Eleições de Salvador 2024: Entidades se solidarizam com jornalista
hostilizada por Jerônimo
Ao anunciar o vice-governador baiano Geraldo Júnior
(MDB) como o pré-candidato à Prefeitura de Salvador que representará o seu
grupo político nas urnas em 2024, o governador Jerônimo Rodrigues (PT)
protagonizou uma polêmica. Durante a coletiva, o petista foi acusado de
misoginia após ter atacado a jornalista Cintia Kelly, do site BNews.
Na ocasião, na parte externa do Palácio de Ondina,
a repórter observou a ausência do deputado estadual Robinson Almeida, que se
colocava como pré-candidato pelo PT, e perguntou ao governador se o parlamentar
estaria "chateado". Visivelmente irritado, Jerônimo a respondeu de
forma ríspida. "Nós não vamos permitir que pergunta desse porte venha
estragar a nossa unidade. Não vou", disse.
Ontem, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia
(Sinjorba) se solidarizou com a repórter. "O chefe do Executivo baiano
mostrou irritação com as perguntas, que simplesmente buscavam apurar se havia
desgaste ou aresta com a escolha de Geraldo, uma vez que alguns pré-candidatos
de outros partidos não estavam participando do anúncio. Perguntas normais da
cobertura política”, diz o comunicado. “Para o Sinjorba, não cabe ao
entrevistado definir o que um repórter deve perguntar. O exercício do poder, na
esfera que for, exige do representante político a serenidade e paciência
necessárias para lidar com o contraditório e com questionamentos que não o
agradem. Mas há diversas maneiras de agir nessas situações e o governador
escolheu a pior delas".
A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) também foi a
público prestar solidariedade à jornalista Cintia Kelly. "Fiel à defesa do
jornalismo ético e responsável, a ABI lamenta que atos dessa natureza,
frequentemente associados a políticos de extrema-direita, sejam reproduzidos
por representantes de alas mais progressistas", inicia a nota. "É
dever do jornalista fazer perguntas, por mais incômodas que possam parecer. À
fonte, cabe responder ou não, jamais hostilizar o profissional. À colega, toda
a nossa solidariedade", completa.
·
Pedra cantada! Robinson e Olívia retiram
pré-candidaturas e reforçam apoio à unidade
Preteridos na corrida que visava a
pré-candidatura à Prefeitura de Salvador pelo grupo do governador Jerônimo
Rodrigues (PT), os deputados estaduais Robinson Almeida (PT) e Olívia Santana
(PCdoB) se manifestaram após a escolha do vice-governador Geraldo Júnior (MDB)
para tentar impedir a reeleição do prefeito Bruno Reis (União Brasil).
Em um comunicado divulgado nas redes sociais,
Robinson afirmou que ainda tem o sonho de ver Salvador ter um prefeito do PT, e
desejou sorte ao emedebista no pleito do ano que vem. "A luta continua.
Todos têm sonhos. O meu é Salvador ter prefeito do PT. Para cuidar da nossa
gente. São cinco séculos de exclusão dos trabalhadores, dos negros, das
mulheres, da favela", escreveu.
"Para parar esse tempo, aceitei a convocação
do PT para ser pré-candidato a prefeito. Defendemos a tese de candidatura de
esquerda para confrontar com o representante das elites, que quebrou Salvador
nos últimos 12 anos. Ao governar a Bahia e o Brasil, o PT construiu um
ecossistema político diverso e amplo. Com decisão por unidade, esse grupo
apresentou várias teses e nomes para representá-lo na disputa eleitoral. Após
meses, a tese de candidatura de esquerda não vingou. A escolha é por outro
perfil", acrescentou.
"Sem a tese vitoriosa e com o compromisso de
unidade, as demais candidaturas acompanham a maioria e a liderança do
governador Jerônimo. Não podia ser diferente. É a regra para manter o nosso
projeto vitorioso. Desejo boa sorte ao vice-governador Geraldo Júnior para que
possa hastear as bandeiras por justiça e igualdade do PT e da esquerda. Fazer
oposição com programa alternativo para derrotar quem rebaixou Salvador para a
segunda divisão em todos os indicadores sociais e econômicos. Vamos à vitória",
completou Robinson.
A comunista Olívia Santana também se pronunciou
através das redes. “Estou gravando este vídeo porque várias pessoas estão me
mandando mensagem, telefonando para saber se eu continuo ou se eu retiro a
pré-candidatura à prefeita de Salvador", iniciou. "Todos sabem que o
PCdoB homologou o meu nome nas conferências municipal e estadual, apresentou
essa contribuição ao conjunto das forças políticas da base aliada do governador
Jerônimo. Sobretudo, a federação de partidos. Entretanto, o governador acabou
de anunciar o nome do candidato do grupo", emendou.
"Nós respeitamos a decisão e, portanto, eu não
vou poder seguir com a candidatura, porque é uma decisão que envolve a
federação, envolve um bloco de forças políticas e o nosso partido seguirá esta
decisão. Então não serei mais pré-candidata, mas continuarei na luta através do
nosso mandato", continuou Olívia.
·
ROBINSON ALMEIDA QUEBRA SILÊNCIO E DIZ QUE AINDA SONHA EM VER UM PETISTA
GOVERNANDO SALVADOR
Através de um post do Instagram, o deputado
estadual Robinson Almeira (PT) quebrou o silêncio e afirmou que mantém o sonho
de ver Salvador governada por um prefeito petista. O parlamentar havia ficado
em silêncio após a escolha do governador Jerônimo Rodrigues (PT) por Geraldo
Júnior (MDB); ele também não compareceu ao anúncio do nome do emedebista como
pré-candidato a prefeito de Salvador. “Ao governar a Bahia e o Brasil, o PT
construiu um ecossistema político diverso e amplo. Com decisão por unidade, esse
grupo apresentou várias teses e nomes para representá-lo na disputa eleitoral.
Após meses, a tese de candidatura de esquerda não vingou. A escolha é por outro
perfil”, lamentou o petista em postagem no Instagram.
Ø GERALDO
JUNIOR VAI SE REUNIR COM BASE DO PT NA PRÓXIMA SEMANA PARA DEFINIR PROJETOS
PARA SALVADOR
Em entrevista à Metrópole, o vice-governador
Geraldo Jr. (MDB) falou sobre suas expectativas para a campanha das eleições
municipais de 2024 e prometeu que o governador Jerônimo Rodrigues (PT)
participará diretamente da campanha. “Será uma campanha do mais alto nível. Não
haverá ataques pessoais, mesmo porque não há razão para isso. Mas nós vamos
discutir a cidade, discutir propostas para a cidade. Vamos estabelecer um
modelo de propostas e projetos diferentes do que está aí […]. Lógico que
teremos uma coordenação de campanha, mas vai ser a primeira vez que um
governador vai se envolver diretamente na campanha à prefeitura de Salvador.
Ele [Jerônimo] já mostrou isso, inclusive na coletiva e no alinhamento com os
partidos”, afirmou.
Ainda segundo o vice-governador e agora
pré-candidato, na próxima semana acontecerá, por designação de Jerônimo, uma
reunião com os dirigentes e presidente dos partidos. “De lá, cada partido vai
indicar duas ou três pessoas que se destaquem para que a gente construa um
projeto diferente do que está ai”, disse. Ainda na entrevista, Geraldo prometeu
uma campanha propositiva e citou como mobilidade urbana, assistência básica de
saúde e creches, como áreas que devem receber maior atenção. Questionado, o agora
pré-candidato afirmou que aceitaria um possível debate com o prefeito Bruno
Reis (União).
Fonte: Tribuna da Bahia/Bahia Econômica

Nenhum comentário:
Postar um comentário