sábado, 27 de janeiro de 2024

Festival de Morro de São Paulo confirma 7ª edição para fevereiro

A energia da musicalidade do Carnaval de Salvador vai chegar a Morro de São Paulo no final de semana imediatamente posterior ao da festa na capital. Nos dias 15 (quinta-feira), 16 (sexta-feira) e 17 (sábado) de fevereiro, o Festival de Morro de São Paulo celebra a 7ª edição, celebrando a estação em um dos destinos turísticos mais procurados no verão brasileiro. No palco montado na Segunda Praia, passarão artistas como Luiz Caldas, Jau, Filhos de Jorge, Afrocidade, Cheiro de Amor, Negra Cor e Batifun.

Depois de sete anos sem acontecer, o Festival ganhou nova edição no ano passado (2023), com nomes como Marcelo Falcão e Toni Garrido. Agora, a iniciativa deve se firmar no calendário do verão baiano, aposta a coordenadora geral do projeto, Márcia Mamede: “Morro de São Paulo é um lugar mágico, um destino procurado internacionalmente, e merece ter eventos como esse festival, que celebra a música, a natureza, os encontros. Em 2024 tenho certeza que vamos repetir o sucesso que aconteceu em 2023”.

O projeto propõe uma relação direta com os cuidados socioambientais. Seguindo o exemplo de anos anteriores, o Festival será creditado com o selo Carbon Free, calculando o índice de emissões de dióxido de carbono emitido durante todos os três dias de evento. A cota de emissões registrada será mitigada por meio do plantio de árvores executado pela empresa OCT - Organização de Conservação da Terra, situada em Pratigi, localidade próxima a Morro de São Paulo. Toda a gestão será supervisionada pelo especialista da Organização, que vai gerenciar as reduções de impactos dos resíduos do projeto na natureza.

·        Um festival pela descarbonização

O projeto propõe uma relação direta com os cuidados socioambientais, com principal atenção à descarbonização. Seguindo o exemplo de anos anteriores, o Festival será creditado com o selo Carbon Free, calculando o índice de emissões de dióxido de carbono durante todos os três dias de evento. A cota de emissões registrada será mitigada por meio do plantio de árvores executado pela empresa OCT - Organização Internal Use de Conservação da Terra, situada em Pratigi, localidade próxima a Morro de São Paulo.

Toda a gestão será supervisionada pelo especialista da organização, que vai gerenciar as reduções de impactos dos resíduos do projeto na natureza. A sustentabilidade também está presente no descarte do material reciclável utilizado durante a festa. Os resíduos gerados serão direcionados à uma cooperativa local, que será responsável pelas etapas de coleta, transporte, transbordo e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos para reciclagem. 

Essa gestão do material tem também um foco social, já que todos os trabalhadores da cooperativa residem no município de Cairu, contribuindo para a geração de empregos locais. “A Neoenergia Coelba acredita que por meio da música e do incentivo à economia criativa é possível contribuir para o desenvolvimento da Bahia. Por isso, é simbólico o nosso patrocínio ao Festival Morro de São Paulo, que além do entretenimento, gera emprego para a comunidade deste importante ponto turístico. A ilha já foi palco de importantes entregas estruturantes da Neoenergia Coelba para o sistema elétrico. Agora, é a vez de levar a esse palco muita música e entretenimento, com sustentabilidade, que é um dos nossos propósitos”, destaca o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.

O Festival de Morro de São Paulo 2024 tem a promoção da Prefeitura Municipal de Cairu e patrocínio da Neoenergia e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

 

Ø  Qualifica Turismo/BA entrega certificados para hotéis, bares e restaurantes

 

O projeto Qualifica Turismo, iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e  Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), com financiamento do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), entregou, nesta quarta-feira (24), certificados a 31 profissionais que participaram dos cursos de qualificação para atuar no setor turístico do estado. As aulas, para recepcionista e garçom, com noções de inglês, foram realizadas entre outubro e dezembro, com carga de 120 horas, na sede no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Pelourinho.

“Nossos esforços são para que as pessoas que visitam o estado sejam bem atendidas e, para isto, precisamos qualificar os profissionais. O mercado e os turistas estão aí e precisamos oferecer bons serviços para que eles voltem e tragam mais pessoas para conhecer os destinos baianos”, declarou a assessora técnica da Diretoria de Qualificação e Segmentos Turísticos da Setur, Magda Guimarães.

“Realizamos estes cursos para, ao mesmo tempo, melhor atender ao turismo e proporcionar trabalho para as pessoas, principalmente num período como este, de alta estação, em que hotéis, bares e restaurantes absorvem mão de obra”, declarou o titular da Setre, Davidson Magalhães, que anunciou o encaminhamento da lista com os nomes dos profissionais qualificados para o programa SineBahia, de intermediação com o mercado de trabalho.

“Optei por este curso para aprimorar os  conhecimentos e buscar novos horizontes, porque em turismo a recepção é a linha de frente, nos colocando em contato direto com as pessoas. As aulas abriram a minha mente, adquiri noções de inglês e tive um aprendizado satisfatório. Agora, é partir para o mercado de trabalho”, relatou Ana Cláudia Salustiano, 44 anos, que se qualificou como recepcionista.

“Já possuía experiência como garçom e procurei me qualificar por necessidade de entrar no mercado de trabalho. Agora me sinto preparado para trabalhar em hotéis, restaurantes e onde houver disponibilidade”, afirmou João Lucas Gonçalves, 23 anos, também certificado pelo Qualifica Turismo.

O programa terá sequência com outros cursos em especialidades ligadas ao turismo, como camareira, condutor, barman, sommelier, artesão, marceneiro e mecânico de náutica.

 

Ø  Carnaval: setor de bares e restaurantes espera crescimento de até 15%

 

O Carnaval está chegando e promete aquecer não só as avenidas pelo Brasil, mas a economia nacional. O setor de bares e restaurantes espera um crescimento nos lucros de até 15% nas principais capitais onde a tradicional festa acontece. A previsão é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

De acordo com a entidade, cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife devem faturar no Carnaval deste ano até 15% a mais do que no ano passado. Já para Salvador e São Paulo, o aumento deve ser de até 10%, em relação a 2022.

A pesquisa Tendências de Turismo, realizada pelo MTur, revelou que cerca de um terço dos brasileiros vai viajar no carnaval. “É uma grande oportunidade para se empreender no Turismo, então, mostra o tamanho do nosso potencial e as grandes oportunidades que o setor oferece para geração de renda”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Fatores positivos na economia do país impactaram diretamente essa expectativa de crescimento, como explica o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci. “No ano passado, tivemos quase 2 milhões de novos postos de trabalho, coisa positiva para todos, e duas notícias boas que liberaram renda para consumo: a queda da inflação, especialmente inflação de alimentos, que libera muitos recursos da população e a queda da taxa de juros” ressaltou.

PACOTES DE VIAGENS

 No mesmo ritmo da folia, a busca por pacotes de viagens durante o Carnaval tem aumentado. Dados da plataforma de Decolar apontam que o interesse em conhecer o Brasil cresceu 114% em comparação com o ano passado. Destinos como Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) despontam como os favoritos, prometendo atrair um público animado em busca de experiências únicas durante o período do Momo.

PROTEÇÃO DAS MULHERES

Os ministérios do Turismo e das Mulheres estão alinhando uma campanha de proteção à violência de gênero e de combate ao assédio e à importunação sexual durante o período carnavalesco. As medidas envolverão o trade turístico, principalmente os segmentos de hotéis, pousadas, bares, restaurantes e casas noturnas. Entre os pontos discutidos estão, por exemplo, a possibilidade de criação de uma cartilha para gestores de bares e restaurantes.


Fonte: Tribuna da Bahia

 

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