domingo, 24 de dezembro de 2023

Eleições de Salvador 2024: Entidades se solidarizam com jornalista hostilizada por Jerônimo

Ao anunciar o vice-governador baiano Geraldo Júnior (MDB) como o pré-candidato à Prefeitura de Salvador que representará o seu grupo político nas urnas em 2024, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) protagonizou uma polêmica. Durante a coletiva, o petista foi acusado de misoginia após ter atacado a jornalista Cintia Kelly, do site BNews.   

Na ocasião, na parte externa do Palácio de Ondina, a repórter observou a ausência do deputado estadual Robinson Almeida, que se colocava como pré-candidato pelo PT, e perguntou ao governador se o parlamentar estaria "chateado". Visivelmente irritado, Jerônimo a respondeu de forma ríspida. "Nós não vamos permitir que pergunta desse porte venha estragar a nossa unidade. Não vou", disse.  

Ontem, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) se solidarizou com a repórter. "O chefe do Executivo baiano mostrou irritação com as perguntas, que simplesmente buscavam apurar se havia desgaste ou aresta com a escolha de Geraldo, uma vez que alguns pré-candidatos de outros partidos não estavam participando do anúncio. Perguntas normais da cobertura política”, diz o comunicado.  “Para o Sinjorba, não cabe ao entrevistado definir o que um repórter deve perguntar. O exercício do poder, na esfera que for, exige do representante político a serenidade e paciência necessárias para lidar com o contraditório e com questionamentos que não o agradem. Mas há diversas maneiras de agir nessas situações e o governador escolheu a pior delas".  

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) também foi a público prestar solidariedade à jornalista Cintia Kelly. "Fiel à defesa do jornalismo ético e responsável, a ABI lamenta que atos dessa natureza, frequentemente associados a políticos de extrema-direita, sejam reproduzidos por representantes de alas mais progressistas", inicia a nota. "É dever do jornalista fazer perguntas, por mais incômodas que possam parecer. À fonte, cabe responder ou não, jamais hostilizar o profissional. À colega, toda a nossa solidariedade", completa. 

·        Pedra cantada! Robinson e Olívia retiram pré-candidaturas e reforçam apoio à unidade

 Preteridos na corrida que visava a pré-candidatura à Prefeitura de Salvador pelo grupo do governador Jerônimo Rodrigues (PT), os deputados estaduais Robinson Almeida (PT) e Olívia Santana (PCdoB) se manifestaram após a escolha do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) para tentar impedir a reeleição do prefeito Bruno Reis (União Brasil).  

Em um comunicado divulgado nas redes sociais, Robinson afirmou que ainda tem o sonho de ver Salvador ter um prefeito do PT, e desejou sorte ao emedebista no pleito do ano que vem. "A luta continua. Todos têm sonhos. O meu é Salvador ter prefeito do PT. Para cuidar da nossa gente. São cinco séculos de exclusão dos trabalhadores, dos negros, das mulheres, da favela", escreveu.  

"Para parar esse tempo, aceitei a convocação do PT para ser pré-candidato a prefeito. Defendemos a tese de candidatura de esquerda para confrontar com o representante das elites, que quebrou Salvador nos últimos 12 anos. Ao governar a Bahia e o Brasil, o PT construiu um ecossistema político diverso e amplo. Com decisão por unidade, esse grupo apresentou várias teses e nomes para representá-lo na disputa eleitoral. Após meses, a tese de candidatura de esquerda não vingou. A escolha é por outro perfil", acrescentou.  

"Sem a tese vitoriosa e com o compromisso de unidade, as demais candidaturas acompanham a maioria e a liderança do governador Jerônimo. Não podia ser diferente. É a regra para manter o nosso projeto vitorioso. Desejo boa sorte ao vice-governador Geraldo Júnior para que possa hastear as bandeiras por justiça e igualdade do PT e da esquerda. Fazer oposição com programa alternativo para derrotar quem rebaixou Salvador para a segunda divisão em todos os indicadores sociais e econômicos. Vamos à vitória", completou Robinson.  

A comunista Olívia Santana também se pronunciou através das redes. “Estou gravando este vídeo porque várias pessoas estão me mandando mensagem, telefonando para saber se eu continuo ou se eu retiro a pré-candidatura à prefeita de Salvador", iniciou. "Todos sabem que o PCdoB homologou o meu nome nas conferências municipal e estadual, apresentou essa contribuição ao conjunto das forças políticas da base aliada do governador Jerônimo. Sobretudo, a federação de partidos. Entretanto, o governador acabou de anunciar o nome do candidato do grupo", emendou.  

"Nós respeitamos a decisão e, portanto, eu não vou poder seguir com a candidatura, porque é uma decisão que envolve a federação, envolve um bloco de forças políticas e o nosso partido seguirá esta decisão. Então não serei mais pré-candidata, mas continuarei na luta através do nosso mandato", continuou Olívia.

·        ROBINSON ALMEIDA QUEBRA SILÊNCIO E DIZ QUE AINDA SONHA EM VER UM PETISTA GOVERNANDO SALVADOR

  Através de um post do Instagram, o deputado estadual Robinson Almeira (PT) quebrou o silêncio e afirmou que mantém o sonho de ver Salvador governada por um prefeito petista. O parlamentar havia ficado em silêncio após a escolha do governador Jerônimo Rodrigues (PT) por Geraldo Júnior (MDB); ele também não compareceu ao anúncio do nome do emedebista como pré-candidato a prefeito de Salvador. “Ao governar a Bahia e o Brasil, o PT construiu um ecossistema político diverso e amplo. Com decisão por unidade, esse grupo apresentou várias teses e nomes para representá-lo na disputa eleitoral. Após meses, a tese de candidatura de esquerda não vingou. A escolha é por outro perfil”, lamentou o petista em postagem no Instagram.

 

Ø  GERALDO JUNIOR VAI SE REUNIR COM BASE DO PT NA PRÓXIMA SEMANA PARA DEFINIR PROJETOS PARA SALVADOR

 

Em entrevista à Metrópole, o vice-governador Geraldo Jr. (MDB) falou sobre suas expectativas para a campanha das eleições municipais de 2024 e prometeu que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) participará diretamente da campanha. “Será uma campanha do mais alto nível. Não haverá ataques pessoais, mesmo porque não há razão para isso. Mas nós vamos discutir a cidade, discutir propostas para a cidade. Vamos estabelecer um modelo de propostas e projetos diferentes do que está aí […]. Lógico que teremos uma coordenação de campanha, mas vai ser a primeira vez que um governador vai se envolver diretamente na campanha à prefeitura de Salvador. Ele [Jerônimo] já mostrou isso, inclusive na coletiva e no alinhamento com os partidos”, afirmou.

Ainda segundo o vice-governador e agora pré-candidato, na próxima semana acontecerá, por designação de Jerônimo, uma reunião com os dirigentes e presidente dos partidos. “De lá, cada partido vai indicar duas ou três pessoas que se destaquem para que a gente construa um projeto diferente do que está ai”, disse. Ainda na entrevista, Geraldo prometeu uma campanha propositiva e citou como mobilidade urbana, assistência básica de saúde e creches, como áreas que devem receber maior atenção. Questionado, o agora pré-candidato afirmou que aceitaria um possível debate com o prefeito Bruno Reis (União).

 

Fonte: Tribuna da Bahia/Bahia Econômica

 

Nenhum comentário: