quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Técnica de tapping pode aliviar suas crises de ansiedade

A crise de ansiedade é um problema severo que interfere na qualidade de vida de muitas pessoas. Este momento de extrema tensão é marcado por sintomas debilitantes, que impedem a pessoa de lidar sozinha com a situação geradora de nervosismo e desconforto.

Entretanto, a busca por alívio e equilíbrio é incessante, e várias técnicas surgem como ferramentas úteis para retomar o controle das emoções. Uma delas, chamada tapping, vem ganhando cada vez mais destaque.

·         Técnica de tapping pode aliviar suas crises de ansiedade

O método, proveniente da Medicina Tradicional Chinesa, consiste em tocar alguns pontos específicos do corpo com a ponta dos dedos para liberar bloqueios de energia, reduzindo o estresse e a ansiedade.

Esse desenvolvimento recente já acumula pesquisas que comprovam sua eficácia, embora seu mecanismo exato ainda não seja completamente compreendido.

·         O que a pesquisas mostram sobre o tapping no alívio da crise de ansiedade?

Em 2022, uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, confirmou essa eficácia.

Foi demonstrado que tocar os meridianos do corpo – que incluem lugares como o queixo, clavícula, topo da cabeça e sobrancelha – com a ponta dos dedos médio e indicador por 10 minutos pode aliviar uma crise de ansiedade.

O estudo, publicado na revista Explore, contou com 22 voluntários e mostrou resultados positivos entre os que praticaram o tapping, em comparação àqueles que não se utilizaram da técnica.

·         O que é a Crise de Ansiedade e por que ela ocorre?

A ansiedade é fruto de um desequilíbrio entre áreas primitivas e cognitivas do cérebro. Enquanto o sistema primitivo se concentra em necessidades de sobrevivência no mundo natural, o sistema cognitivo lida com a sobrevivência no contexto social.

Portanto, ao se falar em técnicas para diminuir a ansiedade, estamos nos referindo a métodos capazes de equilibrar essas duas áreas.

Nesse sentido, a ansiedade pode ser descrita como uma condição psíquica que se manifesta por uma preocupação constante e excessiva de que aconteça algo negativo ou prejudicial.

Essa sensação difusa de desconforto está carregada por repetidos sentimentos de apreensão, podendo levar a transtornos significativos.

·         Quais outras técnicas podem ser utilizadas para aliviar crises de ansiedade?

Além do tapping, outros métodos são bastante úteis no combate à ansiedade. A prática da respiração profunda, por exemplo, aciona o sistema nervoso parassimpático, responsável por acalmar o corpo.

Ao mesmo tempo, a meditação foca no momento presente sem julgamento, reduzindo os pensamentos ansiosos e diminuindo o seu nível geral na pessoa.

Complementarmente, a técnica de visualização convida a pessoa a imaginar-se em um local tranquilo e pacífico, distante das situações de estresse. Esse método auxilia a mente a se distrair dos problemas e focar em pensamentos positivos.

Dessa forma, enfrentar a ansiedade e suas crises incapacitantes demanda o uso de práticas eficientes para obtenção de bem-estar e equilíbrio emocional. Seja por meio do tapping ou de outras técnicas, há sempre um caminho para retomar o controle das emoções.

 

Ø  Pesquisa indica qual fruta reduz risco de demência; você costuma consumir?

 

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, lançou uma luz sobre o poder dos alimentos naturais em nossas vidas.

Segundo a pesquisa, participantes com sobrepeso e declínio cognitivo, entre 50 a 65 anos, viveram melhorias significativas após o consumo diário de mirtilo, ou “blueberry” para os americanos, durante um período de três meses.

·         Os detalhes da pesquisa

No teste que durou por volta de 90 dias, os voluntários foram separados em dois grupos, sendo eles:

  1. grupo – Consumiu um placebo em pó com água;
  2. grupo – Já o outro grupo consumiu mirtilo na mesma consistência e em uma quantidade equivalente a meia xícara da fruta.

O uso de mirtilo neste formato foi planejado para garantir que o teste fosse executado às cegas.

·         O que aconteceu ao final do período de testes?

No término do experimento, os médicos identificaram melhoras significantes no desempenho das tarefas ligadas a acesso lexical dos pacientes que consumiam mirtilo, além de menor interferência de informações estranhas na memória e outros benefícios relacionados ao processo cognitivo.

Os resultados deste estudo são promissores para o futuro do tratamento de distúrbios cerebrais, incluindo o Alzheimer.

“As descobertas sugerem que a suplementação tem potencial para proteção contra futuro declínio neurocognitivo”, afirmam os especialistas de Cincinnati.

·         Por que os mirtilos são benéficos para a cognição humana?

A resposta para esta pergunta está na composição química destas pequenas frutas de cor violeta. Os mirtilos são ricos em antocianinas, micronutrientes responsáveis pela coloração da fruta.

Encontradas na maioria das frutas vermelhas, as antocianinas atuam como anti-inflamatórios e defensores contra radicais livres, devido a seu alto potencial antioxidante. Isso explica os impactos positivos dos mirtilos na memória, atenção e funções executivas, comprovados pelo estudo.

Na corrida contra o relógio para prevenir e tratar distúrbios cerebrais, a natureza mais uma vez se mostra uma aliada valiosa.

A inclusão da pequena fruta na dieta diária pode representar um passo importante para melhor qualidade de vida à medida que envelhecemos.

 

Fonte: Catraca Livre

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário