Chris Hedges: Como
o fascismo surgiu
Por mais de duas
décadas, eu e um punhado de outros — Sheldon Wolin, Noam Chomsky, Chalmers
Johnson, Barbara Ehrenreich e Ralph Nader — alertamos que a crescente
desigualdade social e a erosão constante de nossas instituições democráticas,
incluindo a mídia, o Congresso, o trabalho organizado, a academia e os
tribunais, levariam inevitavelmente a um estado autoritário ou fascista
cristão. Meus livros — “American Fascists: The Christian Right and the War on
America” (2007), “Empire of Illusion: The End of Literacy and the Triumph of
Spectacle” (2009), “Death of the Liberal Class” (2010), “Days of Destruction,
Days of Revolt” (2012), escrito com Joe Sacco, “Wages of Rebellion” (2015) e
“America: The Farewell Tour” (2018) foram uma sucessão de apelos apaixonados
para levar a decadência a sério. Não tenho alegria em estar correto.
“A raiva dos
abandonados pela economia, os medos e preocupações de uma classe média sitiada
e insegura, e o isolamento entorpecente que vem com a perda da comunidade,
seriam o combustível para um perigoso movimento de massa”, escrevi em “American
Fascists” em 2007. “Se esses despossuídos não fossem reincorporados à sociedade
dominante, se eventualmente perdessem toda a esperança de encontrar empregos
bons e estáveis e
oportunidades para si e seus filhos — em suma, a promessa de um futuro mais
brilhante — o espectro do fascismo americano assolaria a nação. Esse desespero,
essa perda de esperança, essa negação de um futuro, levou os desesperados aos
braços daqueles que prometiam milagres e sonhos de glória apocalíptica.”
O presidente eleito
Donald Trump não anuncia o advento do fascismo. Ele anuncia o colapso do verniz
que mascarava a corrupção dentro da classe dominante e sua pretensão de
democracia. Ele é o sintoma, não a doença. A perda de normas democráticas
básicas começou muito antes de Trump, o que abriu caminho para um totalitarismo
americano. Desindustrialização, desregulamentação, austeridade, corporações
predatórias descontroladas, incluindo a indústria de assistência médica,
vigilância em massa de todos os americanos, desigualdade social, um sistema
eleitoral que é atormentado por suborno legalizado, guerras infindáveis e fúteis, a maior
população carcerária do mundo, mas acima de tudo sentimentos de traição,
estagnação e desespero, são uma mistura tóxica que culmina em um ódio
incipiente à classe dominante e às instituições que eles deformaram para servir
exclusivamente aos ricos e poderosos. Os democratas são tão culpados quanto os
republicanos.
“Trump e seu grupo
de bilionários, generais, idiotas, fascistas cristãos, criminosos, racistas e
desviantes morais desempenham o papel do clã Snopes em alguns dos romances de William
Faulkner”, escrevi em “America: The Farewell Tour”. “Os Snopes preencheram o
vácuo de poder do Sul decadente e implacavelmente tomaram o controle das elites
aristocráticas degeneradas e ex-escravistas. Flem Snopes e sua família extensa
— que inclui um assassino, um pedófilo, um bígamo, um incendiário, um homem com
deficiência mental que copula com uma vaca e um parente que vende ingressos
para testemunhar a bestialidade — são representações fictícias da escória agora
elevada ao mais alto nível do governo federal. Eles personificam a podridão
moral desencadeada pelo capitalismo desenfreado.”
“A referência usual
à ‘amoralidade’, embora precisa, não é suficientemente distinta e por si só não
nos permite colocá-los, como deveriam ser colocados, em um momento histórico”,
escreveu o crítico Irving Howe sobre os Snopes. “Talvez a coisa mais importante
a ser dita é que eles são o que vem depois: as criaturas que emergem da
devastação, com o lodo ainda em seus lábios.”
“Deixe um mundo
entrar em colapso, no Sul ou na Rússia, e aparecem figuras de ambição grosseira
abrindo caminho por baixo do fundo social, homens para quem as reivindicações
morais não são tão absurdas quanto incompreensíveis, filhos de vadios ou
mujiques surgindo do nada e assumindo o poder por meio da pura extravagância de
sua força monolítica”, escreveu Howe. “Eles se tornam presidentes de bancos
locais e presidentes de comitês regionais do partido e, mais tarde, um pouco
mais elegantes, eles forçam seu caminho para o Congresso ou o Politburo. Catadores
sem inibição, eles não precisam acreditar no código oficial em ruínas de sua
sociedade; eles precisam apenas aprender a imitar seus sons.”
O filósofo político
Sheldon Wolin chamou nosso sistema de governança de “totalitarismo invertido”,
um que manteve a velha iconografia, símbolos e linguagem, mas entregou o poder
a corporações e oligarcas. Agora, mudaremos para a forma mais reconhecível do
totalitarismo, uma dominada por um demagogo e uma ideologia baseada na
demonização do outro, hipermasculinidade e pensamento mágico.
<><> O
fascismo é sempre o filho bastardo de um liberalismo falido.
“Vivemos em um
sistema legal de dois níveis, onde pessoas pobres são assediadas, presas e
encarceradas por infrações absurdas, como vender cigarros soltos — o que levou
Eric Garner a ser estrangulado até a morte pela polícia de Nova York em 2014 —
enquanto crimes de magnitude assustadora por oligarcas e corporações, de
vazamentos de óleo a fraudes bancárias de centenas de bilhões de dólares, que
destruíram 40% da riqueza mundial, são tratados por meio de controles
administrativos mornos, multas simbólicas e execução civil que dão a esses
perpetradores ricos imunidade de processo criminal”, escrevi em “America: The
Farewell Tour”.
A ideologia utópica
do neoliberalismo e do capitalismo global é uma grande farsa. A riqueza global,
em vez de ser distribuída equitativamente, como os proponentes neoliberais
prometeram, foi canalizada para cima, para as mãos de uma elite oligárquica
voraz, alimentando a pior desigualdade econômica desde a era dos barões
ladrões. Os trabalhadores pobres, cujos sindicatos e direitos foram retirados
deles e cujos salários estagnaram ou diminuíram nos últimos 40 anos, foram
lançados na pobreza crônica e no subemprego. Suas vidas, como Barbara Ehrenreich
relatou em “Nickel and Dimed”, são uma emergência longa e estressante. A classe
média está evaporando. Cidades que antes fabricavam produtos e ofereciam
empregos em fábricas estão fechadas com tábuas – terrenos baldios. As prisões
estão lotadas. As corporações orquestraram a destruição de barreiras
comerciais, permitindo que elas guardassem US$ 1,42 trilhão em lucros em bancos
estrangeiros para evitar o pagamento de impostos.
O neoliberalismo,
apesar de sua promessa de construir e disseminar a democracia, rapidamente
destruiu regulamentações e esvaziou sistemas democráticos para transformá-los
em leviatãs corporativos. Os rótulos “liberal” e “conservador” não têm sentido
na ordem neoliberal, evidenciado por um candidato presidencial democrata que se
gabou de um endosso de Dick Cheney, um criminoso de guerra que deixou o cargo
com uma taxa de aprovação de 13%. A atração de Trump é que, embora vil e bufão,
ele zomba da falência da farsa política.
“A mentira
permanente é a apoteose do totalitarismo”, escrevi em “America: The Farewell
Tour”:
Não importa mais o
que é verdade. Importa apenas o que é ‘correto’. Os tribunais federais estão
sendo lotados de juízes imbecis e incompetentes que servem à ideologia
‘correta’ do corporativismo e aos rígidos costumes sociais da direita cristã.
Eles desprezam a realidade, incluindo a ciência e o estado de direito. Eles
buscam banir aqueles que vivem em um mundo baseado na realidade definido pela
autonomia intelectual e moral. O governo totalitário sempre eleva o brutal e o
estúpido. Esses idiotas reinantes não têm filosofia ou objetivos políticos
genuínos. Eles usam clichês e slogans, a maioria dos quais são absurdos e
contraditórios, para justificar sua ganância e desejo de poder. Isso é tão
verdadeiro para a direita cristã quanto para os corporativistas que pregam o
livre mercado e a globalização. A fusão dos corporativistas com a direita
cristã é o casamento de Godzilla com Frankenstein.
As ilusões vendidas
em nossas telas — incluindo a persona fictícia criada para Trump em O Aprendiz
— substituíram a realidade. A política é burlesca, como a campanha insípida e
cheia de celebridades de Kamala Harris ilustrou. É fumaça e espelhos criados
pelo exército de agentes, publicitários, departamentos de marketing,
promotores, roteiristas, produtores de televisão e cinema, técnicos de vídeo,
fotógrafos, guarda-costas, consultores de figurino, instrutores de fitness,
pesquisadores, locutores públicos e novas personalidades da televisão. Somos
uma cultura inundada de mentiras.
“O culto ao eu
domina nossa paisagem cultural”, escrevi em “Empire of Illusion”:
Este culto tem em
si os traços clássicos dos psicopatas: charme superficial, grandiosidade e
autoimportância; uma necessidade de estímulo constante, uma propensão para
mentir, enganar e manipular, e a incapacidade de sentir remorso ou culpa. Esta
é, claro, a ética promovida pelas corporações. É a ética do capitalismo
desenfreado. É a crença equivocada de que estilo pessoal e avanço pessoal,
confundidos com individualismo, são o mesmo que igualdade democrática. Na
verdade, o estilo pessoal, definido pelas mercadorias que compramos ou
consumimos, tornou-se uma compensação pela nossa perda de igualdade
democrática. Temos o direito, no culto do eu, de obter o que desejamos. Podemos
fazer qualquer coisa, até menosprezar e destruir aqueles ao nosso redor,
incluindo nossos amigos, para ganhar dinheiro, ser felizes e nos tornar
famosos. Uma vez que a fama e a riqueza são alcançadas, elas se tornam sua
própria justificativa, sua própria moralidade. Como alguém chega lá é
irrelevante. Uma vez que você chega lá, essas perguntas não são mais feitas.
Meu livro “Empire
of Illusion” começa no Madison Square Garden em uma turnê da World Wrestling
Entertainment. Eu entendi que a luta livre profissional era o modelo para nossa
vida social e política, mas não sabia que isso produziria um presidente.
“As lutas são
rituais estilizados”, escrevi, no que poderia ter sido uma descrição de um
comício de Trump:
São expressões
públicas de dor e um desejo ardente por vingança. As sagas escabrosas e
detalhadas por trás de cada luta, em vez das lutas em si, são o que levam as
multidões ao frenesi. Essas batalhas ritualizadas dão aos que estão nas arenas
uma liberação temporária e inebriante das vidas mundanas. O fardo dos problemas
reais é transformado em forragem para uma pantomima de alta energia.
Não vai melhorar.
As ferramentas para calar a dissidência foram cimentadas no lugar. Nossa
democracia desmoronou anos atrás. Estamos nas garras do que Søren Kierkegaard
chamou de “doença mortal” — o entorpecimento da alma pelo desespero que leva à
degradação moral e física. Tudo o que Trump precisa fazer para estabelecer um
estado policial nu é apertar um botão. E ele vai.
“Quanto pior a
realidade se torna, menos uma população sitiada quer ouvir sobre ela”, escrevi
na conclusão de “Empire of Illusion”, “e mais ela se distrai com pseudoeventos
sórdidos de colapsos de celebridades, fofocas e trivialidades. Essas são as
folias depravadas de uma civilização moribunda.”
¨ Caso de colombianos expõe dilemas migratórios da
Alemanha
Andrea e Tino
Wohlmacher deveriam estar estourando uma garrafa de champanhe. Mas, os
administradores de uma casa de repouso para 48 pacientes com demência em
Wilstedt, próximo a Bremen, estão bastante ocupados pouco antes do Natal e
simplesmente não têm tempo para comemorar.
Eles acabam de
conquistar uma primeira pequena vitória em meio à selva burocrática alemã que
envolve tudo o que diz respeito a pedidos de asilo, migração de
trabalhadores qualificados e deportações.
Os dez cuidadores
colombianos que trabalham em sua clínica poderão permanecer no país, por
enquanto. Para isso, os colombianos entraram para programa de formação
profissional de dois ou três anos de duração que os deixa inicialmente
protegidos da deportação. "Um peso foi tirado de todos os nossos
corações", conta Andrea Wohlmacher à DW.
A história dos dez
colombianos é uma lição sobre como é difícil para a Alemanha atrair e manter
trabalhadores que o país tanto necessita, e, ao mesmo tempo, separar claramente
o asilo e a migração de profissionais qualificados.
Sem formação
profissional, os sul-americanos pediram asilo ao chegar na Alemanha. O pedido
foi negado. Dessa forma, não podiam simplesmente mudar seu status para
migrantes qualificados, mesmo estando já empregados. Sem conseguir mudar de
status, eles teriam de deixar a Alemanha, e a clínica onde trabalham teria de
fechar as portas devido à falta de pessoal.
"Somos o
exemplo típico da migração necessária, o que não se aplica apenas aos
trabalhadores qualificados. Há décadas temos falta de trabalhadores na
Alemanha, especialmente no setor de enfermagem", explicou Andrea Wohlmacher.
De acordo com o
Conselho Alemão de Enfermagem, há atualmente uma escassez de cerca de 115 mil
profissionais. Muitos hospitais, serviços assistência domiciliar e asilos
dependem de funcionários estrangeiros.
<><> Ministro
da Saúde promete ajudar
Quando os seus dez
funcionários foram ameaçados de deportação, os dois administradores da clínica
decidiram fazer todos os esforços possíveis e levar o caso a público. Eles
escreveram uma carta aberta a oito políticos, e dezenas de equipes de televisão
os visitaram em Wilstedt.
O Ministro da Saúde
alemão, Karl Lauterbach, recebeu
pessoalmente uma petição pedindo a permanência dos dez colombianos no país.
"Hoje recebi uma petição com 84 mil assinaturas defendendo a permanência
de dez auxiliares de enfermagem da Colômbia. Eles cuidam de pessoas com
demência. Sem profissionais estrangeiros, ficaremos sem vagas de enfermagem no
futuro. Não podemos nos render à xenofobia", escreveu Lauterbach, em seu
perfil no X.
O caso gerou
indignação na Alemanha. Muitos se perguntam como é possível que estrangeiros
bem integrados, que pagam seus impostos e se disponibilizam dia e noite para
pacientes com necessidades extremas de cuidados, tenham que deixar o país? Mas,
há também o outro lado da moeda: qual sinal Alemanha envia ao exterior se os
requerentes de asilo rejeitados e sem formação puderem permanecer no país? A
decisão final sobre o caso caberá agora a uma comissão do estado da Baixa
Saxônia.
Ao receber a
petição, Lauterbach, prometeu fazer tudo o que for legalmente possível para
ajudar. "Se não tivéssemos tantos profissionais de enfermagem
estrangeiros, não seríamos mais capazes de oferecer cuidados de enfermagem no
mesmo nível na Alemanha." Ele diz que o país deve enviar um sinal claro de
que "os cuidadores estrangeiros são mais do que bem-vindos aqui, por que
dependemos deles e tivemos experiências muito boas com eles."
"Sem irmos a
público e sem discussões com os políticos em todos os níveis, provavelmente
teríamos continuado a temer as deportações em curto prazo", assegurou
Andrea Wohlmacher. A chamada "tolerância de aprendizado" concedida
pelas autoridades alemãs deve trazer alívio à clinica e à equipe de cuidadores.
Os dez colombianos estão recebendo treinamento para se tornarem auxiliares de
enfermagem, cuidadores e cozinheiros, o que afasta por ora a possibilidade de
deportação.
<><> Incentivos
à migração qualificada
Joachim Stamp, que
atua há quase dois anos como representante especial do governo alemão para
acordos migratórios, vem mantendo conversações com autoridades na capital
colombiana, Bogotá, nos últimos dias.
"Queremos
reduzir a migração irregular e permitir uma melhor gestão da migração de
trabalhadores", disse Stamp à DW. "Também já deixei claro
publicamente na imprensa colombiana que o caminho para o mercado de trabalho
alemão não passa pela lei de asilo, mas apenas pela migração ordenada de
trabalhadores qualificados".
Apenas 0,4% dos
colombianos que pedem asilo na Alemanha tem o pedido aceito, ou seja, um a cada
250. Apesar desse cenário, cada vez mais colombianos tentam se estabelecer na
Alemanha desta forma. Em 2018, 138 colombianos pediram asilo na Alemanha, já no
ano passado, foram 3.337.
Atualmente, 14 mil
colombianos que vivem na Alemanha estão empregados e contribuem para a
previdência social. Há também 3.500 estudantes e cerca de 500 pesquisadores.
A Alemanha pretende
promover a migração qualificada regular e reduzir o número de pedidos em vão de
asilo através de parcerias com países como Colômbia, Geórgia, Uzbequistão,
Marrocos e Quênia, para evitar casos como o da casa de repouso com demência em
Wilstedt.
"É trágico
quando pessoas simpáticas e preparadas são exploradas por traficantes e
orientadas erroneamente para pedir asilo. Aparentemente, muitas delas são
propositalmente mal-informadas pelas estruturas do tráfico", diz Stamp.
"Os colombianos que querem vir para a Alemanha devem encontrar seu caminho
através do mercado de trabalho, e não dos alojamentos para refugiados."
Fonte: Jornal GGN/DW
Brasil
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