quarta-feira, 1 de maio de 2024

Apesar de falas de Milei, Argentina e China concordam em aprofundar relações, diz ministra

Apesar de declarações do presidente argentino Javier Milei sobre sua relutância em desenvolver laços com a China, os países concordaram em aprofundar relações bilaterais em muitas áreas, segundo a ministra das Relações Exteriores do país sul-americano, Diana Mondino, após visita a Pequim.

Durante a campanha eleitoral, Milei disse repetidamente que pretendia se concentra na cooperação com os Estados Unidos e Israel, ao mesmo tempo que deixava de promover laços a nível governamental com o principal parceiro comercial argentino, citando o fato de não querer fazer negócios com comunistas.

"Estamos concluindo esta revisão [das obrigações e dos mecanismos de cooperação] enquanto aguardamos a convocação de reuniões dos grupos de negociação, com o objetivo de garantir um diálogo regular, tranquilo e construtivo sobre questões comerciais e econômicas", disse ela. "Concordamos em fortalecer e expandir cooperação nas áreas de comércio, investimento, energia, infraestrutura e turismo, entre outros temas", completou, conforme comunicado divulgado pela pasta.

Ele havia dito que o Estado não iria auxiliar na cooperação para a construção de negócios com os chineses.

Após chegar ao poder, no entanto, Milei suavizou sua retórica. Ele enviou diversas vezes saudações ao líder chinês Xi Jinping e convidou representantes do país para a sua posse.

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, conforme relatado pelo Ministério das Relações Exteriores argentino, classificou as negociações como "profundas e muito bem-sucedidas", desejando ao governo argentino sucesso no desenvolvimento de reformas econômicas.

Mondino foi acompanhada durante a visita por uma delegação empresarial de exportadores, bem como pelo ministro da Fazenda, Pablo Quirno, e pelo presidente do Banco Central argentino, Santiago Bausili.

Fontes do governo argentino disseram à Sputnik antes da visita que um dos temas de discussão deveria ser o atual acordo de swap cambial, considerado extremamente importante para Buenos Aires. No governo anterior, o país utilizou o mecanismo para saldar dívidas com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

¨      'Impossível de replicar': Milei flerta com modelo Bukele, mas é travado pela realidade argentina

Em entrevista ao podcast Mundioka, da Sputnik Brasil, especialistas explicam por que o método radical de combate à violência implementado por Nayib Bukele em El Salvador não seria viável na prática na Argentina.

Quando Nayib Bukele foi reeleito presidente de El Salvador, em 4 de fevereiro, dedicou alguns minutos de seu discurso de vitória para exaltar o presidente argentino, Javier Milei, e colocar-se a sua disposição para colaborar em matérias de segurança pública.

Ele revelou que sua gestão dialogou com a ministra de segurança interna da Argentina, Patricia Bullrich, derrotada nas eleições presidenciais e alçada ao comando da pasta após a vitória de Milei, que se disse interessada em adaptar o chamado modelo de Bukele para combater o crime organizado em seu país. "Nos interessa adaptar o modelo de Bukele. A insegurança na Argentina está complicada", declarou a ministra.

O modelo Bukele de combate à criminalidade foi implementado em El Salvador em 27 de março de 2022, três anos após Bukele ser eleito presidente pela primeira vez, e consiste em um estado de exceção que suspende garantias constitucionais, como o período máximo de 72h para prisão administrativa, a inviolabilidade de correspondência e o direito de defesa perante a lei. Ademais, prisões podem ser feitas tendo apenas denúncias anônimas como base, sem necessidade de provas. Mais de 70 mil pessoas já foram presas desde então.

O estado de exceção, que passou por aprovação no Congresso, foi implementado após as duas maiores gangues do país, Mara Salvatrucha (MS-13) e Barrio 18, desencadearem uma onda de violência que causou a morte de 87 pessoas em um fim de semana em 2022. A medida fez a taxa de assassinatos em El Salvador despencar de 106 para 2,4 assassinatos a cada 100 mil pessoas, a mais baixa do hemisfério.

Em entrevista ao podcast Mundioka, da Sputnik Brasil, especialistas analisam quais as probabilidades de o modelo Bukele ser bem-sucedido na Argentina e se Milei conseguiria acomodar a retomada econômica e o combate à violência em sua agenda de governo.

·        Um modelo, duas realidades distintas

Para Marcela Franzoni, professora de relações internacionais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e do IBMEC, o tema da segurança pública se tornou uma plataforma política no continente latino-americano, impulsionado por um discurso conservador radical, o que deu protagonismo a Bukele. No entanto, ela tem ressalvas quanto à possibilidade de o modelo ter aderência em outros países, no caso, a Argentina.

"A primeira característica claramente é o tamanho da Argentina. A Argentina é muito maior em termos de densidade populacional do que El Salvador e isso configuraria uma dificuldade muito maior de implementar essas políticas, principalmente a política de encarceramento em massa. Bukele encarcerou em torno de 2% da população. A Argentina não teria condições de fazer isso pelo contingente populacional que possui", explica a professora.

Ela acrescenta que há diferenças na modalidade de criminalidade combatida nos dois países: El Salvador lida com gangues que promovem extorsão a serviços públicos nas grandes cidades; a Argentina lida com uma criminalidade calcada no narcotráfico, que tem tentáculos internacionais.

"Acho importante fazer essa diferenciação porque não é simplesmente aplicar o que foi usado em El Salvador. A gente precisa pensar que os contextos dos países são bastante diferentes."

Franzoni aponta ainda que a população argentina é bastante politizada, com forte tradição de ir às ruas, o que poderia frear Milei, caso ele tentasse emular as ações de Bukele, e destaca que o presidente argentino também não tem apoio da maioria do Congresso, o que tornaria improvável alcançar a aprovação de um estado de exceção, como fez Bukele.

"Só para ter um parâmetro, teve a votação da lei ônibus, aquele megapacote que Milei tentou aprovar nos últimos meses, e o que a gente viu foi que ele teve que voltar atrás em vários tópicos. Ele não conseguiu negociar esse grande pacote, o que nos dá um indicativo dessa dificuldade que ele vai ter na negociação com o Congresso. Então, me parece que por mais que haja o interesse por parte de Milei e também da ministra Patrícia Bullrich em implementar essas políticas, a articulação com o Congresso seria muito difícil de ser feita pelo fato de o partido de Milei ter minoria no parlamento."

·        Aproximação entre os líderes traz ganhos políticos estratégicos

Para Matheus de Oliveira, professor de relações internacionais no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, a aproximação com Bukele beneficia Milei, sobretudo porque as políticas do presidente salvadorenho estão alinhadas com o perfil conservador dos seus eleitores. Em paralelo, o respaldo de Milei ao modelo Bukele confere legitimidade à agenda do líder salvadorenho.

"Esse respaldo de Milei não deixa de ser uma forma também de mostrar para o país [El Salvador] que existem pontos de concordância com essa abordagem e acredito que dá uma certa inflada, digamos assim, no ego de Bukele, no sentido de que ele pode virar para a população e dizer 'Olha, é nosso governo que está aqui à frente de um país que há alguns anos era um dos que tinha a pior situação de segurança pública no mundo, agora é até consultado por outros países maiores, mais ricos, que vêm querer apreender conosco o que nós fizemos'. Então acho que dá um ganho de imagem importante para o Bukele e para o Milei", explica o professor.

"É também uma forma de [Milei] lucrar um pouco em cima da reputação de Bukele, que é muito expressiva junto aos setores da base de apoio de Milei. Uma forma de sinalizar muito positivamente para a base dele", destaca.

Oliveira também acredita que a diferença no número de habitantes entre os dois países inviabiliza a implementação do modelo Bukele na Argentina.

"São lógicas muito diferentes, são países muito diferentes. El Salvador é um país de 6 milhões e poucos mil habitantes, a Argentina é um país de mais de 50 milhões de habitantes. É uma realidade muito maior, muito mais complexa. O sistema político argentino tem muitas diferenças em relação ao salvadorenho, então eu acredito que é mais do que difícil, é impossível de replicar, de fato, a estratégia de Bukele [na Argentina]."

·        Crise econômica alimenta a violência na Argentina

O especialista sublinha ainda que seria difícil para Milei obter apoio para a construção de presídios em um momento que a Argentina atravessa uma forte crise econômica. Ele destaca que Milei apresentou números que indicam uma melhora na economia argentina, mas diz se tratar de um "superávit para inglês ver".

"Na verdade, o que tem aí é uma grande manobra contábil que passa pelo congelamento de despesas num contexto ainda de inflação muito elevada e de aumento da arrecadação via imposto inflacionário. Então é um superávit meio maquiado. Não é um superávit que reflete uma melhora da situação econômica do país."

Outro ponto abordado pelo professor é o fato de que a crise econômica argentina alimenta a violência, uma vez que "o nexo entre pobreza e sobretudo desigualdade econômica e criminalidade é bastante forte".

"É fato que a precariedade de serviços públicos, a precariedade de condições de vida alimenta essas redes criminosas, esses grupos criminosos altamente organizados que, muitas vezes, preenchem um espaço dentro de comunidades mais pobres que deveria ser preenchido pelo Estado."

Modelo de Bukele poderia ser implementado no Brasil?

Questionado se o método Bukele de combate à criminalidade poderia ser copiado pelo governo brasileiro, Oliveira descarta essa possibilidade, afirmando que o contexto do Brasil é ainda mais complexo.

"Você tem que multiplicar por muitas vezes para chegar ao que é a situação brasileira. O cenário de segurança pública no Brasil é muito diferente e muito mais complexo do que o de El Salvador. Aliás, o Brasil é uma prova de que encarceramento em massa e más condições prisionais não resolvem o problema de segurança pública", argumenta.

"Nós já temos uma população carcerária que está entre as maiores do mundo e os nossos presídios são, em sua maioria, presídios que oferecem condições abaixo de precárias às pessoas que estão ali. Então, se cadeia dura resolvesse problema de segurança pública, o Brasil a essa altura já podia estar muito mais perto de uma situação escandinava, e não é esse o quadro que a gente tem", complementa.

¨      Após fracasso da Lei Omnibus, Câmara da Argentina aprova lei de bases proposta pelo governo

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou, na manhã desta terça-feira (30), a Lei de Bases — um projeto mais enxuto de reformas econômicas proposto pelo governo Javier Milei.

Para garantir o novo projeto de reformas econômicas e do Estado, Milei fez concessões a potenciais aliados.

A proposta foi aprovada por 142 votos a favor, 106 contra e 5 abstenções. O debate para aprovar o texto durou cerca de 20 horas, tendo começado na noite de segunda-feira (29) e adentrado a madrugada e a manhã desta terça (30).

O conteúdo da Lei Omnibus, que não foi aprovado, continha mais de 600 artigos. A Lei de Bases tem cerca de 250.

O novo texto incorpora uma parte tida como importante do "decretaço", que contempla a reforma trabalhista.

O governo desistiu de medidas que diminuíam o poder dos sindicatos e que poderiam ser motivo de conflitos.

Por exemplo, um dos artigos que ficaram pelo caminho restringia o direito de greve de categorias associadas a atividades essenciais, e outro acabava com a obrigatoriedade de uma contribuição que os trabalhadores não sindicalizados pagavam aos sindicatos.

Na parte sobre privatização, a nova Lei de Bases exclui duas empresas estatais importantes do programa de venda à iniciativa privada. Além disso, o governo desistiu de vender o Banco Nación.

¨      Lei Omnibus, de Milei, pode levar a privatização de 11 empresas argentinas

A aprovação de alguns pontos da Lei de Bases na Câmara de Deputados da Argentina abre a possibilidade para que o governo ceda à iniciativa privada 11 empresas públicas, além de outras reformas importantes.

Após rejeição em fevereiro, para garantir a aprovação da "Lei de Bases e Pontos de Partida para a Liberdade dos Argentinos" (que ficou conhecida também como Lei Omnibus), o governo reduziu o número de propostas de mais de 600 para 250 e colocou cada capítulo para votação individual.

As votações tiveram início na noite de segunda-feira (29) e seguiram até a manhã de terça (30). Os termos ainda precisam ser aprovados no Senado para poderem ser sancionados pelo presidente, Javier Milei.

·        Que empresas argentinas podem ser privatizadas com a lei de Milei?

Aprovado por 138 votos a favor, 111 contra e 2 abstenções, o capítulo de privatizações reduziu o número de empresas que poderiam ser vendidas pelo Estado argentino. De 40 da minuta original, 11 permaneceram no texto.

## Aerolíneas Argentinas

A estatal, da qual o Estado controla 51% das ações, foi renacionalizada em 2012, durante o governo de Cristina Kirchner (2007–2015), via lei no Congresso.

Recentemente a Aerolíneas Argentinas viu uma redução nos voos domésticos, no âmbito de um plano que implica "decisões difíceis" para "reduzir pela metade o déficit operacional", conforme informou em nota interna o presidente da empresa, Fabián Lombardo.

Em 2023 a empresa teve um excedente de US$ 32 milhões (R$ 165 milhões) sem ter executado o orçamento atribuído para este ano.

## Enarsa (Energia Argentina)

A empresa estatal foi criada em 2004, para cobrir toda a cadeia de valor ligada a exploração, aproveitamento, transporte, armazenamento, distribuição e comercialização de hidrocarbonetos.

A empresa acaba de assinar um memorando de entendimento com a petrolífera brasileira Petrobras para o fornecimento de gás no noroeste da Argentina.

## Intercargo

Estatal que presta serviços terrestres e faz rampas e pontes de acesso em terminais aeroportuários.

## Rádio Nacional e Televisão Argentina

A Rádio Nacional, formada por 49 emissoras distribuídas em todo o país, e a Televisão Argentina são empresas administradas pela Rádio e Televisão Argentina (RTA), estatal que também é responsável pelo Canal 12 e pelo serviço argentino de radiodifusão no exterior.

A instituição foi criada em 2009, após a promulgação da Lei dos Serviços de Comunicação Audiovisual.

<><> Empresas que terão participação privada

As duas empresas da lista serão mantidas sobre controle estatal, mas deverão contar com participação privada, segundo o texto aprovado pela Câmara dos Deputados da Argentina.

## Nucleoelétrica Argentina Sociedade Anônima (NASA)

A NASA é responsável pela operação e comercialização da energia das três usinas nucleares do país, Atucha I, Atucha II e Embalse. A maioria das suas ações (79%) está sob controle do Ministério da Economia, enquanto a Comissão Nacional de Energia Atômica detém outros 20%. O 1% adicional é propriedade da Enarsa.

## Jazidas Carboníferos Rio Turbio

Fundada em 1994, a empresa administra exploração, o transporte e a comercialização da energia gerada a partir de carvão obtido na jazida do Rio Turbio, na província patagônica de Santa Cruz.

<><> Empresas que estão sujeitas a privatização parcial

As cinco empresas a seguir estão sujeitas a privatização parcial, em que parte do controle operacional permanece sobre poder público

## Água e Saneamentos Argentinos

Criada em 2006, a empresa concede serviços públicos de água potável e tratamento de esgoto na cidade de Buenos Aires e em 26 bairros do subúrbio.

## Correio Oficial

Empresa estatal sob jurisdição do do Ministério da Economia — antes do Ministério das Infraestruturas. Possui 1.400 agências e unidades postais distribuídas por todo o território.

## Correderos Viários

Empresa criada em 2017 que administra a infraestrutura e o tráfego de estradas, rodovias e rodovias concessionadas.

## Empresa Operadora Ferroviária (Sofse)

Estabelecida em 2007 a partir da Lei de Reorganização Ferroviária, a Sofse presta serviços de transporte ferroviário, tanto de cargas como de passageiros, tendo diversas filiais sob sua responsabilidade.

A privatização parcial desta empresa significa encerrar o processo de nacionalização do sistema ferroviário que foi promovido após um acidente ferroviário ocorrido em 2012 na estação Once, na capital argentina, que causou 51 mortes, incluindo uma mulher grávida.

## Belgrano Cargas e Logística

Empresa criada em 2013 que opera os serviços ferroviários de carga Belgrano, San Martín e Urquiza, que ligam a cidade à província de Buenos Aires.

 

Fonte: Sputnik Brasil

 

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