ACREDITA?
Mulher leva bebê reborn para receber atendimento em UPA na Bahia
Uma
jovem de 25 anos levou um bebê reborn para receber atendimento médico em uma
Unidade de Pronto Atendimento de Guanambi, no centro-sul baiano. O caso
aconteceu na noite de domingo (18), e foi confirmado pela prefeitura. A mulher
não foi atendida, mas o caso foi relatado à direção da unidade.
A jovem
pediu uma viagem por aplicativo, por volta das 23 horas, e disse ao motorista
que o bebê estava sentindo "muita dor". Por isso, ela solicitou que
ele dirigisse rápido. Na porta da unidade,a mulher foi reconhecida por
uma senhora, que havia sido atendida na UPA. Segundo a prefeitura de Guanambi,
a conhecida estranhou a situação ao reparar que se tratava de um boneco de
borracha.
“Era
uma criança bem realista, só reconheci, depois que levantei o paninho do rosto.
Conheço toda a família, pessoas dignas e empresários locais. Fomos vizinhos e
sei da situação de saúde dela, que sofre com problemas de depressão e saiu de
casa sem o conhecimento de todos”, disse a senhora, segundo a prefeitura da
cidade.
Familiares
da jovem contaram que ela comprou a boneca na internet por R$2,8 mil há cerca
de um mês. A família informou à prefeitura que busca ajuda profissional de
saúde mental para a jovem, que sofreria de depressão. O motorista também
relatou o que a passageira disse durante a corrida.
“Só fui
entender mesmo tudo, depois que voltamos para a casa dela e fomos recebidos
pelos pais e irmão da passageira, que já aguardavam de frente a residência, e
me relataram toda a situação”, falou. A UPA 24h em Guanambi atende uma média de
200 pessoas diariamente.
Os
bebês reborn são criados artesanalmente para se parecerem o máximo possível com
bebês de verdade. A técnica, chamada reborning, envolve várias etapas de
pintura e aplicação manual de fios de cabelo para reproduzir detalhes como
textura da pele, veias, manchinhas, dobrinhas e até pequenas imperfeições. O
material mais utilizado é o vinil ou silicone de alta qualidade, o que garante
ainda mais realismo às peças.
<><>
Projetos de lei
Os
bebês reborn viraram assunto nas casas legislativas pelo país. Dezenas de
projetos de lei tramitam para prever multas a quem utiliza bonecos
hiper-realistas em atendimentos prioritários e até barrar o atendimento, por
profissionais de saúde ou servidores públicos, nas unidades públicas e
privadas, inclusive nas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Outras
propostas dispõem sobre o acolhimento psicossocial de pessoas que desenvolvam
vínculos afetivos intensos com objetos de representação humana. Essas ações
garantiriam acolhimento e escuta qualificada de pessoas que apresentem
sofrimento mental relacionado a "vínculos afetivos disfuncionais" com
objetos de representação humana, além de orientação e apoio aos familiares e
cuidadores quanto aos sinais de alerta relacionados ao uso compulsivo, à fuga
da realidade e à dependência afetiva em relação a esses objetos.
A
deputada Rosângela Moro (União Brasil) explica que a proposta que fez não
pretende criminalizar, ridicularizar ou patologizar o uso desses objetos,
tampouco restringir liberdades individuais. "Pelo contrário: parte-se do
princípio da autonomia do sujeito e da liberdade de conduta, orientando-se pela
necessidade de criar mecanismos institucionais de acolhimento ético e não
estigmatizante, capazes de identificar precocemente sinais de sofrimento
emocional que, quando negligenciados, podem evoluir para situações de risco
real."
No caso
das multas, entrar em filas de prioridade alegando estar com crianças de colo
(o bebê reborn) sujeita o infrator à multa de 5 a
20 salários-mínimos, aplicada em dobro no caso de reincidência.
No fim
de abril, o CORREIO ouviu um
psicanalista que
explicou a função terapêutica que esse objeto pode ter entre idosos e crianças,
por exemplo, mas que alertou também para a falsa ilusão de uma presença
humana.
No Rio
de Janeiro, o deputado Rodrigo Amorim (União Brasil) propõe um Programa de
Saúde Mental para pessoas que se consideram pais e mães de bebês reborn, no
âmbito do estado do Rio de Janeiro.
O
parlamentar entende que os bebês reborn podem ser uma ferramenta terapêutica
valiosa, "mas não podem ser um objeto que faça a pessoa fugir da realidade
ou ainda criar uma dependência afetiva, o que pode ser indício de necessidade
de atendimento psicológico", justifica Amorim.
Durante
uma sessão na tarde de quarta-feira (14), na Alerj, o deputado comentou sobre o
projeto: “A moléstia mental tem feito pessoas se debruçarem para o tal do
‘bebê reborn’, que é, sem dúvida nenhuma, um transtorno mental e que deve ser
tratado e encarado pelo poder público”, afirmou.
Na
Bahia, a reportagem não localizou projetos com essa temática na Assembleia
Legislativa do estado nem na Câmara de Vereadores de Salvador.
No
âmbito do Judiciário, já há advogados
preocupados com o aumento das
demandas envolvendo bebês reborn, como os pedidos de guarda desses objetos
entre ex-companheiros. "Parece surreal, mas são questões que batem à porta
do Judiciário. Me pergunto como essas novas demandas, ligadas à afetividade e
ao mundo digital, serão recebidas pelos tribunais", disse a advogada
Suzana Ferreira, que levantou a dúvida na rede social.
¨
Uso de bebês reborn pode virar caso de polícia
Nos
últimos anos, os chamados bebês reborn — bonecos
hiper-realistas feitos à mão para se parecerem com recém-nascidos — têm ganhado
cada vez mais popularidade no Brasil.
O que
começou como uma vertente artística passou a ser visto por muitos como um
recurso terapêutico ou mesmo uma substituição simbólica de filhos. No
entanto, por trás da aparência inofensiva, há um fenômeno que precisa ser
analisado com cautela: como o uso indiscriminado desses bonecos pode impactar o
ordenamento jurídico, os serviços públicos e até a formulação de políticas
sociais?
<><>
Padre Patrick critica mães de bebês reborn: 'Está faltando marido para essas
mulheres'
O
Padre Patrick Fernandes detonou nas redes sociais as 'mães' de bebês
reborn. O influenciador religioso, que é seguido por 6,6 milhões de pessoas no
Instagram e 2,9 milhões no TikTok, falou que não consegue achar
normal tratar bonecas como crianças. Ele criticou a aparência dos
brinquedos e disparou sobre "estar faltando marido para essas
mulheres".
"Deixa
eu fazer um desabafo. Não sei o que está acontecendo que aqui no meu Instagram
está aparecendo um monte de vídeo das mães de bebês reborn (risos). O que está
acontecendo com o mundo? Olha, se a Nasa quiser que eu vá de cobaia pra Marte,
eu estou disponível. Estou superinteressado em ser o primeiro padre de Marte.
Acho que estou cansado deste mundo", iniciou o padre.
Em
seguida, ele questiona como funciona a relação entre as 'mães' e seus bebês
reborn. "Queria saber uma coisa, é por engajamento só ou realmente existe
uma conexão? Estou curioso. O que está acontecendo, gente? Está tendo chá
revelação, encontro no parque com os nenéns reborn e as mães estão levando [as
bonecas] para o hospital. Jesus, volta logo".
O padre
também falou mal sobre a aparência das bonecas. "É difícil eu assumir, mas
está faltando marido para essas mulheres. Não que homem seja a opção, mas está
faltando marido para essas mulheres se ocuparem de alguma forma, porque não é
possível. É o apocalipse. Jesus está voltando, se prepare, se confesse. Sem
contar que essas bonecas parecem o capiroto. Eu não conseguiria dormir com um
bebê reborn aqui".
O vídeo
viralizou, com mais de 9 mil comentários e 2,1 milhões de visualizações no
TikTok. Padre Patrick então voltou às redes sociais e se manifestou sobre o
tema mais uma vez. "Não consigo normalizar uma situação como
essa", falou, antes de rebater as críticas.
"A
gente está vivendo o cúmulo. (...) É um reflexo desse mundo. Nós estamos
vivendo uma geração de adultos infantilizados. Adultos que se comportam como
crianças. É por isso que muitos casamentos não dão certo, casam, mas não deixam
de viver como crianças mimadas, carentes e dependentes", finalizou.
<><>
Insanidade: Advogada revela disputa judicial por guarda de bebê reborn
O fim
de um relacionamento resultou em um processo judicial inusitado envolvendo não
uma criança real, mas uma boneca reborn. O caso veio à tona após a advogada
Suzana Ferreira compartilhar, nesta segunda-feira (12), o relato de uma cliente
que buscou regulamentar a guarda da boneca que, segundo ela, "faz parte da
família".
Segundo
Suzana, a cliente desejava oficializar a posse da boneca e solicitar a divisão
dos custos com o ex-companheiro, alegando que o investimento foi alto, desde a
aquisição até a produção de um enxoval completo. O problema se agravou quando a
outra parte se recusou a abrir mão da convivência com a boneca, demonstrando
forte apego emocional.
"Ela
me disse que uma nova boneca não resolveria o problema, porque o vínculo
afetivo é com aquela específica", explicou a advogada.
O
impasse também envolve a administração de um perfil no Instagram criado para a
bebê reborn, que passou a render financeiramente por meio de parcerias
publicitárias. O perfil virou ponto central na disputa: quem teria o direito de
continuar gerindo o conteúdo e os lucros do canal?
"A
conta nas redes sociais se tornou um ativo patrimonial real. A dúvida passou a
ser: quem detém a 'guarda' da bebê reborn para decidir sobre o Instagram que
monetiza?", relatou Suzana.
A
advogada ainda refletiu sobre o impacto desse tipo de caso no sistema jurídico:
"Parece surreal, mas são questões que batem à porta do Judiciário. Me
pergunto como essas novas demandas, ligadas à afetividade e ao mundo digital,
serão recebidas pelos tribunais".
¨
Gracyanne Barbosa aparece amamentando bebê reborn
Gracyanne
Barbosa surpreendeu os seguidores ao aparecer dando mamadeira para o bebê
reborn que 'adotou' recentemente. A influenciadora fitness, de 41 anos, deu
ao boneco ultrarrealista, que imita um recém-nascido, o nome de Benício. No
vídeo, a musa foi questionada se não iria treinar e, ao aparecer amamentando o
'neném', brincou com o motivo do 'choro' da 'criança'.
"O
Bê não para de chorar. Acho que ele tá querendo ovo, não quer mais leite",
disse. Antes de entrar no BBB 25, Gracyanne contou que sua rotina incluía
a ingestão de 40 ovos por dia, o que viralizou durante sua participação no
reality show da Globo.
Ela
apresentou aos seguidores seu bebê reborn na noite de terça (6).
"Como já disse anteriormente, meu sonho é ter um filho. Podem me julgar,
no começo eu achei estranho. Mas Benício me trouxe felicidade. Te amo,
Bê", escreveu.
Fonte:
Correio

Nenhum comentário:
Postar um comentário