quarta-feira, 17 de abril de 2024

Sudene impulsiona a liderança feminina em empresas de tecnologia

O Edital Inova Mulher é a aposta da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste para combater a disparidade de gênero no mercado de tecnologia e gerar novas oportunidades para mulheres empreendedoras. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a participação feminina nessa área cresceu 60% entre 2015 e 2020, passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil. Ainda assim, as mulheres são minoria nos cargos de liderança do setor. Dados do Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups 2021, da Abstartups, indicam que apenas 17% das startups no Brasil têm mulheres como fundadoras.

Com o objetivo de mudar esse panorama e incentivar a liderança feminina no mercado de tecnologia, a Sudene está recebendo propostas para a seleção de projetos de pesquisa e desenvolvimento liderados por mulheres em sua diversidade, por meio do Edital Inova Mulher, com inscrições até o dia 22 de abril. “Acreditamos que o apoio ao empreendedorismo feminino na inovação vai surtir efeito. A Sudene entende que é seu papel institucional criar instrumentos que promovam a afirmação das mulheres como protagonistas de ações de desenvolvimento regional”, afirma o superintendente da Autarquia, Danilo Cabral.

A Sudene – que tem seu foco no planejamento e na promoção do desenvolvimento includente e sustentável do Nordeste e do Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo – elaborou o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), onde ficou estabelecido que investir na inovação é prioridade, tendo como propósito o aumento da competitividade regional e a melhoria da qualidade de vida da população. O edital Inova Mulher é um passo nesse sentido, além de buscar reduzir as desigualdades de gênero no setor.

O edital é viabilizado por meio de chamada pública, executada com recursos oriundos de 1,5% do retorno das operações do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), percentual destinado ao custeio de atividades em pesquisa e desenvolvimento de interesse do desenvolvimento regional. O investimento da Sudene é de R$ 4 milhões e os projetos submetidos por empresas, cooperativas e associações de mulheres devem oferecer propostas nas áreas de economia criativa, bioeconomia e educação.

A expectativa é de que sejam desenvolvidos 51 projetos gerenciados e liderados por mulheres ou por pessoas que pertençam a um grupo minoritário de gênero – cada um recebendo cerca de R$ 80 mil. Poderão participar empresas, cooperativas e associações de mulheres. Também será admitida a constituição de novas empresas para fim específico do edital. O público alvo são mulheres em sua diversidade (cis, trans, travestis, representantes de povos e comunidades tradicionais e originários, pessoas com deficiência – PCDs, negras, de baixa renda, idosas).

O edital pode ser acessado no site da Sudene (https://www.gov.br/sudene/pt-br/assuntos/inovamulher), onde estão disponibilizados os anexos para preenchimento da ficha de inscrição, plano de trabalho, declarações, entre outros.

¨      Sudene marca presença na oitava edição da Caravana Federativa

A oitava edição da Caravana Federativa, realizada na capital pernambucana, que  início no dia 15 e segue até hoje, dia 17, no Centro de Convenções de Pernambuco, com o objetivo de levar atendimento, informação e cooperação entre municípios do Estado. Estão participando 35 ministérios, quatro autarquias (uma delas é a Sudene), quatro bancos e diversas empresas. O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, participou da abertura do evento e visitou os estandes para prestigiar a exposição dos municípios.

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste também montou um estande para apresentar seus principais instrumentos de ação, entre eles o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e incentivos fiscais. “A Sudene disponibiliza esses instrumentos para gerar empregos e oportunidades para os 2.057 municípios de sua área de atuação”, destacou Danilo Cabral. O gestor enfatizou, ainda, que essa edição da Caravana Federativa “é mais um passo do Governo Lula para unir órgãos e instituições para que possamos caminhar juntos com o Nordeste”.

A interiorização do desenvolvimento é uma bandeira levantada pela Sudene, que vem direcionando ações para promover o desenvolvimento local, incluindo o apoio a parcerias locais com projetos de exploração sustentável da biodiversidade e a criação de uma rede de cidades-polo (a partir da influência exercidas por estes municípios, descentralizam-se ações de estímulo à economia, acesso ao crédito e desenvolvimento social). A Caravana Federativa conta com representantes de ministérios e bancos públicos, que estarão atendendo os gestores municipais que queiram aderir aos diversos programas do Governo Federal. A programação conta com palestras sobre a nova lei do ICMS, perspectivas do Fundo de Participação dos Municípios para 2024, captação de recursos, programas sociais, tecnologias inovadoras e de segurança para a gestão municipal, entre outros temas

 

Fonte: Ascom Sudene

 

Nenhum comentário: