quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Brasil pode se beneficiar com tarifaço de Trump?

O tarifaço que Donald Trump prometeu durante a campanha à Casa Branca começou a valer parcialmente à 0h desta terça-feira (4/2), com alíquota de 10% sobre mercadorias chinesas que desembarcarem nos Estados Unidos. México e Canadá, que também seriam alvo de taxação de 25% a partir de terça, viram o prazo ser postergado em um mês depois de negociações com o governo americano. O Brasil por ora não está no alvo de Trump. Como a guerra comercial aberta entre outros países, o Brasil pode se beneficiar? Saiba mais ao longo deste texto.

A taxação ao México e ao Canadá foram suspensas depois de a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, comprometerem-se a reforçar o controle de suas fronteiras para barrar a passagem de migrantes sem documentação e drogas ilegais para os Estados Unidos. Trump justificou a imposição das tarifas apontando para o suposto papel que os três países desempenham na epidemia de opióides americana. México e Canadá, segundo ele, estariam permitindo a entrada de fentanil nos Estados Unidos por suas fronteiras e China seria responsável por enviar a matéria-prima para fabricação da droga.

A retórica tem relação com o instrumento que o republicano usou para implementar a medida, a Lei de Poderes de Emergência Econômica Internacional (IEEPA, na sigla em inglês), de 1977, que amplia os poderes do presidente sobre a regulamentação de uma série de transações financeiras em momentos de emergência internacional.

Em seu primeiro dia no cargo, Trump declarou estado de emergência na fronteira sul dos Estados Unidos e, agora, ampliou o escopo para emergência econômica.

Levando em consideração as promessas de campanha, o protecionismo da gestão Trump 2.0 promete ser uma versão com anabolizantes da primeira. Enquanto candidato, o republicano falou em um aumento generalizado das tarifas de importação praticadas pelos Estados Unidos de 10% a 20% para todos os seus parceiros comerciais, de 60% para produtos da China e sobretaxas de mais de 100% em circunstâncias específicas. As medidas não vieram em enxurrada logo depois da posse, como temiam alguns especialistas, o que nutriu a expectativa de que poderiam ser implementadas de forma mais gradual — e ajuda a explicar por que o dólar tinha perdido fôlego nos últimos dez dias.

O cenário mudou neste fim de semana, com a confirmação do início da vigência das tarifas. Os mercados reagiram na segunda-feira (3/2), com fortalecimento do dólar e quedas expressivas de bolsas de valores pelo mundo — que, no entanto, foram ligeiramente contidas depois do anúncio da suspensão temporária de tarifas para Canadá e México. A China reagiu anunciando tarifas de até 15% sobre alguns produtos americanos, como carvão e gás liquefeito de petróleo, e de 10% sobre petróleo, maquinário agrícola, picapes e alguns carros esportivos.

Até o momento, nada concreto em relação ao Brasil foi anunciado pelo presidente americano. De um lado, alguns especialistas avaliam que o país não é alvo preferencial, porque não tem acordo de livre comércio com os Estados Unidos e tem déficit na balança comercial com o país — ou seja, compra mais produtos dos americanos do que vende para eles. Trump expressou diversas vezes que enxerga o protecionismo como um mecanismo de correção para o que entende como uma injustiça na forma como o comércio global funciona, associando o déficit que os Estados Unidos têm na balança comercial, que chega a US$ 1 trilhão (R$ 5,8 trilhões), com uma situação em que os países estariam se aproveitando dos americanos.

Por outro lado, o Brasil é membro dos Brics, bloco que o republicano ameaçou com tarifas de 100% caso apoiem qualquer iniciativa de uso de moedas alternativas ao dólar. Não existe plano de curto prazo para adoção de uma moeda única entre os membros. Mas os países do bloco têm criado instrumentos para fazer transações comerciais em moeda chinesa, e o banco dos Brics tem concedido empréstimos em moedas alternativas ao dólar. No primeiro mandato de Trump (2017-2021), quando ele desatou uma guerra comercial contra a China, o Brasil aproveitou a oportunidade para ampliar suas exportações para o país asiático. E agora?

