terça-feira, 16 de abril de 2024

‘Dieta Oatzempic’: perda de peso rápida ou armadilha perigosa na nova trend do TikTok?

No TikTok, uma mulher mistura meia xícara de aveia em flocos com uma xícara de água e suco de meio limão. Ela tenta abrir um sorriso e depois toma um gole hesitante. “Isso aqui”, ela diz com um gesto exagerado, “é horrível”.

A bebida não foi feita para ser saborosa. É só uma receita para perder peso.

Beba todos os dias, afirmam alguns influenciadores nas redes sociais, e você pode perder impressionantes 20 quilos em dois meses. O nome Oatzempic é um jogo com a palavra em inglês para “aveia” e o medicamento para diabetes Ozempic, que faz parte de uma classe de fármacos que cresceu em popularidade por sua notável capacidade de ajudar as pessoas a perder peso.

A moda das redes vem “na esteira” desses medicamentos, disse Colleen Tewksbury, professora assistente de ciência da nutrição na Universidade da Pensilvânia.

Mas, embora a aveia com certeza seja nutritiva, ela “não tem nada de mágico” para a perda de peso, disse Emily Haller, nutricionista do programa de medicina de estilo de vida da Trinity Health Ann Arbor, em Michigan.

•                                      O que a aveia pode fazer pela sua saúde?

A aveia é uma boa fonte de fibra solúvel, especialmente um tipo chamado beta-glucano, que demonstrou reduzir os níveis de colesterol e os picos de açúcar no sangue após as refeições, disse Haller.

De maneira geral, consumir fibra suficiente (o que a maioria dos americanos não faz) também pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e certos tipos de câncer, além de propiciar um intestino saudável e hábitos intestinais regulares, acrescentou ela.

Meia xícara de aveia em flocos contém cerca de quatro gramas de fibra; as diretrizes nutricionais aconselham que os adultos consumam pelo menos 21 a 38 gramas por dia.

Alimentos ricos em fibras também demoram mais para serem digeridos do que alimentos com baixo teor de fibras e podem retardar o movimento dos alimentos no intestino, o que ajuda você sentir mais saciedade por mais tempo, disse Haller.

•                                      Uma bebida de aveia pode ajudar você a perder peso?

Algumas pesquisas sugerem que adicionar aveia à dieta pode estar associado a uma pequena perda de peso, talvez porque nos ajude a sentir saciedade. Mas nem todos os estudos chegaram a essa conclusão, disse a Dra. Tewksbury, acrescentando que ela não tinha conhecimento de nenhuma pesquisa testando especificamente aveia misturada com água. Também não há evidências de que o suco de limão possa ajudar na perda de peso.

Se as pessoas estão perdendo quantidades significativas de peso com o Oatzempic, provavelmente é porque o estão usando para substituir uma refeição com alto teor calórico, disse a Dra. Melanie Jay, pesquisadora de obesidade da N.Y.U. Langone Health.

Meia xícara de aveia em flocos tem cerca de 150 calorias; se você consumir isso em vez de um café da manhã com mais calorias – um sanduíche de ovo e salsicha, por exemplo, pode ter mais de 500 calorias – você provavelmente vai perder peso, disse ela. É como substituir uma refeição por shake, o que pode ser eficaz para a perda de peso, pelo menos no curto prazo, disse ela.

Mas aveia misturada com água e suco de limão “não é uma refeição balanceada”, disse Haller. Uma tigela de aveia, talvez servida com leite, castanhas, frutas e sementes, “seria um café da manhã mais equilibrado e substancial”, disse ela.

Consumir proteína suficiente é muito importante se você quer perder peso, disse a Dra. Jay, para evitar a perda excessiva de músculos. Meia xícara de aveia contém cerca de quatro gramas.

Usar o Oatzempic para perder peso também é insustentável, disse ela. “Se você voltar a comer o que comia antes, vai ganhar peso de volta”, disse a doutora.

Muitos dos pacientes obesos da Dra. Jay “perderam centenas de quilos ao longo da vida” por meio de dietas da moda e métodos semelhantes ao Oatzempic, disse ela. Mas o peso muitas vezes volta porque os corpos respondem com um metabolismo mais lento e mais fome, disse ela.

Os “altos e baixos, altos e baixos” que surgem quando tentamos os truques da moda para perder peso podem ser desanimadores, acrescentou ela.

E, para algumas pessoas, as dietas da moda podem levar a uma “obsessão doentia” com perda de peso irrealista e uma relação negativa com a comida, disse Haller.

A aveia tem alguma coisa a ver com Ozempic?

“Aveia não é Ozempic”, disse Haller. “Nem de longe”.

Os medicamentos para perda de peso estão com “muita procura” porque são eficazes, disse a Dra. Tewksbury “É muita ingenuidade esperar o mesmo efeito da aveia”.

Os medicamentos funcionam em parte imitando um hormônio chamado GLP-1, que seu corpo libera depois que você come. O hormônio retarda o movimento dos alimentos pelo intestino e sinaliza saciedade ao cérebro. Mas, disse a Dra. Jay, a quantidade de GLP-1 que você libera depois de comer aveia ou qualquer outro alimento é muito menor e não dura tanto quanto a fornecida pelos medicamentos.

Em vários estudos, os pesquisadores mediram os níveis de GLP-1 no sangue depois que as pessoas consumiram aveia ou pão integral, ou um café da manhã com ou sem adição de aveia em pó, e descobriram que a aveia não aumentou os níveis de GLP-1 mais do que os outros alimentos.

A mania do Oatzempic é “só mais uma modinha”, disse Haller. “É exatamente o tipo de coisa que a internet faz”. E, acrescentou ela, a popularidade da bebida provavelmente “vai ter vida muito curta”.

 

Fonte: The New York Times/Agencia Estado

 

Nenhum comentário: