quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Como seria da humanidade sem Deus?

Seria como já vemos!

Relativismo moral, hipocrisia, materialismo, violência, mentira, inveja, luxúria, guerras, aborto, estupro e corrupção são algumas dentre tantas mazelas que constatamos ao observar o mundo atual habitado e administrado por uma grande parcela de pessoas indiferentes a Deus, que desprezam a Bíblia, que desprezam a fé e que compactuam com uma mentalidade corrupta vigente nesse atual sistema de coisas.

Para além disso, essas mesmas pessoas estão fadadas a morrerem vindo após isso sua condenação à eterna perdição.

Mas Deus enviou Jesus Cristo justamente para nos livrar disso!

Em Jesus temos o perdão de nossos pecados, uma consciência limpa e tranquila confirmada na comunhão com Deus, uma vida restaurada e a promessa de vida eterna no mundo vindouro quando Cristo retornar para julgar esse mundo livrando os que o aceitam também desse julgamento pois Nele tais pessoas são feitas filhas de Deus e herdeiros da salvação!

Se você ainda não tem Jesus é fácil segui-lo.

Basta orar na privacidade dos seus aposentos pedindo perdão pelos seus pecados, confessando que o aceita como seu Senhor e Salvador e após isso crer que foi perdoado!

Daí então depende de você prosseguir nessa caminhada maravilhosa cuidando do seu relacionamento com Deus através da oração e da leitura da Bíblia com espírito meditativo.

Sozinho você pode não saber exatamente por onde começar a estudar a Bíblia e aprender sobre Jesus e por isso é recomendável você participar de alguma igreja para o correto encaminhamento do seu crescimento e aprendizado na fé.

Nesse sentido a igreja serve para duas coisas:

1- lhe orientar na fé;

2- ajudá-lo a perseverar na fé.

Além disso é aonde nos reunimos para adorar a Deus desfrutando da alegria de estar na sua presença maravilhosa.

 

       É possível acreditar em Deus usando a razão?

 

Perfeitamente possível pois Deus é uma inferência lógica em relação à origem do universo e sua própria consistência lógica.

•        Argumento Cosmológico

Todo efeito possui uma causa;

O universo teve um início;

Algo causou o início do universo;

A matéria, o tempo, o espaço e a informação manifesta em leis físicas, surgiram junto com o universo;

O que causou o início do universo também causou o início da matéria, do tempo, do espaço e foi a fonte de toda a informação;

Logo, o que causou o universo é imaterial, atemporal, não criado, inteligente e absoluto.

Os atributos da causa do início da existência do universo coincidem exatamente com os atributos de Deus. Fica evidente também que Deus não está submetido às leis físicas e nem pode ser da mesma substância das coisas criadas pois Ele quem originou as leis físicas e a matéria. Então é ilógico pretender "provar" Deus pelo método científico.

Acima, o mapa 3D mais completo do universo divulgado em 2016 pelo projeto 2MASS Reshift Survey (2MRS) que levou 10 anos de pesquisa envolvendo a criteriosa coleta e análise de dados cobrindo um raio de 380 milhões de anos-luz a partir do Sistema Solar. Em 2018 foi publicada uma última pesquisa de Stephen Hawkins, em colaboração com o Dr. Thomas Hertog, sobre a origem do universo, que confirma que ele é finito.

•        Teoremas de Gödel

Todo sistema lógico exige uma premissa que não esteja contida nele para explicá-lo mas que não possa ser explicada dentro desse sistema;

O universo é um sistema lógico;

Logo, ele exige uma premissa fora dele para explicá-lo mas que não possa ser explicada dentro dos limites do universo.

Os Teoremas de Gödel, que são teoremas lógicos da lógica da matemática e sucintamente enunciados acima na forma de premissas, afirmam a necessidade de uma causa externa ou premissa fora do universo para explicá-lo.

A conclusão é que a existência de Deus não é só logicamente possível como implicitamente necessária para a existência do universo.

 

       Se a Bíblia é considerada divinamente inspirada e contém um conjunto de regras sobre como viver, então por que está sujeita a múltiplas interpretações?

 

Porque nem todos que a interpretam estão sujeitos ao seu autor e intérprete por excelência, o Espírito Santo (II Pedro 1:20–21, II Timóteo 3:16–17)

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” (I Coríntios 2:14–16)

Uma mente ainda não iluminada pelo Espírito Santo vai ler o Apocalipse superficialmente e dizer que tudo ali são metáforas e alegorias históricas ao império romano, por exemplo, pois é a conclusão mais distante aonde o intelecto humano consegue ir.

Mas, uma mente iluminada pelo Espírito Santo sabe que aquilo são profecias espirituais concernentes à Igreja e à vinda de Jesus Cristo pois quando temos textos proféticos eles costumam sim lançar mão de artifícios simbólicos como os animais da visão de Daniel, as bestas e o dragão do Apocalipse, etc para aludir a reinos.

Na Bíblia, em textos proféticos, mulher costuma significar igreja ou povo de Deus. Prostituta costuma significar povo ímpio ou falsa igreja pois prostituição aludi a idolatria e/ou infidelidade da pessoa ou nação em questão para com Deus e esses termos aplicados simbolicamente não ocorrem com indivíduos mas com reinos ou nações quando Deus lhes profere oráculos e fica óbvia a alegoria.

Animais simbolizam reinos, chifres são reis, mar é o mundo, ilhas são nações e por aí vai quando o contexto é muito maior do que uma única pessoa.