·        'No longo prazo, todos sairemos perdendo'

De forma geral, a maioria dos economistas tem repetido que a política protecionista de Trump, se implementada de fato, deve ter impacto negativo tanto para os Estados Unidos quanto para o restante das economias no médio e longo prazo.

Olhando inicialmente para o mercado americano, de um lado o aumento de tarifas tende a encarecer os preços de diversos produtos, à medida que as empresas repassarem o aumento de custos para o consumidor final. Os primeiros candidatos são os produtos agrícolas, já que os estoques de hortifruti rodam mais rápido do que os de produtos industrializados.

Caso as tarifas de 25% postergadas na terça passem de fato a entrar em vigor em um mês, em pouco tempo os americanos veriam avocados, tomates e morangos vindos do México, por exemplo, e a carne importada do Canadá subir de preço nas prateleiras dos supermercados. Na outra ponta, além do aumento da inflação, as tarifas também podem acabar provocando redução da demanda de outros produtos, aqueles que ficarem caros demais para o bolso de parte dos americanos. Pode ser o caso, por exemplo, dos veículos importados tanto do México quanto do Canadá. Como a economia global é integrada, ambos os efeitos reverberam em países além dos diretamente envolvidos no conflito.

O aumento da inflação geralmente vem acompanhada de alta dos juros pelo Federal Reserve (o Banco Central americano), o que normalmente encarece o dólar.

A redução da demanda por bens importados pelos americanos, por sua vez, significa menos exportações para seus parceiros comerciais. À medida que esses países retaliam os Estados Unidos, como já sinalizaram Canadá, México e China, as empresas americanas também exportam menos, em um efeito cascata que diminui o fluxo global de comércio. "Esse é um ciclo de alguns anos que desemboca em uma desaceleração global", avalia o economista Fabio Silveira, sócio da consultoria MacroSector.

Livio Ribeiro, pesquisador associado do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre-FGV) e sócio da BRCG Consultoria, cita ainda outro possível efeito que considera especialmente preocupante: uma reação "em cadeia" das tarifas, que vai bem além dos países envolvidos e resvala em um cenário de "tarifação de todos contra todos", dando início a uma "guerra comercial destrutiva". Ele dá um exemplo. O aumento de tarifas contra produtos da China poderia acabar gerando uma "sobra" de manufaturados chineses que chegariam a preços ainda mais baratos em outros mercados, como o Brasil e Alemanha, impelindo esses países a protegerem suas indústrias e a também reagirem com tarifas contra a China. "No longo prazo, se as coisas continuarem como estão, sairemos todos perdendo no fim do dia", completa Ribeiro.

·        Oportunidades de curto prazo?

No curto prazo, contudo, pode haver janelas de oportunidade para o Brasil, avalia Arthur Pimentel, presidente do conselho de administração da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). México, Canadá e China, ele lembra, respondem por cerca de 43% de tudo o que os americanos importam. "O Brasil pode aproveitar esse vácuo para fortalecer as trocas comerciais com os Estados Unidos", avalia Pimentel.

Daiane Santos, professora da Faculdade de Economia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), analisou os dados da balança comercial dos Estados Unidos para mapear quais setores poderiam eventualmente se beneficiar. A especialista em comércio exterior olhou para os dez principais produtos exportados por Canadá e México para o mercado americano e para a pauta de exportação Brasil-Estados Unidos em busca de categorias onde os produtos brasileiros já têm penetração. "Nas áreas em que o Brasil já tem fornecimento seria mais fácil estreitar a relação, já existe uma porta aberta", argumenta Santos. Nesse sentido, ela destaca os segmentos de petróleo, de combustíveis, de ferro e aço e de veículos automotores.

No caso de petróleo e combustíveis, por exemplo, o Canadá exporta 49,5% de tudo o que os Estados Unidos importam nessa categoria e o México, 9,4%, levando em consideração os dados de 2023 disponíveis na base de dados Comtrade. Ainda que esses produtos tenham sido taxados com uma alíquota menor no caso do Canadá, de 10% (ao lado de outros itens de energia), com uma participação pequena nas importações americanas, de 3,12%, o Brasil poderia tentar aumentar os embarques.

O país tem uma participação maior nas importações americanas de ferro e aço, com 13,77% do total desembarcado. É outra área em que pode tentar crescer em um eventual vácuo deixado por Canadá, que respondeu por 11,2% das importações desses produtos em 2023, e México (11,3%). Veículos automotores seriam outra frente na qual o Brasil poderia buscar ampliar as exportações. Enquanto o país responde por 0,34% do total importado pelos Estados Unidos, o México tem uma participação de 34,1% e o Canadá, de 14,8%.

Livio Ribeiro, por outro lado, vê como limitadas as possibilidades de ampliação das exportações brasileiras para o mercado americano. "Você tem toda uma estrutura de comércio que foi moldada na América do Norte lá atrás por conta do Nafta e hoje do USMCA", justifica o economista, fazendo referência ao acordo de livre comércio entre Estados Unidos, Canadá e México. No caso da cadeia automotiva, ele exemplifica, o parque fabril está espalhado entre os três países por causa do acordo regional de comércio, à semelhança do que acontece no Mercosul, com a cadeia distribuída entre Brasil e Argentina. Por isso, substituir qualquer um dos dois fornecedores não seria fácil. "Em termos objetivos, se Trump de fato leva a cabo e coloca todas as tarifas, o USMCA acabou", diz Ribeiro. "Então, a gente tem que entender onde isso vai parar, se isso vai ser contestado no Congresso americano ou não, se os próprios produtores americanos não vão 'dar um pulo da cadeira' — porque, afinal, eles usam partes e peças que vêm do Canadá e do México", acrescenta o economista. "Isso é uma profunda desorganização das cadeias produtivas."

A oportunidade, em sua visão, seria para ampliar ainda mais o comércio com a China, hoje o maior parceiro comercial do Brasil. Mesmo que o país tenha aproveitado a guerra comercial do primeiro governo Trump justamente para aumentar a corrente de comércio com os chineses e já tenha hoje participação relevante nas importações de produtos como a soja (75% da commodity que chega ao país sai do Brasil), ele acredita que pode haver espaço para ampliar os embarques de outros produtos, como milho e sorgo.

Outro caminho, na avaliação de Fabio Silveira, da MacroSector, seria eventualmente procurar aumentar as exportações para Canadá e México, para ocupar o espaço deixado por produtos americanos se esses países de fato retaliarem o tarifaço de Trump. O México, ele exemplifica, é o maior comprador de milho americano.

·        Brasil vai ser taxado?

Apesar de Trump ter mencionado a porosidade das fronteiras de México e Canadá para o fentanil como justificativa para o pacote inicial de tarifas, durante a campanha, ele reiteradamente expressou incômodo com o fato de que os Estados Unidos compram mais desses países do que exportam para eles. O déficit comercial americano com Canadá e México vem de fato em uma crescente nos últimos anos, observa a economista Daiane Santos, tendo chegado a US$ 76 bilhões (R$ 441 bilhões) em 2023, no caso do Canadá, e US$ 156 bilhões (R$ 905 bilhões), no caso do México.

"Os Estados Unidos têm superávit com o Brasil, então se a justificativa for a tentativa de 'harmonizar' a balança comercial, o Brasil não estaria entre as prioridades em termos de tarifas", avalia Santos. "A questão da moeda única dos Brics é algo que se estuda há muito tempo, e acho que seja pouco provável que aconteça [no curto prazo]", completa, justificando por que acredita que o Brasil não seria alvo nesse primeiro momento.

Livio Ribeiro pondera, por outro lado, que o fato de Trump já ter mostrado que as tarifas também podem ser usadas como instrumento de pressão política e não puramente econômico eleva o nível de incerteza. Justamente pelo fato de o Brasil ser menos expressivo do ponto de vista econômico, ele conjectura, poderia haver um cenário em que poderia ser usado como "exemplo" para outros países, considerados mais relevantes pelos Estados Unidos de Donald Trump.

¨      Por que Brasil não foi (por enquanto) alvo de tarifas de Trump

"A questão não é se o Brasil vai ser vítima de tarifas, mas quando." Essa é a avaliação sobre o futuro da política de tarifas do governo de Donald Trump compartilhada por especialistas ouvidos pela BBC News Brasil. "É muito provável que mais adiante o Brasil seja alvo das tarifas americanas", diz o economista Otaviano Canuto, ex-vice-presidente do Banco Mundial e pesquisador do Policy Center for the New South. "Não na próxima semana, quando provavelmente será a vez da Europa, mas mais adiante muito provavelmente."

No último fim de semana, Trump oficializou uma das promessas feitas durante sua campanha eleitoral e anunciou novas tarifas contra Canadá, México e China. A alíquota de 10% sobre mercadorias chinesas entrou em vigor nesta terça-feira (4/2). Já a taxação de 25% contra produtos mexicanos e canadenses foi suspensa por um mês após negociações entre os governos. Ao anunciar as tarifas, Donald Trump apontou para a "grande ameaça" representada por imigrantes ilegais e drogas ilícitas que, segundo ele, entram nos Estados Unidos pela fronteira com México e Canadá ou são importadas da China. Os governos mexican e canadense negaram as acusações do republicano, mas posteriormente se comprometeram a intensificar o combate à entrada de drogas ilegais nos EUA. Já a China reagiu às novas alíquotas aplicadas anunciando tarifas de até 15% sobre alguns produtos americanos, como carvão e gás liquefeito de petróleo, e de 10% sobre petróleo, maquinário agrícola, picapes e alguns carros esportivos.

Mas analistas de todo o mundo acreditam que o presidente americano não deve parar sua sequência de aplicação de tarifas por aí. Trump já prometeu no passado impor tarifas à União Europeia (UE) e afirmou neste domingo (2/2) que seus planos seguem de pé. E apesar de Washington ainda não ter feito qualquer anúncio concreto sobre novas tarifas contra o Brasil, Trump tem usado o governo brasileiro como exemplo de 'grande taxador' em seus discursos. O republicano ainda incluiu a nação em um grupo dos que "querem mal" aos EUA, durante um discurso no final de janeiro. "Coloque tarifas em países e pessoas estrangeiras que realmente nos querem mal", disse Trump. "A China é um grande criador de tarifas. Índia, Brasil, tantos, tantos países. Então, não vamos deixar isso acontecer mais, porque vamos colocar a América em primeiro lugar, sempre colocar a América em primeiro lugar", afirmou em um evento para correligionários na Flórida. Por isso mesmo, diz Vinícius Vieira, professor de Economia e Relações Internacionais da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), "a questão não é se o Brasil vai ser vítima de tarifas, mas quando essas tarifas vão chegar".

<><> Fora das prioridades

Mas então por que o país foi poupado até agora? A avaliação é que o Brasil não está no topo da lista na ordem de prioridades dos EUA. Os economistas ouvidos pela reportagem apontam que o Brasil não tem acordo de livre comércio com os Estados Unidos e tem déficit na balança comercial com o país — ou seja, compra mais produtos dos americanos do que vende para eles. Trump afirmou diversas vezes que enxerga o protecionismo como um mecanismo de correção para o que entende como uma injustiça na forma como o comércio global funciona, associando o déficit que os EUA têm na balança comercial, que chega a US$ 1 trilhão, com uma situação em que os países estariam se aproveitando dos americanos.

E apesar de ter mencionado a porosidade das fronteiras de México e Canadá para o fentanil como justificativa para o pacote inicial de tarifas, o republicano reiteradamente expressou incômodo com o fato de que os Estados Unidos compram mais desses países do que exportam para eles durante a campanha eleitoral. O déficit comercial americano com Canadá e México vem de fato em uma crescente nos últimos anos, tendo chegado a US$ 76 bilhões (R$ 441 bilhões) em 2023, no caso do Canadá, e US$ 156 bilhões (R$ 905 bilhões), no caso do México. Em 2024, a China obteve um recorde de quase US$ 1 trilhão em superávit comercial - termo usado quando um país exporta mais bens e serviços do que importa, resultando em um saldo positivo em sua balança comercial. Só com os Estados Unidos, o superávit chegou a algo em torno de US$ 270 bilhões (R$ 1,6 trilhões), segundo o Censo americano. "Na visão do Trump e de outras pessoas no entorno dele o saldo comercial positivo desses países com os Estados Unidos é um presente americano", diz Otaviano Canuto.

No caso do Brasil, observa o economista, esse raciocínio não se aplica, já que os Estados Unidos tiveram um superávit de US$ 253 milhões (R$ 1,3 bilhão) no comércio com o país em 2024. O Brasil exportou US$ 40,330 bilhões e importou US$ 40,583 bilhões no ano passado, o que torna os EUA o segundo maior parceiro comercial do Brasil, o segundo maior destino das mercadorias brasileiras e a terceira maior fonte de importações. "O déficit brasileiro com os Estados Unidos caiu muito ao longo dos últimos anos, com o Brasil comprando menos petróleo e exportando mais", diz o ex-vice-presidente do Banco Mundial. "Mas é evidente que, pelo critério de redução de déficit comercial, o Brasil não seria tão prioritário como Canadá, México e China." A visão é compartilhada pela secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Tatiana Prazeres. "O Brasil, na contabilidade do próprio governo americano, somando-se bens e serviços, responde pelo sexto superávit comercial dos Estados Unidos. A questão do superávit ou déficit comercial é algo que parece chamar a atenção do próximo governo dos Estados Unidos e, nesse quesito, o fato de que os americanos acumulam superávit com o Brasil deveria ser levado em conta", disse em entrevista à Agência Brasil.

Vinícius Vieira, professor de Economia e Relações Internacionais da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), também acredita que o Brasil simplesmente não está no topo das prioridades do novo governo americano. "O Brasil não mobiliza tanto a base trumpista quanto a China ou o México", diz. "Na verdade, com poucas exceções, o Brasil nunca foi uma prioridade para qualquer governo americano, inclusive dentro da América Latina", diz. Mas isso não significa que a nossa vez não chegará.

<><> Tarifas em troca de concessões

Se, por um lado, o Brasil não é prioridade por sua posição econômica em relação aos Estados Unidos, por outro o país é membro dos BRICS, bloco que o republicano ameaçou com tarifas de 100% caso apoiem qualquer iniciativa de uso de moedas alternativas ao dólar. "Não há chance de que o BRICS substitua o dólar dos EUA no comércio internacional, ou em qualquer outro lugar, e qualquer país que tentar deve dizer olá para as tarifas e adeus para a América", declarou o presidente republicano no final de janeiro. Não existe plano de curto prazo para adoção de uma moeda única entre os membros, apesar dos países do bloco terem criado instrumentos para fazer transações comerciais em moeda chinesa e o banco dos BRICS ter concedido empréstimos em moedas alternativas ao dólar. Por isso mesmo, a professora da Faculdade de Economia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Daiane Santos acredita que o Brasil não seria alvo nesse primeiro momento. "A questão da moeda única dos BRICS é algo que se estuda há muito tempo e acho que seja pouco provável que aconteça [no curto prazo]", afirma.

Livio Ribeiro, pesquisador associado do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre-FGV) e sócio da BRCG Consultoria, pondera, por outro lado, que o fato de Trump já ter mostrado que as tarifas também podem ser usadas como instrumento geopolítico, para fazer pressão política, e não puramente econômico, eleva o nível de incerteza.

Justamente pelo fato de o Brasil ser menos expressivo do ponto de vista econômico, ele conjectura, poderia haver um cenário em que poderia ser usado como "exemplo" para outros países, considerados mais relevantes pelos EUA.

Desde que venceu as eleições americanas em novembro de 2024, Trump e seu time de assessores vêm se alternando entre duas estratégias envolvendo tarifas. A primeira delas é de natureza mais prática e leva em consideração apenas a necessidade de compensar o déficit na balança comercial e encolher a dívida pública de US$ 36 trilhões que os Estados Unidos mantém atualmente. A outra é o uso das tarifas como manobra de negociação para temas importantes para o governo. "Ou seja, pôr tarifa para forçar o outro lado a conceder alguma coisa", explica Otaviano Canuto. Para o economista, a suspensão das taxas contra México e Canadá por um mês em troca da promessa do reforço da fronteira se encaixa no segundo método.

O episódio envolvendo a Colômbia e a deportação de imigrantes ilegais nos EUA com o uso de aviões militares é outro exemplo do mesmo processo. Trump anunciou sanções contra a Colômbia após o presidente do país, Gustavo Petro, questionar a nova política de imigração americana e se recusar a autorizar o pouso de dois aviões transportando cidadãos colombianos deportados. Como resposta, Trump disse que iria impor imediatamente uma tarifa de 25% sobre todas as importações colombianas e aumentá-la para 50% em uma semana. Washington também ameaçou impor sanções bancárias e financeiras, além de aplicar uma proibição de viagens e revogar vistos de funcionários do governo colombiano. Horas depois do impasse, porém, Colômbia e Estados Unidos anunciaram que Bogotá aceitaria todos os voos com imigrantes deportados — e que os Estados Unidos não adotariam as sanções.

Mas e no caso do Brasil, qual seria a contrapartida exigida pelos EUA em uma imposição estratégica de sanções?

"Não me parece que exista uma agenda paralela que Trump poderia estabelecer como objetivo em contrapartida de tarifas, com exceção da busca de uma moeda alternativa ao dólar", diz Canuto, que também ex-diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI). "Mas exigir que o Brasil abandone os programas de troca de divisas de dólares pelo uso de moedas locais no acordo com a China não é factível", complementa.

Se Donald Trump decidir por taxar os produtos brasileiros no país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já disse que manterá uma relação de "reciprocidade" e taxará as importações americanas. "É muito simples, se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos que são exportados para os Estados Unidos. Simples", disse Lula.

<><> Aço e alumínio

Os economistas ouvidos pela BBC Brasil afirmam, porém, que o 'tarifaço' americano poderia chegar ao Brasil como contrapartida pelas taxas aplicadas pelo próprio governo brasileiro para produtos importados. Nesse caso, diz Vinícius Viera, da FAAP, o país pode ser alvo de algum tipo de pacote de tarifas destinado às economias emergentes ou que mire indústrias específicas - mais especificamente setores como aço e alumínio. O especialista em Relações Internacionais relembra o primeiro mandato de Trump, quando o governo do republicano aplicou uma tarifa adicional de 25% sobre as importações de aço e de 10% sobre as de alumínio em 2018. Pouco depois, Washington suspendeu temporariamente as tarifas para alguns países específicos e, passados mais alguns meses, negociou um esquema de cotas para as exportações brasileiras desses produtos.

Ainda na primeira passagem de Trump pela Casa Branca, o republicano acusou Brasil e Argentina de desvalorizarem "maciçamente" suas moedas e ameaçou reinstalar as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio de ambos os países, apenas para voltar atrás menos de 20 dias depois. Além disso, a principal região produtora de aço nos Estados Unidos é o chamado Cinturão do Aço (Rust Belt), um dos redutos de votos de Donald Trump. Vieira lembra ainda que o atual vice-presidente americano, J. D. Vance, passou sua infância e tem uma base de apoio forte nos Apalaches, uma região que se estende do sudeste do Canadá até o sul dos Estados Unidos e onde parte do Cinturão está localizado. Por tudo isso, o setor de aço e alumínio brasileiro é o candidato número um a receber tarifas, dizem os especialistas. "O fato é que o lobby pró-protecionismo contra o aço brasileiro continua firme e forte aqui em Washington, operando inclusive durante o período Biden", afirma Otaviano Canuto, que atua no Policy Center for the New South e vive na capital americana.

Os produtos semiacabados de ferro e aço são os segundo mais vendidos pelo Brasil para os Estados Unidos, atrás apenas do petróleo bruto, e representaram 14% das exportações brasileiras para os EUA em 2024. Ao mesmo tempo, o Brasil é um dos principais países de origem do ferro e aço importados pelos americanos, ao lado de Canadá, México, Coreia do Sul e outros. Outro importante produto brasileiro para os EUA são as aeronaves, que representaram 6,7% das exportações do Brasil para território americano em 2024, com destaque para a Embraer.

Segundo Otaviano Canuto, a aplicação de tarifas gerais contra as importações brasileiras teria impacto especial no setor da aviação dos EUA justamente por conta da importância desses bens comprados do Brasil. "Não existem alternativas óbvias, nem domésticas, nem fora dos Estados Unidos, para os aviões brasileiros de porte médio usados para voos regionais", diz. "Por isso acho muito provável que se houver uma tarifa, esse setor seja poupado ou atingido por taxas menos agravantes."

 

Fonte: BBC News Brasil

 

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