem a ambição de suplantar os EUA como potência global proeminente. Poderá também ter os meios: a população e a economia da China são cerca de dez vezes maiores que as da Rússia, e a China gasta cerca de quatro vezes mais que a Rússia nas suas forças armadas.

O Ocidente, que representa apenas 12% da população mundial, não deve subestimar as potenciais consequências de permitir simultaneamente a ascensão cada vez mais agressiva da China e de alienar o resto do mundo. A menos que abandone o seu alcance estratégico em relação à Rússia e volte a sua atenção para o seu verdadeiro rival, a China, o Ocidente provavelmente perderá a sua supremacia global, incluindo o seu domínio sobre a arquitetura financeira internacional.

¨      Por que os Estados Unidos querem conter o avanço econômico da China

A recente visita do Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, à China destacou, entre outras coisas, o gosto de Washington em usar ameaças e ultimatos como táticas de negociação.

Na sexta-feira (26), Antony Bliken se encontrou com o presidente da chinês, Xi Jinping. Segundo Alexei Maslov, diretor do Instituto de Estudos Asiáticos e Africanos da Universidade Estatal de Moscou, o principal objetivo da visita era iluminar a posição dos Estados Unidos em relação à China e ao demais países que moldam suas políticas em relação à Rússia e ao desenvolvimento da Ásia de forma independente.

Essencialmente, os EUA querem que a China cesse a sua assistência tecnológica e financeira à Rússia, assim como diminua o apoio governamental às empresas chinesas que operam nos mercados ocidentais, disse Maslov à Sputnik, observando que estas exigências foram entregues na forma de um ultimato.

O especialista ressaltou ainda que os EUA já revelaram como farão para pressionar a China a cumprir as ordens de Washington.

Estas medidas incluem triplicar as tarifas existentes sobre as exportações chinesas de aço e alumínio, aumentar as restrições contra os bancos chineses, podendo até cortar alguns destes bancos do SWIFT, e impor sanções contra certas empresas chinesas que seriam impedidas de exportar os seus produtos para os EUA.

A China, no entanto, afirmou firmemente que decidirá por si mesma com quem negociar, observa Maslov, afirmando que Pequim ofereceu a Washington resolver as suas diferenças através de negociações.

"A China adotou uma postura muito menos dura e extremista, oferecendo-se para resolver as questões através de negociações, como costumam fazer, dizendo que há espaço suficiente na Terra para os Estados Unidos e para a China e que não há necessidade de se envolver em negociações sérias e brigas."

Nos últimos anos os Estados Unidos se contentaram em ver a China expandir as suas políticas comerciais, desde que a nação não entrasse na fase de desenvolvimento de alta tecnologias e estas não competissem com as tecnologias ocidentais no mercado.

Assim, explica Maslov, os Estados Unidos querem que a China continue a ser uma "fábrica mundial" e que fabrique produtos de consumo para os países ocidentais e para as nações da ASEAN, enquanto a esfera da alta tecnologia deve continuar como domínio dos Estados Unidos e do mundo ocidental.

"Essencialmente, o que se esperava que a China alcançasse em cinco a sete anos, a China poderá alcançar em três ou quatro anos. Este é um nível crítico em que os EUA podem perder o controle ou pelo menos o monopólio de uma série de tecnologias", disse.

¨      PIB da Rússia pode aumentar mais de 3% até o final do ano, diz Putin

O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia pode crescer mais de 3% até o final do ano, já que o estado atual da economia permite melhorar as previsões de seu desenvolvimento, disse o presidente russo, Vladimir Putin, neste sábado (27).

O líder apontou que os indicadores do início de 2024 foram maiores do que o previsto, enquanto a inflação está lentamente freando.

"O estado atual da economia permite melhorar as previsões do seu desenvolvimento. Muitos especialistas já dizem que até ao final do ano, o PIB da Rússia poderá crescer mais de 3%", disse Putin em uma reunião por videoconferência com membros do governo sobre questões econômicas.

A inflação no país também está a abrandar gradualmente em um contexto de elevada taxa da indústria transformadora, acrescentou Putin.

"Ao mesmo tempo, tradicionalmente, o que é obviamente agradável, taxas mais elevadas são demonstradas pela indústria transformadora. A dinâmica do setor em janeiro demonstrou um crescimento de 7,5%, e em fevereiro já era de mais 13,5%", afirmou.

No começo desta semana, o Fundo Monetário Internacional (FMI) garantiu que a forte atividade econômica, os volumes de exportação de petróleo e outros fatores explicam a previsão de crescimento da Rússia para, pelo menos, até 2025.

Em 2023, a Rússia se tornou a quinta economia com crescimento mais rápido no G20, revelou uma análise da Sputnik com base em dados dos serviços nacionais de estatística. A economia do país cresceu 3,6% no ano passado, compensando totalmente o declínio de 1,2% em 2022, conforme noticiado.

 

¨      BRICS pressiona por moeda comum, em tentativa de reduzir dependência do dólar americano

 

Os BRICS estão a avançar no progresso da sua moeda comum, ao mesmo tempo que promovem activamente a utilização de moedas locais dos estados membros para reduzir os riscos de depender exclusivamente do dólar americano, disse o embaixador sul-africano na China, Siyabonga Cyprian Cwele, ao Global Times na sexta-feira.

Numa entrevista à margem de uma recepção organizada pela embaixada da África do Sul na China para assinalar o 30º aniversário da liberdade do país, Cwele também elogiou os laços bilaterais China-África do Sul e refutou as calúnias contra a cooperação da China com África.

No que diz respeito à moeda dos BRICS, o grupo de trabalho formado pelos ministros das finanças dos estados membros realizar-se-á em Maio para fazer avançar as discussões correspondentes, com foco em questões-chave, incluindo a promoção de uma maior estabilidade dos sistemas monetários e financeiros internacionais, disse o enviado sul-africano. .

Cwele sublinhou a importância de apoiar a utilização de moedas locais com a partilha aberta de dados financeiros, ao mesmo tempo que olha para as moedas digitais como formas de explorar mecanismos múltiplos e estáveis ​​de comércio e liquidação para reduzir os riscos, como as sanções, por depender apenas de uma moeda única.

Em meio ao rápido desenvolvimento de tecnologias como a inteligência artificial, Cwele observou que os BRICS apoiam a tecnologia, uma vez que a adaptação adequada das novas tecnologias é benéfica para todos.

No que diz respeito à expansão dos BRICS, Cwele destacou as conquistas frutíferas alcançadas durante a Cimeira dos BRICS em 2023, que foi realizada em Joanesburgo, África do Sul. Os líderes do BRICS concordaram na cimeira em convidar seis países, incluindo o Egipto, a Etiópia, o Irão, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, para se juntarem ao grupo.

Cwele observou que mais de 20 países manifestaram interesse em aderir ao grupo, pois viram os aspectos positivos de ser membro do BRICS, acrescentando que os novos membros também representam economias significativas em todo o mundo.

Ele disse que a discussão sobre a expansão continua, à medida que altos funcionários trabalham para criar directrizes que não sejam discriminatórias, com critérios convincentes que abranjam características diferentes, em vez de apenas padrões económicos.

Como 2024 marca o início de uma nova década para a Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI), proposta pela China, Cwele destacou a cooperação já tangível em infraestrutura, além de empresas chinesas ajudarem a África do Sul a enfrentar os desafios energéticos no ano passado, prevendo cooperação sendo ainda mais fortalecido nos próximos anos, alinhando a BRI com o plano de desenvolvimento continental de 50 anos da União Africana, a Agenda 2063.

A China tem sido fundamental na ajuda à ligação dos países africanos, disse Cwele, sublinhando que a construção de infra-estruturas ajudou a impulsionar o comércio entre os países africanos. Ele enfatizou que as calúnias contra a cooperação da China com África, tais como a “armadilha da dívida”, são infundadas, uma vez que a dívida da maioria dos países africanos não vem da China, mas de outros lugares.

Entretanto, o intercâmbio e a cooperação bilateral China-África do Sul têm melhorado continuamente. A China continua a ser o maior parceiro comercial da África do Sul desde 2009, enquanto a África do Sul tem sido o maior parceiro comercial africano da China desde 2010. Dados oficiais mostraram que o comércio bilateral cresceu de mil milhões de dólares em 1998 para 56 mil milhões de dólares em 2023.

 

Fonte: Por Brahma Chellaney para o Project Syndicate/O Cafezinho/Sputnik Brasil/Global Times

 

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