domingo, 28 de janeiro de 2024

10 experiências que você precisa ter no Carnaval de Salvador

O Carnaval de Salvador é conhecido mundialmente por sua energia contagiante e ritmos envolventes. Entre as ruas históricas do Pelourinho e as praias ensolaradas da Barra, a promessa é de uma festa inesquecível. Se você está se preparando para vivenciar esse momento, o Portal A TARDE separou dez experiências que nenhum folião pode deixar de viver na maior festa de rua do planeta.

<<<< Confira:

·        1. Curtir a pipoca no circuito Barra-Ondina

Também conhecido como circuito Dodô, é hoje o epicentro do Carnaval de Salvador. Nele, você vai percorrer a famosa orla da Barra e terminar o trajeto no bairro de Ondina. Ao longo do percurso, os camarotes oferecem vistas privilegiadas para a festa, enquanto blocos privados e pipoca se misturam em momentos de pura celebração.

·        2. Acompanhar o encontro de trios no Campo Grande

Nesse momento único do Carnaval de Salvador, o circuito Osmar se transforma pela fusão musical dos artistas, proporcionando uma experiência inesquecível aos foliões presentes. Do pagodão aos clássicos da música baiana, o Campo Grande se torna, por um espaço de tempo, o berço da cultura baiana.

·        3. Assistir ao desfile do Olodum no circuito Batatinha

No Centro Histórico, esse circuito faz a alegria do povo, com marchinhas de Carnaval, baile de máscaras e o tradicional desfile da banda Olodum. Com suas batidas marcantes e trajes vibrantes, o cortejo do bloco afro transcende as fronteiras da música, se transformando em uma verdadeira manifestação de representatividade e diversidade cultural.

·        4. Celebrar as manifestações artísticas no circuito Mestre Bimba

Criado em 2012, esse circuito é uma homenagem a Mestre Bimba, responsável por difundir a capoeira regional pelo mundo. Realizado no Nordeste de Amaralina, o evento reúne dezenas de blocos e se destaca, principalmente, pelas manifestações artísticas que celebram as raízes da Bahia.

·        5. Desfilar ao som das fanfarras no circuito Sérgio Bezerra

Situado na Barra, esse circuito entrou na programação do Carnaval de Salvador em 2013, como o trajeto do Habeas Copos. Saindo da Rua Marquês de Leão em direção ao Farol da Barra, você terá uma experiência mais intimista, com destaque para as bandas e fanfarras, e um ambiente mais acolhedor.

·        6.  Se aventurar no circuito Contrafluxo

O Contrafluxo é um circuito sem trajeto de início e fim que acontece nas imediações da Praça Castro Alves, entre o final da Avenida Sete de Setembro e o início da Avenida Carlos Gomes. Tradicionalmente, estende-se ao longo de uma semana, transformando o local em um verdadeiro palco em movimento.

·        7. Curtir o Furdunço e Fuzuê no circuito Orlando Tapajós

Sem blocos com corda, esse circuito faz o trajeto inverso ao Dodô, com desfiles que começam na altura do Morro do Gato e seguem até o Farol da Barra. É um circuito para celebrar antigos carnavais e estender a programação do carnaval para além dos dias oficiais.

·        8. Acompanhar a Mudança do Garcia no circuito Riachão

Um dos mais tradicionais, é o percurso da famosa "Mudança do Garcia", que começa no final de linha do bairro do Garcia e segue até o Campo Grande. Apesar de ter se iniciado em 1959, o nome do circuito só foi oficializado em 2015, homenageando o cantor e compositor Riachão, nascido e criado no bairro.

·        9. Aproveitar o pôr do sol no Farol da Barra

Um dos cartões postais da capital baiana, o Farol da Barra não oferece apenas uma vista deslumbrante para o mar, mas é, também, um ponto estratégico para curtir a festa. A praia em frente ao monumento, por exemplo, se transforma em um verdadeiro "mar de gente", onde foliões se reúnem para aproveitar o pôr do sol e acompanhar o desfile dos trios elétricos.

·        10. Ir atrás de Ivete Sangalo no Bloco Coruja 

Entre as diversas opções de blocos e camarotes, o Bloco Coruja aparece como a melhor escolha para quem busca vivenciar o melhor da folia baiana. Comandado pela musa Ivete Sangalo, o "melhor bloco do Carnaval de Salvador" incarna a verdadeira essência da festa de Momo, com uma mistura de muita alegria, diversidade e inovação.

 

Ø  Olodum homenageia Bob Marley em ensaio no Pelourinho

 

Neste domingo, 28, o Largo do Pelourinho será palco de uma homenagem especial do Olodum a Bob Marley. Em parceria com a Paramount Pictures, como parte da promoção do filme "Bob Marley: One Love", o repertório do Olodum contará com várias músicas do ícone jamaicano.

O evento, que faz parte da programação dos Domingos Musicais e ensaios do bloco de Carnaval, terá a participação especial da banda Muzenza. A ação promete um espetáculo emocionante, com destaque para as músicas "Redemption Song" e "Three Little Birds", acompanhadas de cenas do filme projetadas em um telão.

Os ensaios do Olodum são um presente para os baianos e turistas, celebrando os 45 anos do grupo. Sob o tema "Wodaabe: O Povo do Sorriso – Uma História de Beleza, Diversidade", o bloco promete encantar o público ao longo do Carnaval.

·        Agenda:

Ensaio do Bloco Olodum

Data: 28/01 (domingo)

Local: Largo do Pelourinho

Endereço: Pelourinho

Banda no palco a partir das 14h

Aberto ao público

 

Ø  Salvador está entre os destinos mais procurados para o Carnaval 2024, segundo associação

 

Estamos na contagem regressiva para o Carnaval, a festa mais animada do ano que promete potencializar ainda mais os números positivos do Turismo. E “quais são os destinos mais procurados pelos brasileiros?” Esse foi um dos dados do último levantamento realizado pela BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), que ouviu suas operadoras associadas para saber quais são os lugares que lideraram as buscas de viagens para o período.

Salvador, Porto de Galinhas, Recife, e Rio de Janeiro e lideram as buscas entre os destinos nacionais e mostram que a preferência por praia, sol, calor e a possibilidade de aliar muita agitação e festividades de Carnaval seguem em alta. Na busca de viagens pelo Brasil o sentimento e a tradição do brasileiro curtir as principais manifestações carnavalescas não surpreende e reforça que a experiência de Carnaval segue sendo a principal busca dos viajantes nesse período. 

Já para quem procura uma experiência internacional, Buenos Aires, Cancun e Orlando são os destinos mais buscados para o Carnaval. Aqui, os dias prolongados de folga do trabalho e das aulas se tornam uma excelente oportunidade para conhecer ou revisitar o país vizinho, para ir com a família para Orlando e realizar o sonho de estar na Disney, e até curtir dias ensolarados na praia, mas longe da folia que toma conta do Brasil, no caso do internacional a diversidade das experiências se destaca. 

“O resultado deste levantamento traz um panorama interessante e que pode nortear o mercado, Se por um lado destacamos a busca por experiências únicas e inéditas, ao mesmo tempo existe a força inegável dos lugares já muito característicos e do desejo de vivenciar momentos e experiências tradicionais e consolidadas, como é o caso do Carnaval nos destinos destacados. Neste contexto, é preciso estar altamente conectado com seu público para que, seja qual for a escolha e direcionamento do viajante, sempre haja algo novo e especial que garanta que a experiência seja memorável, e para os destinos o desafio de atender expectativas e de surpreender mesmo dentro desse cenário” disse Marina Figueiredo, presidente executiva da BRAZTOA. “Seja para curtir as festas ou aproveitar os dias para um descanso estendido ou fazer aquela viagem desejada e planejada, com a boa curadoria e consultoria das operadoras, apresentando as novidades, equilibrando as tendências e as preferências do viajante, é possível garantir que cada viagem seja uma expressão única da personalidade e do momento de cada viajante, tornando-a uma experiência incrível ”, completou Marina.

 

Fonte: A Tarde/Estado da Bahia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário