sexta-feira, 1 de setembro de 2023

BRICS precisa de sua própria moeda? Pepe Escobar explica a estratégia econômica do bloco

A nova era inaugurada com a exímia ampliação estratégica que levou à criação do BRICS 11 envolve a questão decisiva da criação de uma nova estratégia econômica/financeira internacional, explica à Sputnik o analista geopolítico e jornalista veterano Pepe Escobar.

Segundo o analista Pepe Escobar, o economista brasileiro Paulo Nogueira Batista Jr., antigo diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) que esteve profundamente envolvido com os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) de 2007 a 2015, observou como uma discussão sobre a moeda de reserva entre os cinco membros originais já era demasiado difícil. Com 11, será ainda mais.

Uma moeda deve ser emitida por um governo soberano. O indispensável economista norte-americano Michael Hudson foi direto ao assunto para se concentrar no que o presidente Putin sublinhou na cúpula de Joanesburgo: o que é necessário é um meio de acordo entre os bancos centrais para manter sob controle os desequilíbrios do comércio e do investimento na sua balança de pagamentos.

Isto não implica nenhuma moeda supranacional do BRICS apoiada pelo ouro, explica Pepe.

O professor Hudson observou que "ninguém usa ouro como moeda. Você não vai ao supermercado ou não compra ações e títulos ou mesmo casas com ouro. Você não conseguirá fazer isso com nada parecido com uma moeda do BRICS no futuro".

Então, a possível "moeda do BRICS" no futuro será "apenas uma moeda estreita que apenas os governos podem gastar uns com os outros, e é criada em um computador. Não é nada que você possa guardar no bolso para gastar", explica Hudson.

·         Você não pode pagar pelo seu café com isso

Pepe também cita o consultor sênior do Banco da Inglaterra (banco central do Reino Unido), Michael Kumhof, acrescentando mais alguns elementos à compreensão.

"Uma moeda não precisa ser emitida por um único Estado, em vez disso a sua emissão pode ser delegada por um grupo de Estados a uma instituição comum, veja o BCE [Banco Central Europeu]. E embora seja pouco provável que essa moeda seja utilizada pelas pessoas para comprar um café [embora, quem sabe, com tempo suficiente], poderia ser utilizada pelas empresas para faturação no comércio transfronteiriço."

Kumhof projeta um futuro diferente ao imaginar que 50-100 países aderissem ao BRICS, alguns deles com moedas bastante pequenas e marginais. Segundo o economista, eles talvez pudessem gostar de faturar e liquidar em uma moeda comum forte, em vez de apenas poder escolher entre dólar e, digamos, o yuan considerando toda a complexidade em se tentar substituir a moeda norte-americana pela chinesa.

O que é certo por agora é que no centro do que está por vir estará um papel reforçado para o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco do BRICS, sediado em Xangai e agora presidido pela ex-presidente brasileira Dilma Rousseff, argumenta o analista.

O ministro de Macroeconomia da Comissão Econômica da Eurásia, Sergei Glaziev, tem sido muito crítico em relação ao NBD, explicando como os estatutos bancários estão ligados ao dólar americano e que esta seria a razão pela qual o banco está agora semiparalisado, com medo de sanções secundárias dos EUA.

Isto traz à tona outra questão sublinhada por Kumhof: a ligação BRICS-FMI. Kumhof observa que "parece que o NBD é basicamente um Banco Mundial, embora tenha ouvido muito pouco sobre o Arranjo Contingente de Reservas, que a certa altura foi mencionado como uma espécie de BRICS-FMI embrionário."

·         O que a China realmente quer

Esta análise, que chamou a atenção de Glaziev, investiga a razão pela qual o BRICS não será capaz de se tornar concorrente das moedas de reserva – especialmente o dólar americano e o euro – e lançar imediatamente a desdolarização total de sua economia.

A essência do argumento é que apenas a China "pode reivindicar a criação de uma moeda de reserva", uma vez que "a escala, a profundidade da diversificação e o nível de desenvolvimento da economia chinesa são suficientes para competir com os EUA e a zona euro".

O problema, segundo a análise, é que "o estatuto de reserva não pode surgir sob condições de restrições aos fluxos de capitais", avalia Glaziev.

Isto nos leva ao uso restrito do yuan convertível, uma vez que existem "limites para câmbio estrangeiro que variam de acordo com a região e os destinos de investimento"; limites à "repatriação de capital através de dividendos e juros"; "cotas de retirada de capital industrial para indústrias sensíveis"; e "requisitos rígidos para registro de empresas estrangeiras", entre outras questões.

Portanto, a análise se resume, de fato, ao capitalismo bruto, ou seja, "não há concorrentes do dólar e do euro no mercado de capitais internacional e não se espera nenhum deles em um futuro próximo, porque para que o yuan saia das sombras a China deve liberar a política financeira e remover as restrições ao controle de capitais."

Logo, "qualquer colapso da ordem mundial existente no mercado monetário deve ser visto exclusivamente através do enfoque da China".

No entanto, Pepe lembra que a questão é que Pequim não está interessada em que o yuan assuma o papel de moeda de reserva mundial e nem era o plano do BRICS, mesmo antes do BRICS 11.

Segundo o analista, o foco chinês é aumentar primeiro o comércio de yuans e as operações de numerário e de liquidação (cerca de 4,5-5% do volume de negócios global neste mês).

Em uma próxima fase haverá mais financiamento transfronteiriço (como nos empréstimos em yuan) e mais atração de capital internacional em instrumentos financeiros denominados em yuan. Ainda não chegamos lá.

Pepe argumenta que a análise de Glaziev está correta ao identificar as prioridades da China como "expandir a presença do yuan no mercado externo e redefinir a entropia interna através da descentralização e da difusão internacional da oferta monetária do yuan".

·         Não vamos aguentar mais

Para Escobar, a visão de Michael Hudson é muito mais sofisticada e vai muito além da internacionalização do yuan ou da necessidade de uma moeda BRICS. Ele toca no cerne do problema para o Sul Global/Maioria Global.

"Os países do Sul Global têm um cateter econômico na sua corrente sanguínea monetária, drenando os seus excedentes da balança de pagamentos para pagar o fardo pós-colonial — ou talvez devêssemos dizer neocolonial — dos 'atrasados de dependência' dolarizados, impedindo-os de equilibrar seu comércio exterior e investimento."

Difícil será dizer que as forças imperiais, mesmo na sua atual desordem, vão aceitar todas essas mudanças. Ainda assim, o professor Hudson é implacável ao denunciar como o FMI e o Banco Mundial "empurraram a alocação de recursos da produção doméstica de alimentos para a produção agrícola de exportação, e da substituição de importações para a dependência de importações – tudo limitado pela venda e privatizações de infraestruturas básicas aos estrangeiros para imporem preços de monopólio e fuga de capitais em vez de fornecerem serviços básicos a preços subsidiados para tornarem as suas economias mais competitivas, como os EUA e a Europa estavam fazendo com as suas próprias economias".

O analista conclui com o pensamento do professor Hudson, de que a discussão política deve se concentrar na criação do BRICS 11, algo muito mais relevante do que especular sobre uma moeda distante do bloco do Sul Global.

 

Ø  Analistas russos e estrangeiros discutem desfechos da Cúpula do BRICS em mesa redonda da Sputnik

 

O Centro Internacional de Imprensa Multimídia da Sputnik organizou uma mesa redonda de especialistas de Moscou, Rio de Janeiro, Nova Deli e Xangai dedicada aos resultados da 15ª Cúpula do BRICS em Joanesburgo.

O diretor do Instituto de Economia da Academia de Ciências da Rússia e membro do Comitê Nacional de Pesquisa do BRICS, Mikhail Golovnin, e o presidente do Conselho Científico do Comitê Nacional de Pesquisas do BRICS e diretor científico do Instituto da América Latina da Academia de Ciências da Rússia, Vladimir Davydov, discutiram presencialmente o tema em Moscou, com a participação on-line na discussão do pesquisador sênior do Centro Político do BRICS, Carlos Frederico Coelho, o diretor do Instituto BRICS da Índia em Nova Deli, Binod Singh Ajatshatru, e o professor associado da Escola de Política e Relações Internacionais e vice-diretor do Centro de Estudos Russos da Universidade Pedagógica da China Oriental, Zhang Xin.

O pesquisador sênior brasileiro do Centro Político do BRICS, Carlos Frederico Coelho, destacou a óbvia força econômica e política da associação:

"Os países do BRICS têm enfatizado constantemente a ideia de que querem equilibrar a ordem internacional e o sistema econômico formado após a Segunda Guerra Mundial. É um projeto muito ambicioso, cuja implementação levará muitos, muitos anos. Exigirá ainda uma enorme vontade política. Penso que se pode concluir que esta vontade política existente e que os países do BRICS querem construir um mundo mais multipolar."

O especialista destacou que a adesão da Argentina ao grupo BRICS foi de grande importância para o Brasil:

"É claro que para o Brasil é o principal parceiro comercial da América Latina. A Argentina tem enfrentado grandes dificuldades de acesso aos mercados de capitais em dólares nos últimos 25 anos. Do ponto de vista do Brasil, a Argentina é um país muito importante. Poderíamos otimizar nossas relações monetárias e cambiais."

O diretor do Instituto de Economia da Academia de Ciências da Rússia e membro do Comitê Nacional de Pesquisas do BRICS, Mikhail Golovnin, comentando a moeda potencial do BRICS e o desenvolvimento de processos de digitalização, assinalou:

"Todos os países do BRICS estão planejando introduzir chamadas moedas digitais de bancos centrais [CBDC, na sigla em inglês]. Mas já no âmbito destas moedas digitais dos bancos centrais existem projetos de moedas digitais multilaterais, as chamadas multi-CBDC."

O especialista citou como exemplo os projetos mBridge – com a participação da China e dos Emirados Árabes Unidos – e o Dunbar – com a participação da África do Sul. "O problema central não está na moeda, como tal, mas na organização de pagamentos e liquidações, contornando os mecanismos de monopólio controlados pelos principais países desenvolvidos", disse Golovnin.

O presidente do presídio do Conselho Científico do Comitê Nacional de Pesquisas do BRICS e diretor científico do Instituto da América Latina da Academia de Ciências da Rússia, Vladimir Davydov, caracterizou a última cúpula como um avanço:

"Os últimos anos, em geral, foram períodos de baixa atividade dos países do BRICS no cenário internacional e nas relações bilaterais entre os membros desta associação."

O especialista enfatizou que a representatividade civilizacional dos países do BRICS está aumentando significativamente, e a adesão de novos países muçulmanos, que professam o islamismo sunita e xiita, permitirá, entre outras coisas, aumentar seriamente a base de recursos do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS. Davydov exortou a não ter medo da crescente diversidade da associação:

"Precisamos criar tal situação, e espero que ela seja criada no final, quando o consenso não se torne um obstáculo à resolução de problemas estratégicos."

O diretor do Instituto BRICS da Índia em Nova Deli, Binod Singh Ajatshatru, comentando o aspecto econômico da cooperação no âmbito do BRICS, disse:

"Chegou a hora de fazer pagamentos com base em nossas próprias moedas nacionais, embora em pequenas quantias, mas mesmo assim. Devemos criar um sistema integrado de pagamentos que funcionaria no âmbito do BRICS, unindo China, Índia, Rússia, Brasil e África do Sul."

O especialista opina que os membros do grupo BRICS devem estar preparados para eventuais atos de sabotagem das iniciativas do grupo econômico por parte de estruturas ocidentais.

O professor associado da Escola de Política e Relações Internacionais e vice-diretor do Centro de Estudos Russos da Universidade Pedagógica do Leste da China, Zhang Xin, enfatizou que o BRICS está passando por um período muito importante de desenvolvimento, tornando-se uma organização de relevo internacional e porta-voz do Sul Global:

"A essência do BRICS é que o potencial de unificação e seus fundamentos são muito diferentes de outras organizações internacionais. O BRICS engloba países que não estão unidos por um contexto cultural ou religioso comum. Existem tanto as vantagens como desvantagens nisso, mas é uma organização muito flexível e heterogênea, e tem sua própria agenda diversificada."

 

Ø  Chanceleres do BRICS propõem que Indonésia se junte ao grupo, mas país ainda avalia benefícios

 

A ministra das Relações Exteriores indonésia, Retno Marsudi, declarou que os chanceleres das Relações Exteriores do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) propuseram à Indonésia para se juntar à aliança, cita a agência indonésia ANTARA.

"Desde o início existia a ideia para expandir os membros do BRICS, e todos os ministros das Relações Exteriores do BRICS se dirigiram à Indonésia com uma proposta [...] para se juntar ao BRICS", disse Marsudi no parlamento indonésio na quinta-feira (31).

Contudo, de acordo com as palavras dela, a Indonésia ainda está conduzindo pesquisas para considerar os benefícios da adesão ao BRICS. A ministra acrescentou que seu país também não havia apresentado uma carta de "manifestação de interesse" em ingressar no BRICS.

"Pesquisas internas ainda estão sendo conduzidas para avaliar os benefícios tanto do lado político como econômico", esclareceu a diplomata. No entanto, ela disse que a Indonésia tem "boas relações com todos os países-membros do BRICS".

Na quarta-feira (30), o presidente do parlamento indonésio para os assuntos econômicos, Sayid Abdullah, apelou ao governo para acelerar a adesão da Indonésia à aliança BRICS.

De acordo com o político, a adesão da Indonésia à aliança dos países em desenvolvimento daria ao país uma série de vantagens. Em particular, a Indonésia está interessada em se juntar ao BRICS porque a aliança pode apoiar os esforços do país para desenvolver as transações em moeda local.

Reunidos na semana passada em Johanesburgo, os líderes dos países do BRICS decidiram convidar a Argentina, o Egito, o Irã, a Etiópia, os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita para se tornarem membros plenos da organização. O grupo se expandirá formalmente em 1º de janeiro de 2024.

 

Fonte: Sputnik Brasil

 

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