Esse tipo de diferenciação se torna fácil quando se habitua a ler a Bíblia necessitando fundamentalmente, no entanto, do auxílio do Espírito Santo na interpretação das Escrituras pois o intelecto humano sem a iluminação de Deus é capaz de extrair conclusões precipitadas das Escrituras como no caso de pessoas que lêem a Bíblia e até chegam a "conclusões bíblicas" que contrariam a própria Bíblia como no caso de quoranos que se dizem cristãos e eu já os li divulgando aqui que, supostamente de acordo com a Bíblia, o Diabo não existe, Adão e Eva foi um mito, a Bíblia apóia a tese da reencarnação, que Jesus vai voltar ao mundo em carne de novo, que Jesus não é Deus e mais um monte de absurdos antibíblicos que pessoas que entenderam superficialmente a Bíblia concluem, acreditam e saem espalhando.

Por isso a própria Bíblia exorta ao cristão sincero permanecer na Verdade revelada das Escrituras e julgar coisas espirituais comparando as coisas espirituais com espirituais (I Coríntios 2:13), isto é, a Bíblia consigo mesma pois ela se explica a si própria não necessitando do acréscimo de pontos de vista esotéricos ou especulativos baseados em achismo e não nas Escrituras.

 

       Como explicar a Santíssima Trindade para um não católico?

 

Uma breve introdução para deixá-lo levemente curioso.

Tanto no catolicismo romano contemporâneo quanto na religião do Egito antigo, o deus primário existe, ao mesmo tempo, como plural e singular.

Agora, vamos desenvolver a narrativa, sem deixá-lo, o interlocutor esperando demais, e tentar evitar qualquer pergunta nesse momento, para não perder o "fio da meada".

Continuamos….

Cada um dos aspectos de ambas as religiões satisfaz a afirmação de que "todos os deuses são três": o Pai (legislador implacável e vingativo), o Filho (gentil e bondoso, geralmente, oferecido em sacrifício) e o Espírito Santo (o paráclito espiritual).

Quanto a Amon, Rá e Ptah temos a seguinte inscrição na mitologia egípcia sobre eles; Oculto é o seu nome como Amon, de Rá é sua face e Ptah é o seu corpo. Ou seja, três em um. Khnum-Atum/Aton-Rá-Ptah (deuses pais), Osíris-Hórus (deuses filhos) e Min/Amon (deuses Espírito Santo).

Então, vamos concluir instigando com novidades sobre o tema que, vai deixar o nosso interlocutor com um gosto de "quero mais" ou de… "poderia explanar um pouco mais, eu não sabia sobre isso?".

O verdadeiro nome de "Aton é Rá-Hórus, ou Rá-Harakhty, rejubilando-se pelo horizonte naquele aspecto da luz que está no Aton".

Segundo Y.B Jochannen, é desse Aton-Amon que provém a palavra "Amém" que é usado hoje em dia.Eles eram e são individualizados e singuralizados para que, na diversidade natural do panteão, pudesse ser percebida a possibilidade, tanto da divergência quanto da unidade das religiões"pseudo-monoteístas". Existem outras variações, como; Ptah-Sokar-Osíris, ou seja, um só nome para designar a trindade egípcia.

 

       Se no céu não entra pecado (hino 422 da harpa), como que o diabo e muitos anjos pecaram lá?

 

Não é irônico e altamente patético que, o tal deus Cananeu-Persa-Greco-Romano-Judaico-Cristão, não fez uso de sua questionável onisciência para, previamente, ficar ciente do golpe que os anjos dariam na"Casa do Senhor" e mudar as intenções daquela corja ou mesmo, eliminá-los como se faz com inimigos?

Quanta incompetência!

Pior ainda, seria a figura de Satanás:

Um inimigo que, deixou ou foi expulso dos "Reinos dos Céus", mas criou um Reinado na Terra; sem que o tal deus fizesse nada à respeito e continua não fazendo.

Passados milhares de anos, os pobres Teístas Cristãos ainda acreditam em um deus poderoso e único; porém, essa figura bizarra e despreparada, foi derrotada por um Ser ainda mais poderoso.

Sendo assim, não poderia ser considerado único ou supremo.

A invenção da figura de tal inimigo, por volta do século III, foi providencial e é usada até hoje, para encobrir as brechas ilógicas que constituem a Seita Cristã e a total incapacidade portada por um deus fraco, arrependido, frustrado e sem nenhuma característica que possa apontá-lo como supremo ou onipotente.

Tal figura pode se importa até com as folhas de uma árvore, porém, é incapaz de evitar mortes e chacinas, cometidas em seu nome.

Piada pronta, portanto.

 

       Se, de acordo com o cristianismo, Jesus morreu pelos nossos pecados, o Pecado Original foi perdoado no processo? Se não, qual foram os pecados por ele redimidos?

 

O Pecado Original do homem foi a desobediência.

Disso deriva nossa natureza pecaminosa, herdada desde Adão, que significa a tendência em desobedecer a Deus e não submeter-se à sua vontade.

Jesus Cristo fez a expiação por todos os nossos pecados na cruz e sua expiação vale para todos os homens que já existiram, existem e ainda existirão vindo por esse motivo a ser considerada uma obra perfeita.

Justamente por Cristo nos reconciliar com Deus através da fé, quando cremos Nele, é que Cristo desfaz a vigência do Pecado Original nas vidas dos filhos de Deus pois ela é obra inicial do Diabo e a Bíblia diz:

“Quem pratica o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: Para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não permanece em pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.” (I João 3:8–9)

Observe que a Bíblia diz que quem é nascido de Deus NÃO PERMANECE no pecado e isso significa, não que o cristão seja perfeito e nunca mais possa a vir pecar, mas significa que diferentemente do homem que não é filho de Deus o cristão não pode permanecer no pecado pois o Espírito Santo que Deus o deu e pelo qual ele recebeu a filiação divina o inspira ao arrependimento, à confissão e ao abandono do erro para remissão desse erro pelo sangue de Jesus Cristo.

 

Fonte: Quora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